Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Especulação vs Gestão Passiva

Recommended Posts

MarketIsNotEfficient

MSTY Yieldmax MSTR Option Income Strategy ETF

Ontem descobri este ETF que tem uma estratégia de Covered Calls na acção MSTR.
    Este tipo de ETFs não é novo e pertence a uma categoria "income".

Exemplo de alguns conhecidos:

image.thumb.png.0bc61b54e5269d8f5e6b7f3b6fa73658.png

A diferença, é que este em particular tem uma "distribution yield" enorme, de cerca de 100% .

Baseado nisto, fiz a seguinte simulação, para analisar quanto tempo demoraria a recuperar o capital investido :

image.thumb.png.d6c6eca02eb2278943d4c0445cf51578.png

No geral, parece-me um cenário assimétrico, onde o investimento pode ser recuperado num "curto" espaço de tempo. A partir desse momento, desde que o Bitcoin não caia para zero e a MSTR não entre em falência, poderá tornar-se numa aposta sem risco.

Os principais riscos do investimento incluem a volatilidade extrema da MSTR, a forte correlação com o preço do Bitcoin, a possibilidade de quedas abruptas no valor do ativo subjacente, a erosão dos prémios das opções ao longo do tempo, e o risco de falência da MicroStrategy caso a sua exposição ao Bitcoin resulte em problemas financeiros.

Tendo em conta este cenário, fiz esta aquisição, que iremos acompanhar ao longo do tempo:

image.thumb.png.b0b8650bbc208cba8d86a3c835223996.png

• Upvote 1
    • Replies 69
    • Created
    • Last Reply

Top Posters In This Topic

• MarketIsNotEfficient

56

• mlw_1550

14

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Olá a todos, O objetivo deste tópico é servir como um registo público da performance de uma conta de trading. O benchmark será a minha conta de longo prazo, cuja performance está entre o VT e o S

A necessidade de investir A primeira imagem mostra a perda de poder de compra ao longo do tempo. Desde 2015, o valor real do USD, EUR e CHF caiu significativamente — com destaque para o dólar, qu

Trade Fechado Profit per Contract: 11.77−4.61=7.16 Total Profit: 7.16×10×100 = ~ 7000 USD

Posted Images

mlw_1550

Obrigado pela explicação detalhada! Parece que em português é mais fácil compreender.

Quando dizes que no final podes optar por apenas receber o lucro, significa que "compras" as ações a 390 e "vendes" a 420 (vamos supôr que era esse o preço no momento), arrecadando 30 por ação, ou 30000€?

Quem te paga esse valor, uma vez que não há ações a serem compradas ou vendidas?

MarketIsNotEfficient
    43 minutes ago, mlw_1550 said:

Obrigado pela explicação detalhada! Parece que em português é mais fácil compreender.

Quando dizes que no final podes optar por apenas receber o lucro, significa que "compras" as ações a 390 e "vendes" a 420 (vamos supôr que era esse o preço no momento), arrecadando 30 por ação, ou 30000€?

Quem te paga esse valor, uma vez que não há ações a serem compradas ou vendidas?

Antes de responder à questão, gostaria de destacar dois pontos:

1. Não sou um profissional nesta área e, apesar de procurar ser preciso, as minhas respostas podem conter erros.

2. Adoro o mundo dos investimentos, mas conheço pessoas próximas que só começaram a investir depois de falarem comigo e, porque não complicam, obtêm melhores resultados do que eu.
    Isto demonstra que mais conhecimento nem sempre se traduz em melhores retornos.

Em relação à questão:

Se compraste um contrato de CALL com preço de exercício de $390, significa que tens o direito, mas não a obrigação, de comprar 100 ações da MSTR a $390 cada.

Agora, suponhamos que o preço da ação subiu para $420 no mercado.

Opção 1: Exerces a Opção

1. Compras 100 ações a $390

2. No mercado, essas ações valem $420

3. A diferença é um lucro de $30 por ação

4. Como um contrato representa 100 ações, o total do lucro seria $3.000 (se tivesses 10 contratos, seria $30.000).

Opção 2: Vendes o Contracto

Em vez de exercer a opção e lidar com a compra e venda das ações, podes simplesmente negociar o próprio contrato de opção, tal como farias com a ação subjacente. O contrato tem um preço de mercado, que varia conforme o preço da ação, o tempo até à expiração e a volatilidade implícita.

Por exemplo, se o preço da ação da MSTR subir de $390 para $420, o valor da tua opção CALL também aumentará significativamente. Em vez de exerceres a opção para comprar as ações a $390, podes simplesmente vender o contrato pelo seu novo valor de mercado, capturando o lucro diretamente. Esta estratégia é muitas vezes preferida porque evita a necessidade de capital adicional para comprar as ações.

Assim, na prática, a maioria dos investidores opta por comprar e vender o contrato de opção no mercado, sem nunca precisar de o exercer.

• Like 1
    MarketIsNotEfficient

Matérias Primas

O petróleo e um ETF de matérias primas a formarem configuração "bull". Veremos.

Se o petróleo e as matérias-primas subirem, os custos de produção e transporte aumentarão -> inflação.

image.thumb.png.3e1acbe3f61ba772a79ac1ccb2db9256.png

image.thumb.png.2b06b5f939ea46a02a1c004a38b825ff.png

BTC/USD

Segunda fase de consolidação numa configuração "darvas-box".

image.thumb.png.b209cbbfe2dd2da2e17bc996340123e3.png

Edited by MarketIsNotEfficient
    • Like 1
    mlw_1550
    On 2/14/2025 at 12:30 PM, MarketIsNotEfficient said:

sim, na prática, a maioria dos investidores opta por comprar e vender o contrato de opção no mercado, sem nunca precisar de o exercer.

Ah pois claro, faz todo o sentido! Quem te paga a diferença é a pessoa a quem vendes o contrato! Porque tal como a ação valorizou, assim também valorizou o contrato!

No entanto estás à mercê de alguém ter interesse em comprar o contrato naquele momento. Tem de haver ainda potencial para lucro futuro, caso contrário é possível ninguém querer comprar, certo?

Eu sou muito disciplinado no que toca aos mercados. Ajuda o facto de ter pouco dinheiro para investir 🤣

Obrigado pelas explicações, mais uma vez :)

• Like 1
    • 2 weeks later...
    MarketIsNotEfficient

Quando pensava que o mercado cripto, em particular o Bitcoin, não poderia fazer outra coisa senão subir, eis que estamos a quebrar um suporte relevante. Se esta quebra se confirmar, creio que é provável vermos o movimento descendente continuar, talvez até à base formada aquando do breakout na eleição de Trump.

Veremos como termina a semana.

Talvez esta correção seja necessária para que o mercado possa seguir em frente com mais solidez.

Da minha parte, mantenho a convicção de que o Bitcoin terá um preço significativamente mais elevado a médio prazo (por exemplo, nos próximos cinco anos).

Como resultado, tenho vindo a acumular MSTR e MSTY.

Resultado dos trades com opções:image.thumb.png.7d8c730f2f02d0129c11134710d2bb40.png

• Like 1
    MarketIsNotEfficient

Lições dos últimos 2 meses:

1. Separar os Investimentos de Longo Prazo do Trading

2. Trading é Sobre Processo e Metodologia

• Se decidires fazer trading, é essencial focar-se no processo e metodologia bem definida. Isso significa ter regras claras para a gestão de risco, posições e estratégias de entrada e saída — e, acima de tudo, cumpri-las de forma consistente.
    •  
    • O sucesso no trading está menos em prever os movimentos do mercado e mais em gerir o risco e seguir o plano.

3. Aceitar a Incerteza do Mercado

1. Ninguém consegue prever para onde o mercado vai. Reconhecer essa incerteza é fundamental. O objetivo não é adivinhar a direção do mercado, mas sim gerir o risco de forma eficaz e tomar decisões informadas com base na estratégia.

MarketIsNotEfficient
    20 hours ago, mlw_1550 said:

Foi sol de pouca dura...! 🤣

Exato. A volatilidade está ao rubro.

FYI: Durante a semana passada, vendi MSTY e coloquei tudo em MSTR.

Esta decisão deveu-se a dois fatores:

1. Após uma análise cuidada, decidi que não estava confortável com a eventual "delapidação" do capital para pagar dividendos. Além disso, se realmente quiser, posso vender manualmente calls contra as minhas ações MSTR. Um exemplo de perda de capital próprio é o TSLY.

2. Após a queda que se verificou, não queria, de alguma forma, limitar o upside. Apesar de, pelo que verifiquei, no MSTY venderem puts e não calls, senti que preferia estar 100% em controlo e não alocar essa tarefa a terceiros.

De forma geral, após ler as reações ao anúncio do Trump sobre a "Strategic Reserve", no X, fiquei ainda mais bullish em relação ao BTC. Estamos a falar de reações de malta que considero muito capaz, que não precisa destes picos de volatilidade para fazer fortuna, pois já a têm (não de "guerreiros de teclado").

Vamos ver se há algum anúncio relevante esta sexta-feira, uma vez que há uma recepção à comunidade crypto na White House.

Se o mercado continuar a cair, planeio comprar mais MSTR quando o BTC estiver perto do nível de 75k.

De resto, nada de especial. Tenho que criar uma conta nova para trading, para segregar os dois tipos de operações.

• Like 1
    • 4 weeks later...
    • 2 weeks later...
    MarketIsNotEfficient

A primeira correcção que experienciei enquanto investidor foi em 2020. Como é natural, cometi mais um erro. Na altura, subscrevi uma newsletter que recomendava ações baseadas em investimento de valor (Value Investing). O problema surgiu quando o mercado entrou em queda e era necessário reforçar posições. Apercebi-me que era muito difícil reforçar investimentos em ações nas quais não tinha confiança plena. O resultado foi que acabei por vender tudo e canalizar o capital para ETFs.
    No fim, ainda fiquei com liquidez não investida porque o mercado rapidamente recuperou—o resto é história.

Nesta segunda correcção de mercado em 2025, cometi outro erro com o trade em MSTR (detalhado anteriormente). Agora estou novamente a recorrer ao DCA em ETFs, tal como fiz em 2020. Contudo, há uma diferença significativa: enquanto em 2020 não acompanhava redes sociais, atualmente tenho uma conta no "X" e sigo vários "gurus". Embora aprecie o conteúdo que publicam, percebi que a constante exposição a notícias e opiniões gerava uma ansiedade e incerteza totalmente desnecessárias. Por isso, tenho reduzido progressivamente o meu feed.

Isto fez-me lembrar o lendário Darvas, que ganhou bastante $ com a especulação enquando era dançarino, mas não conseguiu ser lucrativo quando foi para Wall Street.

Algumas conclusões importantes que retirei destas experiências:

• Ninguém, nem mesmo o lendário investidor Druckenmiller, consegue prever o futuro.

• Se fazes trading, define claramente um plano e cumpre-o rigorosamente, com uma gestão de risco adequada. Sigo o Peter Brandt por curiosidade intelectual, e apesar dele também cometer erros, o cumprimento rigoroso do plano resulta em métricas de excelência.

• Se és investidor de longo prazo, aproveita estas correcções para reforçar posições—quanto mais o mercado cair, melhor será a oportunidade.

• Considera um equilíbrio saudável entre Growth e Dividendos, ajustado ao teu perfil pessoal. É importante lembrar que existem períodos de 20 anos ou mais sem valorização efetiva dos ativos. Neste contexto, sinto-me confortável ao manter uma parte significativa do meu portfólio em ETFs que pagam dividendos, mesmo considerando a tributação. Estes ETFs apresentam taxas de crescimento de dividendos bastante interessantes (+10%), o que significa que, mesmo com flutuações de preço, o rendimento passivo continua a crescer.

• Concentra-te em obter uma performance sólida em vez de tentar constantemente superar o mercado.

• Se tens gosto por especular, separa claramente essa atividade do teu portfólio principal, utilizando uma conta específica para esse efeito.

• Comprar consistentemente durante as correcções de mercado ajudou-me significativamente a compensar os erros passados.

• Mantém sempre uma visão estratégica a 3, 5 e 10 anos, em vez de te focares no curto prazo.

• Mantém-te otimista. O mundo não vai acabar—e se acabar, teremos certamente problemas maiores com que nos preocupar.

Resumindo, apesar de gostar imenso de ver o meu portfólio valorizar-se rapidamente, reconheço que, numa perspetiva de longo prazo, o melhor cenário seria que os mercados continuassem a corrigir ou cair. Quanto mais acentuada for a queda, mais fácil será, emocionalmente, continuar a investir.

• Like 1
    mlw_1550

Aproveitando este teu último post, qual é a corretora que utilizas para trading? Eu tenho conta apenas na IBKR, porque desde o princípio que percebi que queria ter uma conta numa corretora em que posso ter acesso a absolutamente tudo o que me apeteça.

Acerca dos ETF de dividendos, quais são as tuas escolhas? Agora que o mercado está em saldos e as expectativas de growth são mais baixas, parece-me uma boa altura para comprar dividendos.

Aliás, a minha melhor posição neste momento (16% positivo) é precisamente uma empresa que paga dividendos, a Enbridge.

• Like 1
    MarketIsNotEfficient
    18 hours ago, mlw_1550 said:

Aproveitando este teu último post, qual é a corretora que utilizas para trading? Eu tenho conta apenas na IBKR, porque desde o princípio que percebi que queria ter uma conta numa corretora em que posso ter acesso a absolutamente tudo o que me apeteça.

Eu (ainda) tenho uma conta na DeGiro. No entanto, estou a considerar transferir novamente o dinheiro para a IBKR ou investi-lo num ETF ou ação que não distribua dividendos.

Os principais problemas que encontrei na DeGiro foram:

• Complexidade ao investir numa moeda diferente da moeda base da conta

• Custos de transação elevados (em comparação com a IBKR)

• Se recebes dividendos, os custos do plano de reinvestimento automático (DRIP) são os mesmos de uma transação normal — na IBKR são significativamente mais baixos

• Não é possível ter (ou eu não consegui ter), em simultâneo, uma ordem stop-loss e uma ordem sell-limit

Para trading, neste momento, estou a ponderar abrir uma conta separada na IBKR. Ainda estou a avaliar essa opção, pois o ideal seria manter os investimentos e o trading completamente separados.

18 hours ago, mlw_1550 said:

Acerca dos ETF de dividendos, quais são as tuas escolhas? Agora que o mercado está em saldos e as expectativas de growth são mais baixas, parece-me uma boa altura para comprar dividendos.

A minha escolha número 1 e que representa a maior alocação da minha conta é SCHD. Também tenho DGRO. 

19 hours ago, mlw_1550 said:

Aliás, a minha melhor posição neste momento (16% positivo) é precisamente uma empresa que paga dividendos, a Enbridge.

Boa! Confesso que não conhecia.

Que % da tua conta está alocada a stocks e que % está alocada a ETFs ?

Sven Carlin tem um serviço que parece bom e que se foca em Value (com dividendos).
    Este era o serviço que eu tinha em 2020, mas depois não tive convicção para reforçar posições no crash. Como tal, deixei de o utilizar.

mlw_1550
    10 hours ago, MarketIsNotEfficient said:

Eu (ainda) tenho uma conta na DeGiro. No entanto, estou a considerar transferir novamente o dinheiro para a IBKR ou investi-lo num ETF ou ação que não distribua dividendos.

Os principais problemas que encontrei na DeGiro foram:

• Complexidade ao investir numa moeda diferente da moeda base da conta

• Custos de transação elevados (em comparação com a IBKR)

• Se recebes dividendos, os custos do plano de reinvestimento automático (DRIP) são os mesmos de uma transação normal — na IBKR são significativamente mais baixos

• Não é possível ter (ou eu não consegui ter), em simultâneo, uma ordem stop-loss e uma ordem sell-limit

Para trading, neste momento, estou a ponderar abrir uma conta separada na IBKR. Ainda estou a avaliar essa opção, pois o ideal seria manter os investimentos e o trading completamente separados.

A minha escolha número 1 e que representa a maior alocação da minha conta é SCHD. Também tenho DGRO. 

Boa! Confesso que não conhecia.

Que % da tua conta está alocada a stocks e que % está alocada a ETFs ?

Sven Carlin tem um serviço que parece bom e que se foca em Value (com dividendos).
    Este era o serviço que eu tinha em 2020, mas depois não tive convicção para reforçar posições no crash. Como tal, deixei de o utilizar.

Ah, o famoso SCHD! Tenho de o analisar com mais detalhe, ainda para mais agora deve estar com um desconto porreiro.

Tenho demasiado em stocks agora, daí estar a levar uma chapada de -25%. Lembrei-me de comprar alguns stocks há um mês atrás (talking about bad timing...!), RDDT ou RXRX por exemplo. Devo estar 50/50 entre stocks e ETF.

• 3 weeks later...
    MarketIsNotEfficient
    On 4/9/2025 at 9:57 PM, mlw_1550 said:

Ah, o famoso SCHD! Tenho de o analisar com mais detalhe, ainda para mais agora deve estar com um desconto porreiro.

Sim, estava com uma "dividend yield" de mais de 4%, mas não recuperou tão bem como os outros (SPY, DGRO, etc).

On 4/9/2025 at 9:57 PM, mlw_1550 said:

Tenho demasiado em stocks agora, daí estar a levar uma chapada de -25%. Lembrei-me de comprar alguns stocks há um mês atrás (talking about bad timing...!), RDDT ou RXRX por exemplo. Devo estar 50/50 entre stocks e ETF.

O único stock que tenho em portfolio é MSTR. Em termos de investimento, depois de erros passados, não me aventuro muito em acções individuais.

Estava a ler sobre o assunto e lembrei-me do teu comentário. A meu entender a informação abaixo realça a dificuldade de "stock picking" numa óptica de investimento.

Uma pequena percentagem de ações é responsável pela maioria dos ganhos nos mercados

• Apenas 4% das ações geraram toda a criação líquida de riqueza nos EUA:
      Um estudo do Professor Hendrik Bessembinder, que analisou os retornos das ações norte-americanas entre 1926 e 2023, concluiu que apenas 4% das ações foram responsáveis por toda a criação líquida de riqueza no mercado bolsista dos Estados Unidos nesse período. As restantes 96% das ações, no seu conjunto, tiveram um desempenho equivalente ao dos bilhetes do Tesouro a um mês, sendo que mais de metade registou perdas ao longo do seu ciclo de vida.

• Os 2,4% melhores desempenhos a nível global geraram a totalidade da criação de riqueza:
      Numa análise alargada ao mercado global, o mesmo estudo — abrangendo mais de 64.000 ações ordinárias entre 1991 e 2020 — revelou que os 2,4% de empresas com melhor desempenho foram responsáveis pela totalidade dos 75,7 biliões de dólares de criação líquida de riqueza nos mercados bolsistas globais durante esses 30 anos.

• Like 1
    • 2 months later...
    • 2 weeks later...
    MarketIsNotEfficient
    On 1/15/2025 at 8:22 AM, MarketIsNotEfficient said:

Infelizmente, os movimentos ainda não se concretizaram, e o capital não está disponível para investir. Vejo que o XRP e o XLM já estão a realizar os seus breakouts.

É uma situação bastante frustrante, mas que está fora do meu controlo. O mais importante é evitar o erro de tentar "recuperar" e cometer deslizes quando o capital eventualmente estiver disponível.

Tenho a impressão de que os próximos meses têm um potencial significativo para serem positivos no mercado de criptomoedas, embora, naturalmente, tudo possa mudar muito rapidamente.

O objetivo não é estar certo 100% das vezes – os melhores investidores têm razão apenas em 50% (ou menos) das vezes e, ainda assim, conseguem ser bastante lucrativos. A chave está em ganhar mais quando se está certo e perder menos quando se está errado.

É precisamente esta componente probabilística que torna esta atividade tão desafiante.

Em suma, acredito que estamos a entrar numa fase em que serás (bem) recompensado pela qualidade das tuas decisões. Se as decisões forem más, o risco de perdas em proporção equivalente também estará presente. É uma transição de ser pago pelo tempo dedicado a uma atividade para ser pago pelo valor das decisões tomadas.

Atualmente, continuo com os dois trades que publiquei aqui ativos: GLD e MSTR.

Esta fase de euforia traduziu-se numa perda que chegou a atingir os 9k, tendo apenas agora regressado a terreno positivo. Falhei na gestão da posição ao não utilizar stops!

Conta:chrome_o3P7RnzwPq.thumb.png.a6ddc442ffe965de65fa5619b0d1ff6a.png

• 2 weeks later...
    MarketIsNotEfficient

1° Relatório Mensal — Julho de 2025

Introdução
    Com o objetivo de garantir total transparência e responsabilização pelos meus resultados, iniciei a 1 de julho uma conta de trading na Interactive Brokers (IB) com capital inicial de 5.000 USD.
    Os valores são apresentados em USD porque a maioria das ações que transaciono está cotada nesta divisa, o que também facilita a comparação com os benchmarks.

Objetivo
    Seguir a estratégia durante, pelo menos, um ano. Acompanhar o índice de referência nesta fase inicial será um bónus.

Estratégia
    Momentum com breakouts, ao estilo de Minervini (e outros).

Operações

• Iniciadas: 11

• Encerradas: 8

• Resultado: ~ -5%

Comentário
    A maioria dos breakouts não teve continuação, pelo que acabei por encerrar quase todas as posições em território negativo ou "break-even".

Screenshots IB

chrome_Eyw4DA4OCQ.thumb.png.d569b19c4835ab7a47214d04ee9b0da2.pngmsedge_Y5jL8jx0XY.thumb.png.f130aa12cd660a0818149d6073c0c06d.png