Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• 75 000 euros - investimento a longo prazo

Visitante tags1982

Recommended Posts

Na grécia os pequenos aforradores foram apanhados pelo haircut da divida publica, ao contrário dos DP.

Pelo menos é a ideia de que fiquei do que li.

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/pequenos_credores_da_greacutecia_apanhados_na_reestruturaccedilatildeo.html

Isso é verdade:

Mas será que por aqui ainda alguém está convencido que nos próximos 365 dias possa acontecer em Portugal um haircut da divida? Ainda mais quando a informação que nos tem chegado é que temos dinheiro suficiente para pelo menos um ano? Falo num ano porque é o período em que o dinheiro fica cativo nos certificados do tesouro, a partir daí poderá ser resgatado em qualquer altura e neste 1º ano a taxa de 2.75 já é superior á oferta de muitos bancos nos D.P

Fala-se por aqui muito em fundos, mas atenção, para quem assim como eu não tem grandes conhecimentos nesta área  o meu conselho é que se mantenham afastados dela

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante tags1982

Sim, compreendo que seja arriscado, mas sempre disse que não era totalmente avessa ao risco. Entusiasmei-me, se calhar, pela rentabilidade do último ano 32.6%. Se calhar não deixava de colocar 5000-7500 euros num produto assim, talvez....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, compreendo que seja arriscado, mas sempre disse que não era totalmente avessa ao risco. Entusiasmei-me, se calhar, pela rentabilidade do último ano 32.6%. Se calhar não deixava de colocar 5000-7500 euros num produto assim, talvez....

Não esquecer que "rentabilidades passadas não são garantias de rentabilidades futuras"!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não esquecer que "rentabilidades passadas não são garantias de rentabilidades futuras"!

Subscrevo totalmente.

Qualquer fundo com ações portuguesas subiu que foi um regalo no ano passado, pois a bolsa esteve fortemente em ascensão. O problema é que subidas dessas não duram para sempre, e comprar depois de grandes subidas normalmente resulta em ganhos inferiores ao esperado.

Se for para ter uma carteira de fundos com várias classes de activos, aí já é outra história, mas é necessário incluir outros fundos (como fundos de obrigações) para servir de contrapeso às ações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isto com fundos não é bem uma questão de um "produto específico". Uma olhadinha no tópico TOP dos fundos investimento e vê logo uma boa dose se sugestões de carteiras. Naturalmente que isto dá um bocado mais trabalho do que meter as coisas num DP ou CTPM e deixar andar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Eu tb tenho esses devaneios :-), pessoalmente para os dissipar penso "... o que é que eu faria se os meus 5000 Euros no dia seguinte valessem 2000." Se ficar indiferente compro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante tags1982

Obrigada pelas opiniões.

Acabei por dividir cerca de 10000 euros entre bpi global (misto: ações+obrigações) bpi américa (ações e com risco cambial) e bpi reestruturações. Entretanto, estou à espera que assente um bocado esta confusão toda para colocar algum no Portugal. O resto vou dividir entre seguro de capitalização e CTPM.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites