Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Crédito habitação - plano de amortização agressiva

Visitante tags1982

Recommended Posts

Visitante tags1982

Olá,

Peço desculpa, não tinha visto os últimos desenvolvimentos neste tópico.

azimuter, compreendo perfeitamente a sua perspetiva e agradeço :) Acredite que nestas coisas, tb eu penso mais com o coração mas há vários cenários que tenho de ponderar. Não pretendo constituir família e assusta-me um pouco a idade da reforma, sendo que daqui a 30 anos, não me parece que consigamos sobreviver só com a eventual ajuda do estado. Não me parece muito seguro empenhar tudo num imóvel e ficar com ele pago, sem garantia de que depois vá ter a disciplina ou as estabilidade profissional necessária para colocar o montante que antes ia para a prestação de lado.

Em relação ao banco, já fiz o ultimato possível, tentando pressionar para melhorarem as condições do crédito (ou por redução do spread, ou passando para uma modalidade em que amortizasse mais capital, ou prescindindo de alguns dos produtos contratados, mantendo o spread) com a contrapartida de lá manter o património financeiro. Foram irredutíveis e o gerente acabou por me dizer que contra a política do banco me aconselhava a amortizar uma parte.

Neste momento, estou numa de tirar de lá grande parte do dinheiro (para investimento em produtos dos ctt) e fazer lá um ou outro investimento com um pouco mais de risco até ao final do ano e depois voltar a reavaliar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

...

Em relação ao banco, já fiz o ultimato possível, tentando pressionar para melhorarem as condições do crédito (ou por redução do spread, ou passando para uma modalidade em que amortizasse mais capital, ou prescindindo de alguns dos produtos contratados, mantendo o spread) com a contrapartida de lá manter o património financeiro. Foram irredutíveis e o gerente acabou por me dizer que contra a política do banco me aconselhava a amortizar uma parte.

...

Os contratos, devidamente assinados, são para se cumprir!...

Já não me recordo do caso em si, mas a renegociação só ocorre se arranjar outra instituição disposta a ficar com o seu crédito em melhores condições das que tem atualmente. Por outro lado, a prestação (seguro de vida e juros) só diminui se a euribor também diminuir ou se efetuar amortizações extras.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os contratos, devidamente assinados, são para se cumprir!...

Já não me recordo do caso em si, mas a renegociação só ocorre se arranjar outra instituição disposta a ficar com o seu crédito em melhores condições das que tem atualmente. Por outro lado, a prestação (seguro de vida e juros) só diminui se a euribor também diminuir ou se efetuar amortizações extras.

Parece-me que as amortizaçoes extra ajudavam....

Alem de evitar muitos juros ao amortizar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante tags1982

Obrigada pelas opiniões.

Acabei por decidir definitivamente não amortizar, nesta fase. Em vez disso, irei encurtar o prazo em 10 anos e assim passar a canalizar obrigatoriamente mas um bocadinho do meu rendimento mensal para a prestação acabando por reduzir significativamente os juros pagos no total do empréstimo.

Entretanto, estabeleci também como objetivo rentabilizar ao máximo as minhas poupanças com o objetivo de amortizar na totalidade daqui a 8 anos (aos 40 :) ), sobrando ainda algum dinheiro para fundo de emergência.

Vamos lá ver :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigada pelas opiniões.

1. Acabei por decidir definitivamente não amortizar, nesta fase. Em vez disso, irei encurtar o prazo em 10 anos e assim passar a canalizar obrigatoriamente mas um bocadinho do meu rendimento mensal para a prestação acabando por reduzir significativamente os juros pagos no total do empréstimo.

Entretanto, estabeleci também como objetivo rentabilizar ao máximo as minhas poupanças com o objetivo de amortizar na totalidade daqui a 8 anos (aos 40 :) ), sobrando ainda algum dinheiro para fundo de emergência.

Vamos lá ver :)

1. Ao encurtar o prazo, está a amortizar na mesma... paga menos juros relativamente aos juros que pagaria se não diminui-se o prazo contratado!...

Não sei se tem os seguros contratualizados com o banco ou se os fez fora do banco. Convém, caso não o façam por si, avisar que procedeu à diminuição do prazo contratado!...

É uma boa estratégia!  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1. Ao encurtar o prazo, está a amortizar na mesma... paga menos juros relativamente aos juros que pagaria se não diminui-se o prazo contratado!...

Não sei se tem os seguros contratualizados com o banco ou se os fez fora do banco. Convém, caso não o façam por si, avisar que procedeu à diminuição do prazo contratado!...

É uma boa estratégia!  ;)

Sem duvida!

Tirar 10 anos é amortizar na mesma...

Para dar um exemplo... eu pedir o mesmo montante menos 1 ano dava menos 7000€ de juros a pagar ao banco, na totalidade do emprestimo...

Imagino 10 ANOS...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sem duvida!

Tirar 10 anos é amortizar na mesma...

1. Para dar um exemplo... eu pedir o mesmo montante menos 1 ano dava menos 7000€ de juros a pagar ao banco, na totalidade do emprestimo...

2. Imagino 10 ANOS...

1. Deve-se estar a referir à diminuição de um ano no período do empréstimo e à diminuição da euribor!...

2. Também é possível calcular. Seguramente, o capital a amortizar no CH aumenta e a receita proveniente dos juros será bastante menor para o banco!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1. Deve-se estar a referir à diminuição de um ano no período do empréstimo e à diminuição da euribor!...

2. Também é possível calcular. Seguramente, o capital a amortizar no CH aumenta e a receita proveniente dos juros será bastante menor para o banco!...

1. Não...

Estou-me a referir a mesma taxa Euribor e ao facto de ser 36 ou 37 anos (6275€ incluindo a diferença de 1 ano em seguros de vida e multi-riscos).

Valor          Juros            Total          Multi-riscos        Vida          Comissao    TOTAL encargos

37 anos    135.000€    85.857,72€    220.857,72€      4.929,51€    43.921,20€      808,08€      270.516,51€

36 anos    135.000€    83.217,04€    218.217,04€      4.796,28€    40.441,44€      786,24€      264.241,00€

Mesmo assim ao reduzir APENAS 1 ANO, so contabilizando os juros, pago menos 2.640,68€ agora imagino em 10 anos...

Reduzir ao prazo também é amortizar....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1. Não...

Estou-me a referir a mesma taxa Euribor e ao facto de ser 36 ou 37 anos (6275€ incluindo a diferença de 1 ano em seguros de vida e multi-riscos).

Valor          Juros            Total          Multi-riscos        Vida          Comissao    TOTAL encargos

37 anos    135.000€    85.857,72€    220.857,72€      4.929,51€    43.921,20€      808,08€      270.516,51€

36 anos    135.000€    83.217,04€    218.217,04€      4.796,28€    40.441,44€      786,24€      264.241,00€

Mesmo assim ao reduzir APENAS 1 ANO, so contabilizando os juros, pago menos 2.640,68€ agora imagino em 10 anos...

Reduzir ao prazo também é amortizar....

Se considerar, então, a atualização da euribor para o mesmo prazo, os juros a pagar ainda serão menores...

36 anos - 135000€ (valor) - 80491,85€ (juros) - ...

Portanto, há todo um conjunto de factores que "aliados" podem ser benéficos para o credor!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites