mroque

Usar a calculadora do Blog mas com Bonificado.

3 publicações neste tópico

;D O Blog está cada xs mais bonito... ;D

Eu também tenho CH bonificado na CGD.

Já tentei por várias vezes chegar ao valor que eles me apresentam e não consigo, e quando vamos ao balcão dá a impressão que eles tão pouco sabem como chegaram aos valores que retiram da conta.

Se alguém me poder ver onde estou a errar  ??? ???ficava imensamente agradecida....  ;D

Dados fornecidos pela CGD no mês de Fevereiro: Valor em dívida 61.121,11 - Prestações em falta - 281 - Taxa efectiva de 5.059% - Bonificação de 25.500% - Data de contratação 07.06.2002. EURIBOR a 6M.

Inserindo estes dados na calculadora dá uma prestação de 371.62. Se eu a isto tirar os 25.500% dà uma prestaçâo de  276.86€ tendo a prestação de Janeiro sido de 304.39€, ou seja mais alta.

E já agora a taxa efectiva que eles me apresentam já inclui o Spread, digo eu...

Isto porque seguindo as indicações que li aqui, a minha taxa foi revista a última vez em 03.11.2008; A média mensal da euribor nesse mês foi de 4.295%, a isto tenho que juntar mais 0.5% por ser bonificado não é? o que dá 4.795% Ora se a minha taxa de 5.059, já inclui o Spread, não é ??? ???

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quanta confusão... :)

Em primeiro lugar, a taxa usada nas calculadoras do blog deve ser a taxa nominal não a taxa efectiva (esta, para além dos juros, última inclui os valores dos seguros, comissões bancárias, etc). A taxa nominal, como referiste é a que se obtém adicionando o spread à média da Euribor. Só que é à Euribor do mês anterior à revisão e não a do próprio mês.

Depois, a bonificação, não sei se se aplica à prestação toda ou apenas aos juros (acho que é esta última). Usa o mapa de Prestações, que permite distinguir entre o que é juros e amortização, em cada prestação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá a todos !

A bonificação só incide sobre os juros, mas não é de uma forma tão directa; é baseada num complexo cálculo, que varia, entre outros factores, da TRCB (taxa de referência para o cálculo das bonificações), que é obtida pelo valor da EURIBOR a 6 meses no 1º dia útil do mês anterior à revisão acrescido de um spread de 0,5%. Os meses de revisão são os do início de cada semestre (Janeiro e Julho), sendo a taxa referente ao 1º dia útil de Dezembro e de Junho, respectivamente. Significa portanto que a TRCB neste momento é de 4,328%, em virtude de no 1º dia útil de Dezembro/2008 (dia 2, por ser feriado no dia 1), a taxa era de 3,828%. Segundo já li algures, e se a lei entretando não mudou, esta taxa deixa de ser aplicada quando o empréstimo tem uma taxa de juro nominal inferior à TRCB, passando então esta a vigorar. Podem ainda dar uma espreitadela ao simulador colocado algures neste fórum, e assim tentarem fazer os vossos cálculos.

Espero ter ajudado alguma coisa,

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor