carlos115

Quanto terei de pagar de IRS???

1 publicação neste tópico

Viva,

A mnha situação é um pouco estranha e fora do usual. Então vou explicar...

Actualmente sou casado e passo menos de 183 dias fora de Portugal. Estive a ver o estatuto de residente não habitual e não posso usufruir do mesmo devido ao facto de estar registado em Portugal.

Até 2012, não tinha habitação em Portugal, não estava casado e passava bem menos de 183 dias. Em 2012 casei, mas não tendo habitação nem passar os 183 dias em Portugal não sou considerado residente.

Por causa disto, no entanto, não posso usufruir do estatudo de residente não habitual e como tal queria clarificar como me enquadro fiscalmente já que pretendo regressar a Portugal dentro em breve. 

Então, actualmente trabalho em Angola sensívelmente 6 meses por ano em esquema de rotação, 4 semanas lá e 4 cá.

O meu salário é pago em dólares e de momento para uma conta estrangeira.

Ao mudar-me, a minha mulher passará a trabalhar em Portugal e a apresentar IRS.

As minhas dúvidas são:

Que imposto ao certo pagarei nesta situação? É o listado na tabelas do IRS? Os valores dessas mesmas tabelas multiplicam-se por 14 ou 12 para obter o salário anual?

O meu salário é constituído por imposto base, bónus e subsídios de localização (terei de ver se algum é de risco...), isso interferirá no imposto a pagar?

Terei de pagar segurança social apesar de estar já a descontar para um seguro de saúde pela empresa?

Suponho que tenha de pagar o imposto ao final do ano já que a empresa não faz retenção na fonte. Será assim?

Eu recebo em dólares, mas terei de pagar imposto em euros. Tendo em conta que recebo o dinheiro numa moeda estrangeira, como é que declaro isso e contabilizo as flutuações cambiais?

Atentamente, Carlos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead