Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• jmanalmeida

P2P - Housers (#1)

Recommended Posts

jmanalmeida

Boa tarde,

sou novo no forum e antes de mais um pouco do meu background/carteira de investimento até à data. Tenho investimentos em:

80% - CTPM (1ª e 2ª gerações, esta 3ª as taxas não compensam)

6% - PPR Estado

5% - Fundo Investimento Fidelidade (CAIXA JUNHO 2018 II)

5% - Fundos (CXG AC LIDER GLOBAIS  e CXG SEL GLB MODERADO)

4% - PPR Generali Vida

Como podem ver tenho a maioria do meu investimento nos CTPM mas dado que desde final do mês passado voltaram a mudar a taxas este produto deixou de me interessar pelo que à medida que for atingido a maturidade terei de me virar para outro tipo de investimento. Desta forma também não fico tão exposto a este produto.

Por forma a diversificar, e talvez até aumentar um pouco o risco e rendimento, decidi entrar no mundo dos P2P. A ideia será colocar um pequeno valor e evoluir consoante a experiência/rendimentos obtidos.

Após alguma análise de diversas plataformas decidi-me por uma que foi a Housers pelas seguintes razões:

- mercado europeu (Espanha, Portugal, Italia)

- moeda ser €

- rentabilidades bem razoáveis

- mercado secundário para compra e venda de titulos de/a outros users (segundo feedback é relativamente fácil vender titulos desde que a um preço próximo do real)

- investimentos com vários tipos de categorias de rentabilidade/risco (taxa fixa, investimento, poupança, ...)

- opção de pagamento com cartão de crédito / MB Net (transferância bancária também é possivel)

- activação da conta demora cerca de 1-2 dias após envio de documentação

- suporte rápido e com possibilidade em português

Um dos pontos negativos desta plataforma é apenas dar para fazer investimentos minimos de 50€.

Acabei por investir no Investimento Santander que é um produto Taxa fixa de 10% a 12 meses sendo que os juros serão pagos mensamente e o valor investido será devolvido no final da maturidade. Nota que apenas após a oportunidade estar financiada a 100% é que se inicia. Como esta oportunidade só foi financiada a 100% na semana passada ainda não tenho feedback sobre a 1º pagamento de juros. Assim que apareça partilho.

Irei em breve investir noutras oportunidades para diversficar a carteira nesta plataforma.

Para quem estiver interessado em usar esta plataforma pode usar o link abaixo e após o primeiro investimento recebemos um bónus de 25€ cada um:

https://www.housers.com/pt/formulario-inscricao?pt=PFH--REF--71875

Olhando mais para o médio prazo a minha ideia é diversificar as "casas" usadas assim como ter o €€ disperso por vários investimentos dentro de cada uma delas.

Mintos será a próxima, depois partilho essa experiência.

Edited by jmanalmeida
    Erro palavra

Lifetechnicolor

O que levou a optar pela Housers e não por outras p2p com buyback garantido?

jmanalmeida

Caro Lifetechnicolor, relativamente à sua pergunta "O que levou a optar pela Housers e não por outras p2p com buyback garantido?" a resposta é que não fui tanto pelo facto de ter a opção buyback mas sim por feedbacks recebidos sobre a plataforma. Estou numa fase de dar apenas uma passada quando tiver a certeza que o chão é minimamente seguro dai que o valor que investi não ter sido muito alto e tenho como objectivo de diversificar esta aposta por várias casas e vários tipos de empréstimo.

Eis um site que encontrei onde é possivel obter informação de várias casas onde por exemplo um dos parametros é se tem buyback:

https://www.investitin.com/european-p2p-lenders/

lowfin

Eu continuo com algumas reservas em relação ao housers. não são nada claros em relação à proteção dos investidores, nos anuncios não há nada sequer, apenas remetem para a pagina de condições gerais que tem os longos textos legais que poucos tem paciencia para ler e muitas vezes não são faceis de compreender.

O simples facto da informação sobre proteção ou riscos não estar facilmente visível demonstra que a coisa não deve ser boa ou simples. Se a empresa que contrai o emprestimo entrar em falência? Ou a que esta a rentabilizar um imóvel, etc..

Buyback nao tem, o Raize nisso tambem é escasso mas pelo menos temos la na pagina o "garantia pessoal: Sim". No housers, nem isso...

Lifetechnicolor
    há 23 minutos, lowfin disse:

Eu continuo com algumas reservas em relação ao housers. não são nada claros em relação à proteção dos investidores, nos anuncios não há nada sequer, apenas remetem para a pagina de condições gerais que tem os longos textos legais que poucos tem paciencia para ler e muitas vezes não são faceis de compreender.

O simples facto da informação sobre proteção ou riscos não estar facilmente visível demonstra que a coisa não deve ser boa ou simples. Se a empresa que contrai o emprestimo entrar em falência? Ou a que esta a rentabilizar um imóvel, etc..

Buyback nao tem, o Raize nisso tambem é escasso mas pelo menos temos la na pagina o "garantia pessoal: Sim". No housers, nem isso...

Até que forma a empresa que gere o imóvel pode influenciar os lucros obtidos e afectar o que os investidores recebem?

lowfin

a empresa pode falir ou falhar com as suas obrigações (acontece tanto), pode ter outros negócios à parte que corram mal e venham a ter impacto no que esta no housers, etc.. pode haver vários fatores que venham a ter impacto.

Minimal

Penso que para ser regulado pela CNMV deverá ter algumas normas e as sociedades são criadas com quotas entre os investidores, dado que não poderão ter mais negócios senão o que foi investido.

lowfin

todo este tipo de negócios pode sempre falhar ou haver fraudes. é preciso saber com o que podemos contar caso aconteça. se houver pelo menos uma garantia pessoal ou coisa assim ja era algo. nem sei se tem isso..

Minimal

Garantia pessoal vale o que vale :D É uma questão de analisar se vale a pena o risco e diversificar os investimentos. Que há risco não é surpresa para ninguém, mas onde é que não existe risco?

Greentrader
    há 12 minutos, Minimal disse:

Garantia pessoal vale o que vale :D É uma questão de analisar se vale a pena o risco e diversificar os investimentos. Que há risco não é surpresa para ninguém, mas onde é que não existe risco?

A garantia pessoal tem sempre algum valor  e faz diminuir o risco e existem plataformas e tipos de investimentos mais arriscados do que outros. Sem garantias é que as coisas se tornam muito mais arriscadas. Neste caso há uma garantia do imóvel em que se investe o que já não é mau.

jmanalmeida

No caso da oportunidade que investi, o imovel Santander, como podem ver em anexo aparece como tendo garantia. 

Claro que se houver algum problema não sei até que ponto esta garantia serve para reaver o que investi. Já li casos de pessoas que ficaram a arder nesta ou naquela plataforma/investimento. No entanto e tendo em conta a margem do P2P creio que se tivermos uma carteira o mais diversificada possivel minimizamos essa possivel perda.

SANTANDER.PNG

• Thanks 1

IceMan1910
    A 11/29/2017 às 11:23, lowfin disse:

A 11/29/2017 às 11:47, Lifetechnicolor disse:

Até que forma a empresa que gere o imóvel pode influenciar os lucros obtidos e afectar o que os investidores recebem?

A 11/29/2017 às 14:25, Minimal disse:

Penso que para ser regulado pela CNMV deverá ter algumas normas e as sociedades são criadas com quotas entre os investidores, dado que não poderão ter mais negócios senão o que foi investido.

há 22 horas, Greentrader disse:

A garantia pessoal tem sempre algum valor  e faz diminuir o risco e existem plataformas e tipos de investimentos mais arriscados do que outros. Sem garantias é que as coisas se tornam muito mais arriscadas. Neste caso há uma garantia do imóvel em que se investe o que já não é mau.

Nesta plataforma e segundo o que está explicito pela empresa Housers nas regras, cada imóvel individual está numa sociedade anónima individual em que as percentagens do capital estão dispersos por quem investiu na oportunidade.

Isto quer dizer que se a Housers for à falencia, em nada afecta o facto de teremos uma percentagem do capital dessa mesma mini sociedade.

Da mesma forma, por pior que corra o negócio, aqui não há garantias pessoais, nem buybacks mas existe um activo dos menos volateis do mundo como colateral, o imobiliário.

Só vou dar a minha opinião sobre a plataforma depois de estar investido mais 1 ou 2 anos, mas por agora não me parece mal.

"Housers acts as an intermediary and therefore by investing in the opportunities published in our platform you invest directly in the companies, and in no case in Housers.

In addition, the funds of each Housers investor are securely deposited into a segregated account at the Lemonway payment institution. The available money deposited in the account in the name of each investor can be withdrawn at any time.

In the unlikely event that this happens, new opportunities would be left open, existing opportunities would remain in effect until their expiration and investors would receive the corresponding benefits."

"The project developer of each project constitutes a company (Ltd.) who is in charge of buying the property. The capital needed to carry out the project will be provided by the investors who lend the capital under the loan contract that determines the rights of the investors and stipulates that the yields of each opportunity will be entered into the Housers account of each investor as a variable interest."

• Thanks 1

lowfin

Obrigado pelo esclarecimento.

Se é essa a abordagem da Housers até pode ser mais interessante, embora levante outras questões, para assim poder ser nós deviamos ter que passar uma procuração ou coisa assim para poderem constituir sociedades em nosso nome. Não me parece que seja o caso.

Outra possível questão é se são os investidores os donos o que acontece se houverem despesas adicionais imprevistas (derrapagem no orçamento da obra, multas, etc)? vão pedir mais dinheiro a cada um dos investidores?

Minimal
    há 39 minutos, lowfin disse:

Outra possível questão é se são os investidores os donos o que acontece se houverem despesas adicionais imprevistas (derrapagem no orçamento da obra, multas, etc)? vão pedir mais dinheiro a cada um dos investidores?

Há um fundo para imprevistos, pelo menos nos projectos em que eu investi

• Thanks 1

gustaferra
    há 39 minutos, FredCunha disse:

Estava hoje a procurar algumas p2p para diversificar o investimento e deparei-me com algo interessante...

Alguém conhece a Bulkestate? A página é vos familiar?

https://www.bulkestate.com/en/

Sim, conheço é uma p2p com taxas boas relativamente aos outras do género em imobiliário, tenho 3 do genero dessa ainda nao deu para diversificar mais, a estateguru a crowestate são concorrentes a essa, depois tens a Espanhola Housers anda com campanha de bonus de 50€ ( 25€ para ambos)  se quiseres aderir :  https://www.housers.com/es/formulario-registro?pt=PFH--REF--70635

jmanalmeida

Finalmente cairam os primeiros juros do 1º, e único até ao momento, investimento que fiz no Housers. Relembro que investi no projecto "Santader" que oferecia uma taxa fixa de 10%.

Para interessados existe actualmente um outro investimento taxa fixa 10% disponivel de momento "Avenida del Puerto" em Valência.

Se ainda não tens conta usa o seguinte link e ganhamos os dois 25€ (dinheiro é creditado após o 1º investimento):

https://www.housers.com/pt/formulario-inscricao?pt=PFH--REF--71875

FabioRocha

Eu também já recebi os lucros de dois investimentos, Campo de Ourique e Santander.

gustaferra
    há 5 minutos, FabioRocha disse:

Eu também já recebi os lucros de dois investimentos, Campo de Ourique e Santander.

Por aqui anda tb a cair direitinho....

Your content will need to be approved by a moderator

Guest
    You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.
    Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa