Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Recommended Posts

Atenção, não sou nenhum dogmático anti leverage. Mas acho que poderás estar a simplificar as coisas depois de um dos maiores bull runs de sempre.

O SSO tem histórico anterior a 2007 e dá para ver várias coisas:

image.png.2c945ba556c6ffa519eda6bff4d2e018.png

Na queda deste ano chegou a valer menos que compra simples de SPY (e a queda foi de 30%, não de 50 ou 60%)

image.png.e140210512bc32bf05dd58afd3368371.png

O aumento de ganho não é do outro mundo considerando que quem compra 2x está à espera de diferencial muito superior.

Como  disse não sou anti ETFs alavancados e sigo-os há anos mas digamos que acho que estás a simplificar demasiado. Só isso.

há 1 hora, CountingCents disse:

Na minha mente, se o índice cai dos 100 para os 80 (20% DD) o ETF 2x cai dos 100$ para os 60$. Na recuperação, digamos que o índice recupera 50% (chega aos 120) o ETF2x vai recuperar 100% (chegar também aos 120$), e a partir daí todo o lucro é sempre a duplicar. Onde estou errado?

Na questão que eles duplicam a rentabilidade diária, não a médio prazo. Pega num excel e no S&P e faz simulações. Vais ver alturas em que o S&P subiu 100% e o 2x subiu "só" 150%  por exemplo. Eu fiz a simulação nas quedas mas pode fazer outras e vês as perdas de volatility drag.

P.S. Mas é um assunto que ando a explorar. Vou ver se consigo fazer uma simulação de muito longo prazo de um S&P 2x "sintético" e depois vemos os resultados (posso estar completamente errado, até ver números estou sempre meio de pé atrás em relação a "opiniões", sejam de outras pessoas ou minhas)

Edited by Virtua
    • Thanks 1
    • Replies 1.7k
    • Created
    • Last Reply

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

há 27 minutos, Francisco_ disse:

Infelizmente já perdi demasiado tempo nessas brincadeiras com leituras de artigos, programação e afins. Posso aqui deixar algo que na altura acabei por implementar na desportiva com um valor muito baixo (não tem objectivo financeiro, foi mesmo para poder brincar):

https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2741701

https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3212862

https://indexswingtrader.blogspot.com/2018/12/exploring-smart-leverage-daa-on-steroids.html (site de um dos autores do artigo anterior)

Infelizmente pk? A experiência foi assim tão má?

Francisco Martins
    Just now, Virtua said:

Infelizmente pk? A experiência foi assim tão má?

Na altura em que estive a fazer isto acabei por chegar à conclusão e verificar que é demasiado dependente do "caminho" e dos dias em que são feitas as transacções de entrada/saida, da tributação e de outras pequenas fricções de implementação. E ainda, há cerca de uns dois meses deparei-me com uma prova matematica sobre estes produtos (ETF alavancados) que finalmente matou o meu interesse.

Edited by Francisco_
    • Upvote 1
    Mouro Emprestado
    há 8 horas, CountingCents disse:

Sim eu já tentei acompanhar a onda de sentimento com o 2x MSCI USA e isso mas para longo termo não sei se compensa, queria algo mais diversificado.

Podes tentar aproximar ao índice mundial.

55% no SP500 alavancado + 25% no Stoxx 50 alavancado + 20% no MSCI EM alavancado.

Não é perfeito mas é o que se consegue arranjar.

• Upvote 1
    CountingCents

http://ddnum.com/articles/leveragedETFs.php

https://rhsfinancial.com/2017/06/20/line-aggressive-crazy-leverage/

2 Artigos muito interessantes sobre Leverage. Deixou-me sem dúvida o bichinho que é possível obter retornos significativos.

O ideal portanto seria um ETF que tivesse 2x Leveraged no Minimum volatility MSCI World (impossível de encontrar penso).

Vamos aguardar pelo dia em que tenhamos produtos deste género disponíveis.

Encontrei este excelente artigo/blog post (que aconselho a ler senão não percebem nada dos meus gráficos):

https://teddykoker.com/2019/04/simulating-historical-performance-of-leveraged-etfs-in-python/

Atualizei-o e fiz as contas para um SPY 2x/simulação de SSO desde 1980:

https://nbviewer.jupyter.org/github/LuisSousaSilva/Articles_and_studies/blob/master/SPY 2x.ipynb

(Podem ver quando começa a "minha parte" não só pelos títulos mas os gráficos tornam-se interactivos )

Edited by Virtua
    • Thanks 1

Estes pequenos vídeos são bons e são feitos de uma forma "leve".

Já subscrevi foi ao podcast dele. Uma hora por episódio e parecem-me bem mais avançados (ainda não ouvi nenhum mas devo começar pelo episódio #111)

https://www.youtube.com/c/RATIONALREMINDER/videos

(os podcasts tb estão disponíveis no spotify etc etc)

• Upvote 1
    há 1 hora, Virtua disse:

Estes pequenos vídeos são bons e são feitos de uma forma "leve".

Já subscrevi foi ao podcast dele. Uma hora por episódio e parecem-me bem mais avançados (ainda não ouvi nenhum mas devo começar pelo episódio #111)

https://www.youtube.com/c/RATIONALREMINDER/videos

(os podcasts tb estão disponíveis no spotify etc etc)

Eu gostei bastante do 113. Deu uma perspectiva muito interessante sobre estas tech mega cap que não param de crescer.  

• Upvote 1
    Tiago Cardoso 17
    A 17/09/2020 às 17:12, Mouro Emprestado disse:

Se fizeres uma transferência dessa carteira entre brokers, não pagas imposto.

(se o dinheiro for muito... pode valer a pena ir passar um ano ao estrangeiro onde as mais-valias tenham uma tributação mais baixa).

É fácil fazer isso? É possível passar os etfs da degiro para o best por exemplo?

Estou com o mesmo dilema neste momento 

há 52 minutos, Virtua disse:

O S&P e o dólar estão com boa correlação negativa. Sempre bom para a diversificação. Estes valores só são "normais" em períodos de stress.

image.png.9ce3af8f7e964780d58fb8072463ef79.png

Deve ser por essa razão que embora o sp500 subisse, os etfs em euros do sp500 não acompanhavam essa subida. Hoje tá o sp500 a perder, o dólar a subir  e o etf sp500 em euros a ganhar.

• Like 1
    há 25 minutos, pge disse:

Deve ser por essa razão que embora o sp500 subisse, os etfs em euros do sp500 não acompanhavam essa subida. Hoje tá o sp500 a perder, o dólar a subir  e o etf sp500 em euros a ganhar.

Deve não. É. Tenho-me apercebido que esta descorrelação entre o S&P em dólares e o S&P em euros (sem hedge) tem confundido ou espantado algumas pessoas, mesmo as que sabem que não é pelo ETF ser cotado em euros que é hedge. Estou a fazer um artigo exatamente sobre isso!!

Edited by Virtua
    • Upvote 1
    CountingCents
    há 3 horas, Virtua disse:

Deve não. É. Tenho-me apercebido que esta descorrelação entre o S&P em dólares e o S&P em euros (sem hedge) tem confundido ou espantado algumas pessoas, mesmo as que sabem que não é pelo ETF ser cotado em euros que é hedge. Estou a fazer um artigo exatamente sobre isso!!

Sim o cambio tem estado bom para comprar, para vender nem por isso.

A 23/09/2020 às 21:45, CountingCents disse:

Sim o cambio tem estado bom para comprar, para vender nem por isso.

Acho que nem está bom nem mau. 1.2 é o valor médio histórico do par EUR/USD (1.198 para ser mais exacto ?)

Aqui está o artigo: A diferença entre um activo ser cotado em euros e ter cobertura cambial

Uma visão muito simples, sem explorar se vale a pena ter ou não ter cobertura câmbial. Mas tenho visto algumas pessoas que por o ETF ser cotado em euros pensam que tem logo cobertura cambial e/ou não estão expostos a risco de câmbio. IWDA a mesma coisa!!

Não está 100% como eu desejava porque queria mesmo usar ETFs da ishares mas evitamos colocar/falar de produtos específicos no site. Queria fazer uma comparação entre o CSPX e o IUSE mas o Vitor não me deixou ?

P.S. Se virem algum erro/gralha/erro ortográfico avisem sff que só amanhã vai para o linked in

Edited by Virtua
    • Upvote 1
    CountingCents
    há 16 minutos, Virtua disse:

Acho que nem está bom nem mau. 1.2 é o valor médio histórico do par EUR/USD (1.198 para ser mais exacto ?)

Aqui está o artigo: https://www.futureproof.pt/blog/a-diferenca-entre-um-activo-ser-cotado-em-euros-e-ter-cobertura-cambial

Uma visão muito simples, sem explorar se vale a pena ter ou não ter cobertura câmbial. Mas tenho visto algumas pessoas que por o ETF ser cotado em euros pensam que tem logo cobertura cambial e/ou não estão expostos a risco de câmbio. IWDA a mesma coisa!!

Não está 100% como eu desejava porque queria mesmo usar ETFs da ishares mas evitamos colocar/falar de produtos específicos no site. Queria fazer uma comparação entre o CSPX e o IUSE mas o Vitor não me deixou ?

P.S. Se virem algum erro/gralha/erro ortográfico avisem sff que só amanhã vai para o linked in

Bom post, uma dúvida, se esperarmos que o Euro venha no longo prazo a ficar sempre mais valioso, ficamos ligeiramente prejudicados por isso certo?

O crescimento pode ser grande em USD mas em EUR acaba por ser fraco. Se acreditarmos nesta opção, devemos fazer hedge de alguma maneira? Ou simplesmente o poder de compra dos Europeus ficará maior em comparação com o mundial e consequentemente: melhores salários, melhor nível de vida etc?

há 1 hora, CountingCents disse:

O crescimento pode ser grande em USD mas em EUR acaba por ser fraco. Se acreditarmos nesta opção, devemos fazer hedge de alguma maneira?

É algo em que tenho pensado e pretendo analisar. Talvez não no site mas aqui no tópico de programação. O hedge tem custos e no longo prazo mesmo que o EUR suba pode mesmo assim compensar não fazer. Vou ter de analisar e vamos vendo. A verdade é que ele foi 0.8x a 1.6 em relativamente poucos anos e isso doeu mas... vamos ver e analisar e depois formar uma opinião mais informada. De momento em ações sou contra hedge e não me vejo a alterar essa posição, mas queria ver até que ponto vale ou não fazer o hedge!

EDIT: Aliás, o que eu acho que eventualmente pode alterar é a minha posição de fazer hedge em obrigações/ETFs de obrigações. Os custos do hedge podem ser suficientemente altos para eu pensar duas vezes!!

Edited by Virtua
    • Upvote 1
    CountingCents
    há 51 minutos, Virtua disse:

A curiosidade foi grande demais e fui já fazer os testes:

image.png.a0a38bda9e23cf51642661ac25901754.png

Calculei o rácio entre ambas que de uma forma geral vai ser devido à "perda" por causa do hedging (o diferencial de custos é de 0.13 p.p. e isso tb é uma (pequena) parte da underperformance). Como o rácio é ocasionalmente errático no dia a dia incluí uma média móvel de 60 dias para "suavizar" esse comportamento e termos uma visão mais realista/limpa.

image.png.7097fa822888202393d83c19016c6706.png

image.png.803ce45e04e7b853c80671b84f6b7592.png

(Aqui o que interessa são os valores da 60 days MA porque estão suavizados)

O que se pode ver é um custo que nos últimos 9 anos andou em média quase nos 2% com um pico em 2019 que penso que foi o ano em que as taxas de juros de ambos os bancos centrais tinham maior diferencial devido à política de subida de taxas de juros por parte da FED em 2018/2019.Testei vários ETFs incluindo de obrigações e os 2% estão sempre lá. Mesmo em ETFs global aggregate bonds como o AGGH. O que pode tornar o AGGG mais interessante para investimentos de longo prazo (versão sem hedge, 45% usd, 25% EUR, 15% YEN, 5% YUAN, 5% GBP etc etc) e/ou torna as EUR GOV bonds mais interessantes mesmo com as yields muito mais esmagadas que as americanas, devido a não ter este custo de hedging.

Versão interativa na nbviewer: https://nbviewer.jupyter.org/github/LuisSousaSilva/Articles_and_studies/blob/master/SPY vs IUSE.ipynb

Mas aqui tu não consegues ver o retorno verdadeiro em Eur, pois o Spy está em dólares, quando o vendes, com quanto ficas? 

Se o Eur continuar indefinidamente a valorizar, o mercado americano valoriza 30%, mas quando tu vendes se calhar até ficas break even...

há 27 minutos, CountingCents disse:

Mas aqui tu não consegues ver o retorno verdadeiro em Eur, pois o Spy está em dólares, quando o vendes, com quanto ficas? 

Se o Eur continuar indefinidamente a valorizar, o mercado americano valoriza 30%, mas quando tu vendes se calhar até ficas break even...

O meu objetivo não foi fazer esse teste mas sim ver os custos. Porque a partir daqui já consigo chegar a muitas conclusões. Sim. Pretendo testar e ver como se portou historicamente coisas com e sem hedge. Mas saber que o hedge "come" 2% da rentabilidade anual já sabes os custos do descanso de não acontecer algo como o que falas. No curto prazo pode fazer sentido mas no longo prazo acho que não.

É como a maioria das coisas no mundo. Há vantagens e desvantagens e tens de escolher entre elas!

• Thanks 1
    CountingCents
    há 1 minuto, Virtua disse:

O meu objetivo não foi fazer esse teste mas sim ver os custos. Porque a partir daqui já consigo chegar a muitas conclusões. Sim. Pretendo testar e ver como se portou historicamente coisas com e sem hedge. Mas saber que o hedge "come" 2% da rentabilidade anual já sabes os custos do descanso de não acontecer algo como o que falas. No curto prazo pode fazer sentido mas no longo prazo acho que não.

É como a maioria das coisas no mundo. Há vantagens e desvantagens e tens de escolher entre elas!

A vantagem do Hedge é que a tua moeda não desvalorize certo?

E se ela sobrevalorizar? Também é um problema