Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Banca: crédito «chave na mão» para adquirir painéis solares

CFinanceiro

Recommended Posts

"Qual o objectivo do painel solar? Produção de energia ou aquecimento?"

Podendo ter produção de energia e aquecimento optava pelas 2.

Acho que estás a confundir. Existem ambos, mas são distintos. Os de aquecimento de águas sanitárias (térmicos) e os de produção de energia (fotovoltaicos).

Se queres ambos tens de comprar em separado, e nesse caso ter um telhado enorme (para os fotovoltaicos).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • Respostas 75
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• José Ribeiro

12

• hsfarao

8

• m.elis

8

• pauloaguia

7

boa tarde

eu trabalho numa empresa (zona centro-Aveiro) que tb instala paineis solares.....neste momento estamos apenas a trabalhar com a Vulcano pois para nós são os paineis melhores no mercado, sendo dp a parte da manutenção uma mais valia, pois a vulcano está mt bem organizada.

Para alguem que tenha duvidas em relação a estes processo de apoio, eu poderei ajudar......

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • 3 months later...

Para aquecimento de Águas Quentes Sanitárias (AQS).

Dúvidas:

1. Que empresas prestam o serviço e que tenham o desconto "oferecido" pelo governo?

2. Devemos ir ao banco para obter informação sobre o desconto? Qualquer banco?

3. Qualquer painel solar tem beneficios fiscais ou é só os painéis certificados de algumas empresas?

4. Dá para obter benefícios fiscais no IRS? Alguém sabe o valor máximo do benefício?

Obrigado, desde já, pelos possíveis esclarecimentos!  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguma coisa já foi dita por aqui:

http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,1087.0.html

http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,1427.0.html

e

http://www.paineissolares.gov.pt/faq.html

e (não seide onde tirei isto, mas responde a algumas das tuas questões):

"Vantagens na aquisição:

• Serviço “Chave-na-Mão”: financiamento, equipamento e instalação;

• Manutenção e Garantia do equipamento assegurada durante 6 anos;

• Comparticipação imediata do Estado no valor fixo de € 1.641,70;

• Benefícios fiscais de 30% do custo do investimento em sede de IRS com máximo de €796;

• Cerca de 20% de poupança na factura do gás;

• Facilidade no processo de encomenda;

• 100% de financiamento em Crédito Individual/Pessoal com condições especiais:

o Euribor a 3 meses + 1,5%;

o Só pagará juros após instalação do equipamento;

• Possibilidade de pronto pagamento"

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguma coisa já foi dita por aqui:

http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,1087.0.html

http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,1427.0.html

e

http://www.paineissolares.gov.pt/faq.html

e (não seide onde tirei isto, mas responde a algumas das tuas questões):

"Vantagens na aquisição:

• Serviço “Chave-na-Mão”: financiamento, equipamento e instalação;

• Manutenção e Garantia do equipamento assegurada durante 6 anos;

• Comparticipação imediata do Estado no valor fixo de € 1.641,70;

• Benefícios fiscais de 30% do custo do investimento em sede de IRS com máximo de €796;

• Cerca de 20% de poupança na factura do gás;

• Facilidade no processo de encomenda;

• 100% de financiamento em Crédito Individual/Pessoal com condições especiais:

o Euribor a 3 meses + 1,5%;

o Só pagará juros após instalação do equipamento;

• Possibilidade de pronto pagamento"

Tiraste do site que indicaste (http://www.paineissolares.gov.pt/vantagens.html)...  :D

De facto, eu não estava presente no fórum quando discutiram este tema neste tópico, mas pelo que li recentemente, creio que as minhas dúvidas faziam todo o sentido... ;)

Obrigado pela indicação desse site. Está muito bem concebido e é uma ferramenta, seguramente, útil para aprender mais umas dicas de como poupar uns bons euros...  ;)

Ao criar o tópico sobre Painéis Solares foi com o intuito de "poupar" no verdadeiro sentido da palavra e não de aceder a mais um crédito...

Bem sei que nem todos têm no imediato, a disponibilidade financeira para obter aquilo que desejam para si ou para os seus, e nesse sentido faz sentido a existência deste tópico.

No meu caso, comecei a pensar neste assunto dos Painéis Solares porque surgiu numa conversa entre amigos.

Habitualmente, por esta altura ou um pouco mais cedo, costumo amortizar o meu CH, mas este ano deixei que a queda das taxas de juro o fizessem por mim!...

Comecei a pensar, será possível poupar nalguma coisa mais? Na tal conversa surgiram então os Painéis Solares. Com um investimento de pouco mais de 1000-1500€, já com a compartição do estado, poderei recuperar este valor em 5 ou 6 anos, porque vou poupar na electricidade e no gás, contribuindo assim com uma pequena quota parte para o ambiente!...

Agora ponho-me a pensar, estamos no final do calor, vem ai o frio será que vale a pena investir nesta altura ou deverei esperar por Março ou Abril do próximo ano. O que vos parece?

Creio que a resposta poderá ser a de que estes "benefícios" só duram até 31 de Dezembro...

Cumps  8)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Depois de alguma investigação, eis as respostas que consegui obter para as minhas perguntas...  :)

1. Que empresas prestam o serviço e que tenham o desconto "oferecido" pelo governo?

http://www.paineissolares.gov.pt/marcas.html

Independentemente da empresa fornecedora/instaladora, o desconto “oferecido” pelo governo é igual para todos e são 1.641,70 €.

2. Devemos ir ao banco para obter informação sobre o desconto? Qualquer banco?

Os bancos aderentes são Banco Popular, Banif, BES, BPI, CGD, Crédito Agrícola, Millennium, Montepio e Santander Totta.

O desconto é igual em qualquer Banco, uma vez que é o estado que o “oferece”.  :)

Dado que existe a possibilidade dos painéis serem adquiridos com recurso a crédito, as condições do crédito poderão ser diferentes de Banco para Banco, mas como existe a intervenção do Estado, provavelmente, as condições de financiamento serão muito semelhantes ou mesmo iguais.

No caso do BES, são as seguintes:

Taxa: Euribor 3 meses (actual 0,741%) + 1,5%

Montante: Mínimo 1.000 €, máximo: 3.300 €

Prazo: Mínimo: 6 meses, máximo 72

Comissão de contratação: 20 € + imposto de selo 4%

Comissão de liquidação de prestações: 1 € + imposto de selo 4%

3. Qualquer painel solar tem beneficios fiscais ou é só os painéis certificados de algumas empresas?

Das empresas constantes, http://www.paineissolares.gov.pt/marcas.html, todos têm benefícios fiscais.

4. Dá para obter benefícios fiscais no IRS? Qual o valor máximo do benefício?

O benefício fiscal é de 30% com máximo de 796 €.

NOTAS:

Depois de instalados, os painéis têm manutenção e garantia, asseguradas durante 6 anos.

Se o cliente quiser, pode ser efectuada uma pré visita por um técnico, para averiguar as condições da casa e assim aconselhar o tipo de equipamento a instalar.

Custa 50 € + IVA.

Mas se for directamente à empresa, posso evitar a despesa da pré-visita do técnico.  ;)

O programa tem um plafond de 100 milhões €.

Três dúvidazitas ainda:

1. Se for directamente à empresa, e pretender comprar a pronto pagamento, ainda preciso de ir ao banco?

2. O que está aprovado é que termina em 31-12-2009 ou quando terminar o plafond. Fico é sem saber se a partir de 31-12 e se ainda houver plafond, o programa ainda se mantem?

3. Passados os 6 anos da garantia e manutenção asseguradas, alguém sabe um valor estimado para a manutenção destes painéis?

Se houver algo mais que eu deva saber, estejam à vontade para me informar!  :)

Cumps  8)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

2. O que está aprovado é que termina em 31-12-2009 ou quando terminar o plafond. Fico é sem saber se em 31-12 ainda houver plafond, o programa ainda se mantem?

Da forma como disseste, diria que não. A menos que o decidam prorrogar, mas isso já depende da vontade do governo, e pode ser arriscar um bocado demais estar a contar com essa prorrogação...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em relação à duvidazita número 2, também me parece que é um pouco arriscado estar a contar que este programa continue para lá de 31/12/2009 ou quando o plafond terminar...

É claro que estar a montar o painel solar no Outono ou no Inverno também não é lá muito prático!...

É melhor aguardar pelos dias a seguir a 28/09/2009. Pode ser que haja novidades!...  :D

Cumps  8)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Afinal há mais uma dúvida a acrescentar às outras...  :D

Entre o pedido do orçamento do painel que melhor se ajusta à situação em causa e a entrega do deste pela empresa, é comum/normal demorarem mais de um mês para o entregarem/responder?

Daqui a nada acaba o ano e manda-se tudo às urtigas...  >:(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva!

Vou investir nos paineis solares até final do ano. Não tenho pressa em montar o painel e por isso estou com uma dúvida.

A dúvida é se, para abater no IRS, conta a data em que vamos ao banco fazer a aquisição ou a data de montagem.

De forma a poder colocar esta despesa no IRS de 2009, deverei pedir já o painel solar ou posso esperar até Dezembro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vou investir nos paineis solares até final do ano. Não tenho pressa em montar o painel e por isso estou com uma dúvida.

A dúvida é se, para abater no IRS, conta a data em que vamos ao banco fazer a aquisição ou a data de montagem.

De forma a poder colocar esta despesa no IRS de 2009, deverei pedir já o painel solar ou posso esperar até Dezembro?

Se observares com atenção umas mensagens atrás tens lá as respostas todas bem como 3 duvidazitas ao qual acrescentei mais uma recentemente...  ;)

Respondendo imediatamente às dúvidas, tens até 31 de Dezembro de 2009 para fazer a aquisição do painel atravês do programa chave na mão, por forma a poderes colocar esta despesa no IRS de 2009.

A instalação ou montagem pode ser quando os técnicos muito bem entenderem! E aliás até convem que seja lá para Março ou Abril, caso contrário começam a cair técnicos do telhado nas actuais condições climatéricas...  :D

O meu problema agora é a obtenção do orçamento, após a visita dos técnicos. Não vou aderir se não me entregarem o orçamento!  >:(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O meu problema agora é a obtenção do orçamento, após a visita dos técnicos. Não vou aderir se não me entregarem o orçamento!  >:(

Orçamento?

Mas os painéis não têm preço fixo por marca?

Pode ficar mais barato do que o que está estipulado pelos bancos/governo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Orçamento?

Mas os painéis não têm preço fixo por marca?

Pode ficar mais barato do que o que está estipulado pelos bancos/governo?

Claro!

Imagina a seguinte situação. Vais ao banco aderente no dia 30 de Dezembro de 2009 e assinas o contrato de acordo com a marca que pretendes. O banco sugere-te a visita de um técnico da marca para ver as condições e viabilidade de instalação. Por ai pagas 50€ (+IVA) só para a visita (convinha ler algumas mensagens anteriores para perceber bem o mecanismo da coisa!). O técnico informa que o painel em si não é adequado porque o cilindro xpto tem Y cm e devia ter K cm, os tubos tem de furar a casa como um queijo suiço e que a empresa deles não "tapa" os buracos, nem abertura de roços ou valas e tapamento das mesmas...

O preço do painel da marca Y, é aquele que está à vista na empresa escolhida. Mas o preço final da instalação pode ser superior devido a estas obras extras, assim como, por exemplo, caso o tubo ultrapasse os 10 metros estipulados e por ai fora...

Portanto, o mais indicado é falar primeiro com a empresa do painel de marca x e pedir a ida do técnico ao local. É gratuito, enquanto que pelo banco não!...

Depois, caso seja viável, pedir um orçamento do custo total.

E só depois, então deve ir ao banco para assinar o contrato.

O meu problema é que o orçamento que pedi, está a demorar demasiado para o meu gosto e o interesse está a diminuir drasticamente...  >:(

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem, então desse problema estou safo!

A minha casa irá ficar com a pré-instalação do Painel Solar efectuada. Deduzo que a montagem seja muito mais simples... talvez baste montar o Painel e fazer a ligação, porque os tubos estarão já todos passados e prontos a funcionar.

Ainda imaginei foi que o preço cobrado pelos Bancos fosse menor, em virtude da pré instalação do painel estar feita! ???

Se assim fosse poupava uns cobres.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem, então desse problema estou safo!

A minha casa irá ficar com a pré-instalação do Painel Solar efectuada. Deduzo que a montagem seja muito mais simples... talvez baste montar o Painel e fazer a ligação, porque os tubos estarão já todos passados e prontos a funcionar.

Ainda imaginei foi que o preço cobrado pelos Bancos fosse menor, em virtude da pré instalação do painel estar feita! ???

Se assim fosse poupava uns cobres.

Não creio que haja qualquer desconto no preço dos paineis, através dos bancos, por ter já uma pré-instalação na sua casa.

O que pode fazer é contratualizar com uma empresa privada que instale paineis solares, e que não esteja neste programa, e confronta-la com o valor do painel da marca que pretende pelo programa chave na mão.

Possívelmente conseguirá obter um desconto de alguns euros.

Ressalvo duas coisas:

1. assegure-se que esta empresa privada aceita e/ou efectua uma vistoria por técnico oficial da marca do painel da marca que pretende.

2. se o fizer até 31 de Dezembro de 2009, também obtem o benefício fiscal concedido pelo governo nesta matéria desde que tenha factura e recibo da despesa que efectuou com a compra.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Afinal quem já tem pré-instalação pode ter um desconto em relação ao preço chave-na-mão. Só tem que o referenciar quando for ao banco, pois caso contrário paga o mesmo em relação a quem não tem a pré-instalação.  ;)

Convém que o faça até ao final deste ano, embora me pareça que o ritmo de procura neste último trimestre esteja a exceder as expectativas e o plafond disponível pode vir a acabar antes do dia 31 de Dezembro de 2009!...  :o

Cumps  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Fui ao Santander fazer o contrato e disseram-me que o valor que tinha que pagar (comissão de formalização, comissão de Dossier e imposto de selo) era cerca de 65€.

Será que o valor está correcto?

Li algures, que o valor seria de apenas 20€...

Na DECO, também só fazem alusão aos 20€ de comissão de abertura: http://www.deco.proteste.pt/energia/paineis-solares-analisamos-a-linha-de-credito-s557741.htm

Será que estão a querer comer 45€?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Fui ao Santander fazer o contrato e disseram-me que o valor que tinha que pagar (comissão de formalização, comissão de Dossier e imposto de selo) era cerca de 65€.

Será que o valor está correcto?

Li algures, que o valor seria de apenas 20€...

Na DECO, também só fazem alusão aos 20€ de comissão de abertura: http://www.deco.proteste.pt/energia/paineis-solares-analisamos-a-linha-de-credito-s557741.htm

Será que estão a querer comer 45€?

Se o pedido de instalação do painel for com recurso a crédito, terá de pagar essa "comissão de formalização, comissão de Dossier e imposto de selo", mas de acordo com a tabela que apresentou, não deve ser superior a (20,80€+1,04€) 21,84€.

Pode imprimir a tabela e apresentar no respectivo balcão, por forma a que lhe expliquem o motivo pela existência de uma diferença tão acentuada!...

Já se o pedido de instalação do painel for a pronto pagamento, não terá de pagar nada, a não ser o valor do painel aquando da sua instalação!

Possivelmente esta resposta já vem um pouco tardia, mas aqui fica a minha opinião sobre o caso apresentado!

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    • 1 month later...

bom dia

fiz o pedido do painel a 15 de dezembro e só na quinta feira dia 25 de março é que vãi instalar. Já liguei para a pmelink a pedir a factura , os mesmos me informaram que a factura tem que ser de 2010.

E agora será que as condições de 2009 se mantem em 2010.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites