Visitante André Bastos

Erro E79 - NIF A OU B EM AGREGADOS DIFERENTES PARA O MESMO PERÍODO

17 publicações neste tópico

Boa noite a todos!

Já apareceu este erro alguém na declaração IRS - Erro E79 - NIF A OU B EM AGREGADOS DIFERENTES PARA O MESMO PERÍODO.

Fiz a declaração este ano em conjunto com a minha companheira e já temos a mesma morada fiscal as mais de 2 anos, legalmente já esta em união de facto.

Liguei para o apoio 707 206 707 e o que foi explicado é que tinha de enviar um email para sf0051@at.gov.pt para o correcção do mesmo erro. E ate ao momento nenhuma resposta.

Alguém já passou por o mesmo problema.

Atentamente.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não se enganou a colocar o NIF?

A morada foi atualizada nas finanças já há dois anos ou só recentemente?

Eu não aguardaria. Iria a uma repartição de finanças esclarecer a situação. Caso seja complicado, quer a um ou a outro, deslocarem-se lá durante a semana, creio que podem ir a uma loja do cidadão ao sábado!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Assim de repente esse erro pode querer dizer que houve alguém que vos incluiu a um de vocês os dois no seus agregado familiar. Ou que algum de vocês já tinha metido a declaração em separado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite!

Nós já tínhamos feito em separado este ano e foi validada.

Mas depois um amigo nosso contabilista disse-nos que tínhamos mais vantagem em fazer

em união de facto, foi então que eu fiz uma nova declaração como união de facto e enviei.

Atentamente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite!

Nós já tínhamos feito em separado este ano e foi validada.

Mas depois um amigo nosso contabilista disse-nos que tínhamos mais vantagem em fazer

em união de facto, foi então que eu fiz uma nova declaração como união de facto e enviei.

Atentamente.

E sabendo isso não achou que o sistema iria detetar que já tinha entregue uma declaração?

Seja como for, agora deverá estar alertado para situações futuras!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá André,

Aconteceu o mesmo connosco.

Terão que pedir a anulação das declarações que foram submetidas individualmente (o que ocorrerá num prazo 20-25 dias) e voltar a submeter a vossa declaração em união de facto.

A que apresentou o erro tem também um prazo de correção de 30 dias a contar da data da notificação.

Terão que agilizar isso o mais rapidamente possível. No nosso caso, se não o fizéssemos perderíamos cerca de 300 euros.

Espero ter ajudado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite enviei a minha declaração IRS como união de facto mas como este ano ainda não esta em vigor a tributacao em separado das uniões de facto posteriormnte enviei 2 em separado como 1 vez. Recebi notificacao a dizer que tenho de corrigir a declaracao com erro E79.

Nas finanças disseram que tenho que fazer tudo de novo. Mas nao percebo. Tenho que corrigir a declaracao ou enviar como 1 vez?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite enviei a minha declaração IRS como união de facto mas como este ano ainda não esta em vigor a tributacao em separado das uniões de facto posteriormnte enviei 2 em separado como 1 vez. Recebi notificacao a dizer que tenho de corrigir a declaracao com erro E79.

Nas finanças disseram que tenho que fazer tudo de novo. Mas nao percebo. Tenho que corrigir a declaracao ou enviar como 1 vez?

As uniões de facto têm, já há muitos anos, a opção de entregar uma declaração conjunta ou duas em separado. Não percebi bem o problema inicial - se querem entregar em conjunto e estão em união de facto (partilham a morada fiscal há mais de 2 anos) então podem fazê-lo...

Do que percebi já confundiram foi o sistema - ninguém aqui te vai conseguir dizer o que fazer porque ninguém aqui consegue ver o estado em que as declarações estão - se não sabes, volta a perguntar nas Finanças.

Assumindo que a vossa primeira declaração está válida e que as segundas é que têm erros (podem confirmar isso no portal das finanças), peçam para anular as segundas. Senão, se estão todas erradas, devem ter que pedir para anular tudo e depois meter nova declaração (decidam primeiro desta vez se o querem fazer em conjunto ou separado).

Se as finanças já anularam tudo quando lhes ligaste (será por isso que te disseram para fazer tudo outra vez?) então deve ser só meter a declaração.

Mas tens que ver o estado em que estão as outras. E depois, em caso de dúvida, entende-te é com as finanças...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas, sendo o meu estado civil união de facto (mesmo domicílio fiscal + 2 anos) , optando por submeter duas declarações de IRS, cada um mete na sua declaração como solteiro ou união de facto?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas, sendo o meu estado civil união de facto (mesmo domicílio fiscal + 2 anos) , optando por submeter duas declarações de IRS, cada um mete na sua declaração como solteiro ou união de facto?

Solteiro - para meter como união de facto precisam de indicar dois titulares
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obg paulo

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

bom dia a todos, preciso de uma ajudinha. casei em agosto do ano passado (2014) e penso poder entregar declaração irs em separado certo?

o que aconteceu foi que em abril entreguei o meu irs tudo bem sem problemas, como o meu marido trabalha por contra outrem mas tem um par time a recibos verdes entregamos a declaração este mês, mas quando assinalavamos estado civil CASADOS dava sempre erro e obrigava a introduzir o nif e a pass do sujeito passivo b.

irs validado submetido e agora o meu marido recebeu uma mensagem a dar erro central E79, agora estou confusa e não sei o que fazer, alguem pode ajudar?

cumprimentos

obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

bom dia a todos, preciso de uma ajudinha. casei em agosto do ano passado (2014) e penso poder entregar declaração irs em separado certo?

Errado - só a partir do próximo ano os casados podem meter declarações em separado.
o que aconteceu foi que em abril entreguei o meu irs tudo bem sem problemas, como o meu marido trabalha por contra outrem mas tem um par time a recibos verdes entregamos a declaração este mês, mas quando assinalavamos estado civil CASADOS dava sempre erro e obrigava a introduzir o nif e a pass do sujeito passivo b.
Não percebi - em Abril meteste uma declaração só com os teus rendimentos mas indicaste o NIF do teu marido também, foi isso?

O problema está aí - o sistema acha que ele já meteu a declaração. Têm que meter uma declaração de substituição e indicá-la como tal. Se passaram mais de 30 dias desde a primeira declaração, o mais provável é terem de pagar uma coima pelo atraso...

Vão às Finanças o quanto antes tratar de resolver essa embrulhada...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite,

temos um problema com o erro E78 e E79.

Acontece que este ano decidimos fazer o Irs em conjunto. Como estamos juntos á mais de 2 anos e como temos um bebe (LINDO), pensamos que teríamos vantagem em apresentar a declaração em união de facto.

O problema foi que devíamos ter a nossa morada fiscal conjunta á mais de 2 anos.....não sabíamos.

Corrigimos a declaração. Cada um fez separadamente e a minha mulher agregou o bebe a ela.

Hoje recebi este aviso com os dois erros para a minha esposa e o erro E79 para mim?

Alguém pode me ajudar?

obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá boa tarde.

Tenho exatamente a mesma situação... Eu e o meu companheiro achavamos que já tinhamos a mesma morada à mais de dois anos e afinal não...

Corrigi ambas as declarações e enviei em separado, com a nossa filha agregada ao IRS do meu companheiro.

Ontem também recebemos duas cartas das finanças. Uma para mim com o erro E79 e outra para ele com os erros E78 e E79.

Tenho de voltar a enviar ambas as declarações? Como declaração de susbtituição como como nova? Achava q desta vez tinha ficado bem feito... Afinal parece que não...

Se alguém me puder ajudar, agradeço.

Obrigada, Marisa

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não dá para meter declarações conjuntas e depois tentar substituir por declarações separadas ou vice-versa, o sistema não aceita - têm que ir às Finanças o mais depressa possível para vos resolverem isso manualmente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigada!!!

Irei às finanças já na próxima quinta...

Marisa Silva

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead