monicaisneto

outra dúvida IRS

5 publicações neste tópico

Olá!

Tenho mais umas dúvidas quanto ao irs:

- Os recibos de farmácia que precisam estar acompanhados de receita médica são os taxados a 6% ou 23%?

- As consultas, os exames e análises clinicas, onde coloco em despesas da saúde, mas no mesmo "bolo" que as receitas?

- Ando na natação por indicação medica...vale a pena pôr? se sim onde?

Desculpem a quantidade de questões e dúvidas, mas é a primeira vez que faço sozinha o irs...

Obrigada!!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá!

Tenho mais umas dúvidas quanto ao irs:

1 - Os recibos de farmácia que precisam estar acompanhados de receita médica são os taxados a 6% ou 23%?

2 - As consultas, os exames e análises clinicas, onde coloco em despesas da saúde, mas no mesmo "bolo" que as receitas?

3 - Ando na natação por indicação medica...vale a pena pôr? se sim onde?

Desculpem a quantidade de questões e dúvidas, mas é a primeira vez que faço sozinha o irs...

Obrigada!!

:laugh: :laugh: :laugh: Sorry!...  ;)

1. São os que têm taxa a 23%.

2. Consultas e análises, no "bolo" dos 6%. Os exames também creio que sim. É indicado nalgum dos seus exames alguma taxa ou diz que é isento?

3. Só se tiver receita médica.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito Obrigado!!

Nos exames não indica nenhuma taxa, portanto vou inseri-los no "bolo" dos 6%, não é?

Tenho receita médica da natação, sendo assim vou inserir no "bolo" dos 23%, certo?

Obrigado!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito Obrigado!!

Nos exames não indica nenhuma taxa, portanto vou inseri-los no "bolo" dos 6%, não é?

Tenho receita médica da natação, sendo assim vou inserir no "bolo" dos 23%, certo?

Obrigado!!

Certo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1. Nos exames não indica nenhuma taxa, portanto vou inseri-los no "bolo" dos 6%, não é?

2. Tenho receita médica da natação, sendo assim vou inserir no "bolo" dos 23%, certo?

1. Sim.

2. Não posso dar a certeza porque não tenho o documento que declara como sendo "receita médica". Caso seja um documento com o nome do médico onde ele a aconselha a frequentar a natação, não diria que isso seja uma receita médica.

O que posso "incluir" como despesa de saúde serão os custos com a frequência de estabelecimentos onde sejam ministrados exercícios físicos (nomeadamente a natação), quando prescrito por receita médica com finalidades preventivas, curativas ou de reabilitação. Não pode incluir as deslocações ou a aquisição de uma touca, fato de banho,...

Deixo, de seguida, os montantes máximos permitidos:

• Dedução: 10% das despesas com IVA a 6% ou isentas.

• Limite: 838,44€ + 125,77€ por cada dependente em agregados familiares com 3 ou mais dependentes.

• Para outras despesas de saúde com IVA a 23% justificadas com receita médica, a dedução é também de 10% mas o limite é de 65€.

http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=9548.msg90399#msg90399

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead