Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• O meu Crédito Habitação e os seus Encargos

Pipocas

Recommended Posts

Anti-Anti, para te emprestarem o dinheiro ke precisas tudo depende das avaliações, pois se o banco só te empresta 80 ou 90 % do valor da avaliação, a avaliação da casa tem de ser superior aos 135 mil euros. por exe se a casa for avaliada em 175000, os 80% serão 140000, então daria para o valor da casa e para algumas despesas iniciais.

espero me ter feito entender

boa sorte.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 183
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• pauloaguia

40

• Pipocas

23

• Netbird

13

• sultão

12

.. a avaliação é feita por que entidade?

Pelo próprio Banco e depois pelas Finanças.

Sem ofensa, se não tens o dinheiro para a entrada nem para as despesas com todo o processo não será um risco muito grande? Não seria prudente poupares até conseguires juntar esse ( e mais) dinheiro? Casas há muitas e os sonhos (devem-se realizar) mas às vezes demoram.

Vê lá se o sonho não se torna um pesadelo!

Desculpa a franqueza ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, óbvio  :)

Enquanto estou em casa da mamã tenho aproveitado para juntar uns trocos, a questão é que se sou obrigado a pagar uma entrada inicial de 30 mil Euros bem que posso esperar mais uns anitos...

E se para evitar isso tenho de pedir um outro empréstimo então a coisa assusta-me ainda mais e se calhar o melhor é mesmo esperar por melhores tempos...

Não tenho propriamente pressa em avançar com este processo, mas já que aqui estou vou tentando saber mais umas coisas sobre o assunto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, óbvio  :)

Enquanto estou em casa da mamã tenho aproveitado para juntar uns trocos, a questão é que se sou obrigado a pagar uma entrada inicial de 30 mil Euros bem que posso esperar mais uns anitos...

E se para evitar isso tenho de pedir um outro empréstimo então a coisa assusta-me ainda mais e se calhar o melhor é mesmo esperar por melhores tempos...

Não tenho propriamente pressa em avançar com este processo, mas já que aqui estou vou tentando saber mais umas coisas sobre o assunto.

Agora tudo depende dos trocos que tiveres juntado e da avaliação que o Banco fizer à casa :)

Eu arriscaria a dizer que se tiveres conseguido amealhar 20.000€ já te safas. Desses 20.000€ usas 5.000€ para toda a papelada e sobram-te ainda 15.000€. Ora se a casa custa 135.000 e tu tens 15.000 já só precisas de um empréstimo de 120.000€ que é cerca de 90% do valor da casa.

Ainda assim tinhas de esperar que o Banco avaliasse a casa em cerca de 150.000€, e é desse nº que estás mesmo dependente. Se for um apartamento, tenta saber junto de quem lá vive em quanto foram avaliadas as suas casas. Normalmente as imobiliárias sabem essas coisas :)

De qq das formas não te esqueças de uma coisa. Não basta teres dinheiro para a casa. Depois tens de a equipar e isso custa muitos euros tb :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado mais uma vez pelas respostas.

A questão é que me "assustei" mal percebi que dificilmente conseguiria um empréstimo para 100% do valor da casa, tenho andado a juntar dinheiro com a ideia de suportar as despesas do empréstimo e a seguir investir em mobilar a casa, mas agora percebo que no momento em que me meter numa casa todo o dinheiro que tiver e mais algum será inteiramente para a compra da casa... Dicilmente ficarei com algum de parte  >:(

Enfim, é continuar a juntar dinheiro, quando der por mim estou em casa da mamã com 40 anos e com dinheiro para comprar uma casa a pronto quase  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Boa noite,

Tenho ficado com o pé atrás relativamente a algumas despesas que me estão a cobrar e gostaria de saber quais são as vossas despesas com o credito (mensalidade, seg. vida, seg. casa, etc).

Recentemente descontaram-me 78€ ( 65€ + 13€ iva) por causa dos registos prediais e enviaram-me isso para casa, no entanto nos emolumentos do documento que enviaram não está associada nenhuma despesa. Também não sei o que é isto :(

Outra questão é que vejo por vezes descontos de 1.55€ de imposto de selo e 1.35 de comissão de processamento do empréstimo.

Aguardo uma satisfação vossa e as vossas experiências relativamente a esta situação.

abraços

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Recentemente descontaram-me 78€ ( 65€ + 13€ iva) por causa dos registos prediais e enviaram-me isso para casa, no entanto nos emolumentos do documento que enviaram não está associada nenhuma despesa. Também não sei o que é isto :(

isso deve ser a conversão dos registos provisórios.. mas sem ver o documento não tenho a certeza se será esse valor..

Outra questão é que vejo por vezes descontos de 1.55€ de imposto de selo e 1.35 de comissão de processamento do empréstimo.

Esse imposto de selo deve-se a teres dois empréstimos (um dos quais é um complemento/abertura de crédito). Esse empréstimo apesar de ter todas as condições do crédito habitação, é na realidade um crédito pessoal com garantia do imóvel. Assim, não está isento de pagar imposto de selo (sobre os juros) e não pode ser deduzido no irs. Provalemente fizeste escritura por um valor, mas pediste ao banco mais. O excesso tem sempre de ser separado porque o banco não pode emprestar em CH acima do valor de escritura. Esse imposto de selo é de 0.4% sobre os juros.

A comissão de processamento é uma comissão que alguns bancos cobram (CGD, Santander, BCP, por exemplo) por irem à tua conta cobrar a prestação. Tradução: chulice autêntica. É daqueles custos que se deve ter atenção quando se escolhe o banco, pois um spread mais alto num banco pode compensar essa comissão de outro. Se multiplicares esse valor por 12 meses pelo nº de anos, vê lá o que vais pagar em todo o empréstimo.. E normalmente é cobrada por empréstimo, ou seja, se de facto tens dois, multiplica isso por 2!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então mas faz sentido o banco cobrar pelos registos quando a conservatoria não cobra nada ?!

Relativamente aos impostos. O meu emprestimo é de 115mil, a casa foi avaliada por 140, sendo que adiantei 15mil do meu bolso para os 130mil que foi o valor que comprei, logo só tenho um emprestimo.

Dado ter mais alguns produtos no banco vou ver se retiro essa chulice.

Relativamente aos registos provisórios, pagaste ao registo predial uns 500 e tal € antes da escritura e dps da escritura passado uns 4-5meses pagaste mais algum pelos registos ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Bom dia.

Gostava de saber se alguém sabes qual o custo de um reconhecimento de duas assinaturas?

Para assinar o contrato promessa compra e venda, a agência Imocaixa, vai enviar-me o contrato para os dois proponentes assinarem, pedirmos a algum advogado, solicitador ou cartório reconhecer as assinaturas e depois devolvermos à agencia para eles assinarem a parte deles e depois enviarem-nos a nossa cópia do contrato.

Também não sei se as assinaturas têm que ser reconhecidas presencialmente, ou seja, temos que estar lá os dois quando a "pessoa" reconhecer as assinaturas?

Não sei onde possa pedir este reconhecimento das assinaturas ou os custos que isto terá.

Na zona da Moita, Montijo ou Alcochete alguém conhece algum local que faça isto que me possa indicar?

Obrigado,

Saudações.

Liliana Sobral

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Olá.

Recebi hoje a carta de aprovação do meu crédito habitação.

Os valores são os mesmos, o spread é o mesmo e o prazo é o mesmo da simulação, mas a TAE não é a mesma...

Na simulação a TAE era 3,077 % e agora na carta de aprovação é de 3,286.

Alguém me pode explicar o que fez alterar esta taxa?

Desde já o meu obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Recebi hoje a carta de aprovação do meu crédito habitação.

Os valores são os mesmos, o spread é o mesmo e o prazo é o mesmo da simulação, mas a TAE não é a mesma...

Na simulação a TAE era 3,077 % e agora na carta de aprovação é de 3,286.

Alguém me pode explicar o que fez alterar esta taxa?

O melhor é perguntar ao banco, só eles é que sabem o que incluiram ou não nos cálculos...

Eventualmente na simulação não incluiam os seguros (uma forma de baixar a TAE para ficar melhor na comparação com outros bancos, e que até nem é tão ilegítima como isso, uma vez que os seguros podem ser contratados noutro lado) e agora na versão final já estar a levar isso em conta. Mas, só mesmo eles é que sabem como fizeram as contas.

De qualquer forma, a TAE não interessa para nada, uma vez que já fechaste a tua escolha. Só serve para comparar as propostas entre os vários bancos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok, obrigado.

Mas se por exemplo o valor que aparecesse diferente fosse o spread, já podia reclamar, pois não tinha sido aquele o "negócio" feito. De facto penso que na simulação não estão incluídos os seguros... e ainda tivémos que fazer um seguro de desemprego para um de nós...

Agora, apenas um pedido de opinião... acha que que fizémos um bom acordo ou não?

O empréstimo é a 100% do valor da aquisição e o spread ficou em 0,9%

As minhas saudações.

;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agora, apenas um pedido de opinião... acha que que fizémos um bom acordo ou não?

O empréstimo é a 100% do valor da aquisição e o spread ficou em 0,9%

Sem conhecer os detalhes do negócio é dificil dar uma opinião.

Mas segundo o que tenho lido por aqui, um spread abaixo de 1% num empréstimo onde o financiamento é igual à garantia, é um achado ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde.

Assinei uma procuração para a Imocaixa (vendedor) tratar de toda a documentação-habitação, incluindo assinatura da escritura e processos associados (é serviço de oferta devido ao protocolo que têm com a CGD). Mas quando os questiono sobre os valores de escritura, impostos, registos e afins, mandam-me perguntar na agência CGD, quando pergunto no balcão CGD mandam-me perguntar à Imocaixa que é nossa procuradora.

Quem tem obrigação de me informar sobre os valores que vão estar envolvidos na compra/venda da casa?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Assinei uma procuração para a Imocaixa (vendedor) tratar de toda a documentação-habitação, incluindo assinatura da escritura e processos associados (é serviço de oferta devido ao protocolo que têm com a CGD). Mas quando os questiono sobre os valores de escritura, impostos, registos e afins, mandam-me perguntar na agência CGD, quando pergunto no balcão CGD mandam-me perguntar à Imocaixa que é nossa procuradora.

Quem tem obrigação de me informar sobre os valores que vão estar envolvidos na compra/venda da casa?

Ambos, acho eu. Mas a ImoCaixa seguramente tem essa obrigação.

Começa a pedir o livro de reclamações quer num lado quer no outro e vais ver que te descobrem as respostas rapidinho...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

a pouco tempo fix um emprestimo o valor do imovel é de 85000 o que me foi aprovado em simulaçao depois foi feita a avaliaçao que me custou sem lá porque e em que moldes 220euros

essa mesma avaliaçao conclui que o imovel esta avaliado em 79600 , certo que consegui que o banco me empreste os 100% ou seja os 79600 mas ainda tenho que me desenrascar com os 5400 mais as despesas que segundo me dixeram sao mais 1700 porque apartamento ja estara pronto

outra soluçao foi o promotor disse que nao baixava preço do imovel mas que negoçiava os 5400 em 5 anos as prestaçoes?

estou ser enganado ???

entao o apartamento custa mais do que é avaliado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

estou ser enganado ???

entao o apartamento custa mais do que é avaliado?

Uma coisa é a avaliação feita pelo banco (que se está a tentar precaver e evitar perder muito dinheiro caso tenha que penhorar e vender o imóvel, já que tipicamente não vai fazer tão bom negócio); Outra coisa é a avaliação do mercado - quanto é que outras pessoas estão dispostas a pagar pelo mesmo imóvel, ou idêntico.

Se pedires a dois peritos diferentes que te avaliem o imóvel vais quase seguramente obter 2 valores bem diferentes, depende daquilo que eles consideram.

Por exemplo, tens ainda a avaliação das Finanças (o valor patrimonial, que tipicamente ainda sai mais abaixo que a avaliação do banco).

Tudo isto para dizer que não estás necessariamente a ser enganado. Compara os preços a que são vendidos outros imóveis idênticos na zona, para perceber se a diferença se justifica ou não...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde.

Vou amanhã fazer a escritura da minha casa (finalmente!) e pensava que não tinha que pagar IMT porque não atinge o valor mínimo. Mas ligaram-me agora a dizer que desde o início do ano saiu nova legislação e que Direito de Superfície paga IMT.

Alguém me pode esclarecer melhor?

A aquisição do Direito de Superfície vai ser por 75 mil euros e falaram-me de um IMT de 750 euros... alguém me explica porque?

Obrigado.

L. Sobral

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde.

Antes de mais gostaria de mostrar a minha satisfação para com o fórum e com a qualidade e utilidade que este tem demonstrado.

Tenho uma dúvida que gostaria que me ajudassem.

Fiz uma simulação para um crédito de 170.000 euros numa agência de um banco, e os encargos que me apresentam são de cerca de 9.000 euros. No entanto já me referiram que esse não é o valor correcto, que os encargos que terei serão mais elevados, entre uns 12 a 13.000 euros, no entanto não me souberam explicar bem porque...

Alguém me sabe dizer para um crédito de 170.000 quanto é que terei de pagar em encargos?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém me sabe dizer para um crédito de 170.000 quanto é que terei de pagar em encargos?

Isso depende do preçário do banco em causa e do que foi considerado "encargos"

Há encargos mais ou menos fixos (IMT ou encargos com registos, por exemplo) mas também há encargos que variam de instituição para instituição (a comissão de dossier é apenas um exemplo). Para acrescentar à festa, vários deles são indexados ao preço de aquisição e não ao valor do empréstimo (um imóvel de 70.000€ não paga IMT; Mas se pedires um empréstimo de 70.000€ para pagar um imóvel de 200.000€ já pagas ;))

Dá para saber qual foi o detalhe que o banco fez dos encargos? Aí já poderemos dizer se falta alguma coisa ou não...

A título de exemplo, a mensagem que deu início a este thread refere-se a um empréstimo de cerca de 170.000€ ;)

http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,104.0.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela pronta resposta.

Eu agora não tenho aqui comigo a simulação, mas mais logo coloco aqui os parâmetros considerados.

Eu por acaso vi essa avaliação e li as páginas desta thread antes de colocar a minha dúvida, no entanto trata-se de uma aquisição de 174.000 € mas para um empréstimo de 123.500 €.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu por acaso vi essa avaliação e li as páginas desta thread antes de colocar a minha dúvida, no entanto trata-se de uma aquisição de 174.000 € mas para um empréstimo de 123.500 €.

Pode ser por isso que te dizem que os encargos deveriam dar valores diferentes. Andas para aí a dizer que o crédito é de 170.000€ quando afinal é de apenas pouco mais de 120.000€ ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pode ser por isso que te dizem que os encargos deveriam dar valores diferentes. Andas para aí a dizer que o crédito é de 170.000€ quando afinal é de apenas pouco mais de 120.000€ ;)

Não, eu estava-me a referir é que o exemplo que se encontra na primeira página é que é para um crédito de 123.500€. No meu caso é mesmo para um crédito de 170.000€.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não, eu estava-me a referir é que o exemplo que se encontra na primeira página é que é para um crédito de 123.500€. No meu caso é mesmo para um crédito de 170.000€.

Ah, tens razão. Desculpa, percebi mal...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites