Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Votação - Qual o banco que mais vos agrada e porque?

presidentedajunta

Recommended Posts

presidentedajunta

A nível da banca de retalho acho que o BES e o BPI são dos bancos mais eficientes, isto na minha opinião. Um cliente BES que use o banco como banco principal pode ter um banco barato com oferta de cartão de débito, cartão de crédito, isenção nas transferências online, conta à ordem remunerada, entre outras ofertas. É um banco tradicionalmente competitivo na sua oferta de investimento e tem uma rede de balcões considerável.

A nível de banco de investimento gosto muito do banco invest, gosto do site, gosto dos PFAs, da eficiência do banco e sobretudo acho que são realmente muito competentes no aconselhamento.

Por este motivo acho que estou satisfeito com BES e Invest.

Bancos perfeitos não existem, uma vez que ou temos bom preçario e não temos agências, ou temos muitas agências, previligiando o atendimento presencial e aí já o preçário é maior. Por outro lado ou temos um banco de retalho ou temos um banco especializado em investimento, por essa razão é que entendo que facilmente se pode "casar" um banco de retalho (para o dia a dia) e um banco de invesitmento para títulos entre outros.

No meu caso com BES e Invest tenho acesso a:

Uma rede de balcões que me permite tratar de algum assunto numa agência por exemplo quando vou de férias como já precisei de o fazer. (BES)

Uma rede de agências que me permite fazer depósitos que fiquem disponíveis na hora. E é algo que valorizo muito uma vez que faço alguns depósitos em numerário com alguma regularidade. (BES)

Ter isenção das anuidades do cartão de débito e cartão de crédito (BES)

Ter conta à ordem remunerada (conta Bes 100%) (BES)

Ter isenção de custo nas transferências online (BES)

Ter acesso a operações de tesouraria para o meu negócio (BES)

Ter isenção da custódia de títulos na minha carteira de acções (Invest)

Ter isenção de despesas de manutenção na minha conta de investimentos (Invest)

Ter aconselhamento gratuito com o serviço Advisor (Invest)

Ter dinheiro de parte disponível para fazer face a despesas de quotidiano mas com rendimento com total liquidez - MoneyBox (Invest) 2% praticamente à ordem com contagem de juros diária!

Ter acesso a um alargado conjunto de fundos de investimento, futuros, ETFs e obrigações (Invest)

Ter das melhores taxas para os meus depósitos a prazo (Invest)

Ter acesso a um dos melhores fundos PPR - Invest PPR (Invest)

Banco especializado em investimento (Invest) - Não tenho 2100 fundos como no BEST mas também não preciso. Tem pelo menos um fundo tesouraria (ES Liquidez) no BES tb tenho dois fundos tesouraria, tem muitos fundos de obrigações e acções.

Como tenho já há alguns anos Fundos PPAs, e tendo em atenção que o banco BIG não comercializa este tipo de fundos, e o Activobank apenas tem o PPA Millennium, do qual não gosto, restavam-me o PPA do BES que também o BEST o comercializa.

No entanto decidi subscrever o do invest que também tem excelente performance e sempre é menos arriscado que os PPAs típícos uma vez que estes são 100% acções do Psi 20 enquanto o Invest PPR tem uma componente maioritária em obrigações, mas no fundo tem o mesmo efeito fiscal. Deste modo dei ordem de resgate do meu PPA ficando com o invest PPR.

Com este "casamento" tenho dois bancos independentes o que preveligio em vez de ter BES e BEST ou BCP e Activobank.

Assim sendo com estes dois bancos tenho tudo aquilo que preciso para responder às minhas necessidades de quotidiano, tesouraria e investimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

outros casamentos se podem fazer pois bancos de retalho existem aos montes e bancos online pelo menos os mais conhecidos existem quatro: BIG, Activobank, Invest e BEST

No entanto destes 4 o que me levou a optar pelo Invest foi precisamente a isenção de custódia de títulos, sem precisar de aderir a mais nada (porque no BEST tb é possível mas tem uma condição: aderir ao BTP), e também as taxas acima da média dos Dps e muito principalmente o MoneyBox que acho uma ferramento excelente!

Por exemplo neste momento só tenho em carteira acções do Banif, ora se as tivesse no:

ActivoBank pagava 5€ por trimestre

BEST pagaria 7€ e tal por trimestre (a não ser que tivesse o BTP)

BIG pagaria 9.23€ por trimestre

Ora atendendo que as acções do Banif valem 1cent praticamente, pagar de custos 5€ por trimestre, na melhor das hipóteses seria pesadíssimo pois equivale ao preço de 500 acções :) hehe

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Tiago Pereira

Uma conjugação que tenho andado a pensar, agora que falas nisso, é o Banco Big com a CGD.

O montante de abertura não é dos mais altos que existe - 250 euros - e parecem-me ter um serviço muito bom em termos da sua diversidade e qualidade, complementando o portento que a CGD é para gestão de quotidiano, concessão de crédito e (alguns) investimentos.

Em alternativa, o ActivoBank com a GoBulling seria uma alternativa de valor, colmatando o ActivoBank em operações onde se paga com o Activo e em operações que nem sequer existem no Activo. Esta é a alternativa mais em conta face à outra, diga-se de passagem, e por larga margem. Mas a concessão de crédito não só não é tão boa a particulares - vários produtos em falta, outros com piores condições - como para caso seja necessário vertente empresarial, tem de se recorrer ao irmão BCP, que felizmente é dos melhores neste campo a par com a Caixa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

Uma conjugação que tenho andado a pensar, agora que falas nisso, é o Banco Big com a CGD.

O montante de abertura não é dos mais altos que existe - 250 euros - e parecem-me ter um serviço muito bom em termos da sua diversidade e qualidade, complementando o portento que a CGD é para gestão de quotidiano, concessão de crédito e (alguns) investimentos.

Em alternativa, o ActivoBank com a GoBulling seria uma alternativa de valor, colmatando o ActivoBank em operações onde se paga com o Activo e em operações que nem sequer existem no Activo. Esta é a alternativa mais em conta face à outra, diga-se de passagem, e por larga margem. Mas a concessão de crédito não só não é tão boa a particulares - vários produtos em falta, outros com piores condições - como para caso seja necessário vertente empresarial, tem de se recorrer ao irmão BCP, que felizmente é dos melhores neste campo a par com a Caixa.

Tiago porquê o BIG e não o Invest que tem um preçário bem mais agradável? pelo menos para investimento em acções e mesmo o cartão multibanco se precisares é mais barato.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho-me dado bem com o Montepio. De todos os bancos que vi é o que apresenta melhor preçário em operações na Euronext Lisboa (comissões que chegam a metade das dos outros bancos), o que valorizo bastante. É pena a custódia de títulos ser paga, mas chegando ao final do ano penso que compensa.

Gosto também dos fundos de investimento setoriais deles, embora concorde que a nível de fundos nos bancos online há uma oferta mais variada.

Gosto bastante do serviço sms24, que permite fazer consultas de saldos, movimentos e operações sem custos por sms muito rapidamente pelo telemóvel sem ter de fazer login no homebanking. Utilizo ainda o sistema de alerta que me envia sms quando determinado título atinge uma cotação ou sofre uma variação de preço por mim definida (evita que esteja sempre a consultar as cotações :P).

Não tenho grande experiência com outros bancos, não sei se possuem este serviço para telemóvel gratuito. Mas regra geral estou bastante satisfeito com o Montepio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Euronext Lisboa - 0.20%, mínimo 3.75€ + I.S. 4% = 3.90€

Restante euronext 0.25%, mínimo 8€ + I.S. 4% = 8.32€

Atenção que falei em Euronext Lisboa, e para mim compensa pelo valor das ordens que dou. Aos 1850 euros chegas ao mínimo. Bancos onde o mínimo é de 7 e 8 euros evidentemente a ordem tem de ser maior para não seres tão comido pela comissão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No Invest 5€ + I.S 4% = 5.20€

Para abrir e fechar posição gastava minímo 10.40€ e no Montepio 3.90*2 = 7.80€, uma diferença de 2.6€.

Agora tudo dependerá do perfil de investidor de cada um, mas reconheço que para quem não esteja frequentemente a comprar e a vender, a isenção da custódia possa fazer a diferença.

Para ordens superiores a 2500€ o Invest compensa pois tem mínimo 0.1% e o Montepio 0.2%.

Não existe um banco ideal para toda a gente!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Pedro Oliv

Não esquecer que o montepio a partir dos 1875 o montepio começa a ficar mais caro. Por exemplo para 5000, o custo já é 10 EUR + I.S.

Para mim o Gobuliing Pro é o melhor de Portugal em euronext:

5 EUR / transacção (todos os mercados euronext)

0 EUR / custódia

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites