Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ES Liquidez: é de manter?

Eurico, o presbítero

Recommended Posts

Boas,

O Ramiro ficou em pânico porque alguém lançou uma piada, e levou isso à letra porque se tratava de um "fórum sério".

Nem se preocupou em confirmar junto de quem de direito (que é a ESAF), e começou logo a disparar para todo o lado.

Tenho uma pequena história para lhe contar...

Sou cliente de um banco que foi nacionalizado, e não soube de nada!!! Só soube da notícia quando ficou concluída a 1ª injecção de capital privado por parte de um grupo de empresários locais. Depois houve uma 2ª e uma terceira (esta a um grupo venezuelano) e agora até mudou de nome.

Se eu tivesse sabido, provavelmente também teria ficado preocupado. Acho que foi melhor assim... Todo o processo foi feito sem grande alarido e de forma expedita. A diferença para o BES, é que este é um banco cotado em bolsa e como tal tem muito mais visibilidade.

Já agora deixo o desafio para quem consegue descobrir que banco foi este... :)

M

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 90
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Ramiro Costa

24

• Cardoso24

17

• --------

12

• TiagoF

5

Top Posters In This Topic

Posted Images

Boas,

O Ramiro ficou em pânico porque alguém lançou uma piada, e levou isso à letra porque se tratava de um "fórum sério".

Nem se preocupou em confirmar junto de quem de direito (que é a ESAF), e começou logo a disparar para todo o lado.

Tenho uma pequena história para lhe contar...

Sou cliente de um banco que foi nacionalizado, e não soube de nada!!! Só soube da notícia quando ficou concluída a 1ª injecção de capital privado por parte de um grupo de empresários locais. Depois houve uma 2ª e uma terceira (esta a um grupo venezuelano) e agora até mudou de nome.

Se eu tivesse sabido, provavelmente também teria ficado preocupado. Acho que foi melhor assim... Todo o processo foi feito sem grande alarido e de forma expedita. A diferença para o BES, é que este é um banco cotado em bolsa e como tal tem muito mais visibilidade.

Já agora deixo o desafio para quem consegue descobrir que banco foi este... :)

M

:laugh: :laugh: :laugh: ... Sorry!...  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Pânico"? Então o senhor acha que o mercado deveria ficar estático quando vêm a lume todas estas notícias envolvendo o GES e em que se falam até de ilícitos criminais?

Eu já dei ordens de venda a tudo o que tinha no ES! Eles que "arrumem a casa", se conformem com as normas (e a legalidade!) e depois eu equacionarei a possibilidade de voltar aos produtos geridos pelo ES.

Por agora, chau-chau "pobrezinhos da Comporta"...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ups, sim -0.6%... foi mau mas não tanto  ;D

Tive um péssimo timming, entrei mesmo no pico, depois foi sempre a descer  :(

É questão de aguardar e acompanhar a evolução nos próximos tempos.

Esse gráfico é bloomberg? Dava-me bastante jeito saber isso ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Apesar das preocupações serem 'normais', é realmente dramático a quantidade de pessoas que não sabe o que tem em carteira.

Sr. Ramiro, a retirada de metade do dinheiro que estava no ES Liquidez deve-se ao receio dos investidores perderem o seu capital, mas tal não significa que esses receios se justificam pois como já lhe disseram, a carteira do ES Liquidez está pouco exposta ao grupo. Você já se queimou no passado, sabemos, mas se quer evitar que isso aconteça de novo informe-se bem antes de se juntar à manada em fuga. Tem tantos fundos por onde dispersar o dinheiro, porquê focar-se num ES Liquidez que dá pouco ganho e pelos vistos muitas preocupações?

Concordo inteiramente com a tua opinião, é realmente dramático ver o histerismo à volta de uma gestora (ESAF) em que é possível ter acesso detalhado à carteira de cada fundo. (Site CMVM). Mais não se consegue percebe a aflição em torno de algo que nem faz parte do balanço do banco (fundos).

O ES Liquidez até pode estar a render pouco este ano mas é um fundo "certinho" e não vejo um fundo de risco 1 com estas características.

Toda esta situação é bastante "semelhante" com a exposição que tinham anteriormente ao papel comercial. A diferença é que uma foi divulgada na televisão (crise GES) e a outra (papel comercial) não. Se compararmos os montantes que foram retirados na altura, estão relativamente próximos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Você já se queimou no passado, sabemos, mas se quer evitar que isso aconteça de novo informe-se bem antes de se juntar à manada em fuga.

Devo dizer-lhe, "Titanium", que não apreciei essa sua expressão "manada em fuga". Se lhe faltam argumentos, por favor, não recorra ao insulto gratuito.

Haja respeito pelas decisões de cada um.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não saio enquanto não recuperar. Agora vou ser teimoso, felizmente não estou a precisar do dinheiro.

Sim, aqui:

http://www.bloomberg.com/quote/FIMOBAD:PL

Thanks  ;)

Nesse fundo podes ser "teimoso" em princípio... :P  Eu também só resgatei porque o tempo de espera vs rentabilidade obtida não me agradava.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Devo dizer-lhe, "Titanium", que não apreciei essa sua expressão "manada em fuga". Se lhe faltam argumentos, por favor, não recorra ao insulto gratuito.

Haja respeito pelas decisões de cada um.

Não tem como se sentir ofendido, é uma expressão usada na economia, o nome técnico é "bandwagon effect", apelidado por um professor meu de 'efeito carneirada'... Explica aquilo que se tem visto que o Sr faz, vai atrás das massas, o que nem sempre é o correto e você, como investidor de montantes avultados, deveria saber disso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não tem como se sentir ofendido, é uma expressão usada na economia, o nome técnico é "bandwagon effect", apelidado por um professor meu de 'efeito carneirada'... Explica aquilo que se tem visto que o Sr faz, vai atrás das massas, o que nem sempre é o correto e você, como investidor de montantes avultados, deveria saber disso.

Eu sei o significado das palavras "manada" e "carneirada" e o que pretende com elas insinuar. Acha-se mais inteligente que os outros e pensa que se destaca desqualificando-os. Enfim...

Espero que seja feliz assim, porque as suas afirmações não me beliscam de todo.

Já agora, parece que a Goldman Sachs (esses histéricos, ignorantes da finança) se juntou esta tarde ao rebanho...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu sei o significado das palavras "manada" e "carneirada" e o que pretende com elas insinuar. Acha-se mais inteligente que os outros e pensa que se destaca desqualificando-os. Enfim...

Já agora, parece que a Goldman Sachs (esses histéricos, ignorantes da finança) se juntou esta tarde ao rebanho...

Desde quando é que é obrigatório todos os institucionais ganharem dinheiro? Eles estão a "reduzir" a sua participação no BES o que é normal, para quem segue a bolsa está farto de ver a GS a reduzir/aumentar participações em cotadas portuguesas.

Sr. Ramiro vejo que fica bastante melindrado quando lhe dizem algo de que não gosta. Eu tinha lido o comentário do Titanium e não vi nada de mal no mesmo, tive de voltar a relê-lo para tentar perceber o que você quis dizer.

BES não é ESAF para que fique claro. Nem tão pouco eu estou a dizer que deve manter os investimentos em qualquer coisa que diga ES, aliás já o disse, quando não estamos confortáveis com um investimento o melhor é sair.

Leve as coisas na desportiva porque não lhe têm faltado ajuda neste fórum quando precisa. Se tivermos em conta que não ganhamos nada por isso, leve as coisas na desportiva porque nem sequer houve segundas intenções naquele comentário. Aquilo é mesmo gíria financeira.

PS- Não estou a defender o Titanium que é mais velho que eu e não precisa de advogados de defesa  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Continuo a dizer que não tem qualquer razão para se sentir melindrado, é uma expressão puramente economicista com ZERO conteúdo pessoal. Mas já que estamos com uma certa abertura digo-lhe uma coisa, ao contrario de si, eu ando aqui a ajudar e a ser ajudado, já o sr vem aqui apenas buscar informação para o seu uso e quando chega á sua vez de partilhar você não o faz, agora classifique-se a si próprio para eu não usar as minhas palavras que pelos vistos o melindram.

Reparo que o Sr é do tipo 'mandão' e julga-se importante, mas aqui você não dá nada por encerrado, aqui quanto muito você é um de nós, se não quiser ouvir certas expressões e as nossas opiniões não venha aqui 'para esta mesa', isto não é um serviço gratuito de personal finance, isto é um fórum que serve para partilhar, que é dar e receber! Experimente ajudar numa dúvida de alguém de vez em quando.

Bons investimentos!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ups, sim -0.6%... foi mau mas não tanto  ;D

Tive um péssimo timming, entrei mesmo no pico, depois foi sempre a descer  :(

Pois estás como eu, queria diversificar a gestora num fundo de tesouraria, o historico do Dunas parecia bom, agora é aguentar :(

Quanto ao liquidez podem ver a quantidade investida aqui:

https://www.unience.com/cotizacion/fondos-inversion/PTYEVOHM0002-Espirito_santo_liquidez_fei/rentabilidad

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado.

Essa informação confirma o que eu aqui afirmei: num curto espaço de tempo (2 semanas?), o capital sob gestão do ES Liquidez reduziu-se para metade. Impressiona ! ...

Tudo isto mostra como voláteis são as aplicações nos mercados financeiros.

Temos de estar sempre vigilantes e prontos para agir proactivamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Obrigado.

Essa informação confirma o que eu aqui afirmei: num curto espaço de tempo (2 semanas?), o capital sob gestão do ES Liquidez reduziu-se para metade. Impressiona ! ...

Tudo isto mostra como voláteis são as aplicações nos mercados financeiros.

Temos de estar sempre vigilantes e prontos para agir proactivamente.

O que é que a quantidade dos activos sobre gestão de um fundo tem a ver com cada UP do fundo?

O NAV do ES Liquidez não baixou, ao contrário de outros fundos expostos ao mercado ibérico. Ver aqui: http://www.bloomberg.com/quote/ESPSLIQ:PL/chart

Às vezes, quando não se sabe, mais vale não se tirar conclusões precipitadas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que é que a quantidade dos activos sobre gestão de um fundo tem a ver com cada UP do fundo?

O NAV do ES Liquidez não baixou, ao contrário de outros fundos expostos ao mercado ibérico. Ver aqui: http://www.bloomberg.com/quote/ESPSLIQ:PL/chart

Às vezes, quando não se sabe, mais vale não se tirar conclusões precipitadas.

O amigo terá toda a razão. No entanto, há-de convir, esta descida abrupta do montante de activos sob gestão do ES Liquidez não pode deixar indiferentes os actuais investidores do fundo.

Há 3 semanas atrás dizia-se também que o BES estava imune à turbulência vivida no GES e, hoje, é o que se vê... Ainda ontem li um artigo no Wall Street Journal (que começava com a frase "The Banco Espírito Santo debacle is astonishing on many levels." que me deixou (ainda) mais perplexo.

Pergunto-me, como foi possível, num tão curto espaço de tempo, um grupo/banco com a aparente solidez do ES chegar onde chegou?

Bem sei que os problemas no GES existirão desde há muito, contudo a generalidade dos portugueses só "acordou" para o assunto recentemente e graças ao contributo da comunicação social. Isto mostra bem a falta de transparência que ainda existe no sector financeiro português e que, naturalmente, só pode deixar preocupados os cidadãos deste país.

Eu já passei por outros embustes e, muito francamente, não estou na disposição de correr riscos outra vez com esta gente trapaceira do mundo da alta finança (creio que posso dizer "gente criminosa do mundo da alta finança"). Um Rendeiro já me chegou...

Daí que, no meu caso concreto, e independente da "ponderação técnica" dos produtos ligados ao universo ES, tenha resolvido afastar-me. Assim, dei ontem ordens de venda a tudo o que se relacionasse com a sigla ES e, na próxima semana, irei aplicar essas minhas poupanças noutro tipo de produtos, devidamente rastreados. Agora, o meu escrutínio será bem mais exigente e cauteloso... se isso puder valer de alguma coisa.

Eu tomei esta decisão, mas respeito inteiramente quem pense ou tenha agido de uma forma diferente da minha. Que fique claro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Concordo com o facto de apenas devermos investir naquilo que sabemos e que devemos dormir descansados à noite com os nossos investimentos...

Quanto ao resto, não é por um fundo ter resgates que nos devemos preocupar. Preocupa mais num FIGA quando começa a ficar "gordo" demais, tornando-se difícil ao seu gestor obter o tão almejado alpha (i.e., ganhos acima da média do mercado)  8)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia!

Tenho no BES aplicações nos fundos de investimento:

"ES LIQUIDEZ - OIAVM ABERTO"

https://www.esaf.pt/Default.aspx?tabid=227&codfun=14165991336

e no fundo:

"ES ESTRATEGIA ACTIVA II - OICVM FLEXIVEL"

https://www.esaf.pt/Default.aspx?tabid=227&codfun=14165990839

Qual a vossa opinião? Devo resgatar isto quanto antes? Estão estas aplicações de alguma forma protegidas pelas medidas que foram tomadas nas últimas horas?

Desde já muito obrigado pelos vossos conselhos e sugestões!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia!

Tenho no BES aplicações nos fundos de investimento:

"ES LIQUIDEZ - OIAVM ABERTO"

https://www.esaf.pt/Default.aspx?tabid=227&codfun=14165991336

e no fundo:

"ES ESTRATEGIA ACTIVA II - OICVM FLEXIVEL"

https://www.esaf.pt/Default.aspx?tabid=227&codfun=14165990839

Qual a vossa opinião? Devo resgatar isto quanto antes? Estão estas aplicações de alguma forma protegidas pelas medidas que foram tomadas nas últimas horas?

Desde já muito obrigado pelos vossos conselhos e sugestões!

Eu só posso transmitir a minha experiência com o ES Liquidez.

Dei a minha ordem de venda na semana passada e, hoje, segunda feira, o dinheiro "caiu" normalmente na minha conta de DO. Portanto, creio que está tudo a funcionar normalmente.

Eu decidi-me por vender todos os produtos que tinha relacionados com o ES, mas tive esta atitude mais por uma questão de princípio - fiquei muito revoltado com a canalhice praticada pela família ES - e porque tive já más experiências noutros bancos, pelas quais não quero voltar a passar.

No entanto, sou o primeiro a reconhecer que as medidas agora postas em prática pelo regulador - muito diferentes das aplicadas anteriormente - garantem integralmente os interesses dos depositantes/clientes do BES.

Portanto, tenho a firme convicção de que o amigo não terá qualquer problema em manter o ES Liquidez (ou será agora Novo Banco Liquidez?). A sua única preocupação será com a rendibilidade do fundo (como com qualquer outro) e não com a possibilidade de perder o dinheiro que nele colocou. Aliás, tratando-se de um fundo de investimento, essa possibilidade nunca esteve em causa.

P.S. É curioso, neste fórum, o tema (quente) das ações do BES não ser falado. Será que todos os amigos deste fórum se desenvencilharam a tempo e horas das ações do BES ou não temos por aqui investidores em ações? É que nem um (único) comentário às decisões de ontem do BdP que afetam os acionista BES - o assunto do momento - existe...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

P.S. É curioso, neste fórum, o tema (quente) das ações do BES não ser falado. Será que todos os amigos deste fórum se desenvencilharam a tempo e horas das ações do BES ou não temos por aqui investidores em ações? É que nem um (único) comentário às decisões de ontem do BdP que afetam os acionista BES - o assunto do momento - existe...

Ramiro não foi por falta de avisos aqui em relação ao BES, portanto, espero sinceramente que tenham sido seguidos. Como eu costumo dizer "Mais vale perder um ganho do que ganhar uma perda".

Acções do BES só serviam para fazer trades de muito curta duração, que foi o que fiz. Mas o pior será o que aconteceu a quem entrou a 0,101€ na sexta-feira e que supostamente estava com uma bela valorização porque as acções estavam nos 0,12€. Provavelmente as acções só poderão ser negociadas em OTC...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ramiro não foi por falta de avisos aqui em relação ao BES, portanto, espero sinceramente que tenham sido seguidos. Como eu costumo dizer "Mais vale perder um ganho do que ganhar uma perda".

Acções do BES só serviam para fazer trades de muito curta duração, que foi o que fiz. Mas o pior será o que aconteceu a quem entrou a 0,101€ na sexta-feira e que supostamente estava com uma bela valorização porque as acções estavam nos 0,12€. Provavelmente as acções só poderão ser negociadas em OTC...

Tenho um familiar meu que está, precisamente, nessa situação. Comprou uma quantidade apreciável de ações nos últimas dias da semana passada, quando elas estavam perto dos 10 cêntimos, com a expetativa de as vender assim que valorizassem um pouco. Ora esta decisão do BdP apanhou-o completamente de surpresa e, pelo que me contaram hoje, teve de recorrer a valentes soporiferos para conseguir dormir esta noite. Uma grande chatice, que eu, infelizmente, conheço bem...

Agora, o que eu acho curioso foi o timing das vendas estratégicas da americana Goldman Sachs e da luxemburguesa Baros, de ações do BES no final da passada semana. A redução da participação qualificada destas empresas foi realizada mesmo a cachar, em tempo oportuno... Teria sido mero palpite ou terão recebido informação privilegiada de algum "pardalito"?...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites