Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Especulação vs Gestão Passiva

Recommended Posts

MarketIsNotEfficient
    On 1/5/2025 at 1:49 PM, MarketIsNotEfficient said:

Bitcoin

Análise p/ trade de curto prazo

Bull Case

• Trump tem um histórico de cumprir promessas e é pró-cripto (animal spirits).
    • Possibilidade de criação de uma reserva de Bitcoin.
    • A reação a Jerome Powell foi bastante positiva quando este referiu que o Bitcoin era semelhante ao ouro.

Tecnicamente

• No cenário bull, idealmente, a curto-médio prazo não deveremos voltar a tocar no suporte.
    • Seria positivo observar uma redução da volatilidade antes de um eventual breakout acima dos 100k.
    • Os índices SPY, QQQ e RSP não estão sobrevalorizados (overextended).

Bear Case

• Qualquer má notícia afetaria o preço, podendo resultar numa perda significativa em termos percentuais.
    • Más notícias macroeconómicas (ex.: recessão).

O que acham ?
    Não hesitem em partilhar a vossa opinião.

Não estou autorizado a transacionar produtos relacionados a criptomoedas na IB. Que decepção e frustração.

• Replies 69
    • Created
    • Last Reply

Top Posters In This Topic

• MarketIsNotEfficient

56

• mlw_1550

14

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Olá a todos, O objetivo deste tópico é servir como um registo público da performance de uma conta de trading. O benchmark será a minha conta de longo prazo, cuja performance está entre o VT e o S

A necessidade de investir A primeira imagem mostra a perda de poder de compra ao longo do tempo. Desde 2015, o valor real do USD, EUR e CHF caiu significativamente — com destaque para o dólar, qu

Trade Fechado Profit per Contract: 11.77−4.61=7.16 Total Profit: 7.16×10×100 = ~ 7000 USD

Posted Images

mlw_1550

A IBKR consegue ser muito chatinha no que toca a permissões. Mas também não deve ser o melhor sítio para crypto. A maioria das pessoas recomenda a Coinbase, por exemplo. Não tenho conta lá. Abri na Robinhood por causa dos bónus e é onde tenho o maior portfólio, mas as opções são extremamente limitadas, uma vez que eles se lançaram em crpyto em 2024. Também tenho na Kucoin (não gosto) e na Mexc (gosto mais).

MarketIsNotEfficient
    10 hours ago, mlw_1550 said:

A IBKR consegue ser muito chatinha no que toca a permissões. Mas também não deve ser o melhor sítio para crypto. A maioria das pessoas recomenda a Coinbase, por exemplo. Não tenho conta lá. Abri na Robinhood por causa dos bónus e é onde tenho o maior portfólio, mas as opções são extremamente limitadas, uma vez que eles se lançaram em crpyto em 2024. Também tenho na Kucoin (não gosto) e na Mexc (gosto mais).

Que frustração :( !

Enviei email ao suporte, mas julgo que não vá mudar nada. Além disso, já perdi esta oportunidade 😕.

Exacto, julgo que não seja a melhor para crypto, mas eu queria utilizar as opções no IBIT com "expiration date" a 21 de Março. Além disso, o objectivo era acumular uma posição maior do que o habitual para um movimento de 10% a 20%. 

Obrigado pela partilha. Para já só tenho os ETFs para Bitcoin e Solana na degiro.

Pelo que vejo, têm havido mts oportunidades nas alt-coins, mas julgo que esteja atrasado :(. Perdi o comboio por culpa própria.

Como é que te tem corrido @mlw_1550 ? 

mlw_1550

Não tem corrido mal, mas também só estou em crypto nem há um ano. Ainda a tentar perceber como navegar nisto. Na minha opinião crypto é quase totalmente apenas sentimento de mercado. Não há verdadeiro valor na maioria das coins. Mas pronto, é jogar com isso! Uma coisa é certa, é possível ganhar e perder valor muito mais rapidamente e em muito maior escala do que com ações.

• Like 1
    MarketIsNotEfficient
    8 hours ago, mlw_1550 said:

Não tem corrido mal, mas também só estou em crypto nem há um ano. Ainda a tentar perceber como navegar nisto. Na minha opinião crypto é quase totalmente apenas sentimento de mercado. Não há verdadeiro valor na maioria das coins. Mas pronto, é jogar com isso! Uma coisa é certa, é possível ganhar e perder valor muito mais rapidamente e em muito maior escala do que com ações.

Boa! Espero que continue a correr de feição.

Tb não sou conhecedor, tanto que só comprei ETF Bitcoin depois do Trump ganhar as eleições. No entanto, conheço pessoalmente 2 pessoas que atingiram a liberdade financeira graças a estes instrumentos.

Exacto, temos que tentar aproveitar o sentimento de mercado quando ele existe! (Espero que continue a existir :) ).

MarketIsNotEfficient

Talvez esteja enganado, mas acredito que as probabilidades de um grande movimento no mercado de criptomoedas estão elevadas.

Reforcei a minha conta na Degiro com 5k e criei uma conta na Coinbase com 10k. Ainda estou a aguardar que os montantes sejam creditados nestas duas contas.

Estou a observar de perto o XRP e o XLM.

MarketIsNotEfficient
    On 1/14/2025 at 8:20 AM, MarketIsNotEfficient said:

Talvez esteja enganado, mas acredito que as probabilidades de um grande movimento no mercado de criptomoedas estão elevadas.

Reforcei a minha conta na Degiro com 5k e criei uma conta na Coinbase com 10k. Ainda estou a aguardar que os montantes sejam creditados nestas duas contas.

Estou a observar de perto o XRP e o XLM.

Infelizmente, os movimentos ainda não se concretizaram, e o capital não está disponível para investir. Vejo que o XRP e o XLM já estão a realizar os seus breakouts.

É uma situação bastante frustrante, mas que está fora do meu controlo. O mais importante é evitar o erro de tentar "recuperar" e cometer deslizes quando o capital eventualmente estiver disponível.

Tenho a impressão de que os próximos meses têm um potencial significativo para serem positivos no mercado de criptomoedas, embora, naturalmente, tudo possa mudar muito rapidamente.

O objetivo não é estar certo 100% das vezes – os melhores investidores têm razão apenas em 50% (ou menos) das vezes e, ainda assim, conseguem ser bastante lucrativos. A chave está em ganhar mais quando se está certo e perder menos quando se está errado.

É precisamente esta componente probabilística que torna esta atividade tão desafiante.

Em suma, acredito que estamos a entrar numa fase em que serás (bem) recompensado pela qualidade das tuas decisões. Se as decisões forem más, o risco de perdas em proporção equivalente também estará presente. É uma transição de ser pago pelo tempo dedicado a uma atividade para ser pago pelo valor das decisões tomadas.

Atualmente, continuo com os dois trades que publiquei aqui ativos: GLD e MSTR.

MarketIsNotEfficient

Acabei de comprar ~8k de XLM a ~0.473 USD

image.png.e58aedf4891b9c2655ce6523333f0a5c.png

Edited by MarketIsNotEfficient
    Adicionei screenshot
    MarketIsNotEfficient

Comprei 1 contracto de CALL options sobre MSTR com o valor proveniente do trade GLD.

image.thumb.png.60b5373e9b671a26422b553cac60684e.png

Ou vai correr muito bem, ou muito mal !

MarketIsNotEfficient

Emoções

Quando olhamos para um gráfico e pensamos "era tão fácil comprar aqui e vender ali", subestimamos completamente o desafio emocional necessário para manter uma posição acima do nosso limite de conforto.

Esta última posição reflete precisamente essa situação. É emocionalmente desconfortável. No entanto, acredito que estamos num momento em que a eventual recompensa justifica o risco. Utilizando a analogia do blackjack, é como quando o jogador percebe, pela contagem de cartas, que tem uma vantagem estatística, e decide aumentar a aposta.

Porém, há um problema na aposta que fiz: se a perda ocorre, especialmente porque foi utilizada uma posição elevada em relação à minha situação financeira, o impacto não é apenas monetário. Uma perda significativa pode abalar a confiança e criar hesitação, o que impede a continuidade de futuras "apostas".

Sem essa continuidade, a edge probabilística que beneficia o apostador a longo prazo deixa de se materializar.

Posições

image.thumb.png.bcbd7eff54d402c8063a88b1ddf930a0.png

mlw_1550
    On 1/16/2025 at 9:53 AM, MarketIsNotEfficient said:

Acabei de comprar ~8k de XLM a ~0.473 USD

image.png.e58aedf4891b9c2655ce6523333f0a5c.png

Já estás a levar uma pancada do caraças. Mas o que interessa é acreditar e não vender no vermelho :D Não conhecia esse token, tem potencial?

MarketIsNotEfficient
    17 hours ago, mlw_1550 said:

Já estás a levar uma pancada do caraças. Mas o que interessa é acreditar e não vender no vermelho :D Não conhecia esse token, tem potencial?

Ahah, por acaso ontem vendi - e com prejuízo - para investir em Bitcoin.
    Se calhar, a decisão de comprar não foi a mais inteligente 😅, mas o gráfico até parecia estar bom, faz parte do risco.

Não tenho grande problema em vender com perdas se perceber que a decisão inicial foi má. Na minha maneira de ver as coisas, o importante é não insistir no erro.

Mas, continuo bastante confiante de que as criptomoedas vão ter um bom desempenho.

Estou mais preocupado com as minhas CALLs em MSTR, uma vez que MSTR tem earnings na primeira semana de Fevereiro.

Esta é a minha "visão" para Bitcoin:

image.png.bc0b1b5a32a9d0a967d81fabd612f156.png

MarketIsNotEfficient

Bom dia,

Muitas criptomoedas parecem estar numa fase de acumulação, formando um padrão que se assemelha a uma Bull Flag. Este é um sinal positivo (Bullish).

Por outro lado, com várias notícias favoráveis relacionadas com o BTC, mas sem um movimento explosivo no preço, por vezes questiono-me se essas notícias já não estarão reflectidas no valor atual.

No entanto, após análise, considero que ainda não estão totalmente incorporadas no preço e que poderemos assistir a um breakout em breve. Na minha perspetiva, este movimento representa apenas a primeira de várias consolidações após o breakout de uma base que durou cerca de 9 meses.

test.thumb.png.dd234531d437cd9d4f7f8f822e67b7ea.png

Corrigi screenshot
    MarketIsNotEfficient
    1 hour ago, mlw_1550 said:

Pelo que vou lendo, estamos a entrar em Alt Season, o que pode explicar a Bitcoin não estar a subir a um ritmo assim tão elevado.

Sim, também é possível. Veremos se BTC consegue quebrar a resistência.

ADA - no gráfico que partilhei - tinha um ponto de entrada bastante interessante, com compressão. No meu caso, já tenho uma posição, na linha branca.

Os Problemas do Excesso de Alocação

Com base no meu recente erro de alocar uma posição com tamanho excessivo, principalmente impulsionado por emoções, aqui está o que vivi na última semana:

• Ansiedade em relação à abertura do mercado.
    • Oscilações de humor entre euforia e tristeza.
    • Falta de foco no que realmente importa: tempo de qualidade com a família e os amigos.

Do ponto de vista técnico, cometi também um erro importante: devia ter comprado durante as compressões de preço para tirar proveito dos ciclos de compressão/expansão.

Para resumir os erros nesta posição em MSTR:

• Excesso de alocação na posição.
    • Falta de acumulação (erro técnico).
    • Ausência de raciocínio lógico: Se não podia comprar IBIT, tudo bem. Em vez disso, acabei por comprar outro ativo com base em expectativas do que poderia fazer em função das flutuações do BTC.

Estes são erros graves que não deviam acontecer neste ponto do meu percurso.

Espero que outros possam aprender com eles.

• 3 weeks later...
    MarketIsNotEfficient

As últimas semanas foram marcadas por uma elevada volatilidade (DeepSeek, taxas, etc). Observou-se uma clara acumulação de Bitcoin (BTC) em dois momentos distintos, enquanto a maioria das criptomoedas com menor capitalização foi vendida.

No que toca à minha posição, não há grandes novidades. Foi uma decisão errada e agora resta-me lidar com as consequências. Na semana passada, antes da divulgação dos resultados da MSTR, optei por vender opções. A estratégia tinha como objetivo beneficiar da queda da volatilidade implícita que normalmente ocorre após os earnings.

Paralelamente, comecei a aprofundar o estudo sobre criptomoedas numa ótica de investimento de longo prazo. Este mercado continua a evoluir rapidamente e, apesar da volatilidade, vejo potencial em alocar uma parte do meu capital a esta classe de ativos.

mlw_1550

Isto parece um diálogo apenas entre nós dois, uma vez que mais ninguém participa neste tópico. Mas eu aproveito para ir aprendendo um pouco também.

Em relação a MSTR, pelo que percebo estás a apostar que até 21 de Fevereiro o preço vai superar 360/390, é isso? Isto provavelmente é uma pergunta parva, mas qual é a relação entre a Microstrategy e a Bitcoin?

• Like 1
    MarketIsNotEfficient
    5 hours ago, mlw_1550 said:

Isto parece um diálogo apenas entre nós dois, uma vez que mais ninguém participa neste tópico. Mas eu aproveito para ir aprendendo um pouco também.

Em relação a MSTR, pelo que percebo estás a apostar que até 21 de Fevereiro o preço vai superar 360/390, é isso? Isto provavelmente é uma pergunta parva, mas qual é a relação entre a Microstrategy e a Bitcoin?

Fica à vontade :). Da minha parte, escrever obriga-me a organizar as ideias, e fazê-lo publicamente implica expor as minhas ações, o que, espero, me leve a refletir um pouco mais.

Tenho várias opções em MSTR que expiram no dia 21 de fevereiro, muito provavelmente worthless.

Para as CALL options, isto significa que tenho o direito, mas não a obrigação, de comprar as ações ao strike price até à data definida (21 de fevereiro). Na prática, isto quer dizer que o lucro começa a partir do momento em que o preço da ação é igual a:

strike price + custo do contrato

O debit spread, que consiste em comprar e vender CALLs com a mesma data de expiração, significa que, além de comprares uma CALL, também vendes outra a um preço strike mais elevado. Esta estratégia reduz o custo da operação, mas limita o teu ganho máximo. É uma estratégia adequada quando tens uma visão moderadamente bullish sobre o ativo.

Em relação a MSTR (from ChatGPT :))

• MicroStrategy (MSTR) é uma empresa de software empresarial que se tornou um grande investidor institucional em Bitcoin.

• Em 2020, a empresa adotou o Bitcoin como seu principal ativo de reserva, comprando grandes quantidades com capital próprio e dívida emitida.

• A estratégia visa proteger contra a inflação e aumentar o valor para os acionistas, associando o desempenho da empresa ao preço do Bitcoin.

• Atualmente, a cotação das ações da MSTR está fortemente correlacionada ao preço do Bitcoin, funcionando como uma forma indireta de exposição ao ativo.

• Investidores que não querem comprar Bitcoin diretamente utilizam MSTR como uma alternativa para se beneficiar da valorização da criptomoeda.

• Like 1
    mlw_1550

No caso das Call, se decidires exercer o direito de comprar as ações e beneficiar do preço mais elevado a que elas eventualmente estejam, tens de ter a liquidez para as comprar ou o broker faz-te esse "favor"? Isto no caso de as venderes imediatamente para capturar esse delta no preço. Também podes decidir ficar com as ações, certo?

MarketIsNotEfficient
    8 hours ago, mlw_1550 said:

No caso das Call, se decidires exercer o direito de comprar as ações e beneficiar do preço mais elevado a que elas eventualmente estejam, tens de ter a liquidez para as comprar ou o broker faz-te esse "favor"? Isto no caso de as venderes imediatamente para capturar esse delta no preço. Também podes decidir ficar com as ações, certo?

Se comprares um contrato de opções CALL (cada contrato equivale a 100 ações), tens o direito de o exercer a um determinado preço. No entanto, para exercer a opção, precisas de ter liquidez disponível, seja capital próprio ou margem, mas o efeito é o mesmo.

Por outro lado, em vez de exercer a opção, podes simplesmente vender o contrato que compraste, aproveitando a valorização que este teve, assumindo que o ativo subjacente também subiu.

Sim, caso exerças o teu direito, podes optar por ficar com as ações.

Vamos analisar o caso das CALLs que comprei:

Detalhes da Transação:

• Contrato: 10 contratos de opções CALL MSTR com vencimento a 21 de fevereiro de 2025 e preço de exercício de $390.
    • Preço de Compra por Contrato: $54,55
    • Investimento Total: $54.550 (cada contrato representa 100 ações, logo, 10 contratos equivalem a 1.000 ações).

Cenário Atual:

Atualmente, as ações da MicroStrategy (MSTR) estão a ser negociadas a $324,92.

Análise das Opções:

1. Valor Intrínseco:

• O valor intrínseco de uma opção CALL é calculado subtraindo o preço de exercício do preço atual da ação.
      • Neste caso: $324,92 (preço atual) - $390 (preço de exercício) = -$65,08
      • Como o resultado é negativo, o valor intrínseco é $0, indicando que, neste momento, as opções estão "fora do dinheiro" (out-of-the-money).
    2. Valor Temporal:

• O valor temporal reflete o potencial de valorização da opção até à data de vencimento.
      • Com a aproximação da data de vencimento (21 de fevereiro de 2025), o valor temporal diminui, um fenómeno conhecido como "decadência temporal" (time decay).

Opções Disponíveis:

1. Vender as Opções no Mercado:

• Podes optar por vender os contratos de opção.
      • Dado que as opções estão atualmente fora do dinheiro, o seu valor de mercado será principalmente composto pelo valor temporal, que está a diminuir.
    2. Aguardar até ao Vencimento:

• Podes manter as opções até à data de vencimento na esperança de que o preço da ação MSTR suba acima de $390.
      • Se, na data de vencimento, o preço da ação estiver acima de $390, as opções terão valor intrínseco, e poderás:

• Exercer as Opções: Comprar as ações ao preço de exercício de $390 e vendê-las ao preço de mercado, desde que tenhas a liquidez necessária para adquirir as 1.000 ações (necessitando de $390.000).

• Vender as Opções: Vender os contratos de opção pelo seu valor de mercado, capturando o lucro sem a necessidade de comprar as ações subjacentes.

• Se o preço da ação permanecer abaixo de $390 até ao vencimento, as opções expirarão sem valor, resultando na perda total do investimento inicial de $54.550.