Joaopfcatarino

Despesas dedutiveis ao IVA de Recibos Verdes

1 publicação neste tópico

Bom dia a todos;

venho por este meio solicitar a vossa ajuda para o esclarecimento de umas duvidas, pois com o passar do tempo e quanto mais questiono, mais informações contraditórias recebo!

Passo a expor:

Sou trabalhor independente desde 2011 (formador em regime nocturno), que concilio com trabalho dependente durante o dia.

No ano de 2013 ultrapassei o valor de 10.000 EURO como formador, pelo que passei em 2014 do regime de isenção para o regime de IVA com enquadramento normal trimestral de 2013-01-01 a 2015-12-31, já devidamente actualizado nas finanças.

Solicito, por favor, a vossa ajuda para saber que tipo de despesas posso deduzir  (se é que posso deduzir...) ao IVA que me é entregue.

Tenho um carro familiar (ligeiro para 4 pessoas, não é comercial, e sou o titular do mesmo) a gasoleo, que uso para me deslocar para os locais de formação).

Desta forma:

posso deduzir as despesas de combustivel e portagens nas deslocações para onde dou formação?

posso colocar as despesas de alimentação nas deslocações para onde dou formação?

posso colocar as minhas despesas da água luz e gás mensais, como despesas da minha actividade, uma vez que é em casa que elaboro a documentação para formação?

posso colocar as despesas de carregamento do telemóvel?

+

Que outras despesas posso ou não colocar?

Também fui informado de duas outras situações:

1º: sobre um imposto denominado de "Tributação autonoma", sobre o qual irá incidir sobre as despesas deduzidas (segundo me disseram em IRS); poderão me informar sobre este imposto?

2º: na eventualidade de poder considerar despesas, necessito de ter

algum livro "oficial" para as colocar, ou posso simplesmente elaborar

uma simples tabela em excel para calculo dos valores totais?

Grato pela atenção, e obrigado desde já pela ajuda.

JP

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead