ticket1977

Produto financeiro (muito) interessante?

22 publicações neste tópico

Vou partilhar convosco o que a minha gestora de conta do BIG me apresentou hoje para investir, para saber a vossa opinião.

min: 25.000€

prazo: 4 anos no máximo

Se o Eurostoxx 50 subir em 365 dias, ganha-se 10% e acaba; se não subir fica o dinheiro por mais 1 ano

No 2º ano: se após mais 365 dias, estiver mais alto que na subscrição, ganha-se 20% e acaba; se estiver mais baixo continua por mais 1 ano

No 3º ano: se após mais 365 dias, estiver mais alto que na subscrição, ganha-se 30% e acaba; se baixar continua por mais 1 ano

No último ano se subir ganha-se 40% e se não subir perde-se 2% por cada ação com perdas >40%. Caso nenhuma ação caia >40%, recebe-se o valor investido.

A mim parece-me bom demais para ser verdade, o que me está a escapar aqui? Não acham muito pouco provável o Eurostoxx não subir em nenhum dos 4 anos? Quantas vezes terá isso acontecido na história?

De referir, que a gestora informou-me que esta aplicação só está disponível a alguns clientes escolhidos pelo banco.

Aguardo os vossos comentários

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Pede o prospecto desse produto para leres melhor e tentar perceberes.

Por aqui podes ver o gráfico do EuroStoxx 50

http://finance.yahoo.com/q/ta?s=%5ESTOXX50E+Basic+Tech.+Analysis&t=my

Sinceramente acho que o Eurostoxx 50 vai subir, quanto é que não sei  ;D , nem que seja 1% no fim do ano eheh.

Até à data o index está a valorizar 1,96%

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sem a FIN é dificil de perceber, para ser um produto estruturado, que é de cereteza, deveria ao menos estar na página da CMVM e pelo que vi não se encontra, assim como no site.

À partida este seria mais um ano com boas prespectivas para as bolsas e em particular para a Europa, o que diria que o produto a ser mesmo assim como dizes tens muita probabilidade de vires a receber 10% no 1º ano, o que até me estranha, porque geralmente estes produtos estruturados indexados a qualquer coisa geralmente o banco faz as coisas para que a probabilidade não seja tão alta para o cliente  :P

Qualquer das formas estes produtos indexados a variáveis que podem ou não acontecer são sempre estranhos, eu particularmente não gosto, como disse até penso que talvez venhas a receber 10%, mas podes até estar 4 anos com o dinheiro parado e ainda perder dinheiro no fim ( pelo que percebi ).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

D@vid percebeste bem mas tens de concordar que a possibilidade de receber os 10% é muito grande e eu pelo menos não conheço nenhum outro produto tão apetecível. Também tenho sido renitente a este tipo de produtos mas este (salvo se algo me escapa) é muito bom.

Numa perspetiva otimista até podes muito bem receber os 20 ou 30%!

Quanto à informação normalizada, o banco só a disponibiliza a quem se manifestar interessado, pelo que aguardo a qualquer momento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desde que tenha presente que pode vir a não receber nada...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pede a FIN. Normalmente nesses estruturados há um limite de valorização a partir do qual recebes uma percentagem mais pequena. Mas só com a FIN à frente para teres os detalhes todos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Numa perspetiva otimista até podes muito bem receber os 20 ou 30%!

Note que (em determinadas condições) recebe os 20% ao fim de 2 anos ou 30% ao fim de 3 ou 40% ao fim de 4. Na prática está a receber 10% ao ano. Como 10% ao ano é uma taxa bem acima do que se consegue no mercado o ideal é que a aplicação durasse pelos 4 anos e pagasse os tais 40% (10% ao ano).

No entanto há que ter em conta que é uma aplicação com risco e nem sequer tem capital garantido.

Quando se diz "... se não subir perde-se 2% por cada ação com perdas >40%" estamos a falar de que acções? então o subjacente não é o Eurostoxx50? É o número de acções (das que fazem parte do Eurostox50) que caem? Então se cairem todas (lembram-se de 2008) perde-se 50*2%=100%? Isso não vos faz arrepiar?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Faço minhas as palavras do sinbad, ticket1977 cuidado com essas coisas, mais valia fazeres um CLN com taxas acima dos 4.50% e com uma maior segurança do que estar ao sabor do mercado com a possibilidade de não receberes nada, por vezes  a "gula" é o nosso maior inimigo  ;D ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Embora nem sempre se consegue fazer CLN. São produtos que esgotam facilmente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Embora nem sempre se consegue fazer CLN. São produtos que esgotam facilmente.

Falei em CLN por também ser um estruturado, pode sempre ver aqueles estruturados do Invest sobre depósitos por exemplo, agora estruturados indexados aos indices bolsistas...são sempre tiros no escuro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também concordo plenamente é de facto um tiro no escuro e sem duvida que o referido CLN da Petrobás é mais seguro ou comprar a dita obrigação da Petrobras

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

CLN nunca investi nem conheço. Vou dar uma vista de olhos no tópico dos CLN.

Atenção que só se perde se no final do 4º ano, o índice Eurostoxx50 tiver alguma ação <40% que no momento da subscrição; ou seja, o índice tem de desvalorizar durante 4 anos consecutivos e no final do 4º ter ações <40% que na subscrição. É uma combinação quase impossível que penso nunca ter acontecido na história. Mas ajudem-me se estou errado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Impossível? Não subestime os mercados. Se estivemos a falar do índice em si, realmente acho muito pouco provável. Agora ações individuais têm mais risco. Se alguma entrar em falência, lá se vai a sua cotação na bolsa bem abaixo dos 40% ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

CLN nunca investi nem conheço. Vou dar uma vista de olhos no tópico dos CLN.

Atenção que só se perde se no final do 4º ano, o índice Eurostoxx50 tiver alguma ação <40% que no momento da subscrição; ou seja, o índice tem de desvalorizar durante 4 anos consecutivos e no final do 4º ter ações <40% que na subscrição. É uma combinação quase impossível que penso nunca ter acontecido na história. Mas ajudem-me se estou errado.

Onde está mesmo a IFI??

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desde que eu investi, há anos atrás, um bom dinheiro neste "barrete" proposto pelo Best, que dá pelo nome de 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT, fiquei vacinado no que respeita a este tipo de produtos complexos.

Estou (e vou) perder o meu rico dinheirinho, que tanto me custou a ganhar, precisamente, porque me deixei levar pelos "mundos e fundos" com que me acenaram...

Eu não culpo o "vendedor" do banco (chamam-lhe o eufemismo de "personal financial advisor"...). A culpa foi minha que... fui na cantiga!

Este verdadeiro FLOP serviu-me de lição! Só foi pena que esta "aprendizagem" me tenha saído (ou vá sair, em Outubro) tão cara!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desde que eu investi, há anos atrás, um bom dinheiro neste "barrete" proposto pelo Best, que dá pelo nome de 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT, fiquei vacinado no que respeita a este tipo de produtos complexos.

Estou (e vou) perder o meu rico dinheirinho, que tanto me custou a ganhar, precisamente, porque me deixei levar pelos "mundos e fundos" com que me acenaram...

Eu não culpo o "vendedor" do banco (chamam-lhe o eufemismo de "personal financial advisor"...). A culpa foi minha que... fui na cantiga!

Este verdadeiro FLOP serviu-me de lição! Só foi pena que esta "aprendizagem" me tenha saído (ou vá sair, em Outubro) tão cara!...

Isso chama-se "ganância" não me entenda mal, todos temos um pouco desse mal,  mas queremos sempre "ganhar" mais e mais... com tantos CLNs que tem havido com taxa "garantida" e capital na maturidade para quê se ir para esses produtos de variáveis?...

Vá estando atento á cotação, pode ser que passe dos 100% para vender.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso chama-se "ganância" não me entenda mal, todos temos um pouco desse mal,  mas queremos sempre "ganhar" mais e mais... com tantos CLNs que tem havido com taxa "garantida" e capital na maturidade para quê se ir para esses produtos de variáveis?...

Vá estando atento á cotação, pode ser que passe dos 100% para vender.

Claro que não lhe levo a mal essa afirmação, David, porque o amigo... está coberto de razão!

Para além dessa minha "ganância", há que juntar o parlapié do "vendedor" (de banha da cobra) do banco, que me aliciou na conversa de que, "quase de certeza", num ano eu recuperaria o dinheiro com uma apreciável taxa de juro. E se não fosse nesse ano, seria no ano seguinte... Era como se tratasse de "ciência exata".

Claro que, passado poucos meses, o "vendedor" já era outro e... já olhava para o negócio com outros olhos (mas se fosse ele o "vendedor", aposto que a "cantiga" seria a mesma). Enfim...

Eu é que fui o "anjinho" e EU é que vou sentir na carteira essa minha atitude menos refletida.

Como disse, não culpo ninguém. Serviu-me de lição e dificilmente cairei noutra.

P.S. O David pode dizer-me, por favor, onde posso acompanhar a cotação deste malfadado produto?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nos CLNs, como deve de reparar porque acho que também tem, ao entrar em produtos estruturados na sua conta aparece o valor indicativo de cada um, também poderá ver nos extractos que lhe enviam, ou em alternativa peça ao seu PFA...também posso pedir ao meu na segunda  :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nos CLNs, como deve de reparar porque acho que também tem, ao entrar em produtos estruturados na sua conta aparece o valor indicativo de cada um, também poderá ver nos extractos que lhe enviam, ou em alternativa peça ao seu PFA...também posso pedir ao meu na segunda  :D

Fui ver a minha conta na net e o que observei, no espaço reservado a esta produto 5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT,e para a "data de referência" de 25 de fevereiro, é um "valor indicativo" de 96%.

Na última análise, relativa a outubro de 2013, só o Du Pont estava com uma variação positiva. Quer a Gazprom quer a Nokia estavam (e estão, pois fui confirmar agora mesmo) profundamente negativos, 20% e 39% (!!), respetivamente. Portanto, já nada pode salvar este produto.

Não sei o que faça, pois provavelmente, se esperar pela maturidade/fim do produto (outubro deste ano) não receberei nada ou apenas uns "trocos".

No que me fui meter...

O que me aconselha fazer, David?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estava aqui a ver a FIN a tentar perceber como isto funciona, confesso que até para mim é confuso  :o

Portanto dá  a entender que existe 5 datas de observação, se todos os activos estiverem acima nessa data pagavam um cupão, que ia de 42,50% no 1º ano até 9,25% no 4º e no 5º e último não se sabe quanto...

Como nunca se observou as três acções durante esses 4 anos acima do que foi "comprado" será mesmo? quase me custa a acreditar mas não fui ver, no dia 21 de Outubro é visto a última observação, esta última observação pode determinar a tal perda de capital, mas depois diz ali num campo que pode receber 42,50% do valor investido, mais um número de acções do activo que desvalorizou mais...

Ramiro, aconselho a uma coisa, a tentar que esclareca muito bem o que acontece na maturidade, eu até acredito que o próprio PFA nem entenda bem isto, porque eu pelo menos acho confuso, depois disto tente saber o valor aque pode vender esta aplicação antes da maturidade, diz-me que aparece valor indicativo de 96%, é apenas indicativo mas é um bom valor ao fim ao cabo, mais 0.50% de comissão de venda é como se estivesse a vender a 95,50%, se investiu, suponhamos, 10 000€ iria receber 9550€, na dúvida isto é melhor do que uma perda que pode ser maior na maturidade...

Mas se alguém aqui quiser ver a FIN e tentar percebe-la...eu confesso que me dá alguma dor de cabeça ver tanta formula  ;D , não tenho paciencia, para mim ou é CLNs puros, Obrigações ou Fundos e pronto  :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estava aqui a ver a FIN a tentar perceber como isto funciona, confesso que até para mim é confuso  :o

Portanto dá  a entender que existe 5 datas de observação, se todos os activos estiverem acima nessa data pagavam um cupão, que ia de 42,50% no 1º ano até 9,25% no 4º e no 5º e último não se sabe quanto...

Como nunca se observou as três acções durante esses 4 anos acima do que foi "comprado" será mesmo? quase me custa a acreditar mas não fui ver, no dia 21 de Outubro é visto a última observação, esta última observação pode determinar a tal perda de capital, mas depois diz ali num campo que pode receber 42,50% do valor investido, mais um número de acções do activo que desvalorizou mais...

Ramiro, aconselho a uma coisa, a tentar que esclareca muito bem o que acontece na maturidade, eu até acredito que o próprio PFA nem entenda bem isto, porque eu pelo menos acho confuso, depois disto tente saber o valor aque pode vender esta aplicação antes da maturidade, diz-me que aparece valor indicativo de 96%, é apenas indicativo mas é um bom valor ao fim ao cabo, mais 0.50% de comissão de venda é como se estivesse a vender a 95,50%, se investiu, suponhamos, 10 000€ iria receber 9550€, na dúvida isto é melhor do que uma perda que pode ser maior na maturidade...

Mas se alguém aqui quiser ver a FIN e tentar percebe-la...eu confesso que me dá alguma dor de cabeça ver tanta formula  ;D , não tenho paciencia, para mim ou é CLNs puros, Obrigações ou Fundos e pronto  :P

Se mais algum amigo, aqui do fórum, quiser dar a sua sugestão sobre este assunto, eu agradecia muito.

De qualquer forma, eu na segunda-feira irei à agência do Marquês de Pombal esclarecer pedir uma opinião sobre esta situação do  5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT. Oxalá alguém me saiba esclarecer e orientar. Lá ou aqui. Há 5 anos anos atrás foram muito solícitos a venderem-me este produto (um verdadeiro barrete dos antigos!) e agora, naturalmente, todos irão "sacudir a água do capote"... O cliente que se lixe!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se mais algum amigo, aqui do fórum, quiser dar a sua sugestão sobre este assunto, eu agradecia muito.

De qualquer forma, eu na segunda-feira irei à agência do Marquês de Pombal esclarecer pedir uma opinião sobre esta situação do  5YR AUTOCALLABLE GAZPROM, NOKIA, DU PONT. Oxalá alguém me saiba esclarecer e orientar. Lá ou aqui. Há 5 anos anos atrás foram muito solícitos a venderem-me este produto (um verdadeiro barrete dos antigos!) e agora, naturalmente, todos irão "sacudir a água do capote"... O cliente que se lixe!...

Dei uma vista de olhos e retirei para além do que já foi referido, isto:

"perfil de risco dinâmico / agressivo"

"destina-se  a  investidores  que  pretendam  rentabilizar  o  seu portfoliofinanceiro obtendo  uma remuneração superior  àquela que  seria  obtida  numa aplicação  tradicional  com  capital  garantido, como  contrapartida  da  assunção  do risco de perda de capital."

Observei que em meados de 2008, os ativos estavam abaixo de 0%...

Deverá falar com o seu "gestor" e averiguar alternativas para evitar as perdas que se advinham!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor