FoxNinja

Heranças - Problema com venda de casa

9 publicações neste tópico

Ora bem, vou ver se me consigo explicar...

Os meus avós já faleceram e deixaram entre outras coisas uma casa para a minha mãe (cabeça de casal) e o meu tio.

A casa foi posta à venda e existe um comprador que por acaso é um familiar. Se dependesse da minha mãe a casa já estava vendia até porque o valor agrada aos dois irmãos. Mas o meu tio só anda a empatar com coisas que não interessam a ninguém e está a demorar muito tempo a dar a palavra final.

O tempo passa e se não fosse um familiar a estar interessado certamente pelo tempo que já passou a pessoa já tinha desistido.

Não existe maneira nenhuma de "pressionar" o meu tio a decidir-se?

Se ele andar a empatar com intenção que a pessoa desista com a finalidade de ser do contra e dificultar a vida da minha mãe o que se pode fazer?

Será que se pode "obrigar" o meu tio a fazer uma contra proposta e se ele quiser ficar com a casa tem que cobrir ou igualar a proposta apresentada pelo outro interessado?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ponham a casa à venda no mercado. Avisem o familiar que vão meter uma imobiliária ao barulho ou algo do género. Pode ser que isso o leve a avançar...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O problema é que parece que o meu tio tem a intenção de empatar todo o tipo de negócio que se venha a realizar...

Aqui o pormenor não é se a casa está numa imobiliária ou não... ele age com má fé e parece que tem gosto em atrasar ou provocar o cancelamento do negócio.

Que tipo de meios existem para uma situação destas?... neste caso concreto que existe uma pessoa interessada e com uma proposta formalizada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não é colocando o imóvel numa imobiliária, havendo um comprador, que se resolve o problema.

Efetivamente, não há grande coisa a fazer a não ser dialogar.

Pelo que percebo, o seu tio não desembolsa nada para as despesas mas quer é os lucros...  :-X

Aquilo que pode fazer é tirar uma foto dos "inquilinos" do Túnel do Marquês e perguntar-lhe se espera que algum deles lhe compre o imóvel pelo valor que ele quer/idealiza/"sonha"!...

Depois, pergunte-lhe se está a par das despesas que acarreta ter um imóvel "parado" (o "fox", já deve estar a par dos "problemas" relativos ao arrendamento depois da pesquisa que efetuou)? Ele terá de pagar a parte que lhe cabe no IMI, seguros, condomínio, obras...

Caso ele não reconheça nenhuma dessas despesas, apresente-lhe um papel para ele assinar em como deixa de ter qualquer direito àquela propriedade. Vai ao notário e oficializa o documento.

De seguida, se o seu familiar ainda estiver interessado vendam o quanto antes!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem, finalmente tudo se resolveu a bem...

O que nos "safou" foi um familiar estar interessado em comprar a casa e assim o meu tio teve mais flexibilidade na decisão.

Mesmo assim abusou no tempo das respostas e feedback em relação à venda...

A sorte mesmo foi ser um familiar interessado e foi mais paciente... se fosse um comprador externo já teria desistido pela demora nas respostas e desenvolvimento do processo de venda.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem, finalmente tudo se resolveu a bem...

O que nos "safou" foi um familiar estar interessado em comprar a casa e assim o meu tio teve mais flexibilidade na decisão.

Mesmo assim abusou no tempo das respostas e feedback em relação à venda...

A sorte mesmo foi ser um familiar interessado e foi mais paciente...

se fosse um comprador externo já teria desistido pela demora nas respostas e desenvolvimento do processo de venda.

Ainda bem!  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas tardes, tenho uma duvida, que gostaria de esclarecer, sou cabeça de casal da herança de meu falecido pai, estou preenchendo o IRS 2013 dele e não sei que NIB colocar na declaração, pois a conta que ele detinha eu a fechei não estava para pagar despesas de manutenção de conta aos do costume, se não colocar NIB e depois vier um cheque, como é que levanto ou deposito o mesmo.

Sem mais de momento, obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas tardes, tenho uma duvida, que gostaria de esclarecer,

sou cabeça de casal da herança de meu falecido pai,

estou preenchendo o IRS 2013 dele e não sei que NIB colocar na declaração, pois a conta que ele detinha eu a fechei não estava para pagar despesas de manutenção de conta aos do costume, se não colocar NIB e depois vier um cheque, como é que levanto ou deposito o mesmo.

Sem mais de momento, obrigado.

Para que precisa do NIB "dele"? Se ele faleceu não precisa de "lhe" fazer o IRS...

O que deve fazer é contactar o banco por forma a dar a conhecer o seu óbito e encerrar a conta... Depois terá de fazer uma habilitação de herdeiros para gerir os restantes bens...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Para que precisa do NIB "dele"? Se ele faleceu não precisa de "lhe" fazer o IRS...
É da responsabilidade do cabeça de casal fazer a declaração de IRS do falecido (art. 57º ponto 2 do CIRS).

Os rendimentos que se obteve antes de morrer estão na mesma sujeitos a IRS...

Eu consultava a AT para ter a certeza. Mas ao preencher a declaração não é preciso indicar o NIF do cabeça de casal? Imagino que o cabeça de casal pode levantar um eventual reembolso. E mesmo que não seja indicado o NIB é enviado por vale dos correios...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor