Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Filho preocupado com situação de crédito dos pais

Kunft

Recommended Posts

1. Refere-se ao Brasil...

2. Não está em Portugal, de todo?

3000 reais = 980€.

A realidade do Brasil, tal como a expõe, é diferente da realidade portuguesa!...

Muito bem, mas não estamos falando de conversão de moeda, no tocante a valores o mesmo valor se recebe de salário no Brasil é muito próximo do que se recebe em Portugal segundo as estatísticas dos seus respectivos órgãos de cada pais. O que quis mostra é como o valor médio de salário em cada pais é o mesmo. Então proponho que funciona este valor aqui pode funcionar em Portugal. E para este argumento ter mais fundamento pesquisei o custo de vida em ambos os países. A informação que tenho é que São Paulo e Rio de Janeiro ocupam a 12° e 13° e Lisboa fica em 108° posição. Então se gasta mais dinheiro para viver no Brasil do que em Portugal. E se no Brasil aguem que ganha 2.500 paga um aluguel de 1.000, em Portugal acredito que alguém que ganha 2.500 também pode pagar um aluguel de 1.000. P ara isso o criador do tópico precisa levantar quanto está o aluguel de casas semelhantes nas proximidades e avaliar se é viável o aluguel a 1.000 reais.

E diante desses dados que apresentei, concluo que a oponião apresenta pelso colegas portugues que são profissionais na área e estudiosos do assunto, reconhecendo que até mais especializados no mercado Português é "Pessimista" de mais. Entendo que essa é a palavra Pessimista. Faltando um pouco em enxergar mais as oportunidades.

Atenciosamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Muito bem, mas não estamos falando de conversão de moeda, no tocante a valores o mesmo valor se recebe de salário no Brasil é muito próximo do que se recebe em Portugal segundo as estatísticas dos seus respectivos órgãos de cada pais. O que quis mostra é como o valor médio de salário em cada pais é o mesmo. Então proponho que funciona este valor aqui pode funcionar em Portugal. E para este argumento ter mais fundamento pesquisei o custo de vida em ambos os países. A informação que tenho é que São Paulo e Rio de Janeiro ocupam a 12° e 13° e Lisboa fica em 108° posição. Então se gasta mais dinheiro para viver no Brasil do que em Portugal. E se no Brasil aguem que ganha 2.500 paga um aluguel de 1.000, em Portugal acredito que alguém que ganha 2.500 também pode pagar um aluguel de 1.000. P ara isso o criador do tópico precisa levantar quanto está o aluguel de casas semelhantes nas proximidades e avaliar se é viável o aluguel a 1.000 reais.
    Se bem percebi desta tua análise estás a dizer que o montante do salário médio em Portugal e no Brasil, olhando apenas para o número e sem fazer conversão monetária é o mesmo, é isso? Ou seja, por hipótese, se o salário médio em Portugal rondar os 1500€, no Brasil ronda os R$1500. E depois comparas o custo de vida. Acho que te enganaste em dois pontos:

* um dos principais factores para o custo de vida é justamente a habitação - se é maior no Rio do que em Lisboa, quer dizer que eventualmente a habitação é mais cara no primeiro. O que até faz sentido, tendo em conta que as pressões demográficas são bem maiores nas cidades do Brasil do que nas portuguesas...

* o custo de vida compara as coisas em função do poder de compra. Se 1€ vale 3 reais, e o poder de compra fosse o mesmo, quer dizer que as coisas custavam 1/3 do preço no Rio quando comparadas com Lisboa. Mas se o custo de vida é maior, quer justamente dizer que os salários são mais baixos e/ou que os preços das coisas são mais altos. Partindo da premissa que indicaste que os valores dos salários são iguais, isso só pode necessariamente querer dizer que os preços são mais altos no Rio do que em Lisboa.

De qualquer forma, claro que há casas em Lisboa com rendas de 1000€ - não são muitas mas há. E alguém paga essas rendas. Resta saber é quem (para fazer publicidade nesse segmento) e se a casa em causa está ou não ao nível dessas. Nada como consultar o mercado - este artigo já tem 2 anos mas acho que continua bastante atual: http://www.dinheirovivo.pt/mercados/interior.aspx?content_id=3897950&page=3

É fazer pesquisas nos vários sites sobre casas para alugar na mesma região e comparar com a casa em causa. Mas creio que só o Knunft tem os dados para fazer essa análise em condições ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Se bem percebi desta tua análise estás a dizer que o montante do salário médio em Portugal e no Brasil, olhando apenas para o número e sem fazer conversão monetária é o mesmo, é isso? Ou seja, por hipótese, se o salário médio em Portugal rondar os 1500€, no Brasil ronda os R$1500. E depois comparas o custo de vida. Acho que te enganaste em dois pontos:

* um dos principais factores para o custo de vida é justamente a habitação - se é maior no Rio do que em Lisboa, quer dizer que eventualmente a habitação é mais cara no primeiro. O que até faz sentido, tendo em conta que as pressões demográficas são bem maiores nas cidades do Brasil do que nas portuguesas...

* o custo de vida compara as coisas em função do poder de compra. Se 1€ vale 3 reais, e o poder de compra fosse o mesmo, quer dizer que as coisas custavam 1/3 do preço no Rio quando comparadas com Lisboa. Mas se o custo de vida é maior, quer justamente dizer que os salários são mais baixos e/ou que os preços das coisas são mais altos. Partindo da premissa que indicaste que os valores dos salários são iguais, isso só pode necessariamente querer dizer que os preços são mais altos no Rio do que em Lisboa.

De qualquer forma, claro que há casas em Lisboa com rendas de 1000€ - não são muitas mas há. E alguém paga essas rendas. Resta saber é quem (para fazer publicidade nesse segmento) e se a casa em causa está ou não ao nível dessas. Nada como consultar o mercado - este artigo já tem 2 anos mas acho que continua bastante atual: http://www.dinheirovivo.pt/mercados/interior.aspx?content_id=3897950&page=3

É fazer pesquisas nos vários sites sobre casas para alugar na mesma região e comparar com a casa em causa. Mas creio que só o Knunft tem os dados para fazer essa análise em condições ;)

É isso mesmo que propus com as estatísticas que apresentei, o português ganha mais e gasta menos que o Brasileiro, então se este aluguel funciona aqui também pode funcionar por ai.

Da estatística que apresentei sobre o custo de vida entre ambos os países e da consultoria macer ( www.mercer.com ). Em uma pesquisa divulgada na internet. "Ao todo foram analisadas 214 cidades, onde são levados em conta custos com transporte, alimentação, vestuário, bens de uso doméstico e entretenimento. Esses dados são relevantes para empresas que vão enviar seus funcionários ao exterior, para quem vai morar no exterior ou para aqueles que planejam as próximas férias a um baixo custo. Nova York é a cidade base para o estudo e toda a pesquisa é feita utilizando o dólar americano como moeda de comparação."

Levando em conta que minha analise desconhece as leis e fiscalização fiscal de Portugal quanto a locação de imóveis.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    É isso mesmo que propus com as estatísticas que apresentei, o português ganha mais e gasta menos que o Brasileiro, então se este aluguel funciona aqui também pode funcionar por ai.
    Mas o que está em causa não é o de haver clientes com dinheiro que possam pagar. O que está em causa é que se a maioria do mercado é muito mais barato para as mesmas condições da casa, ninguém vai querer pagar mais quando encontra o mesmo por mais barato...
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mas o que está em causa não é o de haver clientes com dinheiro que possam pagar. O que está em causa é que se a maioria do mercado é muito mais barato para as mesmas condições da casa, ninguém vai querer pagar mais quando encontra o mesmo por mais barato...

Muito bem Paulo. E para calcular o valor de aluguel da casa precisaríamos do Bairro, Cidade e Rua que estão faltando. Então se ter um valor mais exato quanto ao preço de mercado do aluguel. Desprezando essas informação não há como se calcular o seu valor.

Atenciosamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito bem Paulo. E para calcular o valor de aluguel da casa precisaríamos do Bairro, Cidade e Rua que estão faltando. Então se ter um valor mais exato quanto ao preço de mercado do aluguel. Desprezando essas informação não há como se calcular o seu valor.

Atenciosamente.

Não serão apenas essas as informações em falta... que o "criador" deste tópico até poderá identificar.

Dos 3000 reais que equivalem a cerca de 980€ tem de acrescer a carga fiscal vigente em cada um dos países...

Em portugal, um vencimento de 980€ depois de impostos fica reduzido a pouco mais de 600€.

Como se pode planear algo a longo prazo (refiro-me a arrendamento ou aquisição de casa própria) com tanta incerteza monetária?

As variáveis não são tão lineares!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não serão apenas essas as informações em falta... que o "criador" deste tópico até poderá identificar.

Dos 3000 reais que equivalem a cerca de 980€ tem de acrescer a carga fiscal vigente em cada um dos países...

Em portugal, um vencimento de 980€ depois de impostos fica reduzido a pouco mais de 600€.

Como se pode planear algo a longo prazo (refiro-me a arrendamento ou aquisição de casa própria) com tanta incerteza monetária?

As variáveis não são tão lineares!...

Quanto ao custo de vida eu citei um levantamento da Mercer, demonstrando que o custo de vida é menor em Portugal, ou seja uma pessoa que ganha cerca de 2600 em Portugal é mais fácil alugar uma casa do mesmo valor de aluguel em Portugal do que no Brasil.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quanto ao custo de vida eu citei um levantamento da Mercer, demonstrando que o custo de vida é menor em Portugal, ou seja uma pessoa que ganha cerca de 2600 em Portugal é mais fácil alugar uma casa do mesmo valor de aluguel em Portugal do que no Brasil.

Precisamente por ser mais fácil e haver maior oferta é que torna difícil arrendar por um valor decente. A oferta é muita, logo os preços têm tido uma tendência de queda. Logo conseguir alugar uma casa por um valor que dê uma boa rentabilidade é cada vez mais complicado. Para alguém conseguir inquilinos precisa de baixar o valor da renda caso contrário pode passar anos sem ninguém (conheço alguns casos).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Precisamente por ser mais fácil e haver maior oferta é que torna difícil arrendar por um valor decente. A oferta é muita, logo os preços têm tido uma tendência de queda. Logo conseguir alugar uma casa por um valor que dê uma boa rentabilidade é cada vez mais complicado. Para alguém conseguir inquilinos precisa de baixar o valor da renda caso contrário pode passar anos sem ninguém (conheço alguns casos).

Isso mesmo é o grande problema, o mercado com maior oferta. Nem todos conseguirão alugar com tanta frequência, por isso propus uma maior divulgação da residência tornando o imóvel mais exposto que os demais, o que aumenta suas chances de alugar. Mas mesmo assim as chances de se alugar com tanta frequência são poucas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu referia-me aos impostos que levam uma boa parte do vencimento... Impostos como CGA/SS, ADSE, IRS, Sobretaxa,...

Após os impostos o vencimento líquido reduz-se substancialmente. É a partir desse rendimento que o contribuinte faz face ao custo de vida!...

Dai que não se possa catalogar em "fácil" ou "difícil" realidades de países distintos... se bem que se trata de um bom exercício teórico quando se está na posse de todos dados!...

A titulo de exercício, para portugal, consegue dados/estimativas sobre o número de habitantes/contribuintes que se inserem em determinados intervalos de vencimento? Exemplo, com ordenado mínimo? Acima do ordenado mínimo e abaixo de 1000€? ...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu referia-me aos impostos que levam uma boa parte do vencimento... Impostos como CGA/SS, ADSE, IRS, Sobretaxa,...

Após os impostos o vencimento líquido reduz-se substancialmente. É a partir desse rendimento que o contribuinte faz face ao custo de vida!...

Dai que não se possa catalogar em "fácil" ou "difícil" realidades de países distintos... se bem que se trata de um bom exercício teórico quando se está na posse de todos dados!...

A titulo de exercício, para Portugal, consegue dados/estimativas sobre o número de habitantes/contribuintes que se inserem em determinados intervalos de vencimento? Exemplo, com ordenado mínimo? Acima do ordenado mínimo e abaixo de 1000€? ...

Sobre Impostos consegui um levantamento mais geral sobre isso. No levantamento na New Direction de carga tributária sobre trabalhadores, consta que a média de imposto que o trabalhador paga é 45.20% tendo o "Dia da Libertação" em 4 de Junho, ou seja, ele trabalha até essa data para pagar impostos. No Brasil é 40.98% diferencial de 1.22%.

O que encontrei de especifico é o IRS no link abaixo:

http://www.ionline.pt/sites/default/files/tabelas_de_retencao.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Apenas um Adendo.

http://www.besimoveis.pt/SITEIMO/cms.aspx?plg=94733045-4949-484A-9377-5302FE17AE51

Segundo dados da Reuters EcoWin Pro, a oferta por imóveis de edifícios licenciados que, influencia em grande parte o preço dos imóveis, está em declínio desde 2000.

http://www.besimoveis.pt/SITEIMO/cms.aspx?plg=94733045-4949-484A-9377-5302FE17AE51

O grande problema é renda das famílias que não conseguem comprar um imóvel, como apresentado pelos colegas, neste mercado pelo que aprendi nese tempo se fala mais em arrendamento que compra ou venda.

Minha posição é que compensa o aluguel, sendo necessário ter uma estratégia de exposição do imóvel para locação bem maior que as demais, em termos competitivos precisa estar entre as casas mais expostas para locação. Há inúmeras casas alugadas em Portugal, e para uma única casa é muito mais fácil encontrar um morador. Se fosse um lote de casas eu mudaria minha opinião, mas para uma única entendo que é viável neste mercado se você tiver um bom plano de de divulgação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sobre Impostos consegui um levantamento mais geral sobre isso. No levantamento na New Direction de carga tributária sobre trabalhadores, consta que a média de imposto que o trabalhador paga é 45.20% tendo o "Dia da Libertação" em 4 de Junho, ou seja, ele trabalha até essa data para pagar impostos. No Brasil é 40.98% diferencial de 1.22%.

O que encontrei de especifico é o IRS no link abaixo:

http://www.ionline.pt/sites/default/files/tabelas_de_retencao.pdf

A diferença é de 4,22%. O que significa que no Brasil, até ver, se paga menos impostos e se recebe mais.

Tudo isso vai mudar em breve após o mundial. Lá, como cá, após a construção dos estádios de futebol (em detrimento da educação, saúde, serviços públicos...) a dívida per capita "galopou" ultrapassando a distribuição de riqueza na economia (vulgo PIB). Esse caminho levou a palavras como austeridade (sentida pelos contribuintes em geral, salvo raras excepções), desemprego,... , e vai-se dando um tratamento estatístico à situação.

Não me alongando muito, à despreocupação do natural do brasil, começa a surgir na sociedade um sentimento de gravidade dos atos dos governantes (alguns brasileiros não compreendem os tumultos criados por alguns congéneres porque não percebem a gravidade da situação.... Por exemplo, um "indio" a quem se lhe vai tirar o seu modo de vida devido à construção de uma barragem hidroelétrica não é de fácil aceitação para quem vive numa cidade...). Por contraposição, o natural de portugal já passou por essa fase, de forma mais pacífica e tolerante, e está perante um mercado praticamente "fechado" em que praticamente não há poupança porque é necessário pagar impostos até à tal data que referiu (se é que já não foi ultrapassada...).

Quando ainda não há muito tempo bens essenciais como a luz eram taxados a 6% (IVA), agora são taxados a 23% e têm uma série de taxas e direitos de passagem associados à fatura.

E é nesta situação que familias como a do criador deste tópico têm de viver o seu dia a dia... efetuando cálculos errados (endividar-se na banca para vender um imóvel sem ter qualquer estudo/garantia de possível comprador em tempo útil) para dar volta à situação financeira!...

Tentei sintetizar ao máximo algumas variáveis que deveriam entrar na "equação" do mercado!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Apenas um Adendo.

Segundo dados da Reuters EcoWin Pro, a oferta por imóveis de edifícios licenciados que, influencia em grande parte o preço dos imóveis, está em declínio desde 2000.

O grande problema é renda das famílias que não conseguem comprar um imóvel, como apresentado pelos colegas, neste mercado pelo que aprendi nese tempo se fala mais em arrendamento que compra ou venda.

1. Minha posição é que compensa o aluguel, sendo necessário ter uma estratégia de exposição do imóvel para locação bem maior que as demais, em termos competitivos precisa estar entre as casas mais expostas para locação. Há inúmeras casas alugadas em Portugal, e para uma única casa é muito mais fácil encontrar um morador. Se fosse um lote de casas eu mudaria minha opinião, mas para uma única entendo que é viável neste mercado se você tiver um bom plano de de divulgação.

1. Depende da localização, das comodidades, dos serviços, do meio envolvente, transportes, por um lado. Por outro, da capacidade financeira do possível interessado em arrendar ou comprar!...

Eu posso ter um imóvel moderno, altamente equipado e cheio de comodidades. Mas depois pede-se (X+Y+Z)€ num mercado que só pode pagar (X/2)€ e lá se vão os planos por água abaixo (porque não se fez um verdadeiro estudo de mercado prévio)!...

O que se tem vindo a reparar de há uns anos para cá é o crescente número de placas (para venda ou arrendamento) nos imóveis... desfigurando os imóveis e as localidades em si!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites