Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

  • Minimal

    Poupar em alimentação

    Recommended Posts

    Minimal

    Que estratégia usam para saber se estão a comprar uma coisa a bom preço nos supermercados? Costumam registar ou utilizar alguma plataforma?

    Muitas das vezes as promoções podem não o ser, mas para isso tem que ser sobre coisas que temos por hábito comprar, costumam comprar muita coisa em promoção porque está em promoção ou apenas compram um "cabaz" de coisas regulares?

     

    A 06/09/2017 às 12:50, parm disse:

    O cozinheiro/cozinheira faz toda a diferença no preço da refeição. Vejamos este exemplo (não sou nutriocionista pelo que critiquem as quantidades).  Refeição de bifes para 5 adultos = 5 x 200g = 1kg. Mesma carne mas em modo "jardineira" (ou similar com cogumelos e vegetais), dá para fazer a mesma refeição com 750g de carne.

    Comida de "tacho" rende sempre muito mais, o que costumo fazer que fica muito barato é caldeirada de potas também.

     

    Quando não há comida para levar para o almoço há sempre 10 minutos para se preparar uma massa com qualquer coisa, portanto tenho-me mantido disciplinado á marmita :D

    Partilhar esta publicação


    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    ruicarlov
    há 14 horas, Minimal disse:

    Que estratégia usam para saber se estão a comprar uma coisa a bom preço nos supermercados? Costumam registar ou utilizar alguma plataforma?

    Muitas das vezes as promoções podem não o ser, mas para isso tem que ser sobre coisas que temos por hábito comprar, costumam comprar muita coisa em promoção porque está em promoção ou apenas compram um "cabaz" de coisas regulares?

    Já andei a olhar para uma plataforma de comparar preços de supermercado (maiscarrinho.com), mas geralmente há um punhado de supers/hipers que uso que costumam ser mais baratos e olho mais para os sites desses (jumbo/continente). Jogo depois com os cupões do continente que recebo todos os meses. Algumas coisas não uso logo obviamente não vou comprar, mas outras são coisas que utilizo e aproveito.

    Também aproveito bastante o cartão Auchan para comprar produtos da marca deles com 10% de desconto à 2ª feira.

    A nível de fruta vejo se há algum desconto temporário nalgum deles. Se há, vou lá, se não, fico-me pelas frutarias dos chineses mais perto de mim.

    Partilhar esta publicação


    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor_casual

    Sei que o tópico diz respeito aos custos da nossa alimentação! Mas também já se falou tb aqui em outras despesas de supermercado… que obviamente inclui detergentes!

    Queria aqui colocar vos outra questão… tem a ver com os produtos de higiene pessoal! São tb rubrica importante do orçamento! Ainda mais que todos os produtos de higiene pessoal são contemplamos com taxa de IVA a 23%

    como estabelecem a vossa metodologia com vista à redução dos custos? Que produtos compram e onde compram?

    Partilhar esta publicação


    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    JRJordao
    há 15 horas, Investidor_casual disse:

    Sei que o tópico diz respeito aos custos da nossa alimentação! Mas também já se falou tb aqui em outras despesas de supermercado… que obviamente inclui detergentes!

    Queria aqui colocar vos outra questão… tem a ver com os produtos de higiene pessoal! São tb rubrica importante do orçamento! Ainda mais que todos os produtos de higiene pessoal são contemplamos com taxa de IVA a 23%

    como estabelecem a vossa metodologia com vista à redução dos custos? Que produtos compram e onde compram?

    Para mim a regra é a mesma para tudo o que se compra no supermercado: aproveitar as promoções e experimentar as marcas brancas.

    E também, conhecer o preço de mercado dos produtos que consumimos habitualmente, para comprar em quantidade quando estão a realmente bom preço.

    Editado por JRJordao

    Partilhar esta publicação


    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    amagalhaes
    há 2 horas, JRJordao disse:

    E também, conhecer o preço de mercado dos produtos que consumimos habitualmente, para comprar em quantidade quando estão a realmente bom preço.

     

    Sobretudo isto, importante ter sempre dinheiro mobilizável para aproveitar neste capítulo, sobretudo em produtos com data de validade longa. Esta semana foi os shampoos da companheira (usa sempre o mesmo), que estavam a 50%. Comprei duas dezenas deles e poupei uma pipa de massa a ter de os comprar a preço normal à medida que fossem acabando.

    Mantenham a rotina de uma vez por semana folhear os folhetos das principais superfícies comerciais. Recorro muito a estes dois endereços:

    http://promos.sapo.pt/

    http://blog200porcento.com/

    • Voto Positivo 1

    Partilhar esta publicação


    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    JRJordao
    há 1 hora, amagalhaes disse:

    Sobretudo isto, importante ter sempre dinheiro mobilizável para aproveitar neste capítulo, sobretudo em produtos com data de validade longa.

    Pago as compras no supermercado com o cartão de crédito Cetelem Black. Ganho 3% de desconto adicional e só preciso pagar (em dinheiro) no final do mês corrente ou seguinte.

     

    há 1 hora, amagalhaes disse:

    Mantenham a rotina de uma vez por semana folhear os folhetos das principais superfícies comerciais. Recorro muito a estes dois endereços:

    http://promos.sapo.pt/

    http://blog200porcento.com/

    Outras sugestões

    http://cacapromocoes.blogs.sapo.pt/

    http://descontos.blogs.sapo.pt/

    Editado por JRJordao

    Partilhar esta publicação


    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    amagalhaes
    há 1 hora, JRJordao disse:

    Pago as compras de supermercado com o cartão de crédito Cetelem Black. Ganho 3% de desconto adicional e só preciso pagar (em dinheiro) no final do mês corrente ou seguinte.

     

    Sempre tive muita espécie aos cartões de crédito mas recentemente aderi ao da Cofidis puramente para beneficiar do cashback e até agora estou muito satisfeito porque fica sempre pago a 100%. O meu "problema" com compras de supermercado é que tenho de gastar sempre primeiro o dinheiro do subsídio de alimentação pago em cartão próprio portanto o cashback que obtenho não é muito deste tipo de compras.

    Mas isto já são temáticas para outro tópico. :)

    Partilhar esta publicação


    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Minimal

    Por exemplo tenho alguns limites para certos produtos, desodorizante de homem não dou mais que 1,5€, pasta de dentes 75ml também 1,5 etc.

    Tenho começado a experimentar gel de banho e mais alguns produtos da marca Bonté, são de qualidade e em conta.

    Partilhar esta publicação


    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Greedy
    há 12 horas, Minimal disse:

    Por exemplo tenho alguns limites para certos produtos, desodorizante de homem não dou mais que 1,5€, pasta de dentes 75ml também 1,5 etc.

    Tenho começado a experimentar gel de banho e mais alguns produtos da marca Bonté, são de qualidade e em conta.

    Desodorizantes a 1.5€ ?

    Podes indicar quais e onde se compram para eu comprar da próxima vez e experimentar ?

    Eu compro sempre o Biotherme Homme, mas cada vez que acaba até me dá um treco cada vez que me lembro que custa à volta de 35€ .. lol

    Partilhar esta publicação


    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Greedy
    há 55 minutos, Minimal disse:

    Roll On rexona, Nivea ou Sanex, normalmente há sempre um desses a 1,5€.

    Mas no Pingo Doce, Jumbo, Continente etc ?

    Partilhar esta publicação


    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    dsd ded
    há 4 horas, 5coroas disse:

    Então faz por evitares as salsichas enlatadas. Muito processadas e muito pobres ao nível nutritivo.

    Carcinogenica.. como fiambre e fumados....

    https://www.publico.pt/2015/10/26/ciencia/noticia/oms-carne-processada-e-cancerigena-e-a-carne-vermelha-provavelmente-tambem-e-1712368

    • Voto Positivo 1

    Partilhar esta publicação


    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    FreeAtMind

    Cá em casa somos dois, tenho uma filha, os 300€ é a média do que gasto no supermercado e inclui também tem tudo o que é produtos de limpeza e higiene, que ainda deve ter um peso considerável na categoria. Claro que nesta categoria entra muita coisa que é comprada com menos regularidade e também esconde muitas más compras, como bolachas, chocolates, doces, sobremesas, gelados, etc. Já pensei em separar para ter uma noção melhor de quanto são realmente necessidades e quanto é apenas coisas mais de impulso. O que compro na frutaria é adicionado a categoria supermercado.

    Partilhar esta publicação


    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Cardoso24
    A 07/06/2019 às 18:37, FreeAtMind disse:

    Cá em casa somos dois, tenho uma filha, os 300€ é a média do que gasto no supermercado e inclui também tem tudo o que é produtos de limpeza e higiene, que ainda deve ter um peso considerável na categoria. Claro que nesta categoria entra muita coisa que é comprada com menos regularidade e também esconde muitas más compras, como bolachas, chocolates, doces, sobremesas, gelados, etc. Já pensei em separar para ter uma noção melhor de quanto são realmente necessidades e quanto é apenas coisas mais de impulso. O que compro na frutaria é adicionado a categoria supermercado.

    Para duas pessoas, 300€ é um excelente valor. Eu gostava de chegar a esses valores (também duas pessoas) e nem sequer compramos doces, bolachas, gelados...nem carne de porco 😅

    Partilhar esta publicação


    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Cardoso24
    há 2 minutos, FreeAtMind disse:

    Tem meses que excede, outro que fica ligeiramente abaixo, não está desproporcional. Gasto em média + 80€ em restaurantes, aqui chega por vezes aos 150€ no verão, com refeições em média uns 10€, gasto entre os 6 a 18€ por pessoa, dependendo do restaurante. O restaurantes é assim o meu luxo, é aquilo onde gasto e me deixa feliz, podia ser em roupa ou gadgets, mas é mesmo a comer fora ;) costumo ir todas as semanas, por vezes mais que um dia.

    A gestão de cada um é procurar onde cortar, para ter mais para gastar naquilo que o faz feliz.

    Concordo com a tua opinião! Mais do que poupar (e depois investir) devemos também gastar naquilo que nos faz feliz.

    Eu cheguei a ter uma taxa de poupança que rondava os 85%. Hoje em dia não sou tão inflexível nas metas :) 

    • Voto Positivo 1

    Partilhar esta publicação


    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    FreeAtMind
    1 hour ago, Cardoso24 said:

    Eu cheguei a ter uma taxa de poupança que rondava os 85%.

    Isso deixa-me a pensar, como conseguias chegar a tanto, eu raramente consigo mais de 20%, na maioria dos meses deve rondar apenas os 10%. Podemos é ter forma diferente de fazer as contas.

    Para mim taxa de poupança seria:

    "rendimento liquido mensal 1000€" - "todas as despesas do mês 150€" = "taxa de poupança"

    1000€ -- 100%

    150€ -- x = quanto gasto em %

    A conta seria: 150 * 100 / 1000 = 15% 

    100% -15% = 85% de taxa de poupança.

    O que consideras "taxa de poupança" é o que demonstrei acima?

    Partilhar esta publicação


    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Cardoso24
    há 1 hora, FreeAtMind disse:

    Isso deixa-me a pensar, como conseguias chegar a tanto, eu raramente consigo mais de 20%, na maioria dos meses deve rondar apenas os 10%. Podemos é ter forma diferente de fazer as contas.

    Para mim taxa de poupança seria:

    "rendimento liquido mensal 1000€" - "todas as despesas do mês 150€" = "taxa de poupança"

    1000€ -- 100%

    150€ -- x = quanto gasto em %

    A conta seria: 150 * 100 / 1000 = 15% 

    100% -15% = 85% de taxa de poupança.

    O que consideras "taxa de poupança" é o que demonstrei acima?

    Claro que sim.

    Nem sequer existe outra fórmula para calcular a taxa de poupança.

    Retirando todas as despesas a taxa de poupança era de 85% do rendimento mensal líquido.

    Partilhar esta publicação


    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    FreeAtMind
    48 minutes ago, Cardoso24 said:

    Retirando todas as despesas a taxa de poupança era de 85% do rendimento mensal líquido.

    Estou estupefacto, achei que isso era apenas um mito  🤣

    Se bem que se eu ganhasse uns 9000€ mês talvez conseguisse ainda melhor :D

    Partilhar esta publicação


    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    FreeAtMind
    21 minutes ago, Cardoso24 said:

    ehehe também não é preciso ganhar esses 9000€ :P 

    Tens razão, mas depois de ter um presidente da república a dizer que com 10 mil euros mês também passava por dificuldades, achei que também podia pedir muito 😁

    Partilhar esta publicação


    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

    Join the conversation

    You are posting as a guest. If you have an account, sign in now to post with your account.
    Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

    Visitante
    Responder a este tópico

    ×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


    ×
    ×
    • Criar Novo...
    FinancasPessoais.pt

    Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

    Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

    Não mostrar mais esta caixa