Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Obrigações FC PORTO SAD - 2014-2017

Recommended Posts

A forma da OPS já estava pré-determinada. Ninguém foi enganado ou às cegas. A probabilidade desse fator de rateio era elevada.

Como já disse há uns posts atrás, se houvesse um trabalho dinâmico com a conta margem, evitavam-se erros desses.

Nem sempre dá resultado jogar totalmente pelo seguro...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 115
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

16

• daniel__

8

• Centelha

8

• afer

8

Só por curiosidade fiz as contas sobre o que me calhou na rifa (1.000). :laugh:

Assim, depois de apurados os custos totais e rendimentos esperados, e levando a aplicação até ao fim dos 3 anos, terei uma rendibilidade de 0,64% TANB > 0,46 TANL = 4,64€ por ano. :P

Se descontar a hora que eu estive a fazer as contas, + o aumento do IVA próximo, + o aumento da taxa liberatória (quem sabe :angel: ), e um hipotético aumento das comissões bancárias, está visto qual vai ser o desfecho...

O único rendimento que o capital vai ter, é a acumulação de pó!

Ou se tem muito dinheiro para ir de cabeça, ou não vale a pena ir a jogo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agora outra questão, desde ontem que coloquei à venda as minhas obrigações, com preço fixo de 104%, isto no Best.

Tenho visto a cotação e tem andado sempre acima disso, mas mesmo assim a venda ainda não foi feita...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agora outra questão, desde ontem que coloquei à venda as minhas obrigações, com preço fixo de 104%, isto no Best.

Tenho visto a cotação e tem andado sempre acima disso, mas mesmo assim a venda ainda não foi feita...

Nos feriados, este sector não costuma trabalhar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com tanto investimento com potencial elevado e tudo de roda de uma obrigação... ::)

Eu estou a ver se me livro das poucas que me calharam... mas eu, e certamente o pessoal do fórum, estamos sempre abertos a sugestões de investimento com bom retorno, pode dar uns exemplos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu estou a ver se me livro das poucas que me calharam... mas eu, e certamente o pessoal do fórum, estamos sempre abertos a sugestões de investimento com bom retorno, pode dar uns exemplos?

assim de repente, com menos risco, porque mais diversificado... fundo de investimento es plano prudente proximo ano deve dar prái 5 ou 6 liquidos, digo eu... ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

pode ser uma boa opção, mas como sabe que vai ter esse rendimento? É que fundos com rendimento, mais ou menos garantido apenas se fala no es liquidez e no es tesouraria activa, e estes já não rendem nada de especial...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

pode ser uma boa opção, mas como sabe que vai ter esse rendimento? É que fundos com rendimento, mais ou menos garantido apenas se fala no es liquidez e no es tesouraria activa, e estes já não rendem nada de especial...

sei porque sou bruxo e tenho uma bola de cristal... ;) ;) para além disso leio umas coisas ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quer rendimento sem risco? Ao comprar obrigações do FCP está sujeito a muito, o problema é que está a preferir uma falsa segurança de um cupão garantido de 8,25% em vez de um fundo de investimento variável. Imagine que o Pinto da Costa morre, pode crer que o FCP se ressente. Já para não falar que, á semelhança de outros clubes, estão em falência técnica.

Apesar de nos fundos o capital não ser garantido é mais difícil levar uma pancada a sério, do género de 2008. Tenho vários fundos, obrigações europeias, ações europeias, ações americanas, ações ibéricas, etc... e o pior que tenho está-me a dar 10%, faça o seu julgamento. Rendimento médio da minha carteira está acima de 7% líquidos e ainda faltam 40 dias para completar um ano. Posso-lhe dizer que estou bastante satisfeito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quer rendimento sem risco? Ao comprar obrigações do FCP está sujeito a muito, o problema é que está a preferir uma falsa segurança de um cupão garantido de 8,25% em vez de um fundo de investimento variável. Imagine que o Pinto da Costa morre, pode crer que o FCP se ressente. Já para não falar que, á semelhança de outros clubes, estão em falência técnica.

Apesar de nos fundos o capital não ser garantido é mais difícil levar uma pancada a sério, do género de 2008. Tenho vários fundos, obrigações europeias, ações europeias, ações americanas, ações ibéricas, etc... e o pior que tenho está-me a dar 10%, faça o seu julgamento. Rendimento médio da minha carteira está acima de 7% líquidos e ainda faltam 40 dias para completar um ano. Posso-lhe dizer que estou bastante satisfeito.

Caríssimos, com todo o respeito (e humildade de quem é novato), mas parece-me que estão a confundir coisas diferentes. As obrigações jogam no campeonato dos seguros de capitalização, dos depósitos a prazo ou dos CTPM. É para quem quer ter uma parte do seu património livre de qualquer volatilidade, e então aposta nas obrigações. Ninguém deixa de apostar em fundos para meter em obrigações (acho eu...). No meu caso, uma parte, em vez de ir parar a CTPM, queria aceder a obrigações do FCP. O que não significa que não tenha também fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caríssimos, com todo o respeito (e humildade de quem é novato), mas parece-me que estão a confundir coisas diferentes. As obrigações jogam no campeonato dos seguros de capitalização, dos depósitos a prazo ou dos CTPM. É para quem quer ter uma parte do seu património livre de qualquer volatilidade, e então aposta nas obrigações. Ninguém deixa de apostar em fundos para meter em obrigações (acho eu...). No meu caso, uma parte, em vez de ir parar a CTPM, queria aceder a obrigações do FCP. O que não significa que não tenha também fundos.

As obrigações são mais arriscadas que os fundos da mesma categoria porque o fundo distribui o investimento por varios emitentes e ao investir num só emitente esta a concentrar o risco de credito todo numa mesma entidade, por isso não concordo com a sua afirmação. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As obrigações jogam no campeonato dos seguros de capitalização, dos depósitos a prazo ou dos CTPM.

isso é completamente errado e gravíssimo, que pode induzir muito incauto em erro...

Sugiro-lhe que estude melhor o conceito de dívida e veja quantas empresas já deixaram os credores com graves prejuízos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atlas também posso investir em obrigações sem ser desta forma, aliás faço-o através de fundos dessa categoria.

Para clarificarmos a situação e em beneficio de todos os que queiram aprender, gostaria que alguém mais entendido que eu, e aparentemente que o atlas, clarificasse a comunidade para percebermos como se compara uma obrigação como esta do FCP a, por exemplo, isto:

ES obrigações Europa desde 25-07-2014, 317 dias corridos, 18,48% líquidos.

Valerá para o pequeno-médio investidor andar a correr atrás das obrigações com intenção de as manter até à maturidade, ou torna-se mais uma questão de capricho que propriamente uma boa decisão? Relembro que houve muita, mesmo muita gente a ficar somente com migalhas nesta OPS, malta que vai ficar sem qualquer rendimento se considerarmos custos e a inflação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com tanto investimento com potencial elevado e tudo de roda de uma obrigação... ::)

Por acaso, e sabem que eu sou apologista de fundos e pouco mais, até nem era mau negócio, uma taxazita de 6,75% não é de desperdicar, o problema coloca-se sempre quanto á questão do mercado primário, ou se vai com muito dinheiro ou faz-se como disse o katolo caso depois não se tenha €para cobrir o rateio, entra a conta margem, mas parece-me que 13x a oferta é de facto abismal...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu pelos vistos já me vi livre das minhas, vendi a 104,50%, e pelos vistos só me cobrarão cerca de 7 euros de comissão e não os tais 100 que tinham falado.

Se não me cobrarem mais nada ainda ganho uns trocos.

Vou seguir aqui a opinião geral e vou investir mais em fundos, já investi em alguns pontualmente, e tenho algum montante num só fundo, que não está a render mal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atlas também posso investir em obrigações sem ser desta forma, aliás faço-o através de fundos dessa categoria.

Para clarificarmos a situação e em beneficio de todos os que queiram aprender, gostaria que alguém mais entendido que eu, e aparentemente que o atlas, clarificasse a comunidade para percebermos como se compara uma obrigação como esta do FCP a, por exemplo, isto:

Valerá para o pequeno-médio investidor andar a correr atrás das obrigações com intenção de as manter até à maturidade, ou torna-se mais uma questão de capricho que propriamente uma boa decisão? Relembro que houve muita, mesmo muita gente a ficar somente com migalhas nesta OPS, malta que vai ficar sem qualquer rendimento se considerarmos custos e a inflação.

Creio que se falou que as obrigações jogavam no mesmo campeonato que os seguros de capitalização, CTPM, etc, em termos de serem fixed income securities e não em termos de risco.´

Nos fundos de obrigações a mais valia do investidor é realizada pelo aumento do valor da unidade de participação do fundo e não por distribuições periódicas de cupões (semestralmente ou anualmente).

Se o objectivo não for manter as obrigações até à maturidade, mas sim a mais valia sob a forma de ganho de capital, ao risco de crédito do emitente acresce o risco de taxa de juro. Esta ano está a ser um ano excelente para todos os fundos de obrigações e vai continuar a sê-lo depois da descida da taxa de juro directora pelo BCE para 0.15%, perspectivando-se no futuro nova descida para 0.10%.

De notar que em apenas alguns dias as obrigações FCP Porto SAD tiveram também uma valorização considerável, apesar do risco (altíssimo) de crédito do emitente.

Naturalmente, se as taxas de juro de referência fossem mais elevadas, isso implicava euribors mais altas, remuneração de DPs mais elevada e não haveria tanta procura por este tipo de produtos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Creio que se falou que as obrigações jogavam no mesmo campeonato que os seguros de capitalização, CTPM, etc, em termos de serem fixed income securities e não em termos de risco.´

Ora nem mais. Era mesmo a isso que me referia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É uma bela alternativa investir em fundos de obrigações, o "problema" é que as obrigações estão numa excelente fase. Basta que venham alguns anos terríveis, e não é tão linear dizer que investir num fundo de obrigações seja melhor opção, imo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas

surgiu-me aqui uma duvida e perguntava aos mais entendidos o seguinte:

essa situação da dupla tributação quando se compra uma obrigação dum Pais estrangeiro,  só incide nas mais valias ou também incide no chamado juro do cupão.....................................

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas

surgiu-me aqui uma duvida e perguntava aos mais entendidos o seguinte:

essa situação da dupla tributação quando se compra uma obrigação dum Pais estrangeiro,  só incide nas mais valias ou também incide no chamado juro do cupão.....................................

Nunca comprei mas ponho as mãos no fogo em como o cupão também é duplamente tributado. Não vejo porque é que seria tratado de maneira diferente de um dividendo de uma acção estrangeira, que também sofre dupla tributação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites