Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Cartões de crédito - Melhores benefícios

Recommended Posts

• Replies 17.1k
    • Created
    • Last Reply

Top Posters In This Topic

• JRJordao

1710

• Diogo Duarte

946

• andre611

535

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Um apanhado do que está espalhado por este tópico, fiz para mim e decidi partilhar: EDIT: Tem sido atualizado com as sugestões de vários utilizadores Bankinter Gold - devo gastar 200€ mês (f

É verdade, é necessário fazer essa checklist, mas depois, pela minha experiência é mecânico. Eu não tenho todos os cartões por isso talvez seja mais fácil. De momento, para "espremer" esse CB esta é a

Aproveitei uma tabela que um user criou em 2019 e atulizei com os dados dos cartões de crédito que dão cashback em 2020. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-gxba3qSIC4drpDD3bg4bmlxfmqcv-U-4Q

Posted Images

JRJordao

O melhor neste momento é o cartão 123 do santander.

Posso dar a quem tiver interesse mais novidades acerca deste cartão.

http://www.mundo123.pt/cartao.html

"1% de reembolso no valor das compras."

Outros cartões também oferecem.

"Desconto imediato de 5 cênt/l de combustível, abastecido nas estações de serviço Repsol aderentes."

Interessante para quem abastecer na Repsol.

"Pode optar pela modalidade de pagamento que pretender."

Nada de novo.

"Transferências entre Conta Cartão de Crédito e Conta à Ordem."

Também outros cartões o permitem, embora eu não esteja a par dos custos para comparar.

"Mensalidade do Cartão de Crédito de 2€. Se fizer compras e/ou adiantamentos a crédito com o cartão, iguais ou superiores a 150€ por mês, fica isento dessa mensalidade."

Pouco simpático, mesmo com um mínimo para isenção ao alcance da grande maioria dos utilizadores.

Assim à primeira vista, não me parece mais interessante que por exemplo o Affinity (1% reembolso em todas as compras) ou o Cetelem Black (3% em compras de supermercado, restaurante e gasolineira), ambos sem anuidade.

"1% de reembolso no valor das compras."

Outros cartões também oferecem.

"Desconto imediato de 5 cênt/l de combustível, abastecido nas estações de serviço Repsol aderentes."

Interessante para quem abastecer na Repsol.

"Pode optar pela modalidade de pagamento que pretender."

Nada de novo.

"Transferências entre Conta Cartão de Crédito e Conta à Ordem."

Também outros cartões o permitem, embora eu não esteja a par dos custos para comparar.

"Mensalidade do Cartão de Crédito de 2€. Se fizer compras e/ou adiantamentos a crédito com o cartão, iguais ou superiores a 150€ por mês, fica isento dessa mensalidade."

Pouco simpático, mesmo com um mínimo para isenção ao alcance da grande maioria dos utilizadores.

Assim à primeira vista, não me parece mais interessante que por exemplo o Affinity (1% reembolso em todas as compras) ou o Cetelem Black (3% em compras de supermercado, restaurante e gasolineira), ambos sem anuidade.

Os 5cent/litro podem ser 8cent/litro e com este cartão incluído no mecanismo 123  ainda dá 2% em todos os débitos diretos de água, luz, gás e comunicações... Basta fazer uma simulação no site

Além disso atenção aos seguros associados a este cartão. De certeza que nenhum outro da mesma gama os têm

ruicarlov

Só que para ter esse cartão é necessário ter a conta 123, que tem uma mensalidade de 6€, ou 3,5€ mesmo com domiciliação de ordenado. Logo ou já se tem conta no Santander ou é pouco atractivo adquirir esse cartão. Que já tem conta no Santander há mais tempo, provavelmente ainda tem o cartão desconto, que é bem mais atrativo que o 123, logo não vejo porque haveria alguém de mudar para esse a não ter que terminem com os cartões desconto já existentes.

A questão dos 2% nos débitos directos é só para quem contratar um dos seguros que eles disponibilizam. Ou a pessoa está mesmo mortinha por ter um seguro desses, ou então esqueça essa opção, pois não poupa realmente dinheiro.

• 3 weeks later...
    JRJordao

Pelas tuas contas, houve alguma das tuas compras em supermercados, hipermercados, restaurantes e gasolineiras que não tenha sido contada para cashback? Ou seja, algum desses estabelecimentos não foi considerado numa das categorias que devia dar desconto?

Em gasolineiras e restaurantes ainda não utilizei. Quanto a supermercados, funcionou em Continente (incluindo Wells), Lidl, Minipreço e Pingo Doce. De acordo com o apoio ao cliente, a seleção para cashback é feita com base no CAE e não em qualquer lista interna.

Edited by JRJordao
    JRJordao

Ok, óptimo. Isso é uma boa notícia.

Já agora, o que são os 0,30€ mensais?

Penso que este cartão, combinado com o Affinity, constituem uma ótima solução de crédito com cashback. O Cetelem para super/hipermercados, restaurantes e combustível, o Affinity para tudo o resto. 

Os 0,30€ mensais são a "comissão de processamento de prestação". Na prática, diz respeito à emissão de extrato, sempre que se paga sem juros.

Já agora, deixo aqui o artigo completo sobre encargos do contrato

48.1. Anuidade: gratuita.

48.2. Serviços
    a) Substituição de Cartão 1º e 2º Titular e 2ª via de Pin 1º e 2º Titular: 15€*;
    b )Fotocópia de contratos (a partir do 3º pedido) e cópia das facturas: 20€*;
    c) Comissão de 2ª vias de extracto: 20€*;
    d) Comissão de cobrança postal: 5€*;
    e) Comissão de ultrapassagem do plafond: 15€*;
    f) Comissão de emissão de 2ª via de declarações diversas: 20€* ou, em pedidos urgentes (24 horas), 50€*;
    g) Comissão de emissão de listagem de movimentos ocorridos há mais de 6 meses: 50€*;
    h) Comissão de processamento de prestação: 0,30€* (só cobrada na modalidade Fim do Mês e nas modalidades de pagamento promocionais);
    i) Comissão de alteração de domiciliação bancária: 10€*;
    j) Comissão de alteração da data de vencimento: 10€*;
    l) Comissão de tiragem financeira: 2,50% (no mínimo 1,50€ no máximo 50€)*;
    m) Comissão de serviços e processamento da prestação pelo não pagamento na data de vencimento: 4% do valor da prestação vencida e não paga, com um mínimo de 12€ e um máximo de 150€, ou outro valor máximo que venha a ser definido por lei;
    n) Comissão de cheque nacional devolvido: 12€*;
    o) Comissão de cheque estrangeiro devolvido: 65€*;
    p) Levantamento a crédito cash advance na zona euro:
       (i) ao Balcão – 3,50€* + 3.75%;
       (ii) ATM: 2,50€* + 3.75%;
    q) Levantamento a crédito cash advance fora da zona Euros:
       (i) ao Balcão – 4€* + 3,75% + 1,70% (comissão de serviço);
       (ii) ATM: 3,50€* + 3,75% + 1,70% (comissão de serviço);
    r) Comissão por processamento sobre operações realizadas fora da zona Euro: 1,70% comissão de serviço;
    s) Transacções nos pontos de abastecimento de gasolinas: 0,50€ por cada transacção;
    t) Comissão de reenvio de correspondência: 6,50€*;
    u) Comissão de inactividade: 10€*.

48.3. A comissão "Substituição de Cartão" só é aplicável quando o CLT pede a substituição do Cartão no decorrer de notificação de perda, roubo, furto ou apropriação abusiva do Cartão (exceptuam-se as situações de extravio do cartão pelo correio) ou quando o cartão se apresente danificado ou em mau estado por motivo não imputável à IC.

48.4. A comissão de 2ª via de Pin só é cobrada quando o CLT solicita novo PIN por esquecimento do anterior.

48.5. A comissão de inactividade só será cobrada caso o cliente não efectue qualquer transacção ou não tenha qualquer montante em dívida nos últimos 12 meses.

48.6. São ainda da conta do CLT o imposto de selo sobre juros e o imposto de selo de utilização do crédito calculado sobre o saldo médio mensal em dívida.

* Aos valores assinalados acresce o respectivo imposto a que haja lugar, nos termos da legislação aplicável.

Edited by JRJordao
    JRJordao

Em gasolineiras e restaurantes ainda não utilizei. Quanto a supermercados, funcionou em Continente (incluindo Wells), Lidl, Minipreço e Pingo Doce. De acordo com o apoio ao cliente, a seleção para cashback é feita com base no CAE e não em qualquer lista interna.

Correção, o cashback funcionou em lojas Continente excluindo Wells.

Correção, o cashback funcionou em lojas Continente excluindo Wells.

É normal, a Well's tem um CAE diferente, também não lá funciona o cartão de refeição.

A única maneira de fazer compras na Well's, Zippy ou Worten usando cartões destes é ir ao Apoio ao Cliente do Continente, carregar lá um cartão Dá e depois usá-lo em qualquer loja da Sonae.

• Upvote 1
    JRJordao

É normal, a Well's tem um CAE diferente, também não lá funciona o cartão de refeição.

A única maneira de fazer compras na Well's, Zippy ou Worten usando cartões destes é ir ao Apoio ao Cliente do Continente, carregar lá um cartão Dá e depois usá-lo em qualquer loja da Sonae.

Boa dica!

E então, a ponderar aderir ao Cetelem Black? ;)

Boa dica!

E então, a ponderar aderir ao Cetelem Black? ;)

Quanto ao Cartão Dá:

De notar que só tens 1 ano para usares o saldo que carregares portanto é melhor só carregares o que vais utilizar a seguir ou pouco mais. E se registares o cartão Dá online ficas salvaguardado para se o perderes.

Pessoalmente, sempre que vou a um centro comercial com Continente e parque pago faço um carregamentito de 25€ ou 50€ só para que me validem 1 ou 2 horas no parque no Apoio ao Cliente. Mas no meu caso compensa porque eu sou um grande cliente do Tio Belmiro e aquele saldo voa...

Quanto ao Cetelem Black:

Estou rendido às evidências mas ainda estou com um bocado de preguiça para gerir mais um cartão. Já estou a ver que não vou resistir. Até lá, a perda é minha. :)

• Upvote 1
    • 4 weeks later...

Uma pequena atualização relativamente ao Cetelem Black.

Após os primeiros 2 extratos, ainda não me cobraram os 0,30€ mensais de "comissão de processamento de prestação". :)

Isso são boas notícias. Há uma data de Instituições de Créditos que têm coisas no preçário mas depois não se cobram nem tencionam cobrar para já. Os cartões da Unicre, p/ex, têm definidas umas barbaridades pelo serviço de reportar movimentos por SMS mas não se cobram (e juraram a pés-juntos que se um dia vierem a cobrar avisariam com antecedência).

Obrigado pelo feedback. Parece um excelente cartão.

• 2 weeks later...

Qual o melhor Cash Back sem pagamentos anuais?
    Tenho visto alguns americanos que dão até 5% de cash back como este https://www.nerdwallet.com/card-details/card-name/US-Bank-Cash-Rewards-Visa-Platinum,
    tenho acompanhado o time.com e falam disto http://time.com/money/3445588/5-percent-cash-back-credit-card-rewards/ .
    Existe algo assim do género em euros?

JRJordao

Tenho visto alguns americanos que dão até 5% de cash back como este https://www.nerdwallet.com/card-details/card-name/US-Bank-Cash-Rewards-Visa-Platinum,

Se bem percebi, este cartão dá

• 5% em 2 categorias à escolha entre as opções disponibilizadas (que não consegui ver). Podem ser opções relativamente "exóticas", como limpeza a seco :D
    • 2% em 1 categoria "do dia a dia" à escolha, por exemplo supermercados ou combustíveis
    • 1% em tudo o resto

tenho acompanhado o time.com e falam disto http://time.com/money/3445588/5-percent-cash-back-credit-card-rewards/ .

O primeiro cartão mencionado dá 6% em supermercados e uma oferta de boas vindas de 150 USD, mas tem anuidade de 75 USD. Dá muito, mas tambem não custa pouco. ;)  No segundo ano e seguintes, os 75 USD "comem" o cashback dos primeiros 1.250 USD de compras.

Parecem ser cartões interessantes, possivelmente melhores que as opções que temos por cá, mas também são apresentados com uma boa dose de marketing.

Em Portugal, sem teres que te tornar cliente de bancos específicos e sem pagares anuidades*, podes receber

• 3% em supermercados e restaurantes, com o Cetelem Black**
    • 2% ou mais em combustíveis (assumindo um depósito mínimo de 50 EUR), com o Cetelem Black** 
    • 1% em "tudo o resto" (compras em estabelecimentos e sites que aceitam cartão de crédito), com o Affinity Card

* O Cetelem Black teoricamente cobra uma comissão de 0,30 EUR por mês. No entanto até agora ainda não ma cobraram.

** Limitados a 100 EUR de cashback (~ 3.333 EUR de compras) por ano.

Se fores ou quiseres vir a ser cliente Best (sem custos), tens também o Best American Express que dá 1% em "tudo", mas sendo rede American Express tem menor aceitação.

Edited by JRJordao
    JRJordao

Agora também podemos acrescentar o cartão Universo do Continente, que dá 1% em tudo, embora o cashback seja creditado em cartão continente. Mas desde que se faça compras de vez em quando lá é uma opção boa, já que o plafond é maior do que o Affinity.

Certo, o novo Universo também se enquadra.

A questão do plafond reduzido do Affinity não sei se ainda é tão significativa. Tenho vindo a pedir aumento e neste momento tenho já 750 EUR.

O problema é que esses 3% são enganosos. Só é possível obter esses cashback onde já existe acordo e parceria com a empresa.
    Agora se fosse 3% sobre qualquer compra já um grande cartão.

JRJordao

O problema é que esses 3% são enganosos. Só é possível obter esses cashback onde já existe acordo e parceria com a empresa.

O cashback do Cetelem Black aplica-se a qualquer estabelecimento nacional registado (CAE) como supermercado, hipermercado, gasolineira ou restaurante.

Edited by JRJordao
    ruicarlov

Essa era inicialmente a minha maior dúvida, mas a experiência do JRJordão tem mostrado que afinal o cartão é melhor do que eu inicialmente supus.

• Upvote 1
    • 1 month later...
    JRJordao

Redução no cashback do Cartão Best, a partir de 1 de Janeiro: 0,33%, atribuídos a 1€ por cada 300€ de compras :(

Tendo por base as alterações na regulamentação a nível europeu (Regulamento 2015/751), vimos comunicar a alteração das condições de premiação de cartões, com efeitos a 1 de janeiro de 2016. No caso de ter associado o programa de premiação em milhas TAP Victoria, a nova oferta a vigorar contempla a atribuição de 100 milhas por cada 200 € em compras e levantamentos a crédito. No caso de ter associado a premiação em cashback mensal na conta cartão, a nova oferta contempla a atribuição de 1 € por cada 300 € em compras e levantamentos a crédito.

Espero que o Affinity e o Cetelem, por limitarem (diretamente ou via plafond) o cashback anual, não sigam o mesmo caminho...

Edited by JRJordao
    • 1 month later...
    5coroas

O que é que acham do Cartão Barclaycard flex? Anuidade grátis e oferecem até 31-01-2016, um tablet ou um smartphone ou um sistema de som aquando da primeira compra com o cartão. Já alguém analisou a fundo os prós  e os contras? Alguma má surpresa escondida?

http://www.barclaycard.pt/adesao-cartao-de-credito-barclaycard-flex-sf.html?source=2015IAAGEF10255

Edited by 5coroas
    JRJordao

O que é que acham do Cartão Barclaycard flex? Anuidade grátis e oferecem até 31-01-2016, um tablet ou um smartphone ou um sistema de som aquando da primeira compra com o cartão. Já alguém analisou a fundo os prós  e os contras? Alguma má surpresa escondida?

Aderi no verão passado, na altura para receber um Cartão Dá Valor de 60€.

Tenho utilizado pouco, pois não tem cashback. Utilizei na revisão/reparação do meu carro na Midas, onde alguns serviços têm desconto. Podes ver as parcerias e descontos em http://www.barclaycard-extra.com/ . Ganhei também um desconto de 5€ no Odisseias no meu aniversário.

Não tenho nada de mal a apontar. Não tem anuidade, nem comissão por inatividade.

Edited by JRJordao
    • Upvote 1