ngp

Viabilidade de abertura de uma empresa

10 publicações neste tópico

Boa noite!

Tenho uma dúvida bastante grande e gostaria que me esclarecessem se possível.

O meu pai sempre trabalhou em nome individual, estando sempre no grupo isento de IVA já que facturava menos de 10000€ anuais..

Agora tenho-lhe conseguido arranjar trabalhos, está a safar-se melhor mas ele não quer sair desta situação isenta de IVA.

Pensei então em criar uma empresa, mais para estes trabalhos em que precisa de passar facturas, ficando ele como sócio ou funcionário e que poderia pelo menos pagar-lhe a segurança social, em alturas de não facturação.

Que acham desta ideia? Tem lógica? Será viável estar a fazer isto? A empresa teria apenas 1 funcionário/sócio, sendo eu sócio gerente mas que trabalha noutra empresa.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

nao faço ideia...

mas se facturares IVA tambem podes deduzir o IVA nas despesas da actividade do teu pai

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

nao faço ideia...

mas se facturares IVA tambem podes deduzir o IVA nas despesas da actividade do teu pai

Como assim?
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

estava a dizer que o teu pai para fazer a actividade nao tem que comprar material? se sim... sempre podem aproveitar e deduzem depois o IVA que pagam para comprar o material

digo eu

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Abrir empresa nessa situação não me parece vantajoso. O mais simples e no meu entender correto é continuar com o mesmo sistema, se passar dos 10000€ ter em atenção que tem que começar a cobrar o IVA, apenas.

Abrir uma empresa iria acarretar muito mais custos que aqueles que ele terá atualmente. Falo de contabilista, TSU, IRC, pagamento especial por conta, e o IVA, que tem sempre que cobrar.

Aguarde por uma opinião mais técnica porém não vejo vantagem em criar uma ENI.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

CONCORDO

abrir empresa mesmo nao

manter a actividade aberta nas finanças normal, mesmo que passe dos 10 000€ ok passa a cobrar IVA, mas que soluçoes existem para isto? nao sei

talvez se tu abrires tambem nas finanças uma actividade semelhante, assim quando o teu pai estiver perto do limite dos 10 000€ passas tu facturas em teu nome

?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

CONCORDO

abrir empresa mesmo nao

manter a actividade aberta nas finanças normal, mesmo que passe dos 10 000€ ok passa a cobrar IVA, mas que soluçoes existem para isto? nao sei

talvez se tu abrires tambem nas finanças uma actividade semelhante, assim quando o teu pai estiver perto do limite dos 10 000€ passas tu facturas em teu nome

?

humm, ok.

Mas as despesas fixas com uma empresa são muito grandes?

O contabilista dele diz-lhe sempre que não convém que ele passe os 10000€, porque sair do grupo isento de IVA é uma desgraça...

Eu tenho algum receio, sei que ao criar uma empresa teria mais hipóteses de trabalhar, por poder concorrer a obras, etc... mas tenho receio que as despesas sejam muito avultadas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

nao faço ideia dos custos

eu nao tenho empresa

apenas actividade aberta, passei este ano a cobrar IVA, consegui uma contabilista que me leva uns 30€ pois nao tenho muito papel para ela mexer

mas cada caso é um caso...

deve existir por aqui alguem com empresa ja criada que te possa ajudar melhor que eu

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

nao faço ideia dos custos

eu nao tenho empresa

apenas actividade aberta, passei este ano a cobrar IVA, consegui uma contabilista que me leva uns 30€ pois nao tenho muito papel para ela mexer

mas cada caso é um caso...

deve existir por aqui alguem com empresa ja criada que te possa ajudar melhor que eu

Obrigado na mesma!

Alguém com conhecimento sobre o que perguntei?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Criação da empresa:

- Custos de formalização e registo: Entre 300 e 400 euros.

Fecho da empresa:

- Custos de registo: Penso que deve andar à volta de 200 euros.

- Uma empresa não pode fechar com dividas e deve estar completamente liquidada.

Custos fixos mensais:

- Toc- quanto? não sei...

- TSU gerente - O gerente se for não remunerado e como já tem outra atividade por conta de outrem por onde desconta, fica isento.

- TSU do funcionário = 34,75% sobre salário (11% do empregado + 23,75% da empresa). A não ser que se enquadre nalgum regime especial, tipo 1º emprego ou desempregado de longa duração.

Impostos:

- IRC: 17% sobre o lucro tributável (até 15000 lucro). A parte que excede os 15000 é 23%.

- PEC: Mínimo de 1000 € / ano. No 1º e 2º exercício fica isenta de PEC. O pec abate ao imposto de irc a pagar no final do ano. Por exemplo se tiver a pagar 500 de irc, como o PEC cobre os 500, não paga irc adicional.

- Derrama municipal: Até ao máximo de 1,5% do lucro tributável, conforme decisão de cada município.

Regime simplificado de irc:

- Existe a possibilidade de optar pelo regime simplificado de IRC:

Neste regime a matéria colectável ("lucro") é calculada através da aplicação do coeficiente de:

- 0,10 sobre os serviços prestados.

- 0,04 sobre as vendas ... consultar artigo 86-B do IRC

Não paga PEC.

IRC de 17% sobre a matéria colectável (até 15000).

Tem colecta mínima: 692,68

No 1º e 2º ano, os coeficientes e a coleta mínima são reduzidas em 50% e 25%, respectivamente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor