Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Crédito Habitação a 5 ou 10 anos TAXA FIXA

PatriciaG

Recommended Posts

Estive a rever rapidamente o seu caso. Pretende adquirir habitação própria e permanente. Não sei se avança sozinha ou com outra pessoa. O valor do imóvel é de 160000€ e pretende pedir 130000€. A avaliação coincide com o valor de venda do imóvel?

Se for esse o caso, a relação Financiamento/Garantia situa-se nos 81,25%. De facto não é a melhor relação possível para obter um spread mais em conta!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estive a rever rapidamente o seu caso. Pretende adquirir habitação própria e permanente. Não sei se avança sozinha ou com outra pessoa. O valor do imóvel é de 160000€ e pretende pedir 130000€. A avaliação coincide com o valor de venda do imóvel?

Se for esse o caso, a relação Financiamento/Garantia situa-se nos 81,25%. De facto não é a melhor relação possível para obter um spread mais em conta!...

ABCD, respondendo rapidamente às suas questões, para ser mais fácil:

Avaliação do imóvel: 160.000€;

Valor de Venda: 130.000€;

Empréstimo: 120.000€.

Vou comprar com o meu marido.

Banco BIC (depois dos anúncios todos que andam a fazer, criei expectativas e foi dos primeiros bancos que me dirigi): Empresta 80% do valor da avaliação e com spread de 3% sujeito ainda a "aprovação superior" - foi o que me foi dito.

Todos os outros bancos os valores dos spreads eram enormes.

A CGD foi a única que dava empréstimo a 100% caso quiséssemos, com duas opções a tal taxa fixa dos 2,75% (sem acrescer spread) a 5 anos ou os 3,5% (sem acrescer spread a 10 anos). Após esse período de taxa fixa, ficará contratualizado um spread de 3,35% a acrescer a Euribor.

A nossa relação com a CGD, tanto eu como o meu marido, foi apenas em tempos de faculdade quando tivemos que abrir conta (cartões de faculdade, etc.). De resto não temos qualquer tipo de relação. O nosso banco é o Totta que nos dá um spread de 2,99% a acrescer a Euribor....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nesse caso a relação financiamento/Garantia desce para 75%.

Se não tiverem outros créditos, pode haver alguma margem para negociar o spread que o banco oferece.

Observo, que os valores indicativos da taxa fixa são os que vêm publicitados no folheto da CGD.

Só pode dar de entrada 10000€?

Quer o prazo, quer o spread não me parecem ser um bom "negócio" a longo prazo!...

Verificou se há algum imóvel do banco que seja do vosso agrado?

Já pensou na solução "arremprar"? Arrenda nos primeiros tempos e quando decidir avançar para compra, as rendas entram no valor da compra!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penso que seja melhor arrendar.Existem uma regras básicas (já não me lembro quem as definiu :-) ) que ajudam muito a decisão da compra.Deverá dar entrada de 20% da casa (ou seja tem de ter liquidez).A prestação mensal  não deverá ultrapassar 1/4 do dinheiro que o agregado familiar recebe liquido por mês.se é por 45 anos 2.45 ou 4.0 é irrelevante para a quantidade de anos que estamos a falar ou seja é a vida activa de um pessoa que estamos aArrende, para finalizar lembre-se um filho custa 400 Euritos/mês.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Caros,

Obrigada pelas vossas respostas. Acontece o seguinte, demos entrada com o processo, abrimos conta na CGD, pedimos os cartões de crédito obrigatórios, foi feita a avaliação, etc. No entanto, houveram pormenores do imóvel que só agora descobrimos pelo que, queremos desistir.

Não demos sinal, apenas demos entrada do processo no banco e ainda ninguém nos informou se foi aprovado ou não, apenas sabemos que a avaliação já foi feita.

O que vos queria perguntar, antes de ir amanhã ao banco, e para já estar +/- preparada para puder refutar o que for, é se, para além do custo da avaliação e para além do custo das despesas de dossier, se acham que terei de pagar algo e como é que procedo ao pedido de anulação do Crédito à Habitação.

A vossa ajuda seria bastante importante.

Obrigada,

PG

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acontece o seguinte, demos entrada com o processo, abrimos conta na CGD, pedimos os cartões de crédito obrigatórios, foi feita a avaliação, etc. No entanto, houveram pormenores do imóvel que só agora descobrimos pelo que, queremos desistir.

Não demos sinal, apenas demos entrada do processo no banco e ainda ninguém nos informou se foi aprovado ou não, apenas sabemos que a avaliação já foi feita.

O que vos queria perguntar, antes de ir amanhã ao banco, e para já estar +/- preparada para puder refutar o que for, é se, para além do custo da avaliação e para além do custo das despesas de dossier, se acham que terei de pagar algo e como é que procedo ao pedido de anulação do Crédito à Habitação.

A decisão de avançar para um crédito deve ser muito bem ponderada para evitar despesas não contabilizadas.

Os cartões eram evitáveis antes do contrato ser efetuado. Uma vez que não têm qualquer utilidade, ainda vão a tempo de os devolver sem custos!...

A avaliação terá de ser paga (em principio até já deve ter sido paga...). Podem pedir para ficar com a avaliação.

Não tendo efetuado qualquer contrato de compra e venda, não estão "obrigados" a avançar com o negócio ou a pagar o sinal em dobro (teriam de ler o conteúdo desse contrato para averiguar se existia uma cláusula deste tipo) no caso de não avançarem.

Quanto ao resto, devem dizer que não pretendem avançar com o processo uma vez que o imóvel não satisfaz a condição que tinham imposto. Além disso, se a avaliação for inferior ao previsto também podem alegar que as expectativas foram defraudadas e como tal não reunem condições para avançar.

Se tiverem razões válidas e vos for exigidos o pagamento de algo mais do que referiram, devem pedir o livro de reclamações. Se apenas tiverem de pagar a avaliação e nada mais vos for pedido, só têm de refletir por forma a não voltarem a cometer o mesmo erro!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros,

Obrigada pelas vossas respostas. Acontece o seguinte, demos entrada com o processo, abrimos conta na CGD, pedimos os cartões de crédito obrigatórios, foi feita a avaliação, etc. No entanto, houveram pormenores do imóvel que só agora descobrimos pelo que, queremos desistir.

A vossa ajuda seria bastante importante.

Obrigada,

PG

Também dei entrada com um processo na CGD e não tive de pedir cartoes nem nada.

Abri conta, pedi avaliação, foi retirado o dinheiro da avaliação, foi realizada a avaliação que em parte ate alterou a % que ia pedir ao banco e depois fui la para saber se queria seguir com o processo ou não...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros,

Obrigada pela v/a resposta.

Fomos hoje ao banco e informaram-nos que não teríamos de pagar nada, uma vez que a avaliação não tinha custos porque o imóvel constava de uma parceria com o banco e que, nessas condições não teríamos custos. Pelo que parece os imóveis parceiros CGD não têm custos de avaliação nem de despesas de dossier.

ABCD, obrigada pelas dicas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros,

Obrigada pela v/a resposta.

Fomos hoje ao banco e informaram-nos que não teríamos de pagar nada, uma vez que a avaliação não tinha custos porque o imóvel constava de uma parceria com o banco e que, nessas condições não teríamos custos. Pelo que parece os imóveis parceiros CGD não têm custos de avaliação nem de despesas de dossier.

ABCD, obrigada pelas dicas.

Ainda bem que a "aventura" correu bem.

Para a próxima deverão refletir bem, medindo os prós e contras, antes de avançar!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 years later...

Boa noite

Tenho um  CH datado de 2005 indexado à euribor 6 meses, valor em divida de 100000 € com spead 0,65, pago atualmente 307 €, fui informado pelo banco sobre a taxa fixa até final do contrato  (+25 anos) com prestação de 355 €.

Acho uma má opção, qual é a vossa opinião? 

Cumprimentos 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Visitante Luis disse:

Boa noite

Tenho um  CH datado de 2005 indexado à euribor 6 meses, valor em divida de 100000 € com spead 0,65, pago atualmente 307 €, fui informado pelo banco sobre a taxa fixa até final do contrato  (+25 anos) com prestação de 355 €.

Acho uma má opção, qual é a vossa opinião? 

Cumprimentos 

Taxa fixa neste momento, em que as taxas estão negativas é uma péssima opção.

Os bancos estão a contactar os clientes a fazerem esse tipo de proposta porque neste momento isso seria mais vantajoso para eles que as taxas que estão a ser praticadas actualmente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depende de qual for a sua perspectiva sobre a evolução da Euribor e do seu conforto financeiro. Quanto à primeira, não posso ajudar, porque na minha opinião é incerto o sentido da Euribor nos próximos anos. Quanto ao segundo, quanto menos folga orçamental mais fará sentido optar pela taxa fixa, uma vez que define claramente o montante a pagar e não está dependente das oscilações do indexante. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites