Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Banca: crédito «chave na mão» para adquirir painéis solares

CFinanceiro

Recommended Posts

Hoje li uma crítica a isto, dizendo que as condições que foram impostas às empresas fornecedoras para poderem participar no protocolo (volume de vendas acima de X) só permitiam o acesso a uma ou duas empresas. A ser verdade acho altamente discriminatório e vai impedir a livre concorrência entre elas, facilitando que se colem ao tal valor máximo...

Para além do volume de vendas as empresas têm de ter autonomia financeira, suponho que superior a 25%. Ora, como essa autonomia se mede pelo quociente entre os capitais próprios e o activo líquido, vai com certeza deixar de fora muitas empresas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 75
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• José Ribeiro

12

• hsfarao

8

• m.elis

8

• pauloaguia

7

Para além do volume de vendas as empresas têm de ter autonomia financeira, suponho que superior a 25%. Ora, como essa autonomia se mede pelo quociente entre os capitais próprios e o activo líquido, vai com certeza deixar de fora muitas empresas.

Afinal, segundo ouvi na SIC, já todas as empresas podem participar no protocolo, desde que certificadas.

Não tenho conhecimentos para fazer uma análise crítica, mas intriga-me como estas coisas são feitas.

Primeiro, só 2 empresas cumpriam os requisitos, agora pode ser qualquer uma  :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Afinal, segundo ouvi na SIC, já todas as empresas podem participar no protocolo, desde que certificadas.

Não tenho conhecimentos para fazer uma análise crítica, mas intriga-me como estas coisas são feitas.

Acho que provavelmente foi uma tentativa de evitar o aparecimento de empresas nesta area `a ultima da hora criadas so para tirar partido disto e que depois nao se conseguissem aguentar no mercado ou nao fossem capazes de dar conta do recado.

So´ que realmente os criterios que tinham imposto eram demasiado restritivos e iam ter o efeito perverso de deixar em dificuldades todas as pequenas empresas que nao conseguissem aceder ao protocolo.

Pelo menos corrigiram a situaçao...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho que provavelmente foi uma tentativa de evitar o aparecimento de empresas nesta area `a ultima da hora criadas so para tirar partido disto e que depois nao se conseguissem aguentar no mercado ou nao fossem capazes de dar conta do recado.

So´ que realmente os criterios que tinham imposto eram demasiado restritivos e iam ter o efeito perverso de deixar em dificuldades todas as pequenas empresas que nao conseguissem aceder ao protocolo.

Pelo menos corrigiram a situaçao...

Era com certeza isso aom algumas empresas a irem à falência; também acho que os erros são para se corrigirem, mas parece-me que muitas decisões, sérias, andam a ser tomadas em cima do joelho......Apesar de tudo é uma medida positiva!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos,

Trabalho numa empresa que vende este tipo de painéis já há alguns anos, e sei que já está estendido a todas as empresas que queiram participar, mas certamente que têm que ter certificação. Por isso, já devem encontrar na vossa zona de residência quem trabalhe nessa área e vos possa explicar, bem como dar preços. Mas se precisarem de ajuda, digam, que eu encaminho para colegas que percebem...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Imaginando que tenho um terreno baldio sem cultivar, posso colocar lá uns painéis, criar uma quinta solar e vender a energia á EDP recorrendo a estes apoios? Ou serve apenas para quem tem vivendas colocar no telhado, eu como tenho um apartamento, dificilmente poderei usufruir disto.

Relativamente a estas questões, que eu saiba é só para painéis solares de aquecimento de águas. Os que servem para vender energia à EDP são os painéis fotovoltaicos, da chamada microgeração. Esta modalidade, que eu saiba, dá para fazer por leasing, em que está estimado que a mensalidade do empréstimo a 7 anos, seja paga com o rendimento obtido pela venda da EDP. Um excelente negócio para quem pode fazê-lo já. Vende durante este ano e mais cinco a energia a 0,65€ o KW quando compra a 0,11€.

Têm de entregar cópia da factura da EDP a uma empresa credível e que possa tratar da aprovação do processo da microgeração (que pelo que ouvi de quem trata é de muito difícil acesso).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Estou a pensar em instalar um painel solar em casa para aproveitar a campanha do governo, mas tenho algumas duvidas, tais como:

-Quem instalou está satisfeito?

-Das 3 opções qual será a melhor, sabendo que vivo no Norte e possuo uma habitação com 2 adultos e 1 criança;

-As três opções será que só permitem aquecer as águas sanitárias ou também dá para o aquecimento central a radiadores;

Obrigado pela ajuda.   

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também deixo aqui a pergunta, qual a capacidade dos painéis solares neste contrato?

Porque sei a vários tipos, ha painéis que tem melhor rendimento dos que outros, e acho isso muito importante na parte em que temos de verificar se afinal compensa ou não!

Temos de saber qual o rendimento destes!

Eu ouvi, ha pouco tempo que ja havia painéis com 90% de rendimento, mas que ainda iam demorar um pouco a ser comercializado, mas não valera a pena?

porque penso que no momento os que temos pouco chegam aos 20% de rendimento!

Quem me poder  corrigir ou confirmar agradecia.  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma questão aos entendidos neste assunto:

Estou a começar a construir uma vivenda, mas só irá estar pronta daqui a um ano. Assim, não tenciono comprar já o painel solar, mas sim daqui a uns meses.

Esta "promoção" estende-se durante quanto tempo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Para fazer a inscrição e obter bastante informação sobre o assunto: http://www.renovaveisnahora.pt/entrada

Quanto a comparticipação, sem o empréstimo bancário, a única coisa que me lembro são os benefícios fiscais (podes deduzir parte do investimento no IRS, no próximo ano).

Qual o objectivo do painel solar? Produção de energia ou aquecimento?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o renovaveisnahora é para quem quer um painel (ou eólica) para vender energia à rede.

Mas agora os bancos estão a financiar painéis apenas para aquecimento de águas, com apoio a fundo perdido do estado. Não sei é se este apoio tb está disponível sem ser a crédito.

http://www.cgd.pt/Particulares/Casa/Credito-Lar/Pages/Campanha-Solar-Termico-2009.aspx

Pelo menos o BES e o Totta tb já tem anúncios desses.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para aceder ao beneficio estatal é imperioso que o interessado se dirija a um dos Bancos aderentes e aí peça para adquirir os referidos sistemas AQS.

Mesmo que pretenda o pagamento a pronto, tem sempre de se dirigir a um dos Bancos.

É verdade, se pretender pagar a pronto, tem forçosamente de o fazer logo no pedido ao banco, pois só aopos o bom pagamento o Banco dará seguimento ao processo.

Se optar pelo financiamento, o processo inicia-se imediatamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito obrigada pelas informações  :)

Desconhecia que, mesmo sem financiamento bancário, o processo começava nos Bancos.

Pois isso já não sei. E para usufruir do apoio do Estado também não sei se é necessário ir pelos bancos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde.

Gostava de instalar um painel solar na minha casa.

Como fazer a inscriçao e obter a comparticipaçao do estado? não tenciono recorrer ao empréstimo bancário.

Será que alguém me poderá explicar?

muito obrigado

Penso que a factura é suficiente para colocar no IRS e ter esses benefícios.

Recomendo que procure bem as marcas disponíveis no mercado porque existem marcas de menor dimensão que oferecem as mesmas condições que as empresas com renome e têm equipamentos com muito melhor desempenho.

Posso dar como exemplo que no trabalho quando estamos a fazer certificados energéticos chegamos a propor como medida de melhoria a substituição dos painéis solares pois é o suficiente para passar da classe A para A+.

Mesmo que pretenda o pagamento a pronto, tem sempre de se dirigir a um dos Bancos.

Tem a certeza que é mesmo assim? É que as empresas pequenas fizeram algum barulho na comunicação social e penso que isso fez o governo voltar atrás e não se meter na concorrência entre marcas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penso que a factura é suficiente para colocar no IRS e ter esses benefícios.

Recomendo que procure bem as marcas disponíveis no mercado porque existem marcas de menor dimensão que oferecem as mesmas condições que as empresas com renome e têm equipamentos com muito melhor desempenho.

Posso dar como exemplo que no trabalho quando estamos a fazer certificados energéticos chegamos a propor como medida de melhoria a substituição dos painéis solares pois é o suficiente para passar da classe A para A+.

Tem a certeza que é mesmo assim? É que as empresas pequenas fizeram algum barulho na comunicação social e penso que isso fez o governo voltar atrás e não se meter na concorrência entre marcas.

Sim, de facto a oferta foi alargada a um maior leque de empresas, mas no site da C.G.D. e do Montepio, surgem apenas 3 marcas/representantes, o que não impede que estas instituições sejam intermediárias e que depois se possa escolher outro fornecedor, nomeadamente para a instalação.

De qualquer maneira, não há desvantagem aparente em ir ao banco, mesmo para quem pagar a pronto: são eles quem tratam de todo o processo sem termos de pagar qualquer comissão por isso, o preço já se encontra tabelado e inclui montagem e manutenção anual durante 6 anos...

Nota: desconhecia, como já alguém disse atrás, que estes painéis serviam apenas para o aquecimento de águas, pensei que dessem também para produzir energia para consumo doméstico...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

De qualquer maneira, não há desvantagem aparente em ir ao banco, mesmo para quem pagar a pronto: são eles quem tratam de todo o processo sem termos de pagar qualquer comissão por isso, o preço já se encontra tabelado e inclui montagem e manutenção anual durante 6 anos...

A desvantagem é que não acredito que os bancos mesmo a pagar a pronto não metam uma percentagem para eles  ;D 

Olha que meninos!  ;D

Além disso chamo a atenção que existem equipamento no mercado que têm garantia de 10 anos.

Nota: desconhecia, como já alguém disse atrás, que estes painéis serviam apenas para o aquecimento de águas, pensei que dessem também para produzir energia para consumo doméstico...

Os painéis solares só servem para o aquecimento de águas enquanto que os painéis fotovoltaicos servem para produzir energia mas estes só dão alguma rentabilidade se vendermos energia a rede mesmo assim duvido que renda comprar estes últimos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Continuo a achar que os do maxmat são uma melhor opção...

http://img105.imageshack.us/img105/7923/semttulos.jpg

Podem são ser a qualidade de topo de alguns mas, indo pela opinião geral de quem tem é bastante positivo o balanço.

Depois uma dedução de 30% (359€) em IRS, logo fica a um optimo preço... 1199-359=840€

Se esperarem pela altura que fazem oferta da instalação, ainda se obtem uma melhor solução.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Continuo a achar que os do maxmat são uma melhor opção...

http://img105.imageshack.us/img105/7923/semttulos.jpg

Podem são ser a qualidade de topo de alguns mas, indo pela opinião geral de quem tem é bastante positivo o balanço.

Depois uma dedução de 30% (359€) em IRS, logo fica a um optimo preço... 1199-359=840€

Se esperarem pela altura que fazem oferta da instalação, ainda se obtem uma melhor solução.

Tenho um desses á cerca de 2 anos e meio e estou satisfeito. Tenham atenção á montagem, orientação e inclinação do mesmo, os instaladores da MaxMat fazem de tudo, desde montar paineis solares a assentar tijoleira.....  :-\  Daí não serem exactamente uns experts na matéria e optarem logo pela via mais facil....

Na altura custou-me 1499 € mais 150 € de instalação e outro tanto para material (aqui perdi dinheiro porque os instaladores trouxeram logo todo o material que compraram da MaxMat e bastante mais caro.  >:( Podia ter reduzido este custo a metade.)

Com este novo preço, o prazo de amortização do investimento é mais curto e tem uma optima relação preço/qualidade.

Ah, e podem pagar em prestações sem juros!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...