Pipocas

Quanto pagam de água, luz e gás (mês) ?

38 publicações neste tópico

Tenho uma folhinha de Excel com toda esta informação.

Casa de três assoalhadas, 1 casa de banho, 2 varandas.

Agregado familiar: 2 pessoas.

Faço limpeza e passo a ferro 2/3 vezes por semana.Faço máquinas de roupa quase todos os dias. Cozinhamos pouco. O forno é electrico, o fogão e o esquentador é a gás de bilha.

Em 2006:

água:6,88 euros

luz:14,94 euros

gás: 13,92 euros

Em 2007:

água:6,36 euros

luz:25,19 euros

gás: 13,19 euros

Em 2008:

água:7,29 euros

luz:25,90 euros

gás: 22,40 euros

PS-» Os valores citados são valores médios mensais.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em média, para o ano de 2008:

[tt]

ÁGUA - €13,45

LUZ  - €34,29

GÁS  - €14,16

[/tt]

Mais uma vez constato que pago um preço elevadíssimo pela água!!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Casa de 4 assoalhadas, 2 casas de banho, aquecimento central, aspiração central, estores eléctricos.

Agregado familiar: 3 pessoas.

Caldeira, forno eléctrico, gás natural

No que se refere ao gás e á luz tenho conta certa por 1 ano.

Gás - 25,00

Luz - 50,00

Água - 29,37

:o

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em 2006:

luz:14,94 euros

Em 2007:

luz:25,19 euros

gás: 13,19 euros

Em 2008:

gás: 22,40 euros

PS-» Os valores citados são valores médios mensais.

Pipocas,

O que te aconteceu para haver essa alteração tão significativa da luz (2006 para 2007) e do gás (2007 para 2008)?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De água não pago nada, tenho furo artesiano, de luz pago € 55,00 por mês, aderi à conta certa, o acerto é este mês e espero receber algum, de gás não sei ao certo, porque compro uma garrafa de gás das grandes, pela qual paguei da última vez € 70,00, que me dá para mais de um ano.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pedro Pais,

Na luz, para além dos tradicionais aumentos anuais, penso que foi por ter colocado Net em casa. O computador passa o dia inteiro ligado. Talvez faça mais máquinas de roupa e aspire mais a casa tb.

Quanto ao gás, em 2007, cheguei a pagar 18,90euros/bilha, em 2008, pago 22,40/bilha e não sei porquê, todos os meses é uma. Deve ter a ver com a venda da casa, utilizo mais água quente nas limpezas :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

3 pessoas num Ap T3

Média para 2008

Luz: 25€

Água:16€ (E aqui deve ter a ver com as taxas do município, porque comparando outras casa com duas passoas, consigo ser a que paga menos)

Gás Natural: 20€

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agua - 15 euros

Gás - 18 Euros

Luz - 20 Euros

Pipocas tens razão...

Tenho um T3 com um agregado de 2 adultos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas a todos,

Ontem recebi, pela primeira vez após a alteração na lei, a factura mensal da água.

Fiquei agradavelmente surpresa ao verificar que não me foi cobrada a tal "taxa de disponibilidade".  ;)

Será que houve algum engano? Quando a esmola é grande, o pobre desconfia  :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ontem recebi, pela primeira vez após a alteração na lei, a factura mensal da água.

Fiquei agradavelmente surpresa ao verificar que não me foi cobrada a tal "taxa de disponibilidade".  ;)

Será que houve algum engano? Quando a esmola é grande, o pobre desconfia  :-\

A questão é: o valor da factura mantem-se idêntico ao das anteriores? Nuns casos chama-se "taxa de disponibilidade", noutros casos "parte fixa". O que interessa saber é se a parcela foi substituída por outra de valor idêntico mas com um nome diferente.

Penso que algumas câmaras optaram por uma estratégia diferente: aumentar o valor de tabela do m3, de forma a incorporar as receitas que provinham da tal componente fixa. Também pode ser esse o caso.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

2008 (T3 4 pessoas)

Água: 20,00€

Luz: 57,00€ (conta certa)

Gás natural: 20,00€

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A questão é: o valor da factura mantem-se idêntico ao das anteriores? Nuns casos chama-se "taxa de disponibilidade", noutros casos "parte fixa". O que interessa saber é se a parcela foi substituída por outra de valor idêntico mas com um nome diferente.

Penso que algumas câmaras optaram por uma estratégia diferente: aumentar o valor de tabela do m3, de forma a incorporar as receitas que provinham da tal componente fixa. Também pode ser esse o caso.

Eu pagava à volta de € 30,00 de 2 em 2 meses.

Esta factura tem o valor de € 10,61

O valor da factura diminuiu cerca de € 5,00 mensais (o equivalente ao aluguer do contador), a taxa de resíduos manteve-se, o valor do m3 também...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu pagava à volta de € 30,00 de 2 em 2 meses.

Esta factura tem o valor de € 10,61

O valor da factura diminuiu cerca de € 5,00 mensais (o equivalente ao aluguer do contador), a taxa de resíduos manteve-se, o valor do m3 também...

Então são de facto boas notícias. Só me esqueci de perguntar qual era a Câmara.

Aqui na Maia, a última factura de água ainda trazia a parte fixa (taxa de disponibilização) mas a última factura ainda abrangia o período antes da lei entrar em vigor (embora já tenha sido emitida depois). Estou à espera da próxima para saber se me vou queixar ou não...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então são de facto boas notícias. Só me esqueci de perguntar qual era a Câmara.

Aqui na Maia, a última factura de água ainda trazia a parte fixa (taxa de disponibilização) mas a última factura ainda abrangia o período antes da lei entrar em vigor (embora já tenha sido emitida depois). Estou à espera da próxima para saber se me vou queixar ou não...

A Câmara é de Oeiras, por sinal uma das primeiras que se falou que iria ter a bendita da taxa de disponibilidade...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A última factura que tenho é a dos meses Março/Abril. Na qual paguei € 1,75 X 2 = € 3,50.

Ora, se bem compreendo, como não gasto água da companhia, porque tenho furo artesiano, não devo pagar este valor na próxima factura. É favor corrigir se estiver enganado.

Entretanto reparo que o campo onde dizia "Aluguer de Contador" (€ 1,59 X 2 = € 3,18) na factura de Novembro/Dezembro, passou desde o inicio do ano a mencionar "Preço Fixo" (€ 1,75 X 2 = € 3,50)

1.ª medida - Vou questionar a empresa se me vão debitar esses valores na próxima factura.

2.ª    "      - Se não me agradar a resposta vou cancelar o a autorização de débito bancário.

3.ª    "      - Aproveito o facto de ser sócio da Deco e vou expor-lhes esta situação.

A minha Câmara é a de Marco de Canaveses. Como o 25 de Abril aqui só aconteceu nas últimas eleições autárquicas, ainda pode ser sintomas do anterior regime. lol

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ora aqui está um tópico o qual eu pp já tinha pensado abrir. No meu caso tenho:

Casa de 4 assoalhadas, 3 casas de banho, aquecimento central, estores eléctricos.

Caldeira a gasóleo, forno e placa eléctricos, não uso qualquer tipo de gás!!!!

Agregado familiar: 3 pessoas.

As médias mensais andam nos valores:

Água: 25€  ???

Luz: 37€  >:( >:( >:((não tenho conta certa)...há vantagem????? uhmmmmmmmmmmm

Gás: 0€ (não uso)

Acho o valor da luz exorbitante, pois só cozinho ou uso a placa de semana á noite e ao fds

Quanto á factura da água é muito variável e ainda nem reparei na questão/desconto do aluguer do contador....

LUZ:

Neste momento  como tenho muitos focos de halógeneo em quase todas as divisões, estou a ponderar substituir os mesmos e investir em focos de LED, muito mais económicos!!!!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1.ª medida - Vou questionar a empresa se me vão debitar esses valores na próxima factura.

2.ª    "      - Se não me agradar a resposta vou cancelar o a autorização de débito bancário.

3.ª    "      - Aproveito o facto de ser sócio da Deco e vou expor-lhes esta situação.

Eu nesse caso começava pelo fim. Para validar a fundamentação que vais apresentar quando te dirigires aos serviços municipalizados.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu nesse caso começava pelo fim. Para validar a fundamentação que vais apresentar quando te dirigires aos serviços municipalizados.

Foi o que também fiz, já enviei um mail à deco a explicar a situação, com duas facturas em anexo, a actual e a anterior.

De facto é o que tem mais lógica.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho o valor da luz exorbitante, pois só cozinho ou uso a placa de semana á noite e ao fds

Quanto á factura da água é muito variável e ainda nem reparei na questão/desconto do aluguer do contador....

LUZ:

Neste momento  como tenho muitos focos de halógeneo em quase todas as divisões, estou a ponderar substituir os mesmos e investir em focos de LED, muito mais económicos!!!!!

Há muita coisa que pode contribuir para uma factura alta de luz:

* potência contratada muito maior do que a necessária

* Má utilização dos recursos (deixar luzes acesas quando não é necessário, manter ligados todos os periféricos do computador, mesmo quando nem sequer está ninguém em casa para os usar, usar as máquinas de lavar no período normal em vez das horas de vazio quando se tem tarifa bi-horária, etc)

* Ter mesmo muita coisa a gastar energia.

Já agora, eu depois gostava de saber mais coisas sobre essa história dos focos com LEDs. É que eu também tenho a casa cheia de focos e já andei à procura para substituir mas o que encontro dá uma luz muito fraquinha (a julgar pelas especificações na embalagem).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há muita coisa que pode contribuir para uma factura alta de luz:

* potência contratada muito maior do que a necessária

* Má utilização dos recursos (deixar luzes acesas quando não é necessário, manter ligados todos os periféricos do computador, mesmo quando nem sequer está ninguém em casa para os usar, usar as máquinas de lavar no período normal em vez das horas de vazio quando se tem tarifa bi-horária, etc)

* Ter mesmo muita coisa a gastar energia.

Já agora, eu depois gostava de saber mais coisas sobre essa história dos focos com LEDs. É que eu também tenho a casa cheia de focos e já andei à procura para substituir mas o que encontro dá uma luz muito fraquinha (a julgar pelas especificações na embalagem).

Olá Pauloaguia

Quanto á "má" utilização da luz, já tenho todos esses cuidados e outros e no entanto esse valor mantém-se, só por isso acho um exagero.

Quanto á história dos LEDS......após muita pesquisa é o seguinte...vê este tópico num forum:

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=3639http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=3639

Quanto ao local de venda dos LEDS ebay:

http://stores.ebay.es/Del-ko

ou na respectiva loja:

http://www.beleuchtung-mit-led.de/

se pesquisares no youtube há um vídeo que te elucida

estou mesmo tentado a mandar vir uns para testar...a julgar pelas fotos expostas no forum acima funcionam mesmo

que achas? estou cheio de focus consumistas!!!!! ;D ;D ;D ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora opinem sobre esta solução....

http://miguellopes.wordpress.com/2007/02/05/como-poupar-electricidade-sem-esforco/

Já todos sabem que o stand-by consome energia...e por isso já temos esse cuidado (eu tenho!!!!) e mesmo assim acho um exagero a conta de luz..por isso a minha resposta anterior (virada aos focos de halógeneo)

Acham isto possível? com esta atitude.....menos 30% !!!?????

??? ??? ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os Leds são equiparáveis a luzes de presença.

Nunca esperem que estes venham a substituir a iluminação usual. Pelo menos nos proximos anos.

É uma verdade que se poupa na luz, mas gasta-se no oftalmologista.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não é bem assim... eu já trabalhei em electrónica, e a verdade é que começam a haver LEDs mesmo muito potentes. Já se encontram com facilidade LEDs de 5W, e com vários conseguir-se-ia uma boa iluminação.

A questão é que ainda não houve a transição destes LEDs mais potentes  (componente electrónico) para Candeeiros e focos comerciais. Mais um dois anos e penso que a situação vai mudar!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora opinem sobre esta solução....

http://miguellopes.wordpress.com/2007/02/05/como-poupar-electricidade-sem-esforco/

Já todos sabem que o stand-by consome energia...e por isso já temos esse cuidado (eu tenho!!!!) e mesmo assim acho um exagero a conta de luz..por isso a minha resposta anterior (virada aos focos de halógeneo)

Acham isto possível? com esta atitude.....menos 30% !!!?????

??? ??? ???

Tenho algumas dúvidas acerca desse valor, não creio que seja assim tanto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os Leds são equiparáveis a luzes de presença.

Nunca esperem que estes venham a substituir a iluminação usual. Pelo menos nos proximos anos.

É uma verdade que se poupa na luz, mas gasta-se no oftalmologista.

Se virem pelo tópico que pus atrás e pesquisarem através dos links que menciono nesse tópico, (inclusivé têem fotos de 1 casa com iluminação com LEds)  vêem que já há LEDs equivalentes a uma luz de 45watts e que gastam 2-3watts.

Pelo que li refiro-me aos focos de 60leds e ainda há focos superiores...com 78Leds...etc...acho que assim não será tão necessário o oftalmologista.....no entanto não sendo eu uma pessoa técnica nesta área...ponho este assunto á consideração dos colegas do fórum

PS. Pelo que pesquisei cá em Portugal ainda não encontrei nenhum local que venda focos com essa quantidade, o máximo que encontrei cá foram focos com 24Leds e esses sim equivalem mais ou menos a uma lâmpada de 15w...manifestamente insuficiente :-[ :-[

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor