Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• O meu Crédito Habitação e os seus Encargos

Pipocas

Recommended Posts

Mas, em compensação, tu também ficaste com um capital em dívida maiormenor por causa disso. Aliás, se as contas não me falham, ficaste a dever maismenos 35,58€ ao fim desses 5 meses do que estarias se te tivessem considerado a amortização na altura certa. Mesmo agora, depois de te terem reposto a situação, continuas a dever maismenos do que estarias se a amortização tivesse tido efeito em Janeiro. Tens que abater esse valor às tuas contas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 183
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• pauloaguia

40

• Pipocas

23

• Netbird

13

• sultão

12

Aliás, se as contas não me falham, ficaste a dever mais 35,58€ ao fim desses 5 meses do que estarias se te tivessem considerado a amortização na altura certa.

Percebi o que me queres dizer: embora fosse amortizando um valor errado; paguei mais, logo tb abati mais...

Não sei é como calcular o valor correcto. Mas já estou mais descansada...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Percebi o que me queres dizer: embora fosse amortizando um valor errado; paguei mais, logo tb abati mais...

Não sei é como calcular o valor correcto. Mas já estou mais descansada...

Eu enganei-me e mesmo assim percebeste. Ainda bem :)

Obviamente ficaste a dever menos, tal como disseste.

Eu também não sei muito bem como fazer essas contas. Mas experimenta assim: calcula o capital em dívida que terias hoje se nada tivesse mudado em Janeiro e compara com o que efectivamente tens e vê se isso justifica a diferença (este "hoje" é no momento imediatamente após a regularização... ou será que é em Junho ???)

O melhor mesmo é conseguires que te expliquem o valor...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O melhor mesmo é conseguires que te expliquem o valor...

Achas??? Da última vez que tive essa veleidade, se bem te lembras, arremessaram-me com mais uma despesa de 70 e tal euros. As explicações pagam-se e bem!

Estou quase...quase...quase a receber o distrate de hipoteca (isto pq já o DEVERIA ter recebido, fiz o pedido a 27 de Julho e ainda falam da lentidão do FP) e qdo o tiver vou fazer, ainda que mentalmente um bom manguito à portuguesa e espero n depender de bancos durante muito tempo.

(cá que ninguém nos ouve, só me faltava o BPN abrir falência, logo agora que, começando vida nova, fiz o meu primeiro DP nessa instituição!)  :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mais uma para a colecção >:(:

-recebi ontem no meu telemóvel uma msg de voz, que após ligar para o 200, descubro que é... do deutsche bank! Tive de ouvir a msg para aí umas 20X em alta voz para conseguir decifrar um português que mais parecia lituano.

Em resumo: lembram-se que eu já liquidei a totalidade da dívida em 27 de Julho e aguardo, até hoje, o envio do distrate do Banco. Ora esta gente manda-me msgs para eu pagar a mensalidade de Setembro que tenho em atraso!!!! É verdade.....  >:(

Sim, porque eu cancelei e muito bem, a autorização de débito em conta e portanto eles bateram com o nariz na porta. Se não o tivesse feito, por esta altura lá andaria eu a perder o meu precioso tempo, a exigir mais uma vez ao Banco, aquilo que é meu.

Sem comentários.....

nota: nem lhes respondi! Rezo é para ter o distrate o mais rápido possível!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Netbird :)

Quando vendi a minha casa o banco disse que tinha de os avisar com 10 dias úteis em relação à data da escritura de venda.

Ou seja, tive de dar 10 dias úteis ao banco para eles terem o distrate da hipoteca pronto no dia da escritura.

Deutsche bank - 2 meses para emissão de um distrate?  :o:P

Se em vez de, liquidação de empréstimo fosse venda do imóvel, será que tb agiam assim? Não me parece...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

nota: nem lhes respondi! Rezo é para ter o distrate o mais rápido possível!

Passa por lá novamente e vê o que se passa. Senão só lhes dás motivos para andarem a empatar ainda mais. E às tantas ainda te vês em alguma lista de maus pagadores sem dar por isso...

De caminho aproveita e deixa mais duas reclamações - uma pela tentativa de cobrança indevida e outra pelo atraso na emissão do distrate.

Se eles estão a tentar ver se te aborrecem, responde na mesma moeda...

É uma pena quando as relações com uma instituição têm que chegar a esse ponto. Mas quando temos razão não há porque baixar os braços... até porque amanhã pode acontecer a outro - e enquanto as situações não forem denunciadas, não são corrigidas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pipocas, sê re-bem-vinda! Todos sentimos a falta da tua escrita, devidamente acompanhada com o nosso nome às cores  ;)

Pois é, já sabia que isto ia acontecer mas Pauloaguia, eu acho que nem é por eles me quererem aborrecer: é mesmo uma enorme incompetência e um completo desatino por aquelas bandas.

Confesso que já entrei em exaspero e por isso mm, entreguei o assunto a um solicitador. E, nem por serem com ele os assuntos tratados, a coisa endireitou/"agilizou". Uma pessoa trabalha, no duro, tem imensos problemas para resolver e tem pouco espaço mental para consecutivamente dar resposta a todas as verdadeiras afrontas diárias com que nos deparamos.

Querem saber mais uma? Esta recebi hoje. Há uns tempos recebi na caixa de correio os cartões do Caixa Woman (C.C.). Como já n é a primeira vez que enviam cartões destes sem que o tivéssemos pedido, procedi como anteriormente: ignorei!

Fiquei parva qdo abro a correspondência da CGD e vejo que me mandaram o Extracto do Cartão de Crédito referido, tudo a zero, é claro, e onde é referido que " a próxima anuidade do seu cartão principal é oferecida qdo atingir 2401.00€ de utilização. o seu cartão apresenta actualmente uma utilização de 0.00€."

O que chamam vocês a isto? É evidente que eles n m podem cobrar nada pq eu nada pedi e nada assinei, n é assim?

Mas muita gente provavelmente vai cair no engodo e utilizar o cartão, pressionados pela mensagem.

Não era mais um caso a denunciar no livro de reclamações? E neste Portugal, não faremos nós outra coisa????  >:(

Sosseguem um pouco e deixem-nos em paz!!!!! Apre!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Querem saber mais uma? Esta recebi hoje. Há uns tempos recebi na caixa de correio os cartões do Caixa Woman (C.C.). Como já n é a primeira vez que enviam cartões destes sem que o tivéssemos pedido, procedi como anteriormente: ignorei!

Fiquei parva qdo abro a correspondência da CGD e vejo que me mandaram o Extracto do Cartão de Crédito referido, tudo a zero, é claro, e onde é referido que " a próxima anuidade do seu cartão principal é oferecida qdo atingir 2401.00€ de utilização. o seu cartão apresenta actualmente uma utilização de 0.00€."

O que chamam vocês a isto? É evidente que eles n m podem cobrar nada pq eu nada pedi e nada assinei, n é assim?

Não, não podem. Há um decrteo-lei (que agora não me lembro qual é) que proíbe explicitamente a exigência de pagamento por um qualquer produto não explicitamente pedido.

Mas acredita que vão tentar... mais vale esclarecer isso desde já.

Quanto à reclamação, nem te chateies com a CGD - vai simplesmente ao portal do cliente bancário do Banco de Portugal e deixa lá a reclamação. Hoje não tenho muito tempo, mas amanhã vejo se descubro qual é o número do DL para deixares de referência junto com a reclamação (se alguém souber entretanto que avise)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pipocas, sê re-bem-vinda! Todos sentimos a falta da tua escrita, devidamente acompanhada com o nosso nome às cores  ;)

Pois é, já sabia que isto ia acontecer mas Pauloaguia, eu acho que nem é por eles me quererem aborrecer: é mesmo uma enorme incompetência e um completo desatino por aquelas bandas.

Confesso que já entrei em exaspero e por isso mm, entreguei o assunto a um solicitador. E, nem por serem com ele os assuntos tratados, a coisa endireitou/"agilizou". Uma pessoa trabalha, no duro, tem imensos problemas para resolver e tem pouco espaço mental para consecutivamente dar resposta a todas as verdadeiras afrontas diárias com que nos deparamos.

Mas muita gente provavelmente vai cair no engodo e utilizar o cartão, pressionados pela mensagem.

Não era mais um caso a denunciar no livro de reclamações? E neste Portugal, não faremos nós outra coisa????  >:(

Sosseguem um pouco e deixem-nos em paz!!!!! Apre!

Encontras a resposta à questão no n.º 4 do art.º 9 da Lei 24/96 de 31 de Julho

http://www.pgr.pt/portugues/grupo_soltas/pub/difusos/10/lei24_96.htm#Artigo9

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Deutsche bank - 2 meses para emissão de um distrate?   :o:P

Na realidade, cometi uma incorrecção: fui verificar e eu liquidei a dívida a 27 de Agosto e não 27 de Julho como referi. Estou por isso há cerca de 1 mês à espera do distrate.

Quanto ao outro assunto, agradeço o dec. lei e os vossos conselhos, que vou seguir e vou informar tb a DECO.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Antes de mais parabéns pelo forum. Depois de muitos calculos feitos continuo com duvidas:

Tenho um CH Jovem Bonificado que iniciou a 5/05/2002 no valor de 87.788, 44€ a pagar em 360 prestações. Iniciei este contrato com um spread de 1,4% associado a euribor a 6 meses.

Em Maio de 2008 negociei o spread para 0,5%. Passei de uma prestação de 465,56€ a 430,91€. Em Setembro fiz um abatimento no valor de 7.000 €, baixando-me a prestaçao para 391,13 euros. Em Outubro fiz outro abatimento de 4.000€ ficando com um capital em divida de 66.408€, ainda não sei quanto baixaria a prestação mas deduzo que passaria a (+-)360 euros.

A Minha duvida é se será melhor continuar a abater ou aumentar o valor da prestação, reduzindo o prazo!!! Tenho capacidade de pagar até 1.000€ por mês. Como é que poupo mais em juros? Segundo um simuladorque encontrei na net, podria passar o meu credito a 6 anos com prestações de 1.070€ que posso suportar.  Preguntei ao meu banco quanto sería a minha prestação reduzindo o prazo a 6 anos e disseram-me que sería 1100€. Porque a diferença?

Outro tema; neste momento estou a viver fora do País e tenho o apartamento alugado com um contrato registado nas finanças.  Corro o risco de perder o bonificado, aumentando assim as minhas prestações? Sei que neste momento estou a receber do estado 45,01 euros por mês.

Estou segura que com os vossos conhecimentos vou ficar mais esclarecida e capacitada para tomar uma decisão.

Se para me ajudar necessitam de outras informações, que não sei se tenho mas que posso obter atraves do banco, peçam-me.

Um abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Minha duvida é se será melhor continuar a abater ou aumentar o valor da prestação, reduzindo o prazo!!! Tenho capacidade de pagar até 1.000€ por mês. Como é que poupo mais em juros? Segundo um simuladorque encontrei na net, podria passar o meu credito a 6 anos com prestações de 1.070€ que posso suportar.  Preguntei ao meu banco quanto sería a minha prestação reduzindo o prazo a 6 anos e disseram-me que sería 1100€. Porque a diferença?

Se queres uma prestação de 1000€ por mês espero que tenhas um rendimento superior a 3000€. Senão ficas com uma taxa de esforço muito grande e, ao primeiro imprevisto, podes ficar em apuros... Que reduzas o prazo para amortizar mais de cada vez tudo bem, mas não queiras andar 6 anos a viver no limite... nada te impede de passar a uma prestação de 700€, por exemplo, e continuar com amortizações extraordinárias de vez em quando... mas se te sentes confortável e tens folga para pagar 1000€ de prestação mensal tanto melhor, claro :)

Quanto às diferenças nos valores da prestação - qual é actualmente o capital em dívida? E o banco disse qual a taxa que aplicaria? Podes ter feito as simulações com uma taxa e entretanto virou o mês e o banco fez a simulação já com outra...

Outro tema; neste momento estou a viver fora do País e tenho o apartamento alugado com um contrato registado nas finanças.  Corro o risco de perder o bonificado, aumentando assim as minhas prestações? Sei que neste momento estou a receber do estado 45,01 euros por mês.

Não sei muitos detalhes sobre o crédito bonificado mas tenho ideia que só se aplica para a habitação própria e permanente (a residência principal). Por isso, diria que corres esse risco, sim...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na realidade, cometi uma incorrecção: fui verificar e eu liquidei a dívida a 27 de Agosto e não 27 de Julho como referi. Estou por isso há cerca de 1 mês à espera do distrate.

Quanto ao outro assunto, agradeço o dec. lei e os vossos conselhos, que vou seguir e vou informar tb a DECO.

Tem atenção a isso pq o mais facil para eles é mandar te para o banco de portugal como fazem os bancos muitas vezes em vez de contactar o cliente para esclarecer a situação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Boa noite caros bloguistas! Antes de mais, quero felicitá-los pelo excelente trabalho que apresentam! Gostaria de solicitar, por favor, a Vossa ajuda! Celebrei hoje a escritura da minha habitação,mas aconteceu um imprevisto... Eu tinha acordado com o banco - CGD- taxa fixa a 5 anos, indexada a euribor 6 meses, no entanto, no documento que foi levado para a escritura dizia que o crédito era de taxa variavel, indexada a euribor a 3 meses!!! Resultado... estou confusa! Alias, amanha vou novamente à CGD e gostaria de uma opinião vossa: mantenho a taxa variavel, ou negoceio com taxa fixa? Será que a tendencia de descida vai prolongar-se por muito mais tempo ou é só até o novo presidente dos EUA ser eleito??? Antecipadamente grata pela Vossa ajuda!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Actualmente parece-me que esse lapso funciona a teu favor. Isto porque a tendência da Euribor é de descida, como já se vem a verificar há cerca de 15 dias e espera-se um novo corte da taxa directora no próximo dia 6. Agora é só imaginar o que ias ficar a pagar a mais nos próximos tempos se fizesses pela taxa de hoje e com a tendência de descida que já referida.

Em minha opinião deve fixar-se a taxa quando a Euribor está baixa, porque aí sim, garante que nas subidas não vamos "levar com elas"

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ola.Boa noite a todos.

Parabens pelo forum, muito pertinente mas sobretudo muito util.

Gostaria de pedir a vossa opiniao para o seguinte, tenho um CH contratado a 6.5.2006 na CGD, indexado a euribor a 6 meses. Ha 2 meses atras andava muito stressada porque a euribor estava a subir e pedi simulação para taxa fixa, muito atractiva por sinal. Mas agora que esta a descer quase de dia para dia, que me aconselham? devo esperar pelo dia 6 de dezembro que é quando o meu empréstimo é revisto e depois ponderar a fixa? é claro que tenho noção que os mercados estão muito instáveis e durante um mes pode acontecer muita coisa, mas gostaria que me dessem as vossas opiniões na mesma.Ja agora optando por taxa fixa qual seria o prazo mais aconselhavel 2,3 ou 5 anos?

obrigado

cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em minha opinião esta não é a altura certa para se fixar a taxa, até porque, a euribor tem vindo a descer em todos os prazos desde há 16 sessões. E espera-se um novo corte da taxa de referência por parte do BCE no próximo dia 6.

A generalidade dos analistas prevê que a mesma até meados do próximo ano tenho uma forte descida. Assim sendo espera e quando estiver bem a abaixo dos valores actuais então e se preservas saber quanto vais pagar todos os meses fixa-la nessa altura.

Relax.

No tópico http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,609.0.html podes acompanhar a evolução da taxa euribor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Boa tarde,

Gostaria de saber qual a previsão (mais ou menos) que irei pagar no acto da escritura (+ IMT)...para a aquisição de um imóvel nas seguintes condições:

Aquisição: 164.600€

Avaliação: 200.000€

Financiamento: 100.000€

Prazo: 50anos

Indexado è Euribor: 3 meses

Spread: 0,3%

Alguém tem dados médios que me possa facultar?

Muito obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vai ao link abaixo e dá uma vista de olhos, lê com atenção o n.º 6 b.

http://www.portugal.gov.pt/NR/rdonlyres/82FFB897-57BA-48F3-BC6E-FC96B0693667/0/Casa_Pronta_PeR.pdf

Actualmente o serviço casa pronta já está disponivel em muitos mais locais do que o mencionado neste documento.

Vê no link seguinte a lista actualizada de balcões http://www.mj.gov.pt/sections/newhome/casa-pronta-em-arouca/downloadFile/attachedFile_f0/Casa_Pronta_-_Perguntas___Respostas.pdf?nocache=1225903350.35

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Vou comprar uma casa e tenho toda a papelada pronta e o vendedor da casa (meu irmão) também. Tinha a escritura marcada e o meu banco não conseguiu cumprir com data prevista e agora o meu irmão irá ter que pagar um novo distrate e vai ter que pagar 2 prestaçoes de casa dado ser necessário mais 10 dias para o novo distrate, dado que o banco dele não abdica dos dias. Para alem de razões temporais entre outros gajos, vai haver gastos de um novo distrate e dos dias da prestação que teram que ser pagas nesses 10 dias úteis.

A minha questão é, se alguem já teve conhecimento de um caso em que algum banco não tenha cumprido com a data da escritura, quais os procedimentos e onde irei apresentar queixa de tal situação de forma a ser recompensado pelos danos pelo qual o comprador e vendedor da casa são alheios.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

simon, em primeiro lugar, para facilitar, convém teres algum registo de que o banco se tinha comprometido ou tomado conhecimento da data da escritura.

Se queres reclamar, a forma mais simples de o fazer é através do livro de reclamações - diriges-te ao balcão do banco e registas a tua reclamação no livro; ou através do portal do cliente bancário também tens um formulário que podes preencher para enviar a reclamação directamente para o BdP. Na reclamação deves fazer referência ao facto de a falha da escritura ser da responsabilidade do banco e aos custos acrescidos que ambas as partes tiveram que suportar.

Mas, já agora, como é que mais 10 dias para passar um novo distrate dão direito a 2 prestações adicionais?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, esses dados são facilmente conseguidos porque ficou marcada pelos dois bancos.

Relativamente às duas prestações devo não me ter esclarecido bem: se o meu irmão iria vender uma casa e vai comprar outra, liquidava com o banco a divida que tinha e iria contrair novo emprestimo no outro banco. Mas como isso não vai acontecer, vai escriturar já a nova casa e tem que dar 10 dias uteis ao banco para fazer novo distrate, o que significa que durante esse periodo terá que pagar ao banco uma parte da prestação da casa que me vai vender. Capixe ? :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites