Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Fiscalidade das ações em Portugal com o Revolut

necada

Recommended Posts

Boa noite, 

Antes de mais sou novo no forum, espero que esteja  postar no sitio certo.

Comecei a investir em ações da bolsa americana através do Revolut recentemente, mas nao tenho total certeza de como é feita a fiscalidade das ações em Portugal.

Pelo que me informei, é devido 28% do lucro das mais valias, e tenho de declarar estes valores no Anexo J, segundo este site

•  Ou seja, por ex: se investir 100€ em acçoes da Amazon e vender por 200€, pago 28% do lucro, ou seja 28€, certo?

Mas já li tambem que nao é preciso declarar contas Revolut de todo, segundo o dinheiro Vivo, isto é verdade para esta situação?

Caso seja necessário declarar, a minha questão é , imaginando que eu tenho o dinheiro no meu broker, neste caso Revolut, já fiz várias trades, mas reinvesti outra vez noutras ações, logo ainda nao "realizei" nenhuns ganhos porque não "levantei" o dinheiro, só pago e declaro os impostos quando obtenho efectivamente os ganhos certo? Ou mesmo estando o dinheiro no broker terei que declarar tudo isso?

Se for uma pessoa que faz muitas trades, imaginando 50 por mês, terei que declarar todas as trades que faço individualmente inclusive preço de compra e venda? Ou basta declarar o total de lucro/prejuizo das mais valias somadas?

ruicarlov

Sim, a taxa é de 28% sobre as mais-valias. Mas aplica-se sobre o saldo global, ou seja, se no mesmo ano teve menos valias noutras trades, estas abatem nessas mais valias.

Sempre que há uma compra e uma venda há lugar a apuramento de mais ou menos valias. Não é ao levantar o dinheiro do broker.

As várias compras e vendas podem ser agrupadas no anexo J, mas deve pelo menos separá-las por países, se tiver comprado de vários. O preenchimento tem sempre de ser feito sob a forma valores de aquisição e realização, utilizando a primeira e última data da trade desse ano.

Não esquecer também os dividendos, se houver. Esses têm o seu próprio campo, onde se pode indicar o imposto que já foi retido no estrangeiro.

• Thanks 1
    15 minutes ago, ruicarlov said:

As várias compras e vendas podem ser agrupadas no anexo J, mas deve pelo menos separá-las por países, se tiver comprado de vários. O preenchimento tem sempre de ser feito sob a forma valores de aquisição e realização, utilizando a primeira e última data da trade desse ano.

Muito obrigado. Next caso, o broker ser a Revolut influencia em algum dos casos isto? Por exemplo, a revolut possibilita-me comprar acções dos USA no nasdaq mas tambem acçoes europeias. Terei eu que fazer essa separação por mercado das respectivas acçoes?

E nesse caso posso agrupar todas as açoes do mesmo mercado, bastanto utilizar a primeira data de compra e ultima data de venda e os valores totais (venda-compra) é isso?

@ruicarlov

Se houver também trades nacionais (anexo G), sabes se é feito o acerto entre os anexos G e J? Ou cada anexo é considerado em separado?

Ou seja, se tiver 1000€ de mais valias no anexo J e 1000€ de menos valias no anexo G, ir-se-ão anular entre si? Ou terei 1000€ de mais valias sujeitas a imposto? 

Edited by JRJordao
    ruicarlov
    há 11 minutos, necada disse:

Muito obrigado. Next caso, o broker ser a Revolut influencia em algum dos casos isto? Por exemplo, a revolut possibilita-me comprar acções dos USA no nasdaq mas tambem acçoes europeias. Terei eu que fazer essa separação por mercado das respectivas acçoes?

E nesse caso posso agrupar todas as açoes do mesmo mercado, bastanto utilizar a primeira data de compra e ultima data de venda e os valores totais (venda-compra) é isso?

Seja Revolut ou outro, o processo é o mesmo. No anexo J é necessário indicar o código do país do rendimento, daí quando se quer agrupar tem de se fazer por país.

@JRJordao Não estou completamente seguro. Infelizmente o simulador da AT não funciona com o anexo J. Aquele simulador do Informador Fiscal conseguia fazer isso, mas depois de acabar a parceira com a Deco já não lhe consigo aceder.

A ideia que tenho é que se forem rendimentos no anexo J de categoria G, que dá para anular.

• Thanks 1
    há 7 minutos, ruicarlov disse:

@JRJordao Não estou completamente seguro. Infelizmente o simulador da AT não funciona com o anexo J. Aquele simulador do Informador Fiscal conseguia fazer isso, mas depois de acabar a parceira com a Deco já não lhe consigo aceder.

A ideia que tenho é que se forem rendimentos no anexo J de categoria G, que dá para anular.

Pois, também penso que deviam acertar um com o outro.

Coloquei a questão no e-balcão da AT. Se me derem uma resposta válida (e não apenas generalidades) depois informo aqui.

• Upvote 1
    • 2 weeks later...

Também tenho comprado e vendido acções via Revolut e andei a pesquisar o tema, o melhor site que encontrei foi: https://taofinance.pt/dupla-tributacao-de-dividendos-como-evitar/

Do que reti, e generalizando a coisa, no meu caso não pretendo englobar com os meus rendimentos os ganhos e perdas de ações portanto parece-me que vou registar tudo no Anexo J do IRS, mas não os declaro no Anexo E do IRS quando aplicável. Com isto pretendo utilizar sempre que possivel o Crédito de Imposto, e tendo em conta que já paguei 15% em imposto nos EUA pelo menos nos dividendos que recebi, se não estou em erro deveria apenas ser cobrada cá a diferença, portanto 13% (para cumprir os 28% normais).

Algo preocupado em parte de trading ficar no UK a 31 de Dezembro, se entretanto tiverem novidades da AT cá digam que para o ano isto vai ser uma festa, tem sido bom mas vou pagar bem também!

Edited by Solha
    • 1 month later...

Alguém que já tenha feito um levantamento de dados na app como fazem?

Pelo que vi a Revolut Trading temos este pdf

image.png.a1f69be773e637e29f0344e9a1f718ae.png

Devemos usar os valores recebidos dos "Dividend & Interest" + "Withdrawals" certo?

Como posso comprovar se os valores mencionados estão certos?

Edited by jps2