Visitante julia cerqueira

Mais-valias

3 publicações neste tópico

Boa tarde,

Gostaria de esclarecer algumas questões sobre mais-valias:

Vendi a minha casa de habitação permanente em 2012

Valor patrimonial (autoconstrução) 30.000

Valor venda 92.000

Empréstimo que liquidei 82.000

Declarei no IRS de 2013 a venda no modelo G, a mais-valia apurada mais os nossos rendimentos normais cerca de 30.000 anuais, dava uma liquidação de 6000 de imposto a pagar. Dado que estamos a construir uma nova habitação declarei que pretendia reinvestir 8000. Não consegui entender como com 10000 de mais-valia, se só é tributada em 50%, como tereia de pagar tanto IRS?

Quais as despesas consideradas reinvestimento?

Obrigada

Julia

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O problema é que para o reinvestimento ser total teria de ser 92000 - 82000 = 10000.

Como apenas foi declarado querer reinvestir parcialmente (8000) eles não tomam em consideração o valor da liquidação do empréstimo.

Sendo assim, reinvestimento 8000, está apenas a reinvestir 9% do valor da venda.

Só será excluído de tributação 9% da mais valia (92000 - 30000). Sendo tributado 91%, que depois é transformada em metade (45,5%).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boa tarde,

agradeço muito a sua resposta, mas se eu reinvestir os 8000, não pago Irs?. Ainda não entendi muito bem onde está o meu erro, porque simulei com 10000 de reinvestimento mesmo assim dava um valor muito alto a pagar, optei por colocar 8000, para minimizar o valor a reinvestir.

obrigada desde já.

julia

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead