Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Pedro Pais

Recommended Posts

ruicarlov

Mas volto a dizer, ha produtos que remuneram a 7% TANB, agora claro que ha produtos para todos os gostos e tipo de clientes, quem não é avesso ao risco opta por um tipo de investimento, quem é opta por outro, mas se o Rui é avesso ao risco, também vai haver um depósito a 4M com taxa crescente até aos 7%.  ;)

Não sou completamente avesso ao risco, mas gosto de boas relações risco/retorno.

Por exemplo, falando de EDP. Temos essas CLN de 7%

Se olharmos para as obrigações da EDP temos este caso:

YTM    Nominal    Cotação    Cupão.

EDP Finance BV 3.75 06/22/15 7,6% 1.000,00 89,51% 3,750% 2015-06

É certo que tem mais um ano que as credit linked notes, mas é mais seguro e mais rentável. Para mim pagamento mensal de juros não traz nenhum valor acrescentado.

• Replies 1.2k
    • Created
    • Last Reply

Top Posters In This Topic

• --------

287

• presidentedajunta

84

• JRJordao

54

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Informo tb que ao criarem um cartão MBnet este fica associado ao de crédito amex,  ou seja entra no cashback

Carta nunca recebi, já recebi foi telefonemas, mas atendendo aos casos que foram reportados nas notícias onde supostamente os clientes diziam por telefone que estava tudo bem e havia uma gestora a lim

As reportanges tanto da SIC como da RTP não são rigorosas, as informações que me foram transmitidas pelo banco foi: Apenas 5 clientes apresentaram queixa no banco e não dezenas. Dos 5 dois j

Posted Images

presidentedajunta

a mudança do Banco Best foi literalmente de cavalo para burro.

Como é possível acharem esta imagem mais atractiva???

Além do estrangeirismo a cor é horrível e o logótipo uma aberração.

--------

Se o banco tivesse essa imagem desde o ínicio e mudasse para a actual (anterior) secalhar dizias o mesmo  ;D  as mudanças são sempre assim, o que interessa é o banco em si, os produtos e a competência.

presidentedajunta

Se o banco tivesse essa imagem desde o ínicio e mudasse para a actual (anterior) secalhar dizias o mesmo  ;D  as mudanças são sempre assim, o que interessa é o banco em si, os produtos e a competência.

Se fosse apenas isso que interessa o banco não gastava uns largos milhares de euros nesta nova imagem :D

presidentedajunta

É curioso que o ActivoBank era Activo Banco7 e agora o Banco Best passou para Best Bank

O Best como seguidor do Activo  8)

Não duvides, o best quer aproximar-se da identidade do ActivoBank que tem sido um sucesso. Mas a meu ver falta muito ao Best para ter a atitude de simplificar que o Activo tem, quer ao nível da menor burocracia quer ao nível da eficiência dos gestores de conta.

ruicarlov

Mas eu fico na minha. Mudar o design para o preto foi muito má escolha.

O Best Bank e o logotipo tanto me faz (mas acho piada que agora pelo nome já nem dê para perceber se é português, ou se é companheiro do PrivatBank  :P )

Não creio que se a mudança fosse ao contrário me desagradasse. O preto dá um ar muito mais "carregado" ao site. Nem eu nunca vi nenhum banco que optasse por esse esquema de cores.

Guest bancobest

Olá!

Não vejo o novo logotipo em lado nenhum. A única diferença que noto é realmente no esquema de cores.

Será que alguém podia fornecer a lista de obrigações disponíveis no Best bem como os preços de compra, yields, etc?

Já agora, e ainda que um bocado off topic, qual o melhor banco para investir em obrigações? E em ETFs?

Cumprimentos.

ruicarlov

Para ETFs, o mais barato julgo ser o GoBulling, do banco Carregosa. Mas esse só funciona por telefone.

O que tem uma maior selecção de ETFs e a melhor plataforma é o BEST, com o BEST Trading Pro.

Para obrigações, os melhores bancos são o Big e o Invest e (e o GoBulling - só por telefone). O BEST é mais careiro nas comissões.

De qualquer forma, estas são as obrigações que lá se transaccionam:

bestobrigacoes.png

Guest bancobest

Mas é que por exemplo, no caso das obrigações do BES e do BCP, o preço de compra tabelado no BiG é mais caro (respetivamente 91.56% e 89.71% face aos 89.9% e 88.19% do BEST). Comparando os rendimentos líquidos, nas do BES:

BEST

Investimento: 44950

Despesas: 233.74€

Juros líquidos: 4511.72€

Montante final: 53015.48€ (juro líquido total de 17.94% nos dois anos e pouco)

BiG

Investimento: 45780

Comissão de compra: 119.03€

Comissão pelo pagamento dos juros: 126.57€

Comissão de amortização: 100€

Juros líquidos: 4511.72€

Montante final: 53111.12€ (juro líquido total de 16.01% nos dois anos e pouco)

Estou a pressupor que as mais valias pagam imposto, mas não sei bem como é que isto se processa. Se tanto os preços que aparecem no BiG como no BEST forem finais, isto é, se der para comprar a esse preço, então o BEST compensa para os obrigações do BES. Para as do BCP não fiz as contas. Acham que comprar uma obrigação do BES é um investimento minimamente seguro ou sugerem outra empresa / país para um investimento minimamente seguro e rentável?

Abraço.

ruicarlov

Eu tenho a impressão que o preço no BEST que aparece não é exactamente o final. Lembro-e de ter tentado há uns tempos fazer uma experiência dessas. Mas pode ser que tenha mudado...

De qualquer forma, as comissões no BEST são mais elevadas, com excepção se forem obrigações do Grupo Espírito Santo. Nesse caso compensa comprar pelo BEST.

Atenção também à custódia trismestral de guarda de títulos, que existe no BEST, mas não no BiG ou Invest.

Guest bancobest

No BiG e no Invest existe comissão por pagamento de juros (2%) e comissão por amortização (0.2%)? Lembro-me de ter lido isso num tópico qualquer. Se sim, a comissão por amortização também se aplica na maturidade? Se sim, aplica-se só ao valor que vamos receber (descontando as mais-valias) ou ao valor total do cupão?

Obrigado uma vez mais.

pbslbstr

Sim, a comissão de amortização aplica-se na maturidade.

Todos os bancos têm ambas as comissões, BEST incluído.

O valor costuma ser praticamente igual de banco para banco.

Onde há mais variações é na comissão de subscrição e na existência de custódia de títulos

ruicarlov,

Embora este tópico seja sobre o Best, sabes onde posso ler a informação mais completa sobre todos os custos e cálculos de ganhos/juros das Obrigações ? (não sei se neste forum há algum tópico que tenha esta informação resumida ou em outro forum)

Obgdo

ruicarlov

Quanto a nível de custos, temos um tópico que eu criei há uns meses sobre isso:

http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=5034.msg38221#msg38221

Os links para os sites dos bancos estão desatualizados, mas as comissões não.

De há uns meses para cá, mais alguns bancos (mesmo alguns mais tradicionais) começaram poder comercializar obrigações no mercado secundário, mas os preçários são pouco claros, pelo que prefiro os online, onde está tudo muito bem explicado (excepto o ActivoBank, que é meio dúbio).

Quanto ao cálculo dos ganhos, também andei a distribuir uns simuladores que me enviaram do BiG e do Invest, que calculam os ganhos com as obrigações.

Envie-me uma mensagem pessoal com o seu mail que eu passo-lhe essas folhas de cálculo.

--------

a mudança do Banco Best foi literalmente de cavalo para burro.

Como é possível acharem esta imagem mais atractiva???

Além do estrangeirismo a cor é horrível e o logótipo uma aberração.

Primeiro estranha-se, depois entranha-se :)

pbslbstr

Fechar porquê? as conta nem têm custos de manutenção....

Não feche, que depois podem aparecer boas oportunidades, como agora esta dos 5.25% 4 meses para novos capitais.

Obrigado pelas indicações.

Neste momento tenho a conta praticamente a zero. O meu receio é se a qualquer momento decidem alterar a politica  de conta e começam a querer cobrar custos.

Sobre a promoção 5,25% é interessante mas como retirei o dinheiro da conta à pouco tempo, teria que esperar quase 1 mês porque a subscrição é para [novos capitais-saída de capitais dos últimos 30 dias]. Não dá para esperar.... time is money, como se costuma dizer  ;)

radical_pt

Obrigado pelas indicações.

Neste momento tenho a conta praticamente a zero. O meu receio é se a qualquer momento decidem alterar a politica  de conta e começam a querer cobrar custos.

Sobre a promoção 5,25% é interessante mas como retirei o dinheiro da conta à pouco tempo, teria que esperar quase 1 mês porque a subscrição é para [novos capitais-saída de capitais dos últimos 30 dias]. Não dá para esperar.... time is money, como se costuma dizer  ;)

Pois, então foi pouca sorte! ainda assim, os bancos on-line ainda estão com uma política expansionista, no sentido de captarem clientes, pois ainda têm uma quota de mercado muito reduzida!

Por ex, no caso do Best tem apenas 60 000 clientes, pelo que não prevejo que onerem o cliente com esse tipo de custo, seria contraproducente face à lógica da sua expansão actual....

ruicarlov

Além disso, tem a concorrência dos outros bancos online.

O ActivoBank aposta forte em publicitar que não tem despesas de manutenção, de cartões, de transferências, logo custa-me a crer que mude assim essa política sem mais nem menos. Logo o BEST também não vai fazer marcha atrás, senão perde terreno para a concorrência.

presidentedajunta

isto nada tem a ver com ganhar ou não quota de mercado mas sim pela natureza de serem bancos online.

Eles não têm custos nenhuns comparadamente aos bancos tradicionais. Os bancos tradicionais não isentam as despesas de manutenção porque sabem que têm custos muito grandes por terem tanta agência aberta e pelo facto de terem clientes com contas a zero.

Os bancos tradicionais sabem que os custos de manutenção era importante retirá-los mas não podem de forma alguma porque são vitais para contribuirem para fazer face ás despesas com a rede de agências.

• 4 weeks later...

Dado que o BIG baixou as taxas na 2ª e eu ia hoje, 4ª, efectuar um depósito, acabei por optar pelo BestBank.

Liguei para a linha de apoio, que me apoiou convenientemente, indicando que fazendo a partir inicial on-line, todo o processo seria mais lesto.

O resultado? No final , quando pensava que ia receber os documentos, recebo uma mensagem a indicar "ocorreu um erro, a sua documentação será enviada para a sua residência". Ou seja, andei a perder tempo.

Enfim, deverei deslocar-me ao Best amanhã, mas estou sem grande esperança de sair de lá já com conta aberta....

Nesse aspecto achei o BIG mais eficiente...

• Pedro Pais unpinned this topic