Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Tax-Wizard :: Revolut Stocks :: Preenchimento Automático da Declaração de IRS

Joao Pedro Pereira

Recommended Posts

Joao Pedro Pereira

Para quem transaciona ações na Revolut sabe o problema que é apurar as mais-valias para declarar o IRS, e pela necessidade pessoal acabei por desenvolver uma ferramenta para apurar esse valor que estou agora a partilhar.

https://tax-wizard.eu/

Principais funcionalidades:

1. - Cálculo das mais-valias em USD, EUR com câmbio por dia de venda e EUR com câmbio a 31 de Dezembro - utilizando as tabelas do Banco de Portugal

2. - Preenchimento automático do Anexo J para o IRS de dividendos e mais-valias em ações

3. - Cálculo por ano de mais-valias, dividendos, taxas Revolut e US

4. - Converter os statements da Revolut em CSV (Excel)

5. - Exportar transações nos extratos para serem importadas no Yahoo Finance para quem gosta de manter lá o portfolio atualizado

Espero que vos seja útil :)

Wakka
    há 14 horas, Joao Pedro Pereira disse:

Para quem transaciona ações na Revolut sabe o problema que é apurar as mais-valias para declarar o IRS, e pela necessidade pessoal acabei por desenvolver uma ferramenta para apurar esse valor que estou agora a partilhar.

https://tax-wizard.eu/

Principais funcionalidades:

1. - Cálculo das mais-valias em USD, EUR com câmbio por dia de venda e EUR com câmbio a 31 de Dezembro - utilizando as tabelas do Banco de Portugal

2. - Preenchimento automático do Anexo J para o IRS de dividendos e mais-valias em ações

3. - Cálculo por ano de mais-valias, dividendos, taxas Revolut e US

4. - Converter os statements da Revolut em CSV (Excel)

5. - Exportar transações nos extratos para serem importadas no Yahoo Finance para quem gosta de manter lá o portfolio atualizado

Espero que vos seja útil :)

Gostei muito do UI mas sinceramente acho que quem investe via Revolut tem poucos €€ e poucas transações pelo que não sei até que ponto vais ter sucesso com a tua plataforma. Eu pessoalmente se investisse via Revolut e tivesse 2 contas nunca iria pagar os 125€ pedidos no PRO. 125€ é mais do dobro das comissões de custódia anuais da maioria das plataformas.

Não consigo testar se funciona bem porque não tenho nada na Revolut e não tens nenhum trial mas parece-me bom. Bom trabalho!

Joao Pedro Pereira

@Wakkamuito obrigado por partilhares a tua opinião. 

O pricing point de 25 € está relacionado com as horas de trabalho que se gastaria - com muitas transações - a fazer manualmente. E dessa perspectiva até é "barato". 

Quem tem poucas transações consegue fazer isso rapidamente à mão.

Mas compreendo o que dizes do valor, para o ano será certamente mais barato pois já abati as horas que gastei e o dinheiro que gastei a consultar com contabilistas para garantir que os cálculos estavam a ser bem feitos. 

A ideia do Pro é para profissionais da área como Contabilistas. Inicialmente nem existia, e foi-me sugerido por uma das contabilistas com quem estive a analisar a forma de cálculo. Aliás, ela própria acabou a comprar por ter tido vários pedidos de IRS com Revolut. 

Quem tem 2 contas - por exemplo um casal - faz mais sentido comprar 2 individuais.

A primeira intenção da proteção é quem tem 2 contas de Revolut não submeter ficheiros de ambas de uma vez só, isso iria fazer com que as contas saíssem erradas.

Novamente, muito obrigado pelo teu feedback :)!

Wakka
    há 16 minutos, Joao Pedro Pereira disse:

@Wakkamuito obrigado por partilhares a tua opinião. 

O pricing point de 25 € está relacionado com as horas de trabalho que se gastaria - com muitas transações - a fazer manualmente. E dessa perspectiva até é "barato". 

Quem tem poucas transações consegue fazer isso rapidamente à mão.

Mas compreendo o que dizes do valor, para o ano será certamente mais barato pois já abati as horas que gastei e o dinheiro que gastei a consultar com contabilistas para garantir que os cálculos estavam a ser bem feitos. 

A ideia do Pro é para profissionais da área como Contabilistas. Inicialmente nem existia, e foi-me sugerido por uma das contabilistas com quem estive a analisar a forma de cálculo. Aliás, ela própria acabou a comprar por ter tido vários pedidos de IRS com Revolut. 

Quem tem 2 contas - por exemplo um casal - faz mais sentido comprar 2 individuais.

A primeira intenção da proteção é quem tem 2 contas de Revolut não submeter ficheiros de ambas de uma vez só, isso iria fazer com que as contas saíssem erradas.

Novamente, muito obrigado pelo teu feedback :)!

Concordo com os 25€ ser um preço adequado por isso é que nem me pronunciei sobre o mesmo, para alguém que tem muitas transações é realmente um time-saver, e tempo é dinheiro!! Se bem que continuo sem perceber bem quem é o publico alvo do Revolut para este tipo de operações. Por acaso agora até tenho curiosidade de saber quantas pessoas compram acções via Revolut em Portugal mas acho que é impossível saber essa métrica.

Quanto aos 125€ não tinha pensado nos contabilistas. Pensei que com o aumentar da literacia financeira já estava em desuso contratar contabilistas para fazer o IRS, se calhar estou enganado :D 
    Assim sendo o preço já me parece adequado pois se tiverem muitos clientes com ações Revolut obviamente que 125€ compensa em larga escala.