Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Corretora / Broker DeGiro

Recommended Posts

Bom dia,

Na DeGiro existem bastantes ETFs disponíveis, inclusive vários ETFs da vanguard na Irlanda.

Pelo que li, estes ETFs estão sujeitos a uma dupla tributação, na Irlanda e depois quando vendemos o ETF.

Como é que é possível verificar quais os ETFs que estão sujeitos a esta tributação?

Estes impostos, pagos na Irlanda, estão já incluídos no preço pago pelos ETFs? Como e quando é que devem ser pagos?

Em relação aos ETFs domiciliados nos USA, as regras são as mesmas? Ou seja, como e quando é que pagamos estes impostos?

Obrigado

• Replies 628
    • Created
    • Last Reply

Top Posters In This Topic

• Duracellpt

30

• frugal

26

• ruicarlov

24

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Complementando a tua resposta. Os bancos no sistema de reserva fraccionária, são obrigados pelos BC a ter reservas (algo pouco falado nos médias), isto é, só podem emprestar uma parte dos depósit

Já fiz algumas transferências de portefólio da Degiro para bancos portugueses e todas foram concluídas com sucesso. Dito isto, merece a pena referir que a primeira demorou cerca de 5 meses a c

Eu aceitei essas questões. Pois a 1º questão é para autorizares a DG a sacar o teu cash da conta flatex quando fazes compras, se não autorizares, a DG não saca o teu cash e tu não compras activos

Posted Images

Eu tenho 7 ETFs na Degiro e todos de capitalização.

Quer que verifique algum ETF específico?

Duracellpt,

a plataforma é razoável?

O dinheiro "à ordem" fica num fundo?

Onde se encontra a carteira?

Para onde se transfere os fundos?

Relativamente à mais barata portuguesa, que penso ser a Invest, quais as vantagens que encontraste?

Cumprimentos

ruicarlov

Pela minha parte, a grande vantagem da DeGiro é mesmo o preço: min 2€/ETF ninguém faz. Esta correctora não faz nada que outras não façam, excepto praticar preços imbatíveis. O dinheiro transfere-se para lá para um NIB e podemos abrir uma conta com muito pouco dinheiro (eu por exemplo experimentei só com 50€).

Penso que o banco depositário da DeGiro é o Deutche Bank

Bom dia,

Na DeGiro existem bastantes ETFs disponíveis, inclusive vários ETFs da vanguard na Irlanda.

Pelo que li, estes ETFs estão sujeitos a uma dupla tributação, na Irlanda e depois quando vendemos o ETF.

Como é que é possível verificar quais os ETFs que estão sujeitos a esta tributação?

Estes impostos, pagos na Irlanda, estão já incluídos no preço pago pelos ETFs? Como e quando é que devem ser pagos?

Em relação aos ETFs domiciliados nos USA, as regras são as mesmas? Ou seja, como e quando é que pagamos estes impostos?

Obrigado

Todos os ETFs que distribuem dividendos estão sujeitos a isso. Logo basta verificarmos se eles distribuem ou acumulam dividendos para termos a resposta. O imposto é automaticamente retido quando o dividendo é pago. Cada país tem a sua taxa de retenção, e os seus acordos para minimizar ou anular a dupla tributação. Penso que a DeGiro ainda não permite aplicar o acordo com os EUA, logo não é boa ideia comprar ETFs com distribuição. Em relação a ETFs domiciliados na Europa não sei, mas como a oferta europeia é mais rica em ETFs de acumulação, penso que essa continua a ser a melhor opção.

Olá

Duracell obrigado pela resposta, depois de ler que realmente existe fui tentar ver melhor o que me tinha falhado. Podes-me indicar quais os fundos que tens?

O que estou a procura sao ETF`s do tipo SDWA (world) ou CSPX (US), CSX5 (EURO) e CUKX (UK), neste caso da ishares domiciliados na irlanda e sem distribuiçao de dividendos.

No entanto o que encontro equivalente sao ETF`s domiciliados nos EUA do tipo URTH, IVV, IEV que fazem distribuiçao dos dividendos.

simaom, quanto aos ETF`s da vanguard sao realmente interessantes (e sempre muito recomendados) mas pelo que vi fazem todos distribuiçao de dividendos e como prefiro ETF`s que acumulem e tenho uma conta custody nao me interessam tanto.

Duracellpt

Olá,

A resposta foi do ruicarlov e não minha.

Da iShares tenho os CSX5, CPXJ e CSPX.

Tenho ainda para ações dos Emergentes o AEEM da Amundi.

Para obrigações tenho os CC4 e MTX, e para Materias-Primas o CRB.

O que me fez escolher a Degiro foi o preço, tal como o ruicarlov referiu.

Pela minha parte, a grande vantagem da DeGiro é mesmo o preço: min 2€/ETF ninguém faz. Esta correctora não faz nada que outras não façam, excepto praticar preços imbatíveis. O dinheiro transfere-se para lá para um NIB e podemos abrir uma conta com muito pouco dinheiro (eu por exemplo experimentei só com 50€).

Penso que o banco depositário da DeGiro é o Deutche Bank

Todos os ETFs que distribuem dividendos estão sujeitos a isso. Logo basta verificarmos se eles distribuem ou acumulam dividendos para termos a resposta. O imposto é automaticamente retido quando o dividendo é pago. Cada país tem a sua taxa de retenção, e os seus acordos para minimizar ou anular a dupla tributação. Penso que a DeGiro ainda não permite aplicar o acordo com os EUA, logo não é boa ideia comprar ETFs com distribuição. Em relação a ETFs domiciliados na Europa não sei, mas como a oferta europeia é mais rica em ETFs de acumulação, penso que essa continua a ser a melhor opção.

Obrigado pela resposta.

Então nao faz diferença onde os ETFs estão domiciliados caso não sejam distribuidos dividendos?

Existe alguma forma de procurar ETFs que acumulem dividentos?

Obrigado

antoniobento

Olá Duracellpt. Abri conta na DeGiro, com o objectivo de negociar em acções, por ter um preço bastante inferir ao LJ Carregosa.  Tenho fundos no BEST, mas não tenho conhecimentos de ETF' s , como posso ficar mais informado. Parece-me ser um produto com menos risco que as acções e com mais risco que os fundos. Estarei correcto?

Olá,

A resposta foi do ruicarlov e não minha.

Da iShares tenho os CSX5, CPXJ e CSPX.

Tenho ainda para ações dos Emergentes o AEEM da Amundi.

Para obrigações tenho os CC4 e MTX, e para Materias-Primas o CRB.

O que me fez escolher a Degiro foi o preço, tal como o ruicarlov referiu.

[/quote]

Obrigado, realmente procurando pelo ticker já aparecem esses ETF`s, como estava a procurar pelo nome (world, core, US, etc) nao me aparecem todas as opçoes em oferta, já fico a saber desde agora...

Agora só me resta optar por qual comprar. Tenho estado a debater comigo se vale a pena comprar ETF`s em separado ou ir logo para um tipo iShares Core MSCI World UCITS ETF que já contenha a maior parte do mercado mundial...

Duracellpt

Já agora, para quem não tenha reparado, aparecem mais ETFs na pesquisa rápida no canto superior direito do que indo às cotações dos ETFs e procurar lá.

Principalmente a opção de escolher em qual Bolsa de Valores negociar.

ruicarlov

Existe alguma forma de procurar ETFs que acumulem dividentos?

Obrigado

https://www.justetf.com -> pesquisar neste site, escolhendo o filtro "Use of Profit" e selecionando Acumulation

Agora só me resta optar por qual comprar. Tenho estado a debater comigo se vale a pena comprar ETF`s em separado ou ir logo para um tipo iShares Core MSCI World UCITS ETF que já contenha a maior parte do mercado mundial...

Depende muito do montante envolvido e do "gosto". O factor mais relevante será a percentagem de ações/obrigações/matérias primas/imobiliário da carteira. Usar um ETF global para ações ou vários seprarados terá alguma influência, mas será secundária face ao primeiro aspeto.

Tenho fundos no BEST, mas não tenho conhecimentos de ETF' s , como posso ficar mais informado. Parece-me ser um produto com menos risco que as acções e com mais risco que os fundos. Estarei correcto?

Para se informar pode ler este tópico: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=5605.0

Quanto ao risco, direi que é equivalente ao dos fundos. O que importa são os activos que estão por trás.

Quais sao as vantagens/desvantagens dos fundos em USD?

Por exemplo, iShares Core MSCI World UCITS ETF está em USD vs Amundi ETF MSCI World UCITS ETF EUR em euros, com despesas um pouco mais altas.

Existe alguma desvantagem com fundos em usd que acumulam dividendos?

ruicarlov

Quais sao as vantagens/desvantagens dos fundos em USD?

Por exemplo, iShares Core MSCI World UCITS ETF está em USD vs Amundi ETF MSCI World UCITS ETF EUR em euros, com despesas um pouco mais altas.

Existe alguma desvantagem com fundos em usd que acumulam dividendos?

Se os fundos forem perfeitamente idênticos, estar em USD tem apenas uma desvantagem para nós. Como investimos em €, temos alguns custos para cambiar de € para $, e vice-versa quando queremos levantar.

Mas esse iShares Core MSCI world também há em EUR. O SWDA é versão em $ e o IWDA é em €

Sim, encontrei esse iShares na DeGiro, obrigado!!

Em relação à tributação nao consegui encontrar muita informação. Ainda não percebi muito bem como funciona.

Se eu vivo em Portugal, tenho que pagar os impostos em Portugal. Quando vendo

as minhas acções/etfs, a DeGiro vai-me reter o impostos, mas a DeGiro é sediada na Holanda, como é que essa tributação acaba em Portugal? Ou tenho que pagar mais impostos à parte declarando a venda de acções no meu IRS?

Obrigado

ruicarlov

Em relação à tributação nao consegui encontrar muita informação. Ainda não percebi muito bem como funciona.

Se eu vivo em Portugal, tenho que pagar os impostos em Portugal. Quando vendo

as minhas acções/etfs, a DeGiro vai-me reter o impostos, mas a DeGiro é sediada na Holanda, como é que essa tributação acaba em Portugal? Ou tenho que pagar mais impostos à parte declarando a venda de acções no meu IRS?

A dupla tributação aplica-se unicamente a dividendos. Quando se vende ETFs não há nenhuma retenção de impostos. Os únicos impostos a pagar serão em Portugal, na declaração anual de IRS, usando o anexo G e/ou J.

A dupla tributação aplica-se unicamente a dividendos. Quando se vende ETFs não há nenhuma retenção de impostos. Os únicos impostos a pagar serão em Portugal, na declaração anual de IRS, usando o anexo G e/ou J.

Ok, e o que é que acontece quando recebemos dividendos? A quem pagamos os impostos se eles já são retidos?

Obrigado

ruicarlov

Quando recebemos dividendos, parte deles é retido logo na fonte. Por exemplo, ao receber dividendos do TLT (ETF americano), apenas 70% do valor bruto do dividendo é creditado na nossa conta. 30% é retido logo na América (não importa se a corretora está na Holanda ou na Cochichina). Esse valor líquido temos depois de o declarar em Portugal todos os anos, e pagamos mais impostos sobre ele.

Para quem quiser ver os ETFs disponíveis, como é a plataforma, etc., podem criar a conta transferindo apenas 0,01€.

Aviso é que têm de decidir logo entre conta Basic ou Custody, depois não dá para alterar.

• 2 weeks later...
    ruicarlov

Da última vez que alguém perguntou, ainda  não era possível aplicar o w8-ben. Penso que quando estiver disponível será para as duas.

Em relação aos tipos de contas, releia a 1ª página deste tópico. A conta normal permite que os nossos activos sejam usandos para empréstimos para short-selling.

Tinha em mente retirar tudo da IB e transferir para o meu portfolio para a Degiro, mas parece-me que não é para já.

Li vários testemunhos de pessoas que compraram etfs e lhes foi aplicado o tarifário errado e passadas várias semanas a situação ainda não se encontra resolvida.

Também contactei o apoio a clientes para fazer uma pequena alteração na conta e até agora... sem resposta.

Também me cobraram as comissões corretas nas 3 compras que fiz.

E o apoio ao cliente foi sempre rápido a responder, inclusivamente ligaram-me quando tive dúvidas ao criar a conta.

Mas estou curioso sobre essas comissões erradas, podes contar mais?

Pelo que li, alguns etf estão mal catalogados e o que acontece é que são cobradas comissões de acções normais.

Antes de abrir conta também me respondiam sempre rapidamente, mas o suporte após isso tem deixado algo a desejar.

investidornabolsa

Sou investidor na Bolsa de Valores e compro/vendo ações maioritariamente no PSI20, NYSE e NASDAQ. Já invisto há algum tempo e tenho sempre usado a Orey iTrade. Gosto da plataforma do SaxoBank, que é usado pela maior parte das corretoras de bolsa em Portugal, no entanto os preços são um pouco altos.

Vale a pena investir usando a DeGiro? Ou será que as comissões baixas não compensam?

Abri conta ontem na DeGiro e já transferi dinheiro. Só estou esperando que validem a transferência para começar a investir e ver se isto é uma alternativa perfeita, porque se assim for, vou começar a usar esta corretora porque com os preços da Orey iTrade já poderia ter poupado muito dinheiro.