Visitante Margaridacarapinha

Tributação em sede de irs de rendimentos provenientes de apartamento turistico

3 publicações neste tópico

Boa tarde,

estou a pensar em investir na compra de um apartamento em lisboa para fins turisticos, ou seja pretendo alugar o apartamento por periodos curtos a turistas maioritariamente estrangeiros.

estou com dúvidas relativamente ao que terei que declarar dos redimentos que obter desses alugueres.

Já estou informada que tenho que inscrever o meu apartamento na camara municipal para obter licença de alojamento local, a minha duvida prende-se  com o irs.

Li muita coisa que me deixou ainda mais confusa, algumas pessoas referem que é necessário abrir atividade nas finanças de prestação de serviços em hotelaria e passar recibos e pagar iva (que no meu caso nao teria que pagar uma vez que não prevejo que os rendimentos provenientes destes alugueres atinjam os 10000 euros).

Outras pessoas referem que é apenas necessário declarar os ganhos obtidos na declaração anual de irs, categoria F.

já li também que seria necessário realizar contrato por escrito, mesmo que seja de curta duração, e entregar nas finanças e pagar 10% de imposto de selo, o que não me faz muito sentido porque prevejo que muitos dos periodos de aluguer sejam apenas de 2/3 dias o que me obrigava a ir às finanças várias vezes por semana.

e ainda me surge outra duvida, se for obrigada a iniciar actividade de prestação de serviços hoteleiros não terei que pagar segurança social??

que confusão!!!

por favor se alguem me conseguir ajudar, agradeço.

Queria ter tudo legal, mas confesso que obter informações não é tarefa fácil.

preciso saber como tenho que fazer e quanto vou pagar de impostos para decidir se vale a pena investir ou não na compra do imóvel.

Obrigada

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Leia este tópico antes de avançar para essa possibilidade: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=10044.0

E como deve saber, todas as receitas provenientes do arrendamento a longo ou curto prazo, recebidos dentro ou fora do país, desde que referentes a propriedade em território português estão sujeitos ao imposto sobre o rendimento (“IRS” para os indivíduos ou "IRC" para as empresas). A taxa aplicável aos rendimentos prediais obtidos por não residentes é de 15% enquanto os residentes os devem declarar na classe F da declaração do Imposto sobre o rendimento (IRS).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia

Não tenho uma resposta mas sim uma pergunta, conseguiu algum esclarecimento?

Estou na mesma siyuação e nem nas finanças consegui tirar dúvidas... abrindo atividade, tem de pagar segurança social? mesmo se for reformada?

obg

branca

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor