Visitante Maria M

Anexo G?

10 publicações neste tópico

Boa noite,Gostaria de pedir a v/ ajuda para o seguinte: resgatei no final do ano passado um fundo flexível. Na declaração que recebi do banco o assunto é identificado como "declaração de movimentos de registo/depósito de valores mobiliários (art 125º do código do IRS - CIRS e artigo 129º do código do IRC - CIRC).Comprei em 2008 por 2000 € e resgatei por 2011,43 € - despesas 0€ Pelo que li por aqui, entendi que só posso entregar em maio, por precisar do anexo G... correto?  que quadro e código devo preencher?Agradeço antecipadamente a ajuda.Um abraço

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fundo flexivel? está a falar em concreto de um fundo de investimento mobiliário/imobiliário? não tem que entregar nenhum anexo G, mas seria melhor até colocar aqui o nome do fundo...se é mesmo um fundo de investimento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

A declaração que recebi  do Banco diz:

DOSSIERS DE VALORES MOBILIÁRIOS - MOVIMENTOS DO ANO

Fundos de Investimento:

PTYETLMOOO7  ---              ES ESTRATÉGIA ACTIVA II-FUNDO FLEXIVEL (NIF 501882618)

Obrigada pela atenção,

Maria M

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

A declaração que recebi  do Banco diz:

DOSSIERS DE VALORES MOBILIÁRIOS - MOVIMENTOS DO ANO

Fundos de Investimento:

PTYETLMOOO7  ---              ES ESTRATÉGIA ACTIVA II-FUNDO FLEXIVEL (NIF 501882618)

Obrigada pela atenção,

Maria M

É apenas informativo, apenas fala nos movimentos efectuados nesse tipo de aplicação, no entanto, esse tipo de aplicação pode ser declarada no IRS, mas para isso teria de ter pedido a respectiva declaração ao banco, e não seria no anexo G mas sim anexo E, e podia nem compensar, mas para o caso em concreto o que interessa saber é que não tem de declarar nada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

:)

Obrigada pelo esclarecimento.

Um abraço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde

Agradeço que me expliquem o que devo declarar no anexo G.

-Em 2013, a minha esposa mais dois irmãos e a mãe deles (minha sogra) venderam um imóvel,  que tinha sido adquirido pelos meus sogros pela quantia de doze mil escudos em 1973.

-O meu sogro faleceu em 1992-06-02 mas a minha sogra ainda é viva.

-Na data do óbito do meu sogro o imóvel tinha um valor de 80,39€ que serviu de base de liquidação.

-O imóvel foi vendido pela quantia de 10.00,00€ mas tem o valor patrimonial de 12.570,00€.

-Pergunto: Se há quatro vendedores mas não têm a quota parte igual na venda, qual é a % a utilizar por cada vendedor no preenchimento do anexo G, no caso concreto - quanto declara a minha sogra - e cada um dos três filhos.

-Pergunto: Qual é o valor que conta para as mais valias - o valor da venda 10.000,00€ ou o valor patrimonial 12.570,00€.

_ Se possível indicar quais os valores em euros que cada uma das partes deve declarar para efeitos de mais valias.

Um muito obrigado antecipadamente.

-

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde

Agradeço que me expliquem o que devo declarar no anexo G.

-Em 2013, a minha esposa mais dois irmãos e a mãe deles (minha sogra) venderam um imóvel,  que tinha sido adquirido pelos meus sogros pela quantia de doze mil escudos em 1973.

-O meu sogro faleceu em 1992-06-02 mas a minha sogra ainda é viva.

-Na data do óbito do meu sogro o imóvel tinha um valor de 80,39€ que serviu de base de liquidação.

-O imóvel foi vendido pela quantia de 10.00,00€ mas tem o valor patrimonial de 12.570,00€.

-Pergunto: Se há quatro vendedores mas não têm a quota parte igual na venda, qual é a % a utilizar por cada vendedor no preenchimento do anexo G, no caso concreto - quanto declara a minha sogra - e cada um dos três filhos.

-Pergunto: Qual é o valor que conta para as mais valias - o valor da venda 10.000,00€ ou o valor patrimonial 12.570,00€.

_ Se possível indicar quais os valores em euros que cada uma das partes deve declarar para efeitos de mais valias.

Um muito obrigado antecipadamente.

-

1º - Calcular as quotas partes:

Os 50% que pertenciam ao seu sogro, são divididos da seguinte forma:

50% / 4 (mãe + 3 irmãos) = 12,5% cada

Quotas:

Mãe = 50% + 12,5% = 62,5%

Cada irmão = 12,5%

2º Declaração das vendas:

A mãe declara a venda com dois momentos de aquisição:

1- Compra de 50% em 1973 pelo valor de 59,86 / 2 = 29,93, com venda em 2013 pelo valor de 12750 * 50% = 6375. Esta venda está excluída de tributação e é declarada no Anexo G1, quadro 5.

2- Aquisição de 12,5% em 1992 pelo valor de 80,39 * 12,5% = 10,05, com venda em 2013 pelo valor de 12750 * 12,5% = 1593,75. Anexo G, quadro 4.

Os irmãos apenas declaram igual ao ponto 2.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Creio que o primeiro ponto pode estar incorreto - quando os herdeiros são o cônjuge e 2 ou mais filhos, o cônjuge tem direito a 1/3 da herança e os filhos dividem entre si o resto. O que daria 50%+1/3*50% = 66,66% para a mãe e 2/9*50%=11,11% para cada um dos filhos.

Naturalmente, se havia outros bens à herança ou se os herdeiros tiverem todos concordado, as partilhas podem ter sido feitas de outra forma.

De qualquer forma, é uma questão de validar isso no título de propriedade e depois ajustar as contas que o Ra indicou para a segunda parte.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na minha opinião, o minimo garantido pelo conjuge é 1/4... e não 1/3. Artigo 2139º do Código Civil.

Como indicaram que "a minha esposa mais dois irmãos e a mãe deles (minha sogra) venderam um imóvel" penso que o imovel estava indivisivel (era de todos).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na minha opinião, o minimo garantido pelo conjuge é 1/4... e não 1/3. Artigo 2139º do Código Civil.

Como indicaram que "a minha esposa mais dois irmãos e a mãe deles (minha sogra) venderam um imóvel" penso que o imovel estava indivisivel (era de todos).

Tens razão evidentemente. Acho que já não é a primeira vez que faço esse erro.

Gostava era de saber onde é que fui buscar o 1/3 como mínimo :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor