Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Credito Habitação: melhores condições

YARA

Recommended Posts

Qual a validade dessa avaliação? Foi um valor "sugerido" pelo banco para encaixar bem na simulação? Foi indicado pelo vendedor (e se vale 220, porque é que a está a vender por 190?). Uma das maiores surpresas nestas coisas é quando a avaliação fica substancialmente abaixo do esperado e depois o spread sobre, porque afinal o risco é maior, ou até o banco se recusa a conceder o empréstimo porque já fica acima da taxa de cobertura de 80% ou lá quanto é que andam a fazer hoje em dia...

Já agora, para a hipótese 3, não podes escriturar a casa por 180 e pedir um empréstimo de 185 creio eu (suponho que também estejas ao corrente das consequências de comprares por 190 e escriturares só por 180 se as finanças descobrirem).

Também não aconselho a ir muito abaixo dos 175 porque, como disseste, dos 15.000 ainda há de sair o dinheiro para pagar os impostos e a escritura. E eu acrescento, se calhar, as despesas com a mudança/mobilar a casa. E claro, tem de sobrar alguma coisa para o fundo de emergência, que normalmente devia ser o equivalente a uns meses de vencimento... A menos que já estejas a excluir o fundo de emergência desses 30.000€, aí talvez dê para "esticar" um pouco mais, como sugeriu o ABCD - mas em última análise, tu é que sabes o que vais precisar.

Pessoalmente não faria um empréstimo a 40 anos. Muita coisa muda em 40 anos (as taxas mudam, muda-se de emprego, pode-se ter um acidente com o carro, ter filhos, ter de tratar dos pais, etc). Apesar disso, a taxa de esforço está abaixo dos 25%, o que permite acomodar algumas surpresas (já agora, essa taxa de esforço foi calculada sobre o vencimento líquido, certo?)

Nessas simulações deve constar o que acontece à prestação caso a Euribor suba mais 1% ou 2%. Hoje em dia a Euribor está próxima do zero, há meia dúzia de anos estava acima de 5% - mas nessa altura os spread eram muito baixos, não de 2,5% como hoje; Pega num simulador de prestações e vê o que acontece à prestação se daqui a 5 anos a Euribor estiver nos 3%, e com esse spread em cima - continuas confortável com o valor da prestação?

A simulação foi feita ao balcão e depois seguiria mediante a que eu escolher para aprovação e só ai é que fazem a avaliação foi o que me foi dito.

A minha ideia também aponta para a 1ª hipótese. Quanto ao fazer a escritura por um valor inferior ao empréstimo não existe problema nenhum o problema é fazer a escritura por um valor inferior ao da venda, porque para o banco isso não interessa e se à bancos que fazem as conta à avaliação pode acontecer que o empréstimo seja maior que o valor da escritura.

A taxa de esforço foi calculada sobre o vencimento liquido.

Existe outro dado que eu não inclui porque não queria contar com ele que é o facto de ter outra casa mas que já está completamente paga e que será para vender/arrendar. Mas é como digo queria tomar a decisão sem contar com o € que poderá vir dai porque assim como pode ser rápido vender/alugar também pode ser muito difícil e depois estar a pensar nesse € para ajudar a pagar a prestação e depois não o ter.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 492
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• ABCD

177

• YARA

128

• nunoadriao

34

• pauloaguia

26

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Euribor (Outubro 2015): 1 mês: -0,116% 3 meses: -0,054% 6 meses: 0,020% 12 meses: 0,128%   Boas notícias para quem tem a revisão do seu crédito, em Novembro. A euribor, continua a descer em todo

Euribor (Janeiro 2016): 1 mês: -0,223% 3 meses: -0,146% 6 meses: -0,061% 12 meses: 0,042% Face ao "desenvolvimento" negativo das médias das euribores, os bancos deixam de conceder CH para prazos

1. Assim, já faz sentido. Se mudar, aceitando as condições iniciais do banco, sempre se pode "defender" quando as obrigações mensais começarem a subir, fruto da idade (apenas)... 2. Faça-lhes um ult

Sim em todas as hipóteses me deram 2,5% de spread. Inicialmente apenas tinha pedido simulação para a hipótese 1 depois decidi ver as.outras e ver como ficava o spread.

Embora me tenha acontecido semelhante, acho estranho que quer peça 190, 180 ou 175 mil lhe façam o mesmo spread....

Isso é no BIC?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando me refiro à prestação total já estou a incluir todos os seguros bem como a comissão do banco.

O empréstimo é a 40 anos (eu tenho 33 e a minha esposa tem 35).

Em relação a amortizar mais além dos 15.000€ da 1ª hipótese não estou a ter em conta porque queria utilizar os restantes 15.000€ para pagar a escritura e ainda investir em paineis solares cerca de 3.000€. Portanto dos 15.000€ ficaria com cerca de 4.000€/5.000€ para não ficar a zeros.

Pense também em painéis fotovoltaicos, pois o governo acabou de legislar regimes jurídicos no sentido de autorizar a produção de energia para consumo próprio (http://www.publico.pt/economia/noticia/governo-vai-permitir-producao-de-electricidade-para-autoconsumo-1668667#/12131pag-2). Pelo que li, por pouco mais de 500€, pode ser um bom investimento para reduzir o consumo da fatura eletrica... pelo menos nos meses "quentes"!...

Tirando este aparte, foi-lhe dito um valor na(s) simulação(ões) para as despesas iniciais e comissões?

O imóvel em si é do banco ou trata-se de um imóvel particular?

Tentou verificar se o proprietário do imóvel estaria interessado em ficar com o seu imóvel (permuta) a troco de uma redução substancial no valor que ele está a pedir por ele?

O valor da avaliação é real ou trata-se de algo estimado pelo vendedor? Se for a segunda hipótese, tenha cuidado pois costuma haver surpresas após o pedido de avaliação efetuado pelo banco. O "perito" designado pelo banco avalia por baixo e depois as condições das simulações alteram-se substancialmente!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pense também em painéis fotovoltaicos, pois o governo acabou de legislar regimes jurídicos no sentido de autorizar a produção de energia para consumo próprio (http://www.publico.pt/economia/noticia/governo-vai-permitir-producao-de-electricidade-para-autoconsumo-1668667#/12131pag-2). Pelo que li, por pouco mais de 500€, pode ser um bom investimento para reduzir o consumo da fatura eletrica... pelo menos nos meses "quentes"!...

Tirando este aparte, foi-lhe dito um valor na(s) simulação(ões) para as despesas iniciais e comissões?

O imóvel em si é do banco ou trata-se de um imóvel particular?

Tentou verificar se o proprietário do imóvel estaria interessado em ficar com o seu imóvel (permuta) a troco de uma redução substancial no valor que ele está a pedir por ele?

O valor da avaliação é real ou trata-se de algo estimado pelo vendedor? Se for a segunda hipótese, tenha cuidado pois costuma haver surpresas após o pedido de avaliação efetuado pelo banco. O "perito" designado pelo banco avalia por baixo e depois as condições das simulações alteram-se substancialmente!...

Em relação aos painéis ainda não pensei em nenhuma solução só depois de ter adquirido a casa é que irei estudar a situação.

Nas simulações estão os seguintes custos - Encargos associados ao crédito à habitação:

• Despesas de processo
    • Comissão de Formalização de Escritura
    • Casa pronta
    • Imposto de selo da aquisição
    • Imposto de selo da hipoteca
    • Comissão de Conservação de Registos
    • IMT

O imóvel não é de nenhum banco é venda directa do construtor.

Ainda falei na hipótese de permuta mas o construtor não aceitou devido a não querer ficar com outra casa para vender e também porque ficam em concelhos diferentes de onde ele constrói.

Em relação ao valor da avaliação o mesmo foi-me dado pelo banco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em relação aos painéis ainda não pensei em nenhuma solução só depois de ter adquirido a casa é que irei estudar a situação.

Nas simulações estão os seguintes custos - Encargos associados ao crédito à habitação:

• Despesas de processo
    • Comissão de Formalização de Escritura
    • Casa pronta
    • Imposto de selo da aquisição
    • Imposto de selo da hipoteca
    • Comissão de Conservação de Registos
    • IMT

O imóvel não é de nenhum banco é venda directa do construtor.

Ainda falei na hipótese de permuta mas o construtor não aceitou devido a não querer ficar com outra casa para vender e também porque ficam em concelhos diferentes de onde ele constrói.

1. Em relação ao valor da avaliação o mesmo foi-me dado pelo banco.

Mas como pode ser o banco a indicar esse valor se o imóvel não é deles?

O construtor terá alguma "parceria" com o banco?

Já procurou efetuar outras simulações, nas mesmas condições (avaliação, prazo...) noutras entidades bancárias?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas como pode ser o banco a indicar esse valor se o imóvel não é deles?

O construtor terá alguma "parceria" com o banco?

Já procurou efetuar outras simulações, nas mesmas condições (avaliação, prazo...) noutras entidades bancárias?

O contacto foi-me dado pelo construtor agora se tem alguma parceria penso que não pois ele disse-me que não tinha a casa em banco nenhum.

As simulações que fiz noutros bancos o mínimo de spread que me fizeram foi 3%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Houve outra coisa que me esqueci de perguntar que é o seguinte. Qual é a razão da TAER ir baixando quanto maior for o empréstimo?

A TAER é calculada pelo somatório dos encargos do empréstimo (juros, seguros, comissões, etc) e pelo seu peso comparativamente ao montante pedido.

Há parcelas que variam com o montante do empréstimo (juros e imposto de selo, por exemplo) e há outras que são fixas (a maior parte das comissões bancárias). Naturalmente que, se ao pedir mais, só parte dos encargos aumenta, o peso que o total dos encargos tem no montante total pedido é cada vez menor proporcionalmente.

Por absurdo, se eu pedisse um empréstimo de 500€ a um ano a 10% e a comissão de dossier para análise do mesmo fosse de 450€, então a TAER seria de 100%; se eu pedir 1000€ à mesma taxa de juro e com a mesma comissão de dossier, a TAER desce para 55%. Mas os meus encargos com o empréstimo subiram 50€.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O contacto foi-me dado pelo construtor agora se tem alguma parceria penso que não pois ele disse-me que não tinha a casa em banco nenhum.

As simulações que fiz noutros bancos o mínimo de spread que me fizeram foi 3%.

Mas nao tem de analisar so o spread...

Eu tinha spread no POPULAR de 2.35% e na CGD de 2.50% e efectivamente no final do emprestimo (36 anos), compensava mais o spread 2.50% do que o 2.35%...

Os seguros e comissoes do POPULAR eram o dobro dos da CGD...

Tem de analisar tudo...

Montante, Juros, Total, Seguros Multi-riscos, Seguro Vida, Comissoes, Total...

O que lhe aparece no Plano financeiro na soma final para o valor que pensa pedir?

EDITEI porque tinha colocado Santander mas onde tinha spread de 2.35% era no Banco Popular...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas nao tem de analisar so o spread...

Eu tinha spread no Santander de 2.35% e na CGD de 2.50% e efectivamente no final do emprestimo (36 anos), compensava mais o spread 2.50% do que o 2.35%...

Os seguros e comissoes do Santander eram o dobro dos da CGD...

Tem de analisar tudo...

Montante, Juros, Total, Seguros Multi-riscos, Seguro Vida, Comissoes, Total...

O que lhe aparece no Plano financeiro na soma final para o valor que pensa pedir?

Eu tenho falado em spread mas o que realmente tenho comparado é a TAER entre as simulações que tive.

Quantos aos valores só mais logo é que poderei ver pois tenho as FIN em casa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu tenho falado em spread mas o que realmente tenho comparado é a TAER entre as simulações que tive.

Quantos aos valores só mais logo é que poderei ver pois tenho as FIN em casa.

A titulo de curiosidade vou colocar a comparação que fiz (na altura) entre um spread mais baixo e um spread mais alto...

Spread na CGD 2.50% e no Popular de 2.25%

Prazos iguais

Montante      Juros          Total        Multi-riscos      Seguro Vida    Comissoes          TOTAL

CGD      135.000€    83.217,04€  218.217,04€    4.796,28€        40.441,44€      786,24€        264.241,00€

Popular  135.000€    75.161,81€  210.161,81€    7.779,39€        51.775,89€    1947,34€        271.664,43€

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A titulo de curiosidade vou colocar a comparação que fiz (na altura) entre um spread mais baixo e um spread mais alto...

Prazos iguais

Montante      Juros          Total        Multi-riscos      Seguro Vida    Comissoes          TOTAL

CGD      135.000€    83.217,04€  218.217,04€    4.796,28€        40.441,44€      786,24€        264.241,00€

Popular  135.000€    75.161,81€  210.161,81€    7.779,39€        51.775,89€    1947,34€        271.664,43€

Mas é qual era a TAER de cada um?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas é qual era a TAER de cada um?

CGD: 3,993%

A do Popular na TAER diz não aplicavel.

Na TAE diz  diz: 4,372%

So analisa a TAER? Nao ve os seguros mais caros nem nada disso?

Eu tambem acabei por subscrever os seguros de banco mas de todos os bancos e de todas as simulações (BPI, BIC, Santander, Popular e BES, na altura ainda pedi simulaçoes no BES) os seguros associados a bancos os da CGD eram os mais baratos...

So no Multi-riscos notava-se:

CGD: 133,23€

Popular: 216€

Santander: 257,88€

BPI: 198€

BIC: 213,36€

BES: 201,82€

No de Vida (2 cabeças - 1º ano):

CGD: 34,64€

Popular: 49,91€

Santander:

BPI: 44,58€

BIC: 35,01€

BES: 42,26€

Compare com outros bancos para o mesmo prazo os juros que paga... isso é importante...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A TAER é calculada pelo somatório dos encargos do empréstimo (juros, seguros, comissões, etc) e pelo seu peso comparativamente ao montante pedido.

Há parcelas que variam com o montante do empréstimo (juros e imposto de selo, por exemplo) e há outras que são fixas (a maior parte das comissões bancárias). Naturalmente que, se ao pedir mais, só parte dos encargos aumenta, o peso que o total dos encargos tem no montante total pedido é cada vez menor proporcionalmente.

Por absurdo, se eu pedisse um empréstimo de 500€ a um ano a 10% e a comissão de dossier para análise do mesmo fosse de 450€, então a TAER seria de 100%; se eu pedir 1000€ à mesma taxa de juro e com a mesma comissão de dossier, a TAER desce para 55%. Mas os meus encargos com o empréstimo subiram 50€.

Tenho aqui 2 simulaçoes da CGD... uma para 140.000€ e outra para 135.000€

Na de 140.000€ a TAER é: 3,985%

Na de 135.000€ a TAER é: 3,993%

Nao era suposto quando peço menos a TAER descer?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

CGD: 3,993%

A do Popular na TAER diz não aplicavel.

Na TAE diz  diz: 4,372%

So analisa a TAER? Nao ve os seguros mais caros nem nada disso?

Eu tambem acabei por subscrever os seguros de banco mas de todos os bancos e de todas as simulações (BPI, BIC, Santander, Popular e BES, na altura ainda pedi simulaçoes no BES) os seguros associados a bancos os da CGD eram os mais baratos...

So no Multi-riscos notava-se:

CGD: 133,23€

Popular: 216€

Santander: 257,88€

BPI: 198€

BIC: 213,36€

BES: 201,82€

No de Vida (2 cabeças - 1º ano):

CGD: 34,64€

Popular: 49,91€

Santander:

BPI: 44,58€

BIC: 35,01€

BES: 42,26€

Compare com outros bancos para o mesmo prazo os juros que paga... isso é importante...

Eu comparo a TAER porque já reflete os custos todos do empréstimo penso que a TAER ao incluir já tudo incluindo o valor dos seguros permite ver melhor qual a opção a escolher.

A nível de seguro multiriscos tenho para o BIC:187,68

Para o seguro de vida para o 1º ano tenho: 27,97€ (para 175.000€) e 28,77€ (para 180.000€)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu comparo a TAER porque já reflete os custos todos do empréstimo penso que a TAER ao incluir já tudo incluindo o valor dos seguros permite ver melhor qual a opção a escolher.

A nível de seguro multiriscos tenho para o BIC:187,68

Para o seguro de vida para o 1º ano tenho: 27,97€ (para 175.000€) e 28,77€ (para 180.000€)

Os de vida realmente não estão caros...

O multi-riscos... que tipologia é?

Na Fidelidade pelo meu (ja paguei a semana passada) foi 133€...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É uma moradia t3 com r/c, 1 andar e tem sótão que dá para fazer lá mais 2 divisões e 1 wc.

Consegue disponibilizar os dados das simulações como indicado aqui:

Prazos iguais

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É uma moradia t3 com r/c, 1 andar e tem sótão que dá para fazer lá mais 2 divisões e 1 wc.

A minha é um andar-moradia T4 com elevador, paineis solares, 4 WC e 1 garagem para 3 carros.

O meu seguro multi-riscos é 133€...

O de vida é mais caro, é verdade, eram 34€ mas ainda fiquei com agravamento, vou sair em Janeiro...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Consigo mas tenho que somar os valores todos porque a FIN que me mandaram não tem totais.

Pois, tem razao... na altura para o BIC tambem tive de somar tudo...

Deu um trabalhão...

NO BIC na altura so cheguei a pedir para 150.000€

O BIC dava-me spread de 2.80%

Na altura nao decidi pelo BIC porque me dava spread maior, os seguros eram mais caros e confesso que tive alguns "receios"....

Quando tive spread de 2.50% pela CGD, nao hesitei...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois mas na caixa já falei com a gestora de conta que me disse que não conseguia nada melhor que aquele e nem emprestava a mesma quantidade de €

Pois... a CGD faz-se muito dificil...

A mim disseram-me que a avaliaçao ia ser de 250.000€ e depois nao foi....

Tenha cuidado com isso da avaliação....

Sempre vai avançar no BIC?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites