Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
andremorais

IRS trabalho de Verão

2 publicações neste tópico

pauloaguia: movido para fora do tópico IVA - isenção pagamento

No ano de 2008 de 1 de agosto até 15 de Setembro trabalhei pela primeira vez a recibos verdes, como nadador salvador (trabalhador independente) e neste período tinha um vencimento de 1170 por mês o que dava 1755 euros ao longo do tempo que trabalhei. Nunca mais voltei a trabalhar com recibos verdes e não indiquei o encerramento de actividade.

No entanto fiz retenção na fonte tendo sido retido um quinto do vencimento (penso devido ao pagamento de iva).

Tenho 19 anos e nunca fiz IRS, sendo incluído como dependente no IRS dos meus pais.

As dúvidas são as seguintes:

Se estou isento de pagamento de imposto por não ultrapassar 10 000 euros anuais, então este valor tem que me ser devolvido, certo? E para tal como devo proceder?

Devo dar encerramento de actividade?Tenho de pagar à seg. social? O que acontece se não encerrar actividade?

Recebi uma carta da Seg Social a confirmar que eu tinha dado início de actividade como trabalhador independente.

Sendo o trabalho que realizei apenas um trabalho de verão, em relação aos abonos dos meus pais muda alguma coisa?

Agradeço desde ja a vossa ajuda,

André Morais

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

André, em primeiro lugar retirei esta mensagem do outro tópico pois me parece que isto não tem a ver com IVA e, inclusive, já estás a fazer alguma confusão.

O limite de 10.000€ refere-se a isenção de IVA. Abaixo desse valor também não é obrigatório fazer retenções na fonte mas não quer dizer que o valor não esteja sujeito a imposto.

Uma pergunta: metes o IRS com os teus pais como dependente? Ou já fazes IRS à parte? Se continuas a estudar, julgo que se tivesses recorrido à figura de "acto único" não terias qualquer problema em continuar como dependente. Ao optar pelos recibos verdes (sobretudo se passaste mais que um) não sei se tens essa hipótese, mas alguém te poderá esclarecer melhor que eu sobre isso.

Quanto ao encerramento da actividade, se este ano estás a contar repetir a experiência, não vale muito a pena. Até porque o devias ter feito até 1 mês depois de passar o último recibo, agora acho que já pagarias uma multa.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0