Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ES Liquidez: é de manter?

Eurico, o presbítero

Recommended Posts

Tenho um familiar meu que está, precisamente, nessa situação. Comprou uma quantidade apreciável de ações nos últimas dias da semana passada, quando elas estavam perto dos 10 cêntimos, com a expetativa de as vender assim que valorizassem um pouco. Ora esta decisão do BdP apanhou-o completamente de surpresa e, pelo que me contaram hoje, teve de recorrer a valentes soporiferos para conseguir dormir esta noite. Uma grande chatice, que eu, infelizmente, conheço bem...

Agora, o que eu acho curioso foi o timing das vendas estratégicas da americana Goldman Sachs e da luxemburguesa Baros, de ações do BES no final da passada semana. A redução da participação qualificada destas empresas foi realizada mesmo a cachar, em tempo oportuno... Teria sido mero palpite ou terão recebido informação privilegiada de algum "pardalito"?...

As acções a partir de um determinado momento vinham a cair, e as noticias avançadas de uma possibilidade de entrada do Estado fez com a venda tenha sido ainda mais forte, não sei se tiveram informação mas acredito mais em felling, eu que pouco percebo de acções ao vê-las a cair abaixo dos 0,30€ tive logo esta ideia de isto só iria com entrada do Estado, mesmo um AC teria de ser enorme ao preço que as acções já estavam.

Eles entraram numa altura em que as coisas ainda se podiam resolver, mas com as sucessivas quedas percebeu-se para onde isto caminhava.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 90
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Ramiro Costa

24

• Cardoso24

17

• --------

12

• TiagoF

5

Top Posters In This Topic

Posted Images

Bom dia!

Tenho no BES aplicações nos fundos de investimento:

"ES LIQUIDEZ - OIAVM ABERTO"

https://www.esaf.pt/Default.aspx?tabid=227&codfun=14165991336

e no fundo:

"ES ESTRATEGIA ACTIVA II - OICVM FLEXIVEL"

https://www.esaf.pt/Default.aspx?tabid=227&codfun=14165990839

Qual a vossa opinião? Devo resgatar isto quanto antes? Estão estas aplicações de alguma forma protegidas pelas medidas que foram tomadas nas últimas horas?

Desde já muito obrigado pelos vossos conselhos e sugestões!

Boas PDF, porque queres resgatar estes fundos? Como já dito anteriormente por mim e outros forista ao Ramiro, não existir qualquer problema com os fundos. Já foste ver os activos que compõem as carteiras?

ES Estratégia Activa II

Germany (Federal Republic Of) - 5.16

Portugal(Rep Of) - 4.92

Sx5e Divid Fut Dec16 - 4.51

Portugal(Rep Of) - 4.16

Bco Com Portugues - 4.01

Greece(Rep Of) - 3.86

iShares MSCI Japan EUR Hedged - 3.19

Nikkei Dividen Dec15 - 3.01

STOXX Europe 600 Banks Index Future - 2.95

Italy(Rep Of) - 2.88

Acima os activos do ES Estratégia II e a sua percentagem a cada activo(Morningstar), o do Es liquidez, já postei a umas páginas atrás para o Ramiro se quiseres conferir.

Como podes ver nenhum dos activos, tem alguma coisa a haver com o BES (bad bank  :laugh: ). Por aqui não vejo o porquê de te quereres ver livres dos fundos. A não ser que sejas um investidor ainda mais conservador e não quereres acções na tua carteira, visto este seguir 2 indexs, mas desde o inicio do ano que este fundo já valorizou cerca de 3,7%. Acho que não é mau sendo um fundo moderado..

Mas isso agora só depende de ti, se achas que não consegues dormir durante a noite, mais vale dares ordem de venda e não te preocupares.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As acções a partir de um determinado momento vinham a cair, e as noticias avançadas de uma possibilidade de entrada do Estado fez com a venda tenha sido ainda mais forte, não sei se tiveram informação mas acredito mais em felling, eu que pouco percebo de acções ao vê-las a cair abaixo dos 0,30€ tive logo esta ideia de isto só iria com entrada do Estado, mesmo um AC teria de ser enorme ao preço que as acções já estavam.

Eles entraram numa altura em que as coisas ainda se podiam resolver, mas com as sucessivas quedas percebeu-se para onde isto caminhava.

Este meu familiar já tinha ido ao aumento de capital do BES e suponho que a ideia dele seria reforçar a carteira, pois ele é da "velha guarda" e daqueles (ingénuos, digo eu agora...) que acreditavam na honradez da família Espírito Santo e que, mais cedo ou mais tarde, este assunto do BES se haveria de resolver pela melhor. Os políticos e alguns comentadores (dizendo que tudo estava bem no BES) também ajudaram a esta "mise en scéne" e criaram uma falsa ideia de segurança a muitos investidores.

No que me diz respeito, embora esteja solidário com estas pessoas devido ao sentimento de perda, penso que se trata da... concretização de um risco inerente a este tipo de aplicação (em ações). Não é muito frequente isto acontecer - na minha idade, trata-se de algo perfeitamente inimaginável acontecer ao BES há uns 30 ou 40 anos atrás - mas ... tanto pode acontecer que... aconteceu.

Agora, o que eu lamento muito - e e isso é indesculpável - é que tudo isto tenha acontecido devido, como tudo indica, à gestão criminosa perpetrada pelos próprios administradores da família ES.  Ao que chegaram pessoas que eu supunha serem muito bem formadas e que durante décadas eu aprendi a respeitar...

Para mim foi uma enorme decepção. Mais pelas pessoas, que eu julgava íntegras e impolutas, e pelo desmoronar dos princípios (honra, retidão e lealdade).

Enfim, hoje já não confio em ninguém.

É triste. Muito triste.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho um familiar meu que está, precisamente, nessa situação. Comprou uma quantidade apreciável de ações nos últimas dias da semana passada, quando elas estavam perto dos 10 cêntimos, com a expetativa de as vender assim que valorizassem um pouco. Ora esta decisão do BdP apanhou-o completamente de surpresa e, pelo que me contaram hoje, teve de recorrer a valentes soporiferos para conseguir dormir esta noite. Uma grande chatice, que eu, infelizmente, conheço bem...

Agora, o que eu acho curioso foi o timing das vendas estratégicas da americana Goldman Sachs e da luxemburguesa Baros, de ações do BES no final da passada semana. A redução da participação qualificada destas empresas foi realizada mesmo a cachar, em tempo oportuno... Teria sido mero palpite ou terão recebido informação privilegiada de algum "pardalito"?...

Ramiro é realmente triste essa situação que reportou. Infelizmente esse seu familiar não deverá reaver o seu investimento, mas ainda não se conhece todos os moldes desta operação. Já li que as perdas serão muito próximas da totalidade do capital investido...

Veja que este Hedge Fund http://www.ionline.pt/artigos/dinheiro-mercados/bes-fundo-investimento-baupost-aumenta-participacao-no-banco-mais-2

A forma como a CMVM conduziu toda esta operação é uma lástima, se eles tivessem suspendido logo a negociação há duas semanas atrás ter-se ia evitados estes casos de última hora. Já para não falar do AC que foi feito recentemente. Isto foi um completo roubou aos pequenos investidores.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ramiro é realmente triste essa situação que reportou. Infelizmente esse seu familiar não deverá reaver o seu investimento, mas ainda não se conhece todos os moldes desta operação. Já li que as perdas serão muito próximas da totalidade do capital investido...

Veja que este Hedge Fund http://www.ionline.pt/artigos/dinheiro-mercados/bes-fundo-investimento-baupost-aumenta-participacao-no-banco-mais-2

A forma como a CMVM conduziu toda esta operação é uma lástima, se eles tivessem suspendido logo a negociação há duas semanas atrás ter-se ia evitados estes casos de última hora. Já para não falar do AC que foi feito recentemente. Isto foi um completo roubou aos pequenos investidores.

Sim, haverá alguns fundos, com maior exposição ao BES, que vão sentir bastante. Eu tenho algumas aplicações em fundos, mas são todos internacionais e não creio que nenhum deles esteja exposto, significativamente, ao mercado ibérico.

Acho que me safei lindamente desta tragédia do BES (também nunca tive conta no banco). No entanto, como já disse aqui, estou humanamente solidário com todos aqueles que estão em perda. Sei bem o que isso é, portanto o que eu sinto não é nada balofo ou hipócrita.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Resgatei o ES Liquidez :) Nem que não seja porque também não estava a dar particularmente muito....

Alguém sugere alternativas ao nível dos fundos de tesouraria?

Mais uma vez, vou dar aqui conhecimento da minha experiência real.

Também eu resgatei - fi-lo no semana passada - o montante que tinha aplicado no ES Liquidez. Caiu ontem em conta. Transferi esse valor para o BIG e vou reparti-lo pelas 3 aplicações do Eurovida BigLink que eles comercializam.

Dividi o valor em partes iguais pelo Acções Activo, Acções Equilibrado e Eurovida Defensivo. Como esta minha aplicação é a médio/longo prazo, creio que poderei esperar uma rendibilidade aceitável. Por outro lado, dado que esta minha aplicação no Eurovida será realizada esta semana, estou em crer que a unidade de participação a que vou entrar já incorporará (em baixa) o efeito BES, portanto, suponho que, a esse nível, estarei a entrar numa boa altura.

De qualquer forma, como disse, esta será uma aplicação com algum prazo, logo não vou ter a preocupação de obter ganhos imediatos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Resgatei o ES Liquidez :) Nem que não seja porque também não estava a dar particularmente muito....

Alguém sugere alternativas ao nível dos fundos de tesouraria?

Não é de tesouraria mas é um fundo que acho que vai passando ao lado do pessoal, é de obrigações mas sem grande volatilidade:

AXA WF Euro 5-7 EC EUR

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000001V1

E de salientar que nunca teve rentabilidade negativa em nenhum ano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não é de tesouraria mas é um fundo que acho que vai passando ao lado do pessoal, é de obrigações mas sem grande volatilidade:

AXA WF Euro 5-7 EC EUR

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000001V1

E de salientar que nunca teve rentabilidade negativa em nenhum ano.

Ou o AXA WF Euro 3-5 EC EUR:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000001V0

Tem um Desvio Padrão ainda mais baixo. Para substituir um fundo de Tesouraria, se calhar, é o ideal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ou o AXA WF Euro 3-5 EC EUR:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000001V0

Tem um Desvio Padrão ainda mais baixo. Para substituir um fundo de Tesouraria, se calhar, é o ideal.

Correcto, esse apresenta um risco menor uma vez que são de obrigações ainda de menor prazo do que aquele que falei.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Correcto, esse apresenta um risco menor uma vez que são de obrigações ainda de menor prazo do que aquele que falei.

Eu que tenho o ES Liquidez desde Novembro de 2012 tenho de concordar com vocês em relação a esses alternativas. O primeiro (AXA WF EURO 5-7 EC EUR) tenho vindo a observá-lo, o outro não o conhecia (AXA WF Euro 3-5 EC Eur).

Parece-me que o ES Liquidez vai à vida e não é porque tenho medo dos "ES" ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O chato do ES Liquidez é que já não rende muito mas continua a ser o melhorzinho dos Fundos de tesouraria (pelo menos dos que vi).

Eu gostava de permutar o ES Liquidez por outro da mesma categoria mas com mais rentabilidade porque não quero investir tudo no mesmo saco (obrigações, já tenho o obrigações europa e não queria apostar só nas obrigações nem tão pouco só em obrigações do EURO) mas acho que para já nenhum apresenta melhores resultados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O chato do ES Liquidez é que já não rende muito mas continua a ser o melhorzinho dos Fundos de tesouraria (pelo menos dos que vi).

Eu gostava de permutar o ES Liquidez por outro da mesma categoria mas com mais rentabilidade porque não quero investir tudo no mesmo saco (obrigações, já tenho o obrigações europa e não queria apostar só nas obrigações nem tão pouco só em obrigações do EURO) mas acho que para já nenhum apresenta melhores resultados.

Vê a correlação entre os fundos que pretendes, ou a carteira para perceberes se estás a investir nos mesmo activos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dizes tu  ;D ;D estás a tremer todo com o ES Liquidez confessa  :laugh: :laugh: :laugh:

Apanhaste-me ;D  acho que fiquei assim depois de ter lido uma notícia sobre o motivo pelo qual o benfica está em saldos este ano. Obrigações detidas pelo ES Liquidez, uma parte em Setembro :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites