Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Cartões de crédito - Melhores benefícios

Recommended Posts

5coroas

Ainda não, mas é uma experiência interessante :)

Eu utilizo o Cetelem (3% cashback) para supermercados, combustíveis e restaurantes.

Para o Affinity (1% cashback) sobra-me a ZON, algumas consultas médicas, o eventual hotel e pouco mais. Por isso os 850 parecem chegar. Não fazia ideia dessa margem de 10%, obrigado!

Quanto ao Cetelem, estive a fazer uma simulação de adesão, mas verifiquei que existe apenas modalidades de reembolso mensal de 4%, 5% e 10%. Eu queria a 100%. No seu caso, conseguiu que taxa?

• Replies 17.6k
    • Created
    • Last Reply

Top Posters In This Topic

• JRJordao

1744

• Diogo Duarte

956

• andre611

558

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Um apanhado do que está espalhado por este tópico, fiz para mim e decidi partilhar: EDIT: Tem sido atualizado com as sugestões de vários utilizadores Bankinter Gold - devo gastar 200€ mês (f

É verdade, é necessário fazer essa checklist, mas depois, pela minha experiência é mecânico. Eu não tenho todos os cartões por isso talvez seja mais fácil. De momento, para "espremer" esse CB esta é a

Aproveitei uma tabela que um user criou em 2019 e atulizei com os dados dos cartões de crédito que dão cashback em 2020. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-gxba3qSIC4drpDD3bg4bmlxfmqcv-U-4Q

Posted Images

JRJordao

Quanto ao Cetelem, estive a fazer uma simulação de adesão, mas verifiquei que existe apenas modalidades de reembolso mensal de 4%, 5% e 10%. Eu queria a 100%. No seu caso, conseguiu que taxa?

Essa percentagem para mim é irrelevante, pois pago sempre (via pagamento de serviços) a totalidade do extrato antes do final do mês. O pagamento antecipado sem juros, total ou parcial, é sempre possivel.

5coroas

Essa percentagem para mim é irrelevante, pois pago sempre (via pagamento de serviços) a totalidade do extrato antes do final do mês. O pagamento antecipado sem juros, total ou parcial, é sempre possivel.

Perdoe a minha ignorância, eu também pretendo pagar sempre a totalidade do extrato; tenho receio é que, por esquecimento ou por qualquer impedimento (doença, viagem, problemas informáticos, etc), não pagando o extracto, automaticamente só me retirariam os 10% e o resto passavam a cobrar juros. Com a modalidade do reembolso a 100% automatizada, essas situações estariam sempre salvaguardadas.

JRJordao

Perdoe a minha ignorância, eu também pretendo pagar sempre a totalidade do extrato; tenho receio é que, por esquecimento ou por qualquer impedimento (doença, viagem, problemas informáticos, etc), não pagando o extracto, automaticamente só me retirariam os 10% e o resto passavam a cobrar juros. Com a modalidade do reembolso a 100% automatizada, essas situações estariam sempre salvaguardadas.

É de facto uma questão de gestão/organização pessoal. Faço os meus pagamentos online (homebanking) quando recebo por email a respectiva fatura/extrato. Logo sou notificado e posso pagar em qualquer local.

Penso que não existe a possibilidade de débito automático total, mas podes confirmar pela linha de apoio (707 27 27 27).

Edited by JRJordao
    • Upvote 1

Penso que não existe a possibilidade de débito automático total, mas podes confirmar pela linha de apoio (707 27 27 27).

Dá, sim, confirmaram-me há pouco. Fica-se é sujeito aos tais 0,30€ de comissão de processamento. E, ao contrário da minha interpretação e da de quem te atendeu da outra vez na linha de apoio, quando o extracto é zero (por se ter pago atempadamente por refªs MB) também se está isento dessa comissão. Por isso é que nunca ta cobraram: não era mesmo devida.

Enfim, obrigado novamente por teres desbravado caminho. :)

JRJordao

Dá, sim, confirmaram-me há pouco. Fica-se é sujeito aos tais 0,30€ de comissão de processamento. E, ao contrário da minha interpretação e da de quem te atendeu da outra vez na linha de apoio, quando o extracto é zero (por se ter pago atempadamente por refªs MB) também se está isento dessa comissão. Por isso é que nunca ta cobraram: não era mesmo devida.

Bom, os meus extratos não saem a zero. Pago por ref MB mas após emissão do extrato (e antes da data do débito em conta). E nunca me cobraram essa misteriosa comissão... Cá para mim é cobrada quando é feito débito em conta, como cheguei a pensar.

Já agora, este fds consegui usar o cartão num supermercado que só aceita cartões de débito. Parece que dá mesmo para o usar em qualquer terminal. :)

Edited by JRJordao

Bom, os meus extratos não saem a zero. Pago por ref MB mas após emissão do extrato (com valor). E nunca me cobraram essa misteriosa comissão... Cá para mim é cobrada quando é feito débito em conta, como cheguei a pensar.

Hmm, OK, foi então por eu ter perguntado especificamente nesses termos. Enfim, pagar por refªs MB não corresponderá à modalidade "fim do mês" (onde se deve a tal comissão).

Já agora, este fds consegui usar o cartão num supermercado que só aceita cartões de débito. Parece que dá mesmo para o usar em qualquer terminal. :)

Duplo kashing :)

Edited by M_R_J
    JRJordao

Duplo kashing :)

Infelizmente, por ser loja de um importador de produtos alimentares, o CAE não é o 47111 (Comércio a retalho em supermercados e hipermercados) necessário para dar cashback. Mas já deu jeito pagar a crédito.

Nos Continente (exceto Well's), Minipreço, Pingo Doce, Lidl, Aldi, etc dá cashback sem problema.

Edited by JRJordao
    5coroas

Infelizmente, por ser loja de um importador de produtos alimentares, o CAE não é o 47111 (Comércio a retalho em supermercados e hipermercados) necessário para dar cashback. Mas já deu jeito pagar a crédito.

Nos Continente (exceto Well's), Minipreço, Pingo Doce, Lidl, Aldi, etc dá cashback sem problema.

Mesmo que fosse 47111, parece-me estranho que tivesse dado cashback ao ser usado como cartão de débito.

JRJordao

Mesmo que fosse 47111, parece-me estranho que tivesse dado cashback ao ser usado como cartão de débito.

O cartão é apenas de crédito, não tem vertente de débito nem conta bancária associada. Só que estranhamente funciona em terminais que supostamente só aceitam cartões de débito. Daí o interesse desta experiência. ;)

Edited by JRJordao
    5coroas

Mas aí é que está, o cartão é apenas de crédito, não tem vertente de débito nem conta bancária associada. Só que estranhamente funciona em terminais que supostamente só aceitam cartões de débito. Daí o interesse desta experiência. :)

Mas já experimentou em terminais para cartões de débito num hipermercado por exemplo e depois verificou que ganhou cashback?

JRJordao

Mas já experimentou em terminais para cartões de débito num hipermercado por exemplo e depois verificou que ganhou cashback?

Não. Quando há pagamento por cartão de crédito, não tenho interesse em obtar por outra via.

A ideia era perceber se, quando não há possibilidade de pagamento a crédito, um estabelecimento com o CAE adequado continua a dar cashback. Já é muito bom conseguir usar o cartão onde supostamente um cartão de crédito não funciona. O cashback seria a cereja no topo do bolo. :) 

Edited by JRJordao

Por analogia, tens o cartão de crédito Visa Classic do ActivoBank que passa em quase todos os terminais que teoricamente só aceitam débito. O único terminal que não me passa é nas máquinas do Metro de Lisboa... e já experimentei em muitos, mesmo muitos, terminais: é o cartão que dou quando me respondem que não aceitam cartão de crédito.

Nestas operações sempre me deram os mesmo pontos que davam em terminais que diziam aceitar cartões de crédito. E faz sentido, se os terminais aceitam os cartões de crédito, é considerado um pagamento normal de cartão de crédito.

ruicarlov

Ops, mais um cartão que perdeu o cashback. Passou a só atribuir 10 pontos /€. O caahback efetivo cai 10 vezes para valores negligíveis...

Quando é que isso entra em vigor? É que ainda ontem usei o meu cartão Boost (que também dá pontos) e recebi 1 ponto por €.

Edited by ruicarlov

Quando é que isso entra em vigor? É que ainda ontem usei o meu cartão Boost (que também dá pontos) e recebi 1 ponto por €.

O Boost continua 1€/1 ponto.

http://www.activobank.pt/SiteCollectionDocuments/Montra_PT/Contas/Programa_Pontos_Activo_Mais.pdf

Este documento dizia que as alterações começavam a 15 de maio de 2014 mas só reparei nos 10€/1 ponto em movimentos do cartão de crédito desde janeiro de 2016.

JRJordao

Pode ser que ainda venha a ter a boa surpresa de dar cashback nos estabelecimentos sem CAE adequado, ou já confirmou que não dá mesmo, no extracto? 

Isso já comprovei que não dá. Por exemplo, minimercados estão excluídos.

Edited by JRJordao
    • 1 month later...

Promoção cartão Universo. Até 27 de abril, compras às quartas-feiras dão cashback de 5%. (E, como sempre, "exceto modalidades especiais sem juros")

EDIT: só no Continente.

Edited by M_R_J
    • Upvote 1
    JRJordao
    59 minutes ago, M_R_J said:

Promoção cartão Universo. Até 27 de abril, compras às quartas-feiras dão cashback de 5%. (E, como sempre, "exceto modalidades especiais sem juros")

Compras em qualquer sitio ou apenas no Continente? Essas "modalidades especiais sem juros" incluem a utilização típica com pagamento a 100% no final do mês?

• Upvote 1
    Agora mesmo, JRJordao disse:

Compras em qualquer sitio ou apenas no Continente?

Bem visto, a formulação usado no e-mail é ambígua, vou perguntar.

Essas "modalidades especiais sem juros" incluem a utilização típica com pagamento a 100% no final do mês?

Sim.

Não me responderam ao mail mas saiu a fatura do cartão Universo e vinha lá um anúncio à mesma promoção com uma linguagem não ambígua: é definitivamente só em compras no Continente. :( Nunca mais vai voltar a ser Natal...

Edited by M_R_J
    • Upvote 1
    há 1 minuto, ruicarlov disse:

De qualquer forma essa promoção é fixe para quem usa o Continente.

Agora às 2ªs vou ao Jumbo e uso cartão Jumbo para ter 10% desconto nos produtos da marca deles e agora 4ª passa a ser o dia de ir ao Continente. :P

Ou carregas numa quarta-feira algumas dezenas de euros num cartãozinho Dá usando o cartão Universo. Assim, na próxima vez que fores ao Continente, vais em qualquer dia que te der mais jeito e usas o saldo do cartão Dá que já gerou o cashback.

• Thanks 1