Pedroazevedo

Recibos Verdes - A fasquia dos 10000e

12 publicações neste tópico

Boa noite,

Preciso de um esclarecimento, este é o meu 1 ano de actividade em que passo recibo verdes. Gostaria de saber se passar os 10000e vou ter que pagar IRS sobre o valor do que ganhar acima dos dez mil ou pago irs sobre o valor todo ? imaginemos que no final do ano fiz 11000e... é importante para mim saber se vale a pena ou não realizar serviços quando estiver perto desta fasquia.

Muito obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tu tens sempre de pagar IRS sobre o dinheiro que ganhas, mesmo que não chegues aos 10.000€. Claro que quanto mais ganhares, mais as probabilidades de subires de escalão e pagar ainda mais imposto, mas a verdade é que se ganhares mais, ficas sempre com mais dinheiro, por isso não te retenhas de o fazer...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas quando me registei nas finanças o funcionário disse me q se não ultrapassa-se os 10000 não pagaria imposto... Se calhar confundiu-se. Quanto ao iva, minha actividade é isenta.

Mas desculpe a insistência, não existe um valor minimo para o qual exista isenção de imposto? penso ter ouvido falar em 400e...

Obrigado

Pedro

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas quando me registei nas finanças o funcionário disse me q se não ultrapassa-se os 10000 não pagaria imposto... Se calhar confundiu-se. Quanto ao iva, minha actividade é isenta.

Mas desculpe a insistência, não existe um valor minimo para o qual exista isenção de imposto? penso ter ouvido falar em 400e...

Obrigado

Pedro

Sim, se estiveres enquadrado em CIRS no artº 53 não és obrigado a fazer retenção na fonte desde que não ultrapasses os 10 000€ anuais, no entanto, por vezes até convem fazer retenção, repara, se ganhares 9999€ num ano e não fizeres retenção, por defeito aquando da entrega da declaração do IRS irias pagar á volta de 640€ ( simulação sem despesas para um solteiro ), se fizeres retenção dos 25% , terias a receber á volta dos 1800€...

Claro que dirás, que se não fizeres retenção é mais dinheiro que recebes no fim do mês, claro que sim, mas se a diferença não te pesar eu optaria por fazer retenção, acho que até sabe bem receber 1800€ :)

Só uma alteração que falei acima, os 1800€ é com opção de tributação categoria A, se for sem essa opção o valor a receber seria á volta dos 1500€...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Peço desculpa mas os meus conhecimentos em contabilidade não são assim tão bons :(... dêm-me aqui uma ajuda pf acompanhando o meu raciocinio:

A minha actividade está isento de iva e também como é o meu 1 ano estou isento de pagar segurança social, logo só vou pagar irs.

Como estou no regime simplificado, vou pagar IRS sobre 75% do que ganhar certo?

Logo o IRS que vou pagar por ser trabalhador independente é 25% desses 75% que ganhar, certo?

Obrigado pela ajuda

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Peço desculpa mas os meus conhecimentos em contabilidade não são assim tão bons :(... dêm-me aqui uma ajuda pf acompanhando o meu raciocinio:

A minha actividade está isento de iva e também como é o meu 1 ano estou isento de pagar segurança social, logo só vou pagar irs.

Como estou no regime simplificado, vou pagar IRS sobre 75% do que ganhar certo?

Logo o IRS que vou pagar por ser trabalhador independente é 25% desses 75% que ganhar, certo?

Obrigado pela ajuda

És tributado por 75% do valor da prestação de serviço ( isto se na altura da entrega do IRS não optares pela tributação pela categoria A) o que quer dizer que se tiveres imaginado um valor de 10 000€ és tributado por 7500€, fica uma simulação para veres, 10 000€ de rendimento sem retenção de IRS.

post-28-14412396706593_thumb.png

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigado pela simulação,

só não percebi o campo 10 e o 15??

Estou no regime simplificado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim eu sei que é regime simplificado  :)

Essas parcelas são automáticas, como no teu caso tens um rendimento colectável entre 7000€ e 20000€, e se resides no continente, é deduzido o valor de 980€ à importancia que foi calculada, isto falando do campo 10, quanto ao campo 15, supondo que és solteiro, é deduzido por defeito o valor de 213,75% que pode aumentar se tiveres despesas no IRS.

Só te fiz a simulação para entenderes que és tributado sobre 75% do rendimento, os 25% restantes que ficam de fora o fisco considera-os como despesas da actividade.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agora sim, já estou quase um TOC :)

Muito obrigado pela explicação!!!

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda neste assunto...

Sou somente trabalhador independente e no final de 2014 auferi 8000 .

Sou casado, sem filhos e minha esposa  é trabalhadora dependente.

Eu desconto sobre que escalão/taxa ?

E ela desconta como casada  1 ou 2 titulares???

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sou somente trabalhador independente e no final de 2014 auferi 8000 .

Sou casado, sem filhos e minha esposa  é trabalhadora dependente.

Eu desconto sobre que escalão/taxa ?

E ela desconta como casada  1 ou 2 titulares???

Ela desconta como casada 2 titulares.

No que diz respeito aos teus descontos, à partida podes optar por não fazer retenção na fonte de IRS (sendo que o imposto que não retiveres agora vais acabar por pagar quando meterem a declaração no próximo ano).

Quanto à SS, eles comunicam-te o valor dos descontos, não?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

SS ainda não pago porque estou no meu 1 ano de recibos verdes.

Obrigado pelos esclarecimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead