Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Credito Habitação: melhores condições

YARA

Recommended Posts

Tempos houve de spreads 0% durante algum tempo em certas campanhas. mas actualmente de certeza que ninguém as tem :)

Esse tempo de spread's 0% já lá vai. O que me estava a referir era à evolução da euribor... No ritmo descendente em que se encontra, se não houver um "travão" da parte dos bancos (principais interessados... Não têm as portas abertas para perder dinheiro!...) é natural que encontremos euribor negativa. Se por exemplo, absurdo (ou talvez não), a euribor for de -0,2%, num crédito cuja spread seja 0,15% (outro exemplo), o banco teria "prejuizo"!...

Dai que me pareça que os bancos devem colocar uma barreira (0%) na descida da euribor!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 492
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• ABCD

177

• YARA

128

• nunoadriao

34

• pauloaguia

26

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Euribor (Outubro 2015): 1 mês: -0,116% 3 meses: -0,054% 6 meses: 0,020% 12 meses: 0,128%   Boas notícias para quem tem a revisão do seu crédito, em Novembro. A euribor, continua a descer em todo

Euribor (Janeiro 2016): 1 mês: -0,223% 3 meses: -0,146% 6 meses: -0,061% 12 meses: 0,042% Face ao "desenvolvimento" negativo das médias das euribores, os bancos deixam de conceder CH para prazos

1. Assim, já faz sentido. Se mudar, aceitando as condições iniciais do banco, sempre se pode "defender" quando as obrigações mensais começarem a subir, fruto da idade (apenas)... 2. Faça-lhes um ult

Dai que me pareça que os bancos devem colocar uma barreira (0%) na descida da euribor!...

Pois se são os bancos que definem a própria Euribor... (é preciso não esquecer que a Euribor é a média das taxas que os bancos cobram quando emprestam dinheiro entre si)

Até acho possível que as taxas de muito curto prazo (até 1 semana) pudessem vir a ter um valor ligeiramente negativo em alguma altura (o próprio BCE já cobra 0,2% aos bancos para lá terem o dinheiro em caixa, eventualmente alguns bancos poderiam seguir o exemplo para curtos prazos, embora não acredito que todos o fizessem de uma forma generalizada). Acho improvável mas possível até é.

Agora, a prazos mais longos, nenhum banco ia aceitar ser cobrado por outro durante tanto tempo... perder dinheiro por perder dinheiro, certamente mais valia ter o dinheiro em caixa e pagá-lo ao BCE, à espera do dia em que as taxas voltassem a subir para depositar o dinheiro nesse dia, com taxas positivas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Pois se são os bancos que definem a própria Euribor... (é preciso não esquecer que a Euribor é a média das taxas que os bancos cobram quando emprestam dinheiro entre si)

Até acho possível que as taxas de muito curto prazo (até 1 semana) pudessem vir a ter um valor ligeiramente negativo em alguma altura (o próprio BCE já cobra 0,2% aos bancos para lá terem o dinheiro em caixa, eventualmente alguns bancos poderiam seguir o exemplo para curtos prazos, embora não acredito que todos o fizessem de uma forma generalizada). Acho improvável mas possível até é.

Agora, a prazos mais longos, nenhum banco ia aceitar ser cobrado por outro durante tanto tempo... perder dinheiro por perder dinheiro, certamente mais valia ter o dinheiro em caixa e pagá-lo ao BCE, à espera do dia em que as taxas voltassem a subir para depositar o dinheiro nesse dia, com taxas positivas.

As minhas observações, que não se resumem a essa frase, têm por base o que se está a passar com as descidas das taxas que servem de indexante no crédito à habitação: http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/bancos_preocupados_com_perspectiva_de_euribor_negativa.html

Nesta fase, estão a formar-se grupos de trabalho!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Euribor (Setembro):

1 mês - 0,018%

3 meses - 0,097%

6 meses - 0,200%

12 meses - 0,362%

Observa-se que a euribor, nalguns prazos, está abaixo ou próxima da taxa diretora (0,05%).

Se continuar a descer nos próximos meses, pode acontecer que os bancos "fixem" a taxa nos 0,000% por forma a não se observar taxas negativas (onde teriam de "pagar" aos clientes com CH)...

... e continua a descer...

Euribor (Outubro):

1 mês - 0,008%

3 meses - 0,083%

6 meses - 0,184%

12 meses - 0,338%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito bom dia,

tenho vindo a acompanhar este tópico desde que foi criado. Neste momento vou-me iniciar nestas andanças do crédito à habitação e gostava de saber como poderei negociar com o banco uma taxa mais baixa já que pelo que li aqui as taxas que tenho são bastante diferentes, já falei com alguns bancos mas apenas vou apenas colocar aqui os 2 com as taxas mais baixas, vou passar a descrever a minha situação:

Valor da avaliação: 210.000€

Valor da compra: 195.000€

Valor do empréstimo 165.000€

Taxa: Euribor a 6 meses

Em termos de Spread tenho:

CGD -> 3,85% - (40 Anos - 480 prestações)

BIC -> 3,20% - (30 Anos - 360 prestações - foi-me dito pela pessoa com quem falei que o BIC só aprovaria o crédito se fossem 30 anos mais do que isso não deveriam aprovar)

Em termos de Prestação Simples tenho:

CGD -> 708,50€

BIC -> 743,97€

Em termos do Total Mensal Encargos (Seguros incluídos e comissões) tenho:

CGD -> 757,10€

BIC -> 786,15€

Em relação à minha situação somos 2 proponentes com um rendimento anual de 33300€.

Obrigado

nunoadriao

Nunca mais apareceu nem deu noticias.

Sempre seguiu com o processo para a frente?

Que tal está a correr?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito bom dia, ainda não avancei com o crédito. O banco neste caso a CGD já fez a avaliação da casa e avaliou-a em 201000€. A venda ( e a escritura) serão feitas por 185000€. Ainda continuo à espera da resposta do banco.

De 210000€ para 201000€ há uma diferença que não o favorece em termos de relação garantia/financiamento.

Esta relação sobre para 92,040%!...

Sabendo que os bancos não costumam emprestar acima de 80%, imagino que a prestação deverá ser inflacionada caso obtenha aprovação do banco!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

(...)

Vou deixar aqui o resultado das simulações feitas na agência:

Imóvel: Moradia T3

Valor Avaliação: 220.000€

Valor Compra: 190.000€

Valor Escritura: 180.000€

Indexante: Euribor 3 meses (0,192%)

Spread: 2,5%

Hipótese 1:

Valor Empréstimo: 175.000€Valor Entrada: 15.000€

TAER: 3,634%

Prestação Total: 640,46€

Taxa de Esforço: 22,87%

Hipótese 2:

Valor Empréstimo: 180.000€Valor Entrada: 10.000€

TAER: 3,629%

Prestação Total: 658,29€

Taxa de Esforço: 23,51%

Hipótese 3:

Valor Empréstimo: 185.000€Valor Entrada: 5.000€

TAER: 3,625%

Prestação Total: 676,11€

Taxa de Esforço: 24,14%

Hipótese 4:

Valor Empréstimo: 190.000€Valor Entrada: 0€

TAER: 3,620%

Prestação Total: 693,93€Taxa de Esforço: 24,78%

Os 30.000€ estão numa conta a prazo que neste momento não rende quase nada.

O que é me aconselham a fazer?

Obrigado.

Inicialmente a 11/9 como disse, a avaliação não era 220.000€?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pode alterar o valor limite do financiamento. Neste momento tenho um pedido feito no BIC e na CGD para saber se emprestam o valor de 175000€ face a 200000€ de valor de avaliação ou seja 87,5% do valor. Em ambas as instituições requer uma aprovação e é isso que estou à espera de saber. E saber se mudam algumas condições.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

De 210000€ para 201000€ há uma diferença que não o favorece em termos de relação garantia/financiamento.

Esta relação sobe para 92,040%!...

Sabendo que os bancos não costumam emprestar acima de 80%, imagino que a prestação deverá ser inflacionada caso obtenha aprovação do banco!...

Se o valor do empréstimo for de 175000€ a relação garantia/financiamento diminui para 87,065%!...

Mesmo assim, acima dos 80%!...

Pode alterar o valor limite do financiamento. Neste momento tenho um pedido feito no BIC e na CGD para saber se emprestam o valor de 175000€ face a 200000€ de valor de avaliação ou seja 87,5% do valor. Em ambas as instituições requer uma aprovação e é isso que estou à espera de saber. E saber se mudam algumas condições.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E depois admiram-se quando olham para os dados do crédito mal parado. Os bancos continuam a ceder crédito como se tivessem a vender cerveja no Bairro Alto. A ceder crédito de 90 ou até 80% do valor do imóvel o banco fica seguramente a assumir um risco brutal nos primeiros anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim fica acima dos 80% mas no caso do BIC eles dizem que emprestam até 90% do valor. Quanto à CGD foi a minha gestora de conta que disse que ia tentar porque não queria perder clientes. Por isso estou a aguardar.

De agosto para cá consegui colocar algum capital relevante de lado?

Se conseguiu, sempre podia pedir menos capital ao banco e baixar a relação garantia/financiamento para um valor percentual mais seguro... quer para si, quer para a instituição que lhe conceder o empréstimo!...

Se não conseguiu, devia refletir noutras hipóteses!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

De agosto para cá consegui colocar algum capital relevante de lado?

Se conseguiu, sempre podia pedir menos capital ao banco e baixar a relação garantia/financiamento para um valor percentual mais seguro... quer para si, quer para a instituição que lhe conceder o empréstimo!...

Se não conseguiu, devia refletir noutras hipóteses!...

Concordo!

Atenção às TAERs porque isso é uma "treta"! Basta a cobertura dos seguros serem diferentes...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

... e continua a descer...

Euribor (Outubro):

1 mês - 0,008%

3 meses - 0,083%

6 meses - 0,184%

12 meses - 0,338%

Continua a descer, mas de forma menos acentuada... A um mês parece que parou a descida, uma vez que agora está ligeiramente mais alta!

Euribor (Novembro):

1 mês - 0,010%

3 meses - 0,081%

6 meses - 0,182%

12 meses - 0,335%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Continua a descer, mas de forma menos acentuada... A um mês parece que parou a descida, uma vez que agora está ligeiramente mais alta!

Euribor (Novembro):

1 mês - 0,010%

3 meses - 0,081%

6 meses - 0,182%

12 meses - 0,335%

Um CH com uma escritura realizada em Agosto, quando é actualizada a Taxa Euribor a 6 meses?

Fevereiro em relação a Taxa Euribor 6M registada a 31/01/2015?

Ou Março?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Um CH com uma escritura realizada em Agosto, quando é actualizada a Taxa Euribor a 6 meses?

Fevereiro em relação a Taxa Euribor 6M registada a 31/01/2015?

Ou Março?

A prestação é calculada quando contrata o crédito e, posteriormente, a cada revisão. Como o empréstimo está indexado à euribor a 6 meses, a prestação é revista de 6 em 6 meses. Assim, em março deverá ter de pagar uma nova prestação de acordo com a média da euribor do mês anterior (a qual soma com o spread contratado)!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Euribor (Novembro):

1 mês - 0,010%

3 meses - 0,081%

6 meses - 0,182%

12 meses - 0,335%

A 6 e 12 meses, ainda continua a descer... A 3 meses mantem o mesmo valor e a 1 mês subiu!...

Euribor (Dezembro):

1 mês - 0,023%

3 meses - 0,081%

6 meses - 0,176%

12 meses - 0,329%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A prestação é calculada quando contrata o crédito e, posteriormente, a cada revisão. Como o empréstimo está indexado à euribor a 6 meses, a prestação é revista de 6 em 6 meses. Assim, em março deverá ter de pagar uma nova prestação de acordo com a média da euribor do mês anterior (a qual soma com o spread contratado)!

Se contratei em Agosto, de acordo com a Taxa 6M de 31/7 quer dizer que só vou sentir em Março de acordo com a média da Euribor 6M de 28/2?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim fica acima dos 80% mas no caso do BIC eles dizem que emprestam até 90% do valor. Quanto à CGD foi a minha gestora de conta que disse que ia tentar porque não queria perder clientes. Por isso estou a aguardar.

nunoadriao

Nunca mais deu notícias.

Chegou a fazer o CH?

Como correu?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites