Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante Rui M

Declaração de IRS / trabalho e moro no estrangeiro mas tenho casa em Portugal

2 publicações neste tópico

Boa dia,

no final de 2012 saí de Portugal para trabalhar noutro país da União Europeia. Portanto, no ano de 2013 não tive qualquer rendimento em Portugal, mas tive rendimentos no País onde me encontro (e paguei imposto e ss, claro). Mas, como tenho casa em Portugal e estou a paga-la ao banco, tenho essas despesas (juros ao banco, seguro da casa, seguros de vida..).

A minha questão é: Tenho de entregar a declaração de IRS na mesma? Que anexos? Tenho de incluir informação sobre os meus rendimentos no estrangeiro? Anexo J?

Agradeço desde já alguma ajuda a esclarecer estas minhas dúvidas.

Obrigado,

Cumprimentos,

Rui

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sendo considerado não residente, e não tendo rendimentos em Portugal, não precisaria de meter a declaração de IRS.

Agora, a minha dúvida é se pode ou não ser considerado não residente. Diz o Código do IRS, no seu artigo 16º:

1 - São residentes em território português as pessoas que, no ano a que respeitam os rendimentos:

a) Hajam nele permanecido mais de 183 dias, seguidos ou interpolados;

B) Tendo permanecido por menos tempo, aí disponham, em 31 de Dezembro desse ano, de habitação em condições que façam supor a intenção de a manter e ocupar como residência habitual;

E se tu dizes que tens casa cá, parece-me que pode supor-se que encaixas na alínea B)

O melhor é contactares as Finanças para saberes como deves proceder...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0