Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• O meu Crédito Habitação e os seus Encargos

Pipocas

Recommended Posts

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 183
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• pauloaguia

40

• Pipocas

23

• Netbird

13

• sultão

12

Boa tarde

Tenho uma dúvida. Devo de exigir ao banco uma carta de aprovação do empréstimo ( mudança de banco ) que estou a pedir? Têm que estar descriminados os valores das prestações e dos seguros e demais despesas? As simulações não garantem os valores impressos, mesmo que eu gurade tudo religiosamente, correcto?

O banco está a torcer o nariz a isto e disse-me que foi a primeira vez que colocaram essa questão.

Obrigado

HB

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho uma dúvida. Devo de exigir ao banco uma carta de aprovação do empréstimo ( mudança de banco ) que estou a pedir? Têm que estar descriminados os valores das prestações e dos seguros e demais despesas? As simulações não garantem os valores impressos, mesmo que eu gurade tudo religiosamente, correcto?

O banco está a torcer o nariz a isto e disse-me que foi a primeira vez que colocaram essa questão.

Em princípio eu diria que sim, mas ainda não sei em que fase do processo estás. O banco só se atravessa com valores definitivos depois de conhecer todos os dados, alguns dos quais terá de confirmar com o outro banco primeiro.

Nessa altura, ainda não se quiserem comprometer com nada, sim, diria que é caso para achares suspeito.

Pergunta de quem nunca pediu um empréstimo ao banco - para que serve uma "carta de aprovação"?

Já agora, as simulações, para não comprometerem o banco devem ter uma inscrição indicativa desse facto. Caso contrário, é informação prestada pelo banco e, a meu ver, vinculativa (mas mais uma vez, não percebo nada disto...)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

HB  :)

Nos 3 empréstimos à habitação que contraí, recebi sempre uma carta de aprovação de empréstimo via CTT. Tive acesso à última, ao balcão do banco, antes mesmo de me enviarem para casa, para acelerar mais o processo.

Mas esta carta só é enviada depois de todos os documentos entregues, da avaliação feita, etc.

E vem lá tudo discriminado sim.

As simulações não garantem todos os valores impressos, na data da contratação do empréstimo os valores podem ser outros:

- a taxa de juro, pode ser outra,

- a avaliação pode ser outra,

- pode haver agravamento nos seguros,

- os encargos legais podem ser outros,

- etc, etc.

O que pode não se alterar:

-aquelas benesses que os bancos às vezes dão, por exemplo,se tiver até 30 anos à data da proposta ou se nos fizer a proposta até ao dia 31 Dezembro de 2008, não paga a avaliação e a conversão de registos.

- o valor da avaliação,

- o valor dos custos com o processo.

E mesmo assim, as simulações têm validade de 2 meses (BPI)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá,

gostaria de saber a vossa opinião relativamente à amortização antecipada no emprestimo habitação. Pagando a comissão de 0.5% o banco não deveria amortizar em qualquer altura... ou tem que ser obrigatoriamente na data em que vence a prestação.

muito obrigada ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá,

gostaria de saber a vossa opinião relativamente à amortização antecipada no emprestimo habitação. Pagando a comissão de 0.5% o banco não deveria amortizar em qualquer altura... ou tem que ser obrigatoriamente na data em que vence a prestação.

muito obrigada ;)

Su77,

Artigo 5.º

Direito ao reembolso antecipado

1 - Os mutuários têm o direito de efectuar o reembolso antecipado parcial em qualquer momento do contrato, independentemente do capital a reembolsar, desde que efectuado em data coincidente com os vencimentos das prestações e mediante pré-aviso de sete dias úteis à instituição de crédito mutuante.

Quanto à comissão de 0.5% é apenas para o caso de contratos celebrados no regime de taxa variável; se forem de regime de taxa fixa, a comissão sobe para os 2%.

Boas amortizações  ;) ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Perdoem-me a pergunta um bocado estúpida mas se alguém souber responder, eu agradecia:

- como já escrevi noutro post,

http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,162.msg2773.html#msg2773

pretendo liquidar antecipadamente a totalidade da dívida de CH. Mas, queria evitar deslocar-me à minha agência onde tenho a conta, e tratar desse assunto com a minha gerente de conta, por motivos que vocês depreenderão...  >:(

A pergunta é: será que eu posso efectuar essa operação, em qualquer outro balcão do Banco?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sempre fiz as minhas liquidações de créditos à habitação no balcão onde o empréstimo foi contraído, mas não vejo porque não possas fazê-lo noutro balcão.

Já tenho o meu amigo solicitador a tratar do assunto  ;).  Espero que em Setembro já não pague prestação. Vamos ver como isto evolui.  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa Tarde

Tenho uma dúvida. Tenho a carta de aprovação do Banco relativamente ao crédito à Habitação e supostamente agora deveria ter de efectuar os registos provisórios. No entanto, uma vez que a escritura estava prevista para daqui a 15 dias (sistema Casa Pronta) não era necessário efectuar os registos provisórios.

Esta semana apareceu um contratempo, ou seja, falta a licença de utilização da câmara e como tal isso atrasa a escitura só podendo ser celebrada eventualmente em Setembro.

Neste momento tenho de efectuar o Contrato Promessa Compra e Venda, uma vez que ainda só tinha o Contrato de reserva. As minhas questões são:

Uma vez que a falha foi por parte do vendedor/imobiliaria posso apenas dar como sinal no CPCV

apenas 4% do valor da aquisição (100000€)?

No CPCV devo acautelar-me e indicar que em caso de demora na celebração da escritura além da devolução do dobro do sinal entregue também me deve ser devolvido o valor das despesas bancárias efectuadas até agora?

Uma vez que a escritura só poderá ser efectuada daqui a 1 mês e meio (se tudo correr bem), devo efectuar já os registos provisórios?

Isto da habitação é um filme....e cada dia são novos tempos que aparecem. Obrigada pela atenção

K

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Boa tarde

Continuo na minha triste saga de levar a liquidação total do meu empréstimo a bom porto mas... o Banco continua a complicar!

Eles exigiram-me que o pagamento fosse por débito em conta mas, como estou escaldada e por sugestão do meu solicitador, ele bateu o pé para que este fosse efectuado com cheque visado.

Notem que pedir que um dos meus cheques seja visado na CGD, vai custar-me a módica quantia de 28€!!!

E depois preciso do distrate de hipoteca que seria mais seguro obter contra a entrega do cheque mas isso é impossível não é? Primeiro eles têm de fazer a liquidação e dp é que o receberei... Quanto tempo é que demora?

E relativamente ao seguro de vida? A declaração decorrente para a Companhia para cancelamento do seguro é passada na hora ou tb é à posteriori?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se apresentares o pedido de distrate para uma data precisa desde que o faças com 10 dias uteis de antecedencia eles são obrigados a passarem te o distrare para o dia que marcas. Qualquer stress falas lhe no livro de reclamações que eles até te beijam os pés se for preciso...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se apresentares o pedido de distrate para uma data precisa desde que o faças com 10 dias uteis de antecedencia eles são obrigados a passarem te o distrare para o dia que marcas. Qualquer stress falas lhe no livro de reclamações que eles até te beijam os pés se for preciso...

Obrigada CFinanceiro!

Infelizmente a tua dica final não faz grande efeito: já fiz 2 queixas ao Banco de Portugal  e 2 à Deco e continuo à espera da resolução de um segundo problema surgido após a resolução do primeiro.

Espero não aumentar a lista, é só o que eu desejo.

Mas esqueci-me de vos contar tudo e já agora quero saber a vossa opinião/experiência.

Quando pedi que me enviassem o valor do capital em dívida eles apresentaram-me um valor final que era superior em cerca de 358€ relativamente à dívida vincendo que constava do último recibo. O meu solicitador pediu as quantias discriminadas e estes responderam-lhe que ou era assim ou eu teria de pagar mais setenta e tal euros pela discriminação dos valores envolvidos!!!!!

Mas por que carga água tenho eu de aceitar à viva força uma conta que eu nem tenho hipótese de discutir ou pôr em causa pq os valores pedidos são exorbitantes?

Isto já aconteceu convosco? Acham isto NORMAL? Não seria obrigação natural do BANCO explicar a quantia apresentada (que até pode estar correcta)?

Isto é um nítido abuso de poder: Paga (muito, para te dissuadir) ou então come e cala-te!

Eu nunca pedi dinheiro emprestado mas uma casa, para a maioria, é difícil de conseguir sem o recurso ao empréstimo bancário.

O meu sonho  era um dia ter uma segunda habitação pequenina no campo mas sinceramente depois desta minha primeira experiência com um empréstimo, se calhar vai ser primeira... e única, com grande pesar meu.

Não sei se terei capacidade para me sujeitar novamente ao tipo de atitudes e golpes baixos que nunca julguei existir nestas instituições. Provavelmente sou/fui muito naif!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas esqueci-me de vos contar tudo e já agora quero saber a vossa opinião/experiência.

Quando pedi que me enviassem o valor do capital em dívida eles apresentaram-me um valor final que era superior em cerca de 358€ relativamente à dívida vincendo que constava do último recibo. O meu solicitador pediu as quantias discriminadas e estes responderam-lhe que ou era assim ou eu teria de pagar mais setenta e tal euros pela discriminação dos valores envolvidos!!!!!

Mas por que carga água tenho eu de aceitar à viva força uma conta que eu nem tenho hipótese de discutir ou pôr em causa pq os valores pedidos são exorbitantes?

O banco tem o dever de explicar as contas que apresenta penso eu.

E já agora, esses setenta e tal euros vêm no preçário do banco?

Não te coíbas de continuar a apresentar reclamações. O banco está a ver se te vence pelo cansaço, faz o mesmo... tens todo o direito de apresentar uma reclamação contra o facto de a factura final não trazer valores discriminados. As reclamações não são só para reavermos dinheiro, devem ser feitas quando há procedimentos que precisam de ser revistos também...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O banco tem o dever de explicar as contas que apresenta penso eu.

Tu pensas e qualquer mortal com um mínimo de verticalidade pensaria mas a falta de respeito é uma instituição no nosso país.

O meu solicitador disse-me que entre os Bancos, como é o caso das transferências de crédito, estes são obrigados a explicar as contas, quando se trata de Particulares........ enfim, o que somos nós?...  >:(

E já agora, esses setenta e tal euros vêm no preçário do banco?

Procurei, procurei mas ... não vi!

Não te coíbas de continuar a apresentar reclamações. O banco está a ver se te vence pelo cansaço, faz o mesmo... tens todo o direito de apresentar uma reclamação contra o facto de a factura final não trazer valores discriminados. As reclamações não são só para reavermos dinheiro, devem ser feitas quando há procedimentos que precisam de ser revistos também...

O Banco de Portugal ainda não me respondeu à segunda reclamação. Estava mesmo a pensar reforçar essa, não se dê o caso de cair no esquecimento e acrescento a terceira.

Mas tens razão, pauloaguia, estou mesmo saturada e se os vejo pelas costas com os "esquemas" todos resolvidos, vou perder uns bons 100kg, tal o peso e a gana que carrego ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá.

É a minha primeira participação neste fórum.

Vou comprar casa e andei a fazer várias simulações de crédito a habitação, mas não me consigo decidir pela mais vantajosa para mim.

Valor do emprestimo = 58 000 euros.

BPI

Taxa fixa = 5,4% a 30 anos

(spread já incluido na taxa fixa é de 0,5%)

prazo = 30 anos

prestação mensal = 325,69 €

valor mensal com seguros incluidos = 343,33 €

BPI

Prestações fixas

prazo = 30 anos

Spread de 0,5 %

indexada a euribor a 3 meses

prestação mensal = 327,90 €

valor mensal com seguros incluidos = 345,54 €

CGD

Modalidade T - Fixo

prazo = 30 anos

spread = 0,5 %

euribor a 3 meses

prestação mensal = 327,90

valor mensal com seguros e comissões = 343,64 €

CGD

Modalidade T - Fixo

prazo = 40 anos

spread = 0,5 %

euribor a 3 meses

prestação mensal = 297,61€

valor mensal com seguros e comissões = 313,75 €

Se alguém mais experiente me puder dar algum conselho, eu agradeço imenso.

Os meus agradecimentos,

saudações!

Lsobral

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá.

É a minha primeira participação neste fórum.

Vou comprar casa e andei a fazer várias simulações de crédito a habitação, mas não me consigo decidir pela mais vantajosa para mim.

Valor do emprestimo = 58 000 euros.

...

Em primeiro lugar, e dado que a diferença na prestação não é assim tão grande como isso, sugiro que esqueças o empréstimo a 40 anos - a prestação é mais baixa mas acabas por pagar muito mais e andas a arrastar o empréstimo durante mais tempo.

De resto, a diferença não é muito grande. Portanto presta atenção a outros factores como os custos de contratação do empréstimo, ou de produtos que eventualmente tenhas que contratar para obter essas condições. Já a pensar no futuro presta também atenção ao custo de eventuais alterações ao contrato ou a penalizações por amortização antecipada.

Finalmente, a diferença entre taxa fixa e taxa indexada - no primeiro caso ficas a saber com o que contas durante todo o empréstimo. Se as taxas subirem ficas a pagar menos do que no indexado; mas se descerem também ficas a pagar mais. Fala-se que as taxas poderão descer a curto prazo mas acho que ninguém arrisca em qual será a evolução nos próximos 30 anos. Portanto, se a segurança de saber quanto vais pagar todos os meses é importante para ti e estás disposta a arriscar pagar um pouco mais por isso quando as taxas estiverem mais baixas, então opta pela taxa fixa (mas presta atenção a eventuais diferenças na penalização por amortização antecipada - nestes casos pode ser bem mais cara)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia!

Desde já o meu obrigado pela resposta.

De facto a segurança de saber quanto se vai pagar durante os 30 anos é um factor importante, mas ao mesmo tempo também tenho a noção de que não ficarei naquela casa os 30 anos, que mais cedo ou mais tarde comprarei outra... e as minhas dúvidas aumentam em relação às penalizações...

--- Curioso: acabei mesmo agora de receber um telefonema da CGD a alertar-me para umas entrelinhas que antes a senhora não tinha reparado... no T-Fixo, quando aumenta a euribor, aumenta o prazo do empréstimo e parece que nas entrelinhas está escrito que até ao aumento da taxa para 5,820 % o prazo pode aumentar 10 anos... mas que a partir dos 5,820 % em vez de esticar o prazo aumenta é a prestação...

Bem... vou pensar e reflectir.

Saudações

Lsobral

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ao mesmo tempo também tenho a noção de que não ficarei naquela casa os 30 anos, que mais cedo ou mais tarde comprarei outra...

Nesse caso pondera também a hipótese de alugar casa. Com esse montante de empréstimo das duas uma:

* ou vais dar um valor muito alto de entrada; e nesse caso, se alugares casa, podes por esse dinheiro a render e sempre ganhas qualquer coisa. É capaz é de ser dificil encontrar casa para alugar pelo mesmo valor da prestação...

* ou então vais comprar uma casa pequena e barata. E as casas pequenas (T1, por exemplo) depois também custam a vender. Quando te quiseres livrar da casa para comprar outra arriscas-te a contas bem complicadas...

Para além disso, se fores trocar de casa daqui por 2 ou 3 anos (ou talvez 5? é difícil quantificar estas coisas), é altamente provável que percas dinheiro. Entre o que pagas de juros (que são muito altos no início de vida do empréstimo), impostos e comissões ao banco, gasta-se mesmo muito dinheiro...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para além disso, se fores trocar de casa daqui por 2 ou 3 anos (ou talvez 5? é difícil quantificar estas coisas), é altamente provável que percas dinheiro. Entre o que pagas de juros (que são muito altos no início de vida do empréstimo), impostos e comissões ao banco, gasta-se mesmo muito dinheiro...

Também não devemos esquecer o dinheiro que gastamos na aquisição da casa, ou seja, todo o montante que gastamos com a escritura e afins...

pois ao vender a casa passado 2,3 anos ela agora já não valoriza nada, pelo que vendemos quase pelo mesmo valor  que compramos, e perdemos certamente esse dinheiro que demos na escritura.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá!

E já agora mais umas dúvidas...

depois de nos decidirmos pela modalidade do crédito à habitação e termos dado "ordem" ao banco para avançar com o processo... o que vem a seguir? Qual é o passo seguinte? Penso que seja a avaliação da casa, ou não?

E depois da avaliação da casa? O que acontece a seguir? Quais são as etapas?

E alguém tem noção de quanto tempo demora desde que se avança com o crédito até à escritura? Pelas vossas experiências, quanto tempo demorou?

(Neste caso é compra a um particular).

Desde já o meu obrigado pelas respostas.

:)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Novidades: ontem ao verificar os movimentos do meu saldo deparo com uma transferência do Deutsch Bank. Como ainda não recebi qualquer comunicação para o valor depositado, depreendo que seja o dinheiro que me é devido aquando da segunda reclamação.

Maaaaaaaaaas, o valor (aprox. 97€) não bate certo com as contas que eu fiz com a ajuda da ferramenta disponibilizada no Blog do Pedro (que muito agradeço).

Peço a vossa ajuda:

Valor que eu pagaria em Janeiro de 2008, caso me tivessem amortizado os 5000€ depositados em 14 de Dez:

Capital em dívida 50184.06

Taxa de juro 5.439%

Prestações mensais em falta 318

Prestação mensal  € 298.26 (que foi o que eu "tive" de pagar até me regularizarem a situação com efeitos em Junho de 2008)

SE, me tivessem amortizado seria:

Capital em dívida 45184.06

Taxa de juro 5.439%

Prestações mensais em falta 318

Prestação mensal  € 268.54

Ora, 298.26-268.54=29.72  e, 29.72X5meses=148.60 o que é bem acima dos 97€ por eles transferido.

Ainda não recebi qualquer justificação da parte do Banco e estou a aguardar que me chegue para poder ajuizar mas não me custa nada a acreditar que tentarão mais uma vez meter "a mão no meu bolso".

Concordam com as minhas contas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites