Visitante amilcarcr

Compra de metade da casa dos pais da namorada

10 publicações neste tópico

Olá,Vou tentar expor a situação sem complicar muito. Já pesquisei pelo fórum por situações parecidas mas não encontrei nada semelhante.Os pais da minha namorada compraram um apartamento recentemente e nós vamos ficar com o apartamento antigo deles. A minha namorada recebe a metade dela sem dar dinheiro, mas eu terei que pagar metade da casa. Isto é possível? Consigo fazer um crédito para pagar metade da casa? E em termos de escritura como se processa, ela também fica como estando a comprar ou fica como doação?Obrigado desde já, qualquer informação é bem-vinda.Cumprimentos,Amílcar

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, consegue-se fazer um crédito para comprar metade da casa. Se o crédito ficar em nome dos dois mais fácil ainda.

Eu faria a doação à filha, sempre sai mais barata a escritura

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado, mas tenho dúvidas ainda...

Mas a doação será só de metade... de ela doar tudo eu depois não consigo fazer um crédito sobre metade...

E a escritura como funcionaria, eu na mesma escritura consigo dizer que metade é por doação e a outra metade é por compra?!

obrigado mais uma vez

Amílcar

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não consegue propor um contrato directamente com o seu sogro, sem envolver entidades bancárias? Ganhava você e o seu sogro que ainda ia realizar algum dinheiro em juros, ainda que inferiores aos bancários.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não, tenho sempre que passar para um crédito, não vai ser a totalidade

da metade envolvida mas é sempre necessário.

Mas sendo o crédito possível a minha maior dúvida passa então a ser a escritura. Onde consigo obter informações sobre isto?

obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A doação entre filhos está isenta de IMT!!! portanto a sua senhora não tem que a pagar ... se vão ficar os dois titulares em regime de compropriedade o senhor é que tem que comprar os 50% ao seu sogro e contratar com a banca um crédito para esse efeito ...

Obs : Obviamente que o valor de IMT+I.SELO dos seus 50% terá sempre que pagar ... indique me valores do valor patrimonial nas finanças que dir-lhe-ei qual a mais vantajosa ... se propõe doação ao sogro se opta pela solução da venda.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

se 50% da casa é dela, se para os outros 50% da casa fizerem um crédito em conjunto no final ela fica com 75% da casa e tu com 25%

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

se 50% da casa é dela, se para os outros 50% da casa fizerem um crédito em conjunto no final ela fica com 75% da casa e tu com 25%

O pagamento do empréstimo não dá propriedade... No caso limite, se eu comprar uma casa para um filho (ficar em nome dele) e for pagando o empréstimo, isso não faz de mim dono da casa - o que conta é o que estiver no registo, e se o registo diz que a casa é dele, é dele e pronto...

Se a casa for registada metade em nome dela e metade em nome dele, não interessa depois quem paga o empréstimo, continua a ser metade de cada um...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Porque é que a sua namorada não fica com a casa toda em nome dela?

Assim a propriedade fica na família directa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Aconselho a consultar um advogado, que poderá aconselhar a situação mais correta para toda a gente e pedir simulações num cartório para valores de escrituras e impostos.

Na banca, também o poderão aconselhar a fazer todo esse processo primeiro e só depois pedir um crédito hipotecário avulso (ou seja, pedir dinheiro não para comprar propriamente a casa, mas sim pedir dinheiro dando como garantia um bem que já é seu)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor