taranta

Venda Electricidade à EDP

22 publicações neste tópico

Venho mais uma vez, solicitar aos entendios do forum, que me deêm uma ajuda:

Neste momento estou desempregado a receber subsidio de desemprego. Pretendo instalar no telhado da minha moradia um sistema para produzir electricidade para venda à EDP. Será que se avançar com o projecto perco o direito ao subsidio de desemprego ????

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quem tem dinheiro para instalar um sistema desses não precisa de se preocupar com o subsídio de desemprego :)

Eu não sei bem como funciona o subsídio de desemprego... Mas, mesmo tendo alguns (pequenos) rendimentos não recebes a diferença?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Mas, mesmo tendo alguns (pequenos) rendimentos não recebes a diferença?

Qual diferença?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Penso que subsidio de desemprego não tem nada a ver com a venda de electricidade à EDP.

Tenho um conhecido que fez um empréstimo ao banco para montar esse sistema, mandou vir os painéis da Alemanha, outras peças de outros lados e lá montou o sistema.

Já há uns meses que não o contacto mas acho que aquilo esta a correr bem, vi há uns meses na revista visão um pequeno artigo sobre ele e o sistema, e falava que tinha recebido o 1.º cheque da EDP que era de umas boas centenas de euros.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Penso que subsidio de desemprego não tem nada a ver com a venda de electricidade à EDP.

Tenho um conhecido que fez um empréstimo ao banco para montar esse sistema, mandou vir os painéis da Alemanha, outras peças de outros lados e lá montou o sistema.

Já há uns meses que não o contacto mas acho que aquilo esta a correr bem, vi há uns meses na revista visão um pequeno artigo sobre ele e o sistema, e falava que tinha recebido o 1.º cheque da EDP que era de umas boas centenas de euros.

Para ter um sistema a vender energia à rede duvido que possa ser um sistema caseiro, porque tem de ser aprovado pelas entidades. Podes é fabricar uma coisa dessas e introduzir energia na tua casa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não é um sistema caseiro. No entanto os componentes do mesmo foram comprados em vários locais, penso que fez uma consulta no mercado e comprou cada componente onde lhe ofereciam melhores condições.

É sistema com painéis solares, que obviamente foi vistoriado pela EDP.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por acaso ontem iniciei nesta pesquisa de venda de electricidade a EDP...mas ainda n sei bem qual sera a media do investimento a fazer. Alguem sabe?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também andei com ideias mas depois desisti! O investimento é um bocado alto (25000€) e dpois só ao fim de 10 a 15 anos é que se começa a ter algum lucro, mas também é preciso a manutenção.

Eu não quero!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Credo :P :P

Pois a minha ideia inicial era colocar uns paines para consumo domestico, mas depois colocamos a hipotese de rentabilizar o investimento, mas 25000... n me parece...as paineis ficam em 1500€...voltei ja a ideia inicial de consumo domestico.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Façam atenção que para terem um sistema legal, para venda de energia à EDP entenda-se, é necessário concorrerem à compra das licenças que são lançadas em alturas definidas (agora não me recordo quem lança as licenças, se a própria EDP se o estado!).

A montagem do sistema, tem de ser realizado por alguém com bons conhecimentos técnicos, um eng. electrotécnico poderá não achar difícil montar um kit «faça você mesmo», mas o aproveitamento solar poderá não ser o melhor, se ele não souber minimamente como configurar o sistema. E depois poderá haver o problema do licenciamento do mesmo, para que a EDP aprove a montagem (isto se já temos esta área licenciada em PT). Duvido eu que a EDP aceite ligar qualquer sistema à sua rede de abastecimento de energia, sem o mesmo oferecer garantias técnicas e mesmo garantias financeiras como algum seguro para precaver algum problema que possa existir.

Agora se o objectivo é apenas reduzir a vossa factura, sem considerar a venda de energia, o que escrevi acima nem vale a pena se preocuparem.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Claro que a EDP só autoriza sistemas de empresas credenciadas, não vais fazer 1 esquema maluco "do it yourself", isso nunca é aprovado. Tens de tirar a licença no site renovaveisnahora, que é uma palhaçada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O site de registo é o seguinte:

http://www.renovaveisnahora.pt/entrada

Dependendo do equipamento, da potencia a instalar, este é um investimento que ronda os 20 000€. A EDP paga em regime bonificado 0,61€ por kw produzido que dá em media 300€ mês.

Este rendimento está isento de irs quando inferior a 5000€ ano.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Ao navegar na internet à procura de informação sobre mini hidricas deparei-me com o vosso site.

Penso em instalar brevemente num moinho uma hidroturbina para produção de energia electrica para uso próprio. No entanto apercebi-me que a produção irá ultrapassar em muito as minhas necessidades energéticas.  A EDP compra de alguma forma esta energia ou temos de investir nos produtos deles??

Obrigado

Ricardo Oliveira

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Penso em instalar brevemente num moinho uma hidroturbina para produção de energia electrica para uso próprio. No entanto apercebi-me que a produção irá ultrapassar em muito as minhas necessidades energéticas.  A EDP compra de alguma forma esta energia ou temos de investir nos produtos deles??

À partida a EDP compra electricidade a qualquer produtor, desde que as condições lhe sejam favoráveis.

Até recentemente havia inscrições para acesso a regimes bonificados, onde a EDP era obrigada a comprar a energia a um preço bastante atractivo para o pequeno produtor. Estas inscrições encontram-se actualmente suspensas mas ainda se encontra muita informação relevante no portal correspondente: http://www.renovaveisnahora.pt

Lembro-me que na altura em que isso começou cheguei a fazer algumas contas e só havia expectativa de recuperar o investimento (em paineis solares) ao fim de vários anos. Se não se conseguisse produzir no regime bonificado simplesmente não seria rentável. Mas se tu já estavas a pensar fazê-lo independentemente de venderes energia ou não, então o retorno do investimento se calhar não é tão importante para ti e o facto de venderes electricidade apenas um bónus :)

De qualquer forma, e uma vez que a decisão final é sempre do distribuidor, eu sugeria contactar a EDP...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Antes de avançar para esse negocio, pense muito bem. Eu investi em produçao de energia atraves de fotovoltaicos e mesmo a EDP a comprar a energia nao acho grande negocio.e produzo á 3 anos, e tenho a potencia maxima permitida para micro produtores. se fosse hoje nao gastava um euro nesse negocio!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Dizem que é rentável apenas porque uma parte do preço que a EDP da SOMOS TODOS NOS QUE PAGAMOS.. parcerias com o governo... se não fosse isso.. nao era... mas resta saber ate quando vai haver essa parceria.

Agora resta saber se esses painéis aguentam mesmo os 20 anos.. porque muitas empresas so dão 10 de garantia..

é preciso ter-se boas condições atmosféricas para que eles trabalhem no maximo, para vender bastante..

sinceramente, não sei se é um bom investimento pelo que pesquei na net...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E nao existe tambem um limite ao qual a EDP está disposta a comprar? Fiz-me entender? Acho que li algures que a EDP só compra até um X de electricidade...ora, uma pessoa que esteja numa boa zona com muito sol, quando atingir aquele limite deixa de vender

Friso que "acho" que li, mas já nao disponho dessa informaçao, pois nao estou interessado de momento.

PS: eu gostava de poder ser autonomo em relaçao à EDP :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Ultimamente tenho verificado cada vez mais painéis de produção de energia, será que o estado ainda paga melhor que acerca de 3 anos atrás?

Ou será que como os bancos estão, as habitações pouco ou nada se vende, comercio de negócio já teve melhores dias e as pessoas estão viradas para este tipo de investimento?

Pelo que li nos últimos anos de inicio compensava bastante, depois surgiram sucessivas alterações ás condições e aos preços e já não compensa tanto, no entanto não deixa de ser um investimento que se paga a si mesmo...

Opiniões?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

São paneis de produção de energia ou de aquecimento de água? É que estes últimos são obrigatórios em muitas das novas construções...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

São paneis de produção de energia ou de aquecimento de água? É que estes últimos são obrigatórios em muitas das novas construções...

Boa noite,

Não, Não... refiro-me mesmo aos painéis de energia.

Sim tenho conhecimento que os de agua são obrigatórios ou temos que fazer a pré-instalação em alguns casos.

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

eu tenho com a tarifa de 2011, neste momento já desceu maus um pouco. No entanto ainda compensa o investimento sem a necessidade de qualquer €.

Para quem tem uma moradia e que tenha a possibilidade de instalação dos mesmos eu aconselho, recorrendo ao crédito.

O retorno do investimento neste caso é em cerca de 10 anos, mas não se teve qualquer custo e tem-se a presença de um seguro sobre os mesmos, obrigatório nesta modalidade.

A taxa de juro para este investimento é bonificada, e ficam com 15% dos ganhos actuais durante os primeiros 10 anos, sendo que até aos 15 ainda é bonificada. só a partir daí passa a tarifa de mercado.

Vão ao banco e peçam simulações, embora a tarifa seja mais baixo já se encontram soluções muito mais baratas, cerca 12 ou 13 k€.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Telefonaram-me que amanha vao a minha casa tecnicos da EDP ver o local (telhado) e para apresentar a proposta deles...

Estou bastante indeciso em avançar ou nao nisto! Pensei em 18 paineis no telhado... mas nao sei se vale a pena o investimento, pois o regime bonificado pelo que li foi eliminado!!! :(

Alguem quer partilhar a experiencia da produçao de energia e venda à EDP?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead