Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• [Ajuda] Preenchimento Anexo G do IRS

JATG

Recommended Posts

Preenchimento anexo G IRS

Na venda de  uma quinta, o valor que recebi da venda, tive que pagar o empréstimo dessa mesma propriedade, onde vou mencionar esse valor ???

O único caso em que o empréstimo interessa para alguma coisa é quando se tratava de habitação própria e permanente (era a morada fiscal do proprietário). Nesse caso pode-se tentar abater imposto sobre eventuais mais-valias caso as mesmas sejam usadas para comprar nova habitação própria e permanente. Aí sim, entra-se com o empréstimo ao banco nas contas.

Em qualquer outro caso o empréstimo não interessa para nada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 11 months later...
    Visitante Carla Soares

Bom dia, por razões pessoais fui forçada a vender um apartamento que só me deu prejuízos. Soube que tenho que preencher o anexo G, mas estou com algumas duvidas quando aos valores que tenho que introduzir nos campos da "Realização" e da " Aquisição" do quadro 4.

Em 1995 comprei o apartamento por (8500 contos) 42.500,00€ e o seu valor patrimonial (2400 contos) 22.000,00€, vendi em 2014 o mesmo por 25.000,00€ e o seu valor patrimonial era 28.030,00€. Gostaria assim de pedir ajuda a quem me possa ajudar, saber quais os valores reais que tenho que declarar.

Gostaria de saber também se os custos que tive na venda do imóvel relativamente a certificado energético, pedido de plantas à câmara e custos com a imobiliária, podem ser colocados na coluna de "Despesas e encargos"

Desde já os meus agradecimentos

Carla Soares 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia, por razões pessoais fui forçada a vender um apartamento que só me deu prejuízos. Soube que tenho que preencher o anexo G, mas estou com algumas duvidas quando aos valores que tenho que introduzir nos campos da "Realização" e da " Aquisição" do quadro 4.

Em 1995 comprei o apartamento por (8500 contos) 42.500,00€ e o seu valor patrimonial (2400 contos) 22.000,00€, vendi em 2014 o mesmo por 25.000,00€ e o seu valor patrimonial era 28.030,00€. Gostaria assim de pedir ajuda a quem me possa ajudar, saber quais os valores reais que tenho que declarar.

Gostaria de saber também se os custos que tive na venda do imóvel relativamente a certificado energético, pedido de plantas à câmara e custos com a imobiliária, podem ser colocados na coluna de "Despesas e encargos"

Carla Soares 

A primeira questão é simples. São os valores reais que gastou e recebeu, respetivamente. Os patrimoniais não importam. Custos com imobiliária tenho quase a certeza que são dedutíveis. Já os da certificação tenho algumas dúvidas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Carla Soares 

Compra: 42.500€ (actualizado depois pelo coeficiente de desvalorização da moeda que será feito pelas finanças)

Venda: 28.030€

Despesas: Tudo que tenha a ver com benfeitorias na casa, despesas essas devidamente documentadas e despesas com a aquisição e venda, (escrituras, sisas, registos e custos com mediação imobiliária) pode ser colocado desde que tenham sido há menos de 5 anos, certificado duvido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A despesa com a certificação energética (válida por 10 anos) também entra se esta tiver sido feita há menos de 5 anos!...

Este anexo só estará disponível "online" em maio. Já se for em papel, tem até ao final deste mês!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em qualquer caso é irrelevante as despesas que se podem declarar - se não há mais valia na venda, não há onde as deduzir (pode-se confirmar isso na simulação alterando o valor das despesas a deduzir).

De qualquer forma, também tenho ideia que a certificação energética é dedutível, como disse o ABCD

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

100% de acordo, isto de escrever no tlm é chato, mas não é desculpável, no entanto faz de conta que é do novo acordo ahaha.

:laugh: :laugh: :laugh: ... Sorry!...  ;)

Anda por ai uma petição para "acabar" com o novo acordo. Pelo menos que se referende!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    Visitante Susana Gonçalves

Tenho uma duvida no preenchimento do anexo G. Vendi em 2014 um imóvel proveniente de uma herança. Preenchi o anexo G e recebi um erro após a validação da declaração. G 53. Isto quer dizer que tenho que corrigir as declarações anteriores?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho uma duvida no preenchimento do anexo G. Vendi em 2014 um imóvel proveniente de uma herança. Preenchi o anexo G e recebi um erro após a validação da declaração. G 53. Isto quer dizer que tenho que corrigir as declarações anteriores?

No Portal das Finanças surgem os vários erros possíveis e a forma de os corrigir: http://www.e-financas.gov.pt/de/ajuda/DGCI/FAQED3.htm

Relativamente a esse caso em concreto, parece-me que estás a indicar qualquer coisa no quadro 5 do anexo G que não bate certo com o que foi declarado em anos anteriores. Mais concretamente, estarás a declarar algum reinvestimento relativo a um imóvel declarado no quadro 4 em anos anteriores mas sem indicar corretamente a referência para o mesmo? Ou ter-te-ás enganado no ano?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    • 6 months later...

Bom dia

Tenho uma difficuldad com o annexo G . Eu vendi uma casa en Portugal em 2014 e comprei uma casa na Italia en 2015, No campo 521 entrei o ano 2014 porque o sistema me diz que este campo nao pode ser superior ao ano mencionado no campo 501  Mas quando faco isso recibo uma mensagem que os valores dos campos 501 e 521 nao podem ser os mesmos

Agradeceria uma ajuda a este respeito com a massima urgencia

Atenciosamente

Olivier

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho uma difficuldad com o annexo G . Eu vendi uma casa en Portugal em 2014 e comprei uma casa na Italia en 2015, No campo 521 entrei o ano 2014 porque o sistema me diz que este campo nao pode ser superior ao ano mencionado no campo 501  Mas quando faco isso recibo uma mensagem que os valores dos campos 501 e 521 nao podem ser os mesmos

http://www.forumfinancas.pt/topic/1015-ajuda-preenchimento-anexo-g-do-irs/?do=findComment&comment=73101

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites