andreia523

URGENTE-Herança-Inventário de bem imovel...Ajuda por favor

7 publicações neste tópico

Boa Tarde, espero que me possam ajudar. A minha avo faleceu e so exstem 2 herdeiros que é o meu pai e a minha tia e o unico bem que ficou foi uma casa. O meu pai queria ficar com a casa e dar as tornas á minha tia mas ela não aceita o valor que o meu pai lhe quer dar... a casa está avaliada em 56,000.00€ e o meu pai queria dar á minha tia 30,000.00 mas ela quer mais 5000,00€ e o meu pai não está interessado a dar...Falamos com a advogada e ea disse que se eles não se entendem no valor o melhor é fazer um inventário da casa e quem der mais fica com ela...mas que isso tem custos associados. Será que me podem dizer como funciona o inventário e quanto fica fazer o inventário????Obrigada e aguardo respostas

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Tarde, espero que me possam ajudar. A minha avo faleceu e so exstem 2 herdeiros que é o meu pai e a minha tia e o unico bem que ficou foi uma casa. O meu pai queria ficar com a casa e dar as tornas á minha tia mas ela não aceita o valor que o meu pai lhe quer dar... a casa está avaliada em 56,000.00€ e o meu pai queria dar á minha tia 30,000.00 mas ela quer mais 5000,00€ e o meu pai não está interessado a dar...Falamos com a advogada e ea disse que se eles não se entendem no valor o melhor é fazer um inventário da casa e quem der mais fica com ela...mas que isso tem custos associados.

Será que me podem dizer como funciona o inventário e quanto fica fazer o inventário????Obrigada e aguardo respostas

Imprima e entregue ao familiar que prefere ir para os meios judiciais. Depois, questione se ele está disposto a pagar estes extras em vez de receber o que lhe oferecem: http://www.dre.pt/pdf1s/2013/08/16300/0514705154.pdf

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito Obrigada pela ajuda,mas o que a advogada falou foi que podia-se fazer o inventário no notário e não falou em ser judicialmente(quem quer ir com isto para a frente é o meu pai e não a outra parte, porque pela  minha tia a casa punha-se á venda e ficava á espera que algum anjo caido do ceu comprasse uma casa de 1970 sem remodelações recentes,numa zona em que nem transportes passam perto por 80,000.00€ ou mais,mas o meu pai tinha mesmo gosto de ficar com a casa visto que está lá muito suor dos pais)..... Mas já agora como é que funciona um inventário???é quem der o valor mais alto fica com o bem???Eu nao percebo nada disto,mas queria mesmo ajudar o meu pai e po-lo a par do que contar se for para a frente,visto a outra parte não aceitar o valor a ser pago.Obrigado mais uma vez pela ajuda.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito Obrigada pela ajuda,mas o que a advogada falou foi que podia-se fazer o inventário no notário e não falou em ser judicialmente(quem quer ir com isto para a frente é o meu pai e não a outra parte, porque pela  minha tia a casa punha-se á venda e ficava á espera que algum anjo caido do ceu comprasse uma casa de 1970 sem remodelações recentes,numa zona em que nem transportes passam perto por 80,000.00€ ou mais,mas o meu pai tinha mesmo gosto de ficar com a casa visto que está lá muito suor dos pais).....

Mas já agora como é que funciona um inventário???é quem der o valor mais alto fica com o bem???Eu nao percebo nada disto,mas queria mesmo ajudar o meu pai e po-lo a par do que contar se for para a frente,visto a outra parte não aceitar o valor a ser pago.Obrigado mais uma vez pela ajuda.

A lei (que deixei no link da mensagem anterior) transfere dos tribunais para os cartórios notariais a competência para elaborar processos de inventário e partilha de bens.

A par de toda a regulamentação para o devido processamento, encontra uma tabela de honorários que varia consoante o valor dos bens em causa. Até dois mil euros, os notários só poderão cobrar 102 euros (mais IVA) e entre 100 mil e 150 mil euros, por exemplo, os honorários serão de 1.020 euros.

Se os herdeiros não tiverem posses, poderão beneficiar de apoio judiciário, que terá de ser coberto por um fundo, alimentado por uma parte das receitas recebidas pelos notários nos processos de inventário.

No entanto, pode-se inteirar dos valores exatos e da burocracia associada ao processo dirigindo-se a um (ou dois) notários. Depois, como lhe disse anteriormente, pode entregar à sua familiar os valores para que ela perca as suas ilusões (fez-me lembrar o caso de uma casa dos anos 70 que nesta altura está degradada. Os filhos querem ganhar dinheiro e pedem 80 mil euros por algo em risco de ruir em vez de tentarem vender pelo preço justo, à volta de 20 mil euros, e livrarem-se de uma possível fonte de despesas)...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigado pela sua ajuda. Fiquei agora esclarecida... O caso de que falou é o que eles querem que aconteça de certeza...

Mais uma vez obrigado por tudo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigado pela sua ajuda. Fiquei agora esclarecida... O caso de que falou é o que eles querem que aconteça de certeza...

Mais uma vez obrigado por tudo...

O caso que citei tem um resultado "inesperado" para os herdeiros... Continuam à espera de comprador há cerca de 3 anos!...

Boa sorte no desenrolar (das ideias da sua familiar) do seu caso. Espero que se resolva a bem!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O caso que citei tem um resultado "inesperado" para os herdeiros... Continuam à espera de comprador há cerca de 3 anos!...

Boa sorte no desenrolar (das ideias da sua familiar) do seu caso. Espero que se resolva a bem!...

Entáo esses são mesmo crentes. Lol...

O meu pai já tem uma reunião dia 3 com advogada dele vamos ver no que vai dar...

Mais uma vez obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor