Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Recommended Posts

• Replies 1.7k
    • Created
    • Last Reply

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

há 11 horas, Virtua disse:

pk o amundi é sintético. Normalmente até têm melhores performances. (para além de ser de 2018. Onde estás a ver retornos a 10 anos?)

E as fees são mais elevadas no Amundi (0,15% vs 0,07%).

há 4 horas, 5coroas disse:

E as fees são mais elevadas no Amundi (0,15% vs 0,07%).

Boa questão. Achas que a "lavagem cerebral" dos fees é assim tão alta que as pessoas preferem um ETF com menos fees de gestão MESMO se tiver menor performance?

Os custos de um ETF não são só as fees de gestão e isso é provavelmente a maior razão pela qual um ETF como o amundi mesmo com custos mais elevados que o ishares tem melhor performance.

• Like 1
    há 1 hora, Virtua disse:

Boa questão. Achas que a "lavagem cerebral" dos fees é assim tão alta que as pessoas preferem um ETF com menos fees de gestão MESMO se tiver menor performance?

Os custos de um ETF não são só as fees de gestão e isso é provavelmente a maior razão pela qual um ETF como o amundi mesmo com custos mais elevados que o ishares tem melhor performance.

Não sei onde é que o superkinas viu que o amundi tem melhor performance que o ishares...no comparativo do justETF, o ishares tem a 1, 3, 5, 12...anos a melhor performance e sim acho que é por causa das fees. 

Edited by 5coroas
    há 37 minutos, 5coroas disse:

Não sei onde é que o superkinas viu que o amundi tem melhor performance que o ishares...no comparativo do justETF, o ishares tem a 1, 3, 5, 12...anos a melhor performance e sim acho que é por causa das fees. 

ishares

image.png.997a343c2f3293aa9603aa52ce259e73.png

Amundi

image.png.d21212ce812fd048bb8c5d31c0528b9d.png

Relembro que "Ano" na morningstar é YTD

Acabei de ver no just ETF e realmente dá como dizes o ishares a dar maior performance, mas acho que é diferencial de cotação no tempo/delay. Lembro-me de ter visto durante o fim de semana e batia certo com a morningstar. Temos de voltar a ver depois do mercado fechar.

É normal um ETF sintético ter menores custos gerais (e melhor performance) do que um de replicação física. Talvez eu faça uma análise mais aprofundada em breve!

Edited by Virtua
    • Like 1
    • 5 weeks later...

Olá a todos, 

neste momento tenho uma quantia considerável de dinheiro parado e não pretendo aplica-lo em imobiliário. O que procuro com esse montante é unicamente uma proteção contra a inflação, que tipo de investimento posso considerar? 

JRJordao
    há 8 horas, Miguel C disse:

neste momento tenho uma quantia considerável de dinheiro parado e não pretendo aplica-lo em imobiliário. O que procuro com esse montante é unicamente uma proteção contra a inflação, que tipo de investimento posso considerar?

Para proteção parcial (~25%) contra a inflação com garantia de capital, certificados de aforro.

• Like 1
    Josefernando
    há 9 horas, Miguel C disse:

Olá a todos, 

Imobiliário direto ou indireto?

Um fundo assim certinho a render mais de 4% ao ano não interessa?

https://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000015J26

• Like 1
    Josefernando
    há 1 hora, superkinas disse:

será que se acontecer rebentar bolha imobiliaria vai manter 4% ?

Veja as rentabilidades de 2007/8/9 do fundo da CAIXA AGRÍCOLA e tem a resposta.

• 2 months later...
    • 11 months later...
    jopsilveira
    On 1/5/2024 at 7:10 PM, Asanisimasa said:

Quase tudo aponta para a queda do s&p durante este ano, ou seja, seria o ano certo para investir mais do que o habitual?

quase tudo aponta para a queda como assim ??

Boa tarde,

Tenho uma dúvida de investidor iniciante, já ando a ler sobre ETF longo prazo, parece-me ser o perfil que se adequa mais a mim.

Contudo, surge-me uma dúvida que ninguém me consegue explicar a sério, como contornar, legalmente claro, falam em termos que não domino.

Passo a explicar. Imaginando que ao fim de 10 anos, faço uma vende que me gera um lucro de 5000€, o estado vai taxar esse valor e ficar com 28%. É muito! temos de estar sempre a pensar que vamos ficar com menos 30% praticamente do lucro. 

Há formas de baixar este valor? Falam-me que com eficiência fiscal dá para baixar esse valor para 0%....

Alguém pode ajudar, sffv?

Obrigado desde já.

superkinas
    há 2 horas, josezico disse:

Boa tarde,

Tenho uma dúvida de investidor iniciante, já ando a ler sobre ETF longo prazo, parece-me ser o perfil que se adequa mais a mim.

Contudo, surge-me uma dúvida que ninguém me consegue explicar a sério, como contornar, legalmente claro, falam em termos que não domino.

Passo a explicar. Imaginando que ao fim de 10 anos, faço uma vende que me gera um lucro de 5000€, o estado vai taxar esse valor e ficar com 28%. É muito! temos de estar sempre a pensar que vamos ficar com menos 30% praticamente do lucro. 

Há formas de baixar este valor? Falam-me que com eficiência fiscal dá para baixar esse valor para 0%....

Obrigado desde já.

era tão bom :)

esperemos que se for para longo prazo, até resgatar leis mudem.

Por exemplo já ouvi rumores mas nunca se concretizou ainda que investimento > 5 anos 22 e por exemplo mais 8 anos  11% salvo erro.

Os impostos são umas das coisas mais certas como a morte :)

Tens impostos em tudo, por exemplo dep prazo tb tem 28% impostos só que nós nunca nos lembramos disso porque recebemos logo o liquido.

A 12/01/2024 às 15:16, josezico disse:

Boa tarde,

Obrigado desde já.

Fdx.

Só soubeste do imposto, válido em qualquer rendimento de capital, hoje ?

Baixar para 0% ? Sim, é possível! Como ? Não investindo em nada e deixar o dinheiro na conta a ordem a render 0 !

Fdx.

JRJordao
    A 12/01/2024 às 17:58, superkinas disse:

Por exemplo já ouvi rumores mas nunca se concretizou ainda que investimento > 5 anos 22 e por exemplo mais 8 anos  11% salvo erro.

Como nos seguros de capitalização. Creio que também se aplicaria a depósitos a prazo, se os disponibilizassem com prazos superiores a 5 anos. Mas a mais-valias de facto não, só o regime especial das criptos.

há 1 hora, blucah disse:

Baixar para 0% ? Sim, é possível! Como ? Não investindo em nada e deixar o dinheiro na conta a ordem a render 0 !

Para 0% não, mas se for o único rendimento, pagará bem menos de 28%. É parar de trabalhar antes de resgatar. Um ano antes da reforma, resgatar tudo. :D

A 12/01/2024 às 15:16, josezico disse:

E quem recebe juros (em Portugal), a quem retiram os 28% logo no pagamento? Os rendimentos são tributados, é a vida.

Todos os meses te "atacam" o salário também (exceto se ganhares muito pouco).

• 1 year later...

Bom dia,

Precisava encontrar um bom ETF, que tivesse acções mundiais, o mais parecido, possível, ao IWDA, mas em Euros. 
    Sabem de algum?

• 2 weeks later...