Geral32

Residência Fiscal IRS

2 publicações neste tópico

Boa tarde

Vou para Inglaterra procurar trabalho entre Maio e Junho, se não conseguir encontrar nada, irei trabalhar para Angola a partir de Julho ( que será o mais certo).

Sou casado, tenho um filho e um apartamento em Portugal, em termos fiscais como devo proceder? A minha esposa aufere rendimentos de pensões e vai ficar em Portugal com o meu filho.

Sou considerado não residente?

Devo alterar a minha residência duas vezes?

Tenho que declarar os meus rendimentos em Portugal?

E a minha esposa?

Confesso que li o CIRS e fiquei confuso especialmente com a parte da esposa e das duas localizações, e nas finanças também não me explicaram nada de jeito.

Podem ajudar?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Convém alterares a tua morada fiscal assim que fores para o Reino Unido. Dessa forma ficas com alguma espécie de prova que passaste mais de metade do ano fora do país o que te dá direito a ser considerado não residente.

Enquanto casados, no entanto, existe o "problema" de que a tua mulher não cumpre os requisitos de não residente. Nesse caso podem meter duas declarações como separados de facto - ela declara a parte dos rendimentos dela cá (e metade dos eventuais rendimentos comuns) e tu declaras os rendimentos que eventualmente tenhas obtido cá (e a outra metade dos eventuais rendimentos comuns).

Têm a opção de meter a declaração conjuntamente na mesma, evidentemente (altura em que serás tributado por todos os teus rendimentos, mesmo os de Angola).

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead