Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Montepio

SONIAROSA

Recommended Posts

presidentedajunta

hoje estive a ver contas poupanças. Sim aquelas contas antigas que nos permitem ter algum capital de parte 1000 ou 2000e prontos para reforçar ou fazer face a despesas imprevistas.

Consultei Bes, CGD, Montepio e Santander

Bes e Santander são os que apresentam melhores taxas de 3% e 3,5% respectivamente ambos permitem reforços.

CGD oferece por volta dos 2.5% e Montepio míseros 1.5% e se for associado se não dá apenas 0.75% o que significa que é preciso pagar os tais 2€ por mes para poder ter um retorno nas poupanças de 1,5% LOL

• Replies 1.3k
    • Created
    • Last Reply

Top Posters In This Topic

• presidentedajunta

177

• ABCD

164

• RCosta85

88

• Cardoso24

78

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Gostaria de saber a vossa opinião sobre o Montepio e o ser seu associado...obrigado

Se já tomaste a decisão, eu recomendaria leres com frequência qualquer informação ao mercado da CEMG, e claro está da Associação também. (Era o que eu faria se tivesse lá dinheiro)

Posted Images

ihihi o Montepio deve ter te feito algum mal.. Se queres ter dinheiro de parte, a render juros, e pronto a fazer face a situações imprevistas (o resgate é imediato), podes também colocá-lo no Montepio Aforro Prémio 2012, não precisas de ser associado, e tens o pagamento de juros feito trimestralmente. Se conseguires deixar lá os 3 anos, tens uma TANB média de 4%. Se só conseguires deixar 1 trimestre, ganhas 3,25% TANB.

E não precisas de ser associado se isso faz tanta impressão ;)

E pergunta pelos PPR, ao BES por exemplo. Pedem-te dinheiro, para tu entregares dinheiro. Isto até devia ser proibido por lei...uma vergonha.

presidentedajunta

rakmoz antes de comentares deverias comparar o comparável e ver que eu falei de contas poupança não de depósitos a prazo. O que difere um do outro é que o primeiro permite reforços e quando há resgate não se perde o juro total.

Ora se quero uma conta de apoio à conta à ordem não vou andar a fazer um DP cujo objectivo é ficar aquele tempo. São coisas diferentes. E se quisesse comparar depósitos nunca iria para o do Montepio como tu dizes e bem tens de ficar 3 anos para atingires TANB de 4%. Para isso a CR do BES dá 4% logo nos primeiros 6 meses!

Não vejo os bancos como um clube de futebol onde se pagam quotas... Para mim um banco é diferente!

Relativamente aos PPR posso apresentar-te aqui PPR do BCP, da CGD, do Santander, do BPI e provo-te que quase todos têm comissão de subscrição de 1,5%. Mas já agora olha para a comissão de gestão e encargos e vês muitos do Montepio mais caros que os do BES. E depois comprova as rentabilidades e vês qual atinge taxas maiores :D

No entanto o Montepio ser dos poucos bancos que ainda cobram 1.04€ por cada transferência online e que tem sistema de quotas. Se fizeres algumas transferências online mais os 24€ de quotas tb não é tão leve assim ao ano. Se a isso juntares a anuidade de 10€ do cartão de débito mais um cartãozinho de crédito soma tudo e tens uma bela quantia ao ano em comissões do dia a dia! E depois reparas na comissão de subscrição dos PPR do BES, CGD, BCP BPI e Santander, bancos na verdadeira acepção da palavra não são associações mutualistas. LOLOLOL

PNogueira

Eu pessoalmente já fui cliente Montepio deixei de ser á 1 ano e não me agradou a experiência e ainda foram cerca de 6 anos devido a um emprestimo, nunca vi tanta taxa por tudo e por nada, devido ao emprestimo tive que ser associado e depositar cerca de 13€ todos os meses o que no final de 5 anos rendeu 0€, para fechar uma conta que tinha em meu nome e dos meus filhos (menores) tive que fazer 250km pk só permitiam o fecho na secursal onde foi aberta, quando lá cheguei deparei-me com outra situação era necessária a assinatura da minha esposa que nada tinha a ver com a conta, (lamentavel), tudo isto para evitar a fuga do meu capital para outra instituição, o mesmo foi dito por um funcionário.

Não recomendo.

Guest Nunosc

Eu pessoalmente já fui cliente Montepio deixei de ser á 1 ano e não me agradou a experiência e ainda foram cerca de 6 anos devido a um emprestimo, nunca vi tanta taxa por tudo e por nada, devido ao emprestimo tive que ser associado e depositar cerca de 13€ todos os meses o que no final de 5 anos rendeu 0€, para fechar uma conta que tinha em meu nome e dos meus filhos (menores) tive que fazer 250km pk só permitiam o fecho na secursal onde foi aberta, quando lá cheguei deparei-me com outra situação era necessária a assinatura da minha esposa que nada tinha a ver com a conta, (lamentavel), tudo isto para evitar a fuga do meu capital para outra instituição, o mesmo foi dito por um funcionário.

Não recomendo.

Não me espanta, eu mesmo conheço várias situações desse semelhantes à tua - amadorismo!

É impressionante como te "obrigaram" a ser associado LOL mas sendo tu dono do banco não terias mais direitos? Sei lá ias às assembleias gerais e usavas o teu poder de voto para que a tua aplicação tivesse rendido alguma coisa!

Se calhar até foi um PPR daqueles fantásticos que não se paga comissão de subscrição mas que no final do período poderá render 0.

Viva a máquina do marketing - Associado - Dono do banco :D A mensagem passa bem pois não pagam 2€ por mês, descontam para ser donos do banco.

Enfim embora em alguma situações o dê para rir não é nada que não lamente!

PNogueira

Nem PPR era era uma conta mutualista aquilo nada rendia mas era uma condição do emprestimo (dos meus sócios) ou não fossemos nós mutualistas donos do Montepio ;D,

presidentedajunta

Nem PPR era era uma conta mutualista aquilo nada rendia mas era uma condição do emprestimo (dos meus sócios) ou não fossemos nós mutualistas donos do Montepio ;D,

Se és dono do banco e tives-te esse tratamento e esse lucro todo, nem quero imaginar para os mortais clientes.

radical_pt

Se és dono do banco e tives-te esse tratamento e esse lucro todo, nem quero imaginar para os mortais clientes.

Eu volto a repetir o que já disse, acima, comparem as soluções integradas do Montepio (para fidelizar clientes) com as do BCP, Barclays, DB e outros que tais e vão ver que claramente exagararam na avaliação que fizeram do Montepio.

Além de que os associados mais antigos não pagam quota de 1 €, mas de 2 €.

Assim, por 1 € apenas (ou 2 €, no máximo) e salário domiciliado podem ter:

- cartão de débito gratuito

- isenção de despesas

- livro de cheques

- isenção de custodia de titulos (se quiserem subscrever acções)

- transferências gratuitas on-line

além que o Montepio ainda disponibiliza caderneta de levantamento, ou seja, ninguém é obrigado a pagar nada que seja para levantar ou depositar dinheiro...

quanto aos produtos mutualistas, para ser associado basta colocar lá 150 € e nem é preciso reforçar mais na vida.  neste momento têm um que render 4% a 5 anos...

e quanto aos PPR da Futuro, terão vantagens e inconvenientes como todos, mas se compararem os rankings o 5 estrelas está na linha da frente dos melhores (que investem em acções e portanto, não garantem o capital!)

tal como em todos os outros bancos, é preciso comparar e ponderar as soluções que apresentam para o perfil de cada um e ver se se apropriam à nossa realidade pessoal e profissional, antes de decidirmos por algo que não se apropria e nos virmos a arrepender amargamente mais tarde...

presidentedajunta

Eu volto a repetir o que já disse, acima, comparem as soluções integradas do Montepio (para fidelizar clientes) com as do BCP, Barclays, DB e outros que tais e vão ver que claramente exagararam na avaliação que fizeram do Montepio.

Além de que os associados mais antigos não pagam quota de 1 €, mas de 2 €.

Assim, por 1 € apenas (ou 2 €, no máximo) e salário domiciliado podem ter:

- isenção de despesas

- livro de cheques

Assim, por 0 € apenas (ou 0 €, no máximo) e salário domiciliado, no BPI podem ter:

- isenção de despesas

Ou seja quem não usar cheques tem uma conta a 0€ por ano enquanto no montepio tem a 12€ ou 24€ no mínimo.

Assim, por 0 € apenas (ou 0 €, no máximo) e salário domiciliado, no BES podem ter:

- cartão de débito gratuito e cartão de crédito

- isenção de despesas

-Conta à ordem remunerada através da vertente poupança que está à ordem

Assim, por 0 € apenas (ou 0 €, no máximo) e salário domiciliado, no Santander podem ter:

- isenção de despesas

- Oferta de 10 cheques por mês

Assim, por 0 € apenas (ou 0 €, no máximo) e salário domiciliado, Crédito Agrícola podem ter:

- isenção de despesas

Bom como vês o Montepio dá o que dão os outros bancos mas com custos! E com mais pesquisa ainda encontrava mais casos.

Pergunto eu: Afinal onde está vantagem competitiva aqui? Ser associado afinal dá tanto como os outros mas com mais custos?

No que toca à caderneta tb a caixa tem e não se paga nada. No entanto qualquer pesso com ordenado no Santander tem cheques gratuitos usa o cheque para levantar dinheiro. É simples, para que queremos uma caderneta? Antigamente quando eramos do tempo hercaico e não havia máquinas multibanco a dar com pau ou quando não havia documentos digitais com os extractos da conta ainda entendia a sua utilidade. Agora em pleno 2012 sacrificar papel com cadernetas?

É por estas e por outras que quando vamos à CGD ou ao Montepio temos muitas vezes fila porque lá estão os amantes das cadernetas a actualizá-las. Enfim...

Lvsitano

E essa e não se pagar levantamentos e depósitos com caderneta, não é bem assim. No balcão os levantamentos são pagos, com caderneta ou não. Nas máquinas do banco não, mas isso nenhum banco cobra. E mesmo nas máquinas do banco cobram por transferências bancárias, quando na máquina Multibanco não custam nada. E é dos poucos bancos que cobra sempre transferências na própria instituição, exepto aos donos do banco  ;D

presidentedajunta

num aspecto tiro o chapéu ao Montepio,

Consegue passar a sua mensagem e o seu marketing funciona pois há muitos clientes associados que vêm esta quota mensal não sendo um custo e se uma pessoa lhe disser que sim eles dizem que tem outras vantagens. Ou seja a mensagem passou na totalidade :D

Presidente da Junta, não sei de onde tiraste essa informação mas é falsa.

O BES se tu não fizeres pagamentos VISA em mais de 50 euros, tiram-te 3,5 euros (nas condições que especificaste). Por cada mês que isso se verificar. E só não falo nos outros porque não tenho lá conta...mas dúvido que seja melhor. Prefiro ter montepio como conta não ordenado, do que o BES como conta ordenado...Ao menos no Montepio "pago para não pagar" (que é o mesmo que dizer entre inúmeras vantagens já poupei dezenas de euros em gasolina, poupei mais 50 euros na armação de uns óculos, mais 10 euros numas lentes de contacto...dinheiro que não pouparia de outra forma. E não venham falar do seguro directo e do cartão repsol pq através do meu mediador consigo melhores preços no seguro "tradicional" que tenho do que na seguro directo ;) )

A mensagem não só passou como verifica-se integralmente, caso contrário já tinha tirado o dinheiro.

presidentedajunta

Presidente da Junta, não sei de onde tiraste essa informação mas é falsa.

O BES se tu não fizeres pagamentos VISA em mais de 50 euros, tiram-te 3,5 euros (nas condições que especificaste). Por cada mês que isso se verificar. E só não falo nos outros porque não tenho lá conta...mas dúvido que seja melhor. Prefiro ter montepio como conta não ordenado, do que o BES como conta ordenado...Ao menos no Montepio "pago para não pagar" (que é o mesmo que dizer entre inúmeras vantagens já poupei dezenas de euros em gasolina, poupei mais 50 euros na armação de uns óculos, mais 10 euros numas lentes de contacto...dinheiro que não pouparia de outra forma. E não venham falar do seguro directo e do cartão repsol pq através do meu mediador consigo melhores preços no seguro "tradicional" que tenho do que na seguro directo ;) )

Olha que cena! LOL

Então e quem tem o ordenado no BES não gasta 50€ por mês? Olha que essa dá para rir. Eu nem referi isso porque é tão patético ter uma conta ordenado e por mês não ter despesas de 50€ que até é absurdo. Só se não comeres ou pagares despesas.

Se calhar querias que o Bes oferecesse os cartões de débito e crédito dois por conta para depois os clientes não os usarem no dia a dia?

LOL

Tão patético? ehehe... Não referiste porque dava jeito não referir. É assim tão absurdo uma pessoa pagar despesas que não são consideradas no sistema VISA (como por exemplo uma transferência para pagar a renda da casa, pagar a electricidade, água e gás?!?), e pagarem o "comer" como tu referes com o subsídio de alimentação fornecido através de tickets, e não de dinheiro? É assim tão absurdo? Vives em Portugal? Não fazes a mínima ideia do que falas.

Agora percebo os que desconsideraram o montepio nesta thread. Vocês não são ignorantes, são mesmo "esquecidos de referir coisas que fazem pagar e bem uma conta noutro banco". Vocês são iguais aos grandes bancos...esquecem sempre de referir os pormenores dos contratos que estão a assinar com o cliente, no fundo aproveitam-se muitas vezes da ignorância. É por isso que até ver nunca tirarei o dinheiro do montepio...eles cá não esquecem de mencionar t-u-d-o! ponto por ponto. Pelo menos até hoje.

presidentedajunta

Tão patético? ehehe... Não referiste porque dava jeito não referir. É assim tão absurdo uma pessoa pagar despesas que não são consideradas no sistema VISA (como por exemplo uma transferência para pagar a renda da casa, pagar a electricidade, água e gás?!?), e pagarem o "comer" como tu referes com o subsídio de alimentação fornecido através de tickets, e não de dinheiro? É assim tão absurdo? Vives em Portugal? Não fazes a mínima ideia do que falas.

Agora percebo os que desconsideraram o montepio nesta thread. Vocês não são ignorantes, são mesmo "esquecidos de referir coisas que fazem pagar e bem uma conta noutro banco". Vocês são iguais aos grandes bancos...esquecem sempre de referir os pormenores dos contratos que estão a assinar com o cliente, no fundo aproveitam-se muitas vezes da ignorância. É por isso que até ver nunca tirarei o dinheiro do montepio...eles cá não esquecem de mencionar t-u-d-o! ponto por ponto. Pelo menos até hoje.

São pessoas como tu que os bancos gostam  ;D

PNogueira

De referir que o que ele referenciam mais são as taxas a pagar e os super depositos a prazo, não esquecendo nunca que podemos sempre ser donos do nosso banco.

Também não tinha nada a apontar ao MG até querer mudar de casa à 2 anos.

Dei inicio ao processo, aceitaram com um spread de 1,45% mas com a condição que tinha de vender a antiga primeiro. Como não era o que eu queria, queria comprar antes de vender fui ao BBVA onde me deram spread de 0,9% e passado 1 mês consegui vender a casa antiga.

Depois disto foram só problemas... estive mais de 1 ano para receber o valor do seguro de vida cobrado em adiantado que não cheguei a usufruir (pois mudei a casa antiga para o BBVA também antes de acabar o seguro antigo)... no decorrer deste ano queixei-me diversas vezes e cheguei a contactar o provedor do MG que me demorou 1 mês a responder! (excelente provedor sem dúvida). Cobraram-me cartão de crédito que já tinha cancelado à mais de 4 meses, demoram mais 6 meses para devolver... enfim, só filmes.

E hoje a senhora gestora de conta que antigamente era tão simpática hoje em dia quase que nem me fala. Tudo o que tratávamos por email ou fora de horas de repente deixa de poder ser. E atenção, que ainda tinha lá um dos ordenados da família.

Não fui eu que quis sair do montepio, foram eles que não me quiseram lá mas tratam-me como se eu lhes tivesse feito algum mal. Enfim... MG... não obrigado.

Se vou começar a dar exemplos de pessoas que mudaram de banco para outro por melhores condições de empréstimo, acho que então o BPN é quase o único que não é (era) amador na banca portuguesa. Oh wait.....

Ah e de outros bancos para o Millennium BCP também. Oh wait..... again.

Não é uma questão de mudar por melhores condições... foi tudo o que se sucedeu depois da mudança.

1 Ano para fazerem o estorno de dinheiro do seguro?

1 Mês para o provedor retornar-me o contacto?

6 meses para devolverem anuidade de um cartão cancelado?

A verdade é que como tudo o resto, as empresas destacam-se normalmente pelas pessoas que lá trabalham.

Se calhar o teu balcão tem pessoas profissionais que escondem os problemas da organização, tal como eu tinha antes de tirar o crédito de lá... mal o tirei, caiu o pano e comecei a descobrir os problemas.

radical_pt

Não é uma questão de mudar por melhores condições... foi tudo o que se sucedeu depois da mudança.

1 Ano para fazerem o estorno de dinheiro do seguro?

1 Mês para o provedor retornar-me o contacto?

6 meses para devolverem anuidade de um cartão cancelado?

A verdade é que como tudo o resto, as empresas destacam-se normalmente pelas pessoas que lá trabalham.

Se calhar o teu balcão tem pessoas profissionais que escondem os problemas da organização, tal como eu tinha antes de tirar o crédito de lá... mal o tirei, caiu o pano e comecei a descobrir os problemas.

pois, eu já fiz várias reclamações por situações semelhantes (embora não associadas a CH, especificamente) em vários bancos e normalmente demora sempre algumas semanas ou meses até devolverem, acho que raro é o banco que é célere quando se trata desse particular.

mas reclamando com fundamento, acho que consegue quase sempre não se ficar prejudicar, o que já não é mau, nos dias que correm....

PoupancaCia

Olá rakmoz, acho que devia experimentar outros bancos para poder tirar conclusões.

O Montepio tem alguns pontos positivos, mas acaba nos dias de hoje por viver sobre um manto um pouco estranho aliado ao mutualismo que já pouco tem.

Hoje em termos latos é um banco ineficiente e caro, tradicional e essas coisas todas mas caro. Eu costumo chamar-lhe a versão privada da CGD e para pessoas mais abastadas.

E depois, não são os bancos que têm que explicar tudo, o cliente é que tem que existir a explicação de tudo e nunca confiar em excesso no seu banco ou gestor de conta.

Os bancos são vendedores de produtos, que em 99% dos casos apenas a eles lhe convêm, os gestores de conta são comerciais com o objectivos que lhes permitem alimentar a família, por isso o cliente tem que andar de pestana aberta.

No que se refre aos desconto, a minha pergunta é sempre esta, não conseguiria poupar o mesmo ou mais se negociasse ou se usasse outros cartões e soluções associadas a marcas?

Eu por exemplo consegui poupar 200 € nuns óculos, porque corri umas 5 casas e andei a negociar, não precisei do cartão do Montepio, Acp etc...na gasolina vou à bomba low-cost ou uso os talões que apareceu, logo também não preciso de pagar a mensalidade ao banco... enfim se formos a fazer as continhas numa folhinha de excel a realidade acaba por aparecer. Se bem que cada caso ´+e um caso.

Nas situações anómalas que foram requeridas o meu conselho é mesmo recorrer à queixa em livro de reclamações e a uma exposição ao Banco de Portugal.

radical_pt

Eu também concordo que possam existir bancos mais competitivos no mercado, mas, o ponto essencial e que mais importa aqui é, enquanto no Montepio é relativamente fácil arranjar forma de ficar isento dos principais custos, outros bancos "tradicionais" são uma complicação nessa matéria, como é o caso do Popular, onde é preciso ter 10 000 € aplicados para se ficar isento da manutenção de conta....

De uma forma geral, não sei se a nível global (por exemplo, créditos) em termos de comissões, será mais oneroso que um BCP ou um BES, julgo que estará na média, das avaliações que tenho visto..

• Pedro Pais unpinned this topic