Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Como devo fazer para declarar os meus ganhos?

Recommended Posts

hpscorpion

Boa Tarde,

Há coisa de 1 ano comecei a ganhar dinheiro pelo Instagram e neste momento tenho ganhos a volta de 600e mensais aproximadamente. 

Eu não vendo roupa ou produtos, basicamente tenho uma pagina com muitos seguidores e os clientes pagam-me por divulgar lá algum produto ou serviço, o pagamento é sempre feito pelo paypal.

Eu não percebo nada de finanças e sei que este tipo de profissoes são cada vez mais comuns, eu gostava de legalizar esta minha atividade sabem me dizer como posso proceder? é dificil?

Obrigado desde já.

hpscorpion
    2 hours ago, master-chief said:

Eu se fosse a ti não me preocupava com isso...

O exemplo passado da Assembleia da Republica é o de sacar, sacar e sacar ao povo ano após ano.

Com 600€ +- nem tão cedo compras um Ferrari para exibir "fortuna" à tua porta de casa

Entendo no entanto eu neste momento estou sem trabalhar e isto está a aumentar de dia para dia pelo que acho que isto podera durar mais alguns anos e o valor subir para o dobro. Preocupa-me eu não descontar para a segurança social.

master-chief

Eu dei-te o meu melhor conselho possivel e honesto. Tu é que sabes melhor da tua vida e experiencia de vida

Se queres fazer tudo certo abres actividade nas finanças e informas a segurança social e começas a declarar tudo. Se dormes mais descansado assim força. 

Até mais.

5coroas
    há 14 horas, hpscorpion disse:

Entendo no entanto eu neste momento estou sem trabalhar e isto está a aumentar de dia para dia pelo que acho que isto podera durar mais alguns anos e o valor subir para o dobro. Preocupa-me eu não descontar para a segurança social.

Mete o dinheiro nalgum PPR ou Fundo de Investimento ou ETF e servirá para o teu futuro tal qual a segurança social. 

• Like 1
    5coroas
    há 18 minutos, Wakka disse:

Eu sou um bocado contra este tipo de ideias. É por muitos pensarem assim que não passamos disto. Se todos formos cumpridores e tivermos um bom mindset relativamente às finanças e descontos como os nórdicos por exemplo talvez não houvesse tanta corrupção e fuga ao fisco.

É um facto que o governo e a assembleia passam um péssimo exemplo, mas cabe-nos a nós não nos guiarmos pelos maus exemplos.

Se o pagamento de impostos fosse voluntário, tu irias pagá-los?

hpscorpion
    25 minutes ago, Wakka said:

Eu sou um bocado contra este tipo de ideias. É por muitos pensarem assim que não passamos disto. Se todos formos cumpridores e tivermos um bom mindset relativamente às finanças e descontos como os nórdicos por exemplo talvez não houvesse tanta corrupção e fuga ao fisco.

É um facto que o governo e a assembleia passam um péssimo exemplo, mas cabe-nos a nós não nos guiarmos pelos maus exemplos.

e então o que me aconselhas? como disse anteriormente não percebo muito disso mas passaria por abrir atividade e declarar os ganhos no paypal em recibo verde?

Vítor A
    há 35 minutos, hpscorpion disse:

e então o que me aconselhas? como disse anteriormente não percebo muito disso mas passaria por abrir atividade e declarar os ganhos no paypal em recibo verde?

Ou abrir empresa. Mas nesses valores. Sim. Recibos verdes...

mas como disseram. ?. Eu no teu caso e recebendo em paypal....

resto vai pela tua cabeça 

Tas optimista e espero bem que te mantenhas a evoluir...mas 1a coisa que empresas cortaram agora com o covid foi no marketing. 

Edited by Vítor A
    • Like 1
    há 9 horas, 5coroas disse:

Se o pagamento de impostos fosse voluntário, tu irias pagá-los?

Se fosse voluntário tinhas estradas de terra batida, não tinhas água canalizada e muitas outras comodidades que tens hoje em dia portanto essa nem é uma opção que possa sequer equacionar. A verdade é que não é voluntário é um dever nosso para termos uma sociedade melhor. 

Agora que o dinheiro é muito mal gerido e que há muito por onde melhorar? Sem dúvida alguma. 

5coroas
    há 11 horas, Wakka disse:

Se fosse voluntário tinhas estradas de terra batida, não tinhas água canalizada e muitas outras comodidades que tens hoje em dia portanto essa nem é uma opção que possa sequer equacionar. A verdade é que não é voluntário é um dever nosso para termos uma sociedade melhor. 

Agora que o dinheiro é muito mal gerido e que há muito por onde melhorar? Sem dúvida alguma. 

Diz-me lá porque é que as estradas, a distribuição da àgua, e muitas outras comodidades (à semelhança de muitas outros serviços/produtos que já estão na mão dos privados) não podiam estar entregues aos privados a quem o utilizador/consumidor paga pela aquisição/prestação do serviço? No que é que por exemplo a distribuição de àgua (bem essencia) difere da distribuição de alimentos (bem essencial)?

há 4 horas, 5coroas disse:

Diz-me lá porque é que as estradas, a distribuição da àgua, e muitas outras comodidades (à semelhança de muitas outros serviços/produtos que já estão na mão dos privados) não podiam estar entregues aos privados a quem o utilizador/consumidor paga pela aquisição/prestação do serviço? No que é que por exemplo a distribuição de àgua (bem essencia) difere da distribuição de alimentos (bem essencial)?

Não difere muito na verdade, poderiam estar nas mãos dos privados, mas em vez de pagares 15€ de água estavas a pagar 150€ porque tinhas de incluir toda a manutenção que é realizada, portanto ia dar ao mesmo, não? Não estou a discutir alternativas ao modelo existente, são capazes de existir muitas com melhores ou piores resultados, mas no modelo que usamos hoje em dia em que descontas "centralmente", não concordo com fugas ao fisco e penso que isso não faz de mim um mau cidadão :) 

5coroas
    há 38 minutos, Wakka disse:

Não difere muito na verdade, poderiam estar nas mãos dos privados, mas em vez de pagares 15€ de água estavas a pagar 150€ porque tinhas de incluir toda a manutenção que é realizada, portanto ia dar ao mesmo, não? Não estou a discutir alternativas ao modelo existente, são capazes de existir muitas com melhores ou piores resultados, mas no modelo que usamos hoje em dia em que descontas "centralmente", não concordo com fugas ao fisco e penso que isso não faz de mim um mau cidadão :) 

Eu não pratico nenhuma fuga ilegal ao fisco mas apenas por causa das eventuais graves consequências que pode acarretar; mas não censuro quem o faça, pois acaba por ser uma forma de defesa a uma coerção ideológica estatal. Relativamente à questão do hpscorpion, deverá talvez primeiro verificar se de facto aqueles lucros são passiveis de tributação e no caso de o serem decidir ele próprio se quer arriscar ou não; a questão quanto a mim da segurança social é que é pouco relevante pois entendo que existem melhores formas de acautelar o futuro.

Também não acredito que se mais pessoas pagassem os seus impostos, necessariamente o Estado funcionaria melhor ou seria menos corrupto ou que levaria a um desagravamento geral da carga tributária, provavelmente resultaria apenas em mais esbanjamento e desvios ilegítimos.

Edited by 5coroas
    há 50 minutos, 5coroas disse:

Eu não pratico nenhuma fuga ilegal ao fisco mas apenas por causa das eventuais graves consequências que pode acarretar; mas não censuro quem o faça, pois acaba por ser uma forma de defesa a uma coerção ideológica estatal. Relativamente à questão do hpscorpion, deverá talvez primeiro verificar se de facto aqueles lucros são passiveis de tributação e no caso de o serem decidir ele próprio se quer arriscar ou não; a questão quanto a mim da segurança social é que é pouco relevante pois entendo que existem melhores formas de acautelar o futuro.

Também não acredito que se mais pessoas pagassem os seus impostos, necessariamente o Estado funcionaria melhor ou seria menos corrupto ou que levaria a um desagravamento geral da carga tributária, provavelmente resultaria apenas em mais esbanjamento e desvios ilegítimos.

Concordo na questão do hpscorpion pois também não sei se serão passiveis de tributação, não me estava a referir ao caso dele em especifico mas à ideologia em geral. 

Também concordo na questão da segurança social e acho que era muito melhor termos a opção de descontar ou não para a segurança social, no meu caso só utilizei o "dinheiro da segurança social" quando fui pai e conseguiria perfeitamente estar de licença sem esses montantes caso tivesse escolhido não descontar para a SS e ter o meu fundo pessoal (que o tenho na mesma de qualquer forma)

Eu também não acredito que o estado funcionaria melhor se todos pagássemos mas sim se a ideologia de "fugir sempre que se pode" que ainda é muito comum, fosse no geral eliminada. Só há corrupção porque as pessoas estão formatadas para isso e a sociedade continua-nos a mostrar que a corrupção compensa.

5coroas
    há 25 minutos, Wakka disse:

Só há corrupção porque as pessoas estão formatadas para isso e a sociedade continua-nos a mostrar que a corrupção compensa.

Isto, mas também o facto que o "Sistema" é muito permeável à corrupção, ou seja, oferece demasiadas tentações e oportunidades e o ser humano comum não é um modelo de virtude (muitos ainda são apenas meros primatas que furtam a banana do vizinho se este não estiver a ver); não havendo medidas sólidas que impeçam que a corrupção aconteça e que punam implacavelmente caso aconteça, é compreensível que as pessoas arrisquem para ganhar dinheiro fácil. A ocasião faz o ladrão e no nosso caso há demasiadas ocasiões; acredito que a única solução passaria por tirar toda ou quase toda a economia das patas imundas dos Estados. 

Edited by 5coroas
    hpscorpion

O problema poderá tambem passar no caso de precisar de um emprestimo, para uma casa ou carro por exemplo, uma vez que não tennho nenhum "trabalho".

A 16/06/2020 às 13:23, hpscorpion disse:

Boa Tarde,

Há coisa de 1 ano comecei a ganhar dinheiro pelo Instagram e neste momento tenho ganhos a volta de 600e mensais aproximadamente. 

Eu não vendo roupa ou produtos, basicamente tenho uma pagina com muitos seguidores e os clientes pagam-me por divulgar lá algum produto ou serviço, o pagamento é sempre feito pelo paypal.

Eu não percebo nada de finanças e sei que este tipo de profissoes são cada vez mais comuns, eu gostava de legalizar esta minha atividade sabem me dizer como posso proceder? é dificil?

Obrigado desde já.

Parabéns!

Podes indicar a tua página de Instagram? 600€ sem ter trabalho é excelente!

Abre atividade.

5coroas
    há 12 horas, hpscorpion disse:

O problema poderá tambem passar no caso de precisar de um emprestimo, para uma casa ou carro por exemplo, uma vez que não tennho nenhum "trabalho".

Nesse caso faz sentido ficares legalizado. Mas sendo um "trabalho" tão instável, mesmo assim poderá ser complicado obter empréstimos.

hpscorpion
    11 hours ago, Guest ABC said:

Parabéns!

Podes indicar a tua página de Instagram? 600€ sem ter trabalho é excelente!

Abre atividade.

É facil declarar os ganhos? por exemplo declaro as transferencias que obetenho por paypal? tenho que mostrar os comprovativos (facturas)?

Depois como é que a segurança social me vai buscar o dinheiro? Retira directamente da minha conta bancaria?