Ana_Soares

Sou senhoria e inquilina!!!

5 publicações neste tópico

Boa tarde a todos,

É  1ª vez que me digiro a este forum, apesar de já me ter ajudado inúmeras vezes.

Então é o seguinte, sou proprietária de um imóvel (sobre o qual ainda pago um empréstimo bancário) e arrendei-o (fiz contrato e passo recibos), e também sou inquilina de um imóvel arrendado.

Gostaria de saber como faço o meu IRS? O que ponho na declaração? as rendas que pago? as rendas que recebo? ou o que amortizo do empréstimo bancário?

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

TEM de declarar as rendas recebidas como rendimentos prediais.

Pode deduzir as despesas que tenha com o imóvel de que é proprietária e que está arrendado (artigo 41º do Código do IRS)

Pode deduzir as rendas pagas enquanto inquilina se o imóvel em causa for a sua habitação própria e permanente.

OU

Pode deduzir os juros do empréstimo da casa desde que o contrato tenha sido feito antes do fim de 2011 e seja para habitação própria e permanente dos inquilinos.

(artigo 85º do Código do IRS)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então para deduzir as rendas que pago como inquilina, tenho de ter a minha morada fiscal nessa casa certo?! se não tiver já não posso?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então para deduzir as rendas que pago como inquilina, tenho de ter a minha morada fiscal nessa casa certo?! se não tiver já não posso?

Exatamente - não se pode deduzir a renda da casa de férias, por exemplo ;)
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok :) O melhor mesmo é ir a um contabilista :( Acho que fiz asneira o ano passado...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead